Conteúdos para a difusão do patrimônio cultural goianiense nas mídias digitais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1334 |
Resumo: | Este estudo, pertencente a linha de pesquisa “Cultura, Preservação e Identidades”, tem o intuito de apresentar uma pesquisa sobre os bens culturais do município de Goiânia e como este patrimônio tem sido difundido por meio das mídias digitais. Em seguida, apresentar um produto no qual coloque em prática, na comunidade, os dados coletados da pesquisa, de modo que possa contribuir para a divulgação do patrimônio cultural goianiense nas mídias digitais. Para o alcance desses objetivos, utilizou-se abordagem quantitativa e qualitativa, e o caminho metodológico baseou-se em dados coletados por pesquisa bibliográfica, documental, trabalho de campo e coleta de dados de opinião pública, utilizando como instrumento o perfil do Instagram @patrimonioculturalgoiania. O produto resultante desta pesquisa é uma cartilha digital, que interage com outras plataformas digitais, intitulada “O Patrimônio Cultural Goianiense em foco”, colaborando com a difusão do patrimônio cultural goianiense nas mídias digitais. O município de Goiânia, capital do estado de Goiás, começou a ser construído em 1933 e observou-se que, após os anos de 1970, houve uma preocupação com o seu passado. Por meio da pesquisa, foi apurado que, atualmente, fazem parte do patrimônio cultural goianiense um bem imaterial registrado e 62 bens materiais tombados de tipologias e usos variados: edificações que abrigam instituições culturais, educacionais e órgãos, cemitério e jazigo, árvore e áreas verdes, monumentos, mobiliários urbanos, praças, igrejas, hipódromo, mercado, painéis artísticos e o traçado viário urbano pioneiro. Constatou-se ainda que, mesmo diante do grande uso das mídias digitais para propagar informações, tanto esses bens culturais quanto os conceitos gerais sobre o tema patrimônio cultural, precisam ser mais bem difundidos para a população. |
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Conteúdos para a difusão do patrimônio cultural goianiense nas mídias digitaisContents for the dissemination of the cultural heritage of Goiânia in digital mediaPatrimônio culturalPatrimônio cultural goianienseBens culturaisMídias digitaisCultural heritageGoiânia’s cultural heritageAssetsDigital mediaCIENCIAS HUMANAS::HISTORIAEste estudo, pertencente a linha de pesquisa “Cultura, Preservação e Identidades”, tem o intuito de apresentar uma pesquisa sobre os bens culturais do município de Goiânia e como este patrimônio tem sido difundido por meio das mídias digitais. Em seguida, apresentar um produto no qual coloque em prática, na comunidade, os dados coletados da pesquisa, de modo que possa contribuir para a divulgação do patrimônio cultural goianiense nas mídias digitais. Para o alcance desses objetivos, utilizou-se abordagem quantitativa e qualitativa, e o caminho metodológico baseou-se em dados coletados por pesquisa bibliográfica, documental, trabalho de campo e coleta de dados de opinião pública, utilizando como instrumento o perfil do Instagram @patrimonioculturalgoiania. O produto resultante desta pesquisa é uma cartilha digital, que interage com outras plataformas digitais, intitulada “O Patrimônio Cultural Goianiense em foco”, colaborando com a difusão do patrimônio cultural goianiense nas mídias digitais. O município de Goiânia, capital do estado de Goiás, começou a ser construído em 1933 e observou-se que, após os anos de 1970, houve uma preocupação com o seu passado. Por meio da pesquisa, foi apurado que, atualmente, fazem parte do patrimônio cultural goianiense um bem imaterial registrado e 62 bens materiais tombados de tipologias e usos variados: edificações que abrigam instituições culturais, educacionais e órgãos, cemitério e jazigo, árvore e áreas verdes, monumentos, mobiliários urbanos, praças, igrejas, hipódromo, mercado, painéis artísticos e o traçado viário urbano pioneiro. Constatou-se ainda que, mesmo diante do grande uso das mídias digitais para propagar informações, tanto esses bens culturais quanto os conceitos gerais sobre o tema patrimônio cultural, precisam ser mais bem difundidos para a população.This study, belonging to the research line “Culture, Preservation and Identities” aims to presente a research on the cultural assets of Goiânia, and how this heritage has been disseminated through digital media. Then, it intends to present a product which puts into practice, in the community, the data collected from the research, so that it can contribute to the diffusion of Goiânia’s cultural heritage in digital media. To achieve these goals, a quantitative and qualitative approach was used, and the methodological path was based on data collected by bibliographic and documentary research, fieldwork, and data collection of public opinion, using as an instrument the Instagram profile @patrimonioculturalgoiania. The resulting product of this research is a digital booklet, which interacts with other digital platforms, entitled “The Cultural Heritage of Goiânia in focus”, collaborating with the diffusion of Goiânia’s cultural heritage in digital media. The city of Goiânia, capital of the state of Goiás, began to be built in 1933, and it was observed that, after the 1970s, there was a concern about its past. Through the research, it was ascertained that, currently, one registered intangible asset and 62 listed material assets of various types and uses are part of the cultural heritage of Goiânia: buildings that house cultural, educational institutions and organs, cemetery and burial places, trees and green areas, monuments, urban furniture, squares, churches, hippodrome, market, artistic panels, and the pioneering urban road layout. It was also found that, even in the face of the great use of digital media to spread information, both these cultural assets and the general concepts about the cultural heritage theme need to be better disseminated to the population.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e PatrimônioBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP)Medeiros, Wilton de Araujohttp://lattes.cnpq.br/3197860412240014Medeiros, Wilton de Araujohttp://lattes.cnpq.br/3197860412240014Resende, Sandra Catharinne Pantaleãohttps://orcid.org/0000-0002-5145-9255http://lattes.cnpq.br/4417292483635112Unes, Wolney Alfredo Arrudahttp://lattes.cnpq.br/3175091460062435Antunes, Maysa Moreira2023-11-17T00:15:13Z2022-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANTUNES, M. M. Conteúdos para a difusão do patrimônio cultural goianiense nas mídias digitais. 2022. 173 f. Relatório Técnico (Mestrado em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2022.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1334porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-11-17T00:15:13Zoai:tede2:tede/1334Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-11-17T00:15:13Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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