Ler a vida e se ler a partir de uma obra paradidática: um projeto de educação linguística crítica envolvendo os temas gênero, sexualidade, raça e arranjos familiares com estudantes da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Júnior, Paulo Almeida de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1072
Resumo: Este estudo analisa uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2006, 2011) conduzida por um professor e pesquisador-acadêmico que buscou problematizar questões abordadas por um livro paradidático, com estudantes do último ano do ensino fundamental, numa cidade interiorana de Goiás. Tem por objetivo central problematizar temas de gênero, sexualidade, raça e arranjos familiares, através da leitura de vidas dos/as estudantes e do livro paradidático “Vento Forte, de sul e norte” de Manuel Filho, gerados dentro de um projeto institucional de leitura com base na educação linguística crítica. Tais problematizações estão suscitadas com base nos temas de raça (QUIJANO, 2005, FERNANDES, 2008; NASCIMENTO; FONSECA, 2013), gênero e sexualidade (WEEKS, 2019; LOURO, 2019; DANTAS, 2010; CUGINI, 2020) e arranjos familiares (FACO; MELCHIORI, 2009; CAETANO et al, 2016; BIROLI, 2014; LACERDA, 2006). As praxiologias acadêmicas que conduzem esta pesquisa estão sustentadas por abordagens críticas da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2003/ 2006/ 2009; KUMARAVADIVELU, 2006; RAJAGOPALAN, 2003, 2006; KLEIMAN, 2013; PENNYCOOK, 2006/ 1998; FRANK, 2021; OLIVEIRA, 2014, 2016, 2021), da pedagogia crítica (FREIRE, 2021a/ 2021b; hooks, 2017) e da Leitura crítica e formação leitora crítica (CORADIM, 2008; BRAHIM, 2007). O suporte metodológico é a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2006, 2011) que se deu a partir de um projeto de leitura intitulado: Aprendendo a ser Junco. O material empírico produzido deriva dos encontros do projeto de leitura com interações gravadas em áudio, atividades escritas de problematizações sobre os temas e fichas de leitura do livro paradidático construídos pelos/as participantes da pesquisa. Os resultados indicam que as manutenções dos poderes hegemônicos estão continuamente presentes nas relações sociais, em especial na escola e nas instituições familiares e religiosas. Contudo, as problematizações sobre temas de diversidade racial, gênero, sexual e família geraram nos/as participantes pontos de reflexão sobre suas ações, que podem contribuir (ou não) para desestruturação das práticas dominadoras, por meio da linguagem.
id UEG-2_1ddeb9fd1405a78d102c096b2212a485
oai_identifier_str oai:tede2:tede/1072
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Ler a vida e se ler a partir de uma obra paradidática: um projeto de educação linguística crítica envolvendo os temas gênero, sexualidade, raça e arranjos familiares com estudantes da educação básicaReading life and reading oneself from a paradidatic book: a critical linguistic education project involving gender, sexuality, race and family arrangements with basic education studentsEducação linguística críticaRaçaGênero e sexualidadeLeitura paradidática - Arranjos familiaresRaceGender and sexualityParadidatic reading - Family arrangementsCritical linguistic educationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICAEste estudo analisa uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2006, 2011) conduzida por um professor e pesquisador-acadêmico que buscou problematizar questões abordadas por um livro paradidático, com estudantes do último ano do ensino fundamental, numa cidade interiorana de Goiás. Tem por objetivo central problematizar temas de gênero, sexualidade, raça e arranjos familiares, através da leitura de vidas dos/as estudantes e do livro paradidático “Vento Forte, de sul e norte” de Manuel Filho, gerados dentro de um projeto institucional de leitura com base na educação linguística crítica. Tais problematizações estão suscitadas com base nos temas de raça (QUIJANO, 2005, FERNANDES, 2008; NASCIMENTO; FONSECA, 2013), gênero e sexualidade (WEEKS, 2019; LOURO, 2019; DANTAS, 2010; CUGINI, 2020) e arranjos familiares (FACO; MELCHIORI, 2009; CAETANO et al, 2016; BIROLI, 2014; LACERDA, 2006). As praxiologias acadêmicas que conduzem esta pesquisa estão sustentadas por abordagens críticas da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2003/ 2006/ 2009; KUMARAVADIVELU, 2006; RAJAGOPALAN, 2003, 2006; KLEIMAN, 2013; PENNYCOOK, 2006/ 1998; FRANK, 2021; OLIVEIRA, 2014, 2016, 2021), da pedagogia crítica (FREIRE, 2021a/ 2021b; hooks, 2017) e da Leitura crítica e formação leitora crítica (CORADIM, 2008; BRAHIM, 2007). O suporte metodológico é a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2006, 2011) que se deu a partir de um projeto de leitura intitulado: Aprendendo a ser Junco. O material empírico produzido deriva dos encontros do projeto de leitura com interações gravadas em áudio, atividades escritas de problematizações sobre os temas e fichas de leitura do livro paradidático construídos pelos/as participantes da pesquisa. Os resultados indicam que as manutenções dos poderes hegemônicos estão continuamente presentes nas relações sociais, em especial na escola e nas instituições familiares e religiosas. Contudo, as problematizações sobre temas de diversidade racial, gênero, sexual e família geraram nos/as participantes pontos de reflexão sobre suas ações, que podem contribuir (ou não) para desestruturação das práticas dominadoras, por meio da linguagem.This study analyzes an action research (THIOLLENT, 2006, 2011) conducted by a professor and academic researcher who sought to problematize issues addressed by a paradidatic book, with students in the last year of elementary school, in a rural town of Goiás. Its main objective is to problematize themes of gender, sexuality, race and family arrangements, through reading the lives of students and the paradidactic book “Vento forte, de sul e norte”, by Manuel Filho, generated within an institutional reading project based on critical language education. Such problematizations are raised based on the themes of race (QUIJANO, 2005, FERNANDES, 2008; NASCIMENTO; FONSECA, 2013), gender and sexuality (WEEKS, 2019; LOURO, 2019; DANTAS, 2010; CUGINI, 2020) and family arrangements (FACO; MELCHIORI, 2009; CAETANO et al, 2016; BIROLI, 2014; LACERDA, 2006). The academic praxiologies that conduct this research are supported by critical approaches to applied linguistics (MOITA LOPES, 2003/ 2006/ 2009; KUMARAVADIVIVELU, 2006; RAJAGOPALAN, 2003, 2006; KLEIMAN, 2013; PENNYCOOK, 2006/ 1998; FRANK, 2021; OLIVEIRA, 2014, 2016, 2021), critical pedagogy (FREIRE, 2021a/ 2021b; hooks, 2017) and critical reading and critical reading training (CORADIM, 2008; BRAHIM, 2007). The methodological support is action research (THIOLLENT, 2006, 2011) which took place from a reading project entitled: Learning to be Junco. The empirical material produced derives from the meetings of the reading project with interactions recorded in audio, written activities of problematization on the themes and reading sheets of the paradidatic book constructed by the participants of the research. The results indicate that the maintenance of hegemonic powers are continuously present in social relationships, especially at school and in family and religious institutions. However, the problematizations on themes of racial, gender, sexual and family diversity generated in the participants points of reflection about their actions, which may (or may not) contribute to the destructuring of dominating practices, through language.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Oliveira, Hélvio Frank deOliveira, Hélvio Frank deBarbosa, Selma Maria Abdalla DiasPereira, Ariovaldo LopesOliveira Júnior, Paulo Almeida de2022-06-07T12:19:53Z2022-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA JÚNIOR, Paulo Almeida de. Ler a vida e se ler a partir de uma obra paradidática: um projeto de educação linguística crítica envolvendo os temas gênero, sexualidade, raça e arranjos familiares com estudantes da educação básica. 2022. 161 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1072porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-06-07T12:19:53Zoai:tede2:tede/1072Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-06-07T12:19:53Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ler a vida e se ler a partir de uma obra paradidática: um projeto de educação linguística crítica envolvendo os temas gênero, sexualidade, raça e arranjos familiares com estudantes da educação básica
Reading life and reading oneself from a paradidatic book: a critical linguistic education project involving gender, sexuality, race and family arrangements with basic education students
title Ler a vida e se ler a partir de uma obra paradidática: um projeto de educação linguística crítica envolvendo os temas gênero, sexualidade, raça e arranjos familiares com estudantes da educação básica
spellingShingle Ler a vida e se ler a partir de uma obra paradidática: um projeto de educação linguística crítica envolvendo os temas gênero, sexualidade, raça e arranjos familiares com estudantes da educação básica
Oliveira Júnior, Paulo Almeida de
Educação linguística crítica
Raça
Gênero e sexualidade
Leitura paradidática - Arranjos familiares
Race
Gender and sexuality
Paradidatic reading - Family arrangements
Critical linguistic education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
title_short Ler a vida e se ler a partir de uma obra paradidática: um projeto de educação linguística crítica envolvendo os temas gênero, sexualidade, raça e arranjos familiares com estudantes da educação básica
title_full Ler a vida e se ler a partir de uma obra paradidática: um projeto de educação linguística crítica envolvendo os temas gênero, sexualidade, raça e arranjos familiares com estudantes da educação básica
title_fullStr Ler a vida e se ler a partir de uma obra paradidática: um projeto de educação linguística crítica envolvendo os temas gênero, sexualidade, raça e arranjos familiares com estudantes da educação básica
title_full_unstemmed Ler a vida e se ler a partir de uma obra paradidática: um projeto de educação linguística crítica envolvendo os temas gênero, sexualidade, raça e arranjos familiares com estudantes da educação básica
title_sort Ler a vida e se ler a partir de uma obra paradidática: um projeto de educação linguística crítica envolvendo os temas gênero, sexualidade, raça e arranjos familiares com estudantes da educação básica
author Oliveira Júnior, Paulo Almeida de
author_facet Oliveira Júnior, Paulo Almeida de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Hélvio Frank de
Oliveira, Hélvio Frank de
Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias
Pereira, Ariovaldo Lopes
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Júnior, Paulo Almeida de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação linguística crítica
Raça
Gênero e sexualidade
Leitura paradidática - Arranjos familiares
Race
Gender and sexuality
Paradidatic reading - Family arrangements
Critical linguistic education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
topic Educação linguística crítica
Raça
Gênero e sexualidade
Leitura paradidática - Arranjos familiares
Race
Gender and sexuality
Paradidatic reading - Family arrangements
Critical linguistic education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
description Este estudo analisa uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2006, 2011) conduzida por um professor e pesquisador-acadêmico que buscou problematizar questões abordadas por um livro paradidático, com estudantes do último ano do ensino fundamental, numa cidade interiorana de Goiás. Tem por objetivo central problematizar temas de gênero, sexualidade, raça e arranjos familiares, através da leitura de vidas dos/as estudantes e do livro paradidático “Vento Forte, de sul e norte” de Manuel Filho, gerados dentro de um projeto institucional de leitura com base na educação linguística crítica. Tais problematizações estão suscitadas com base nos temas de raça (QUIJANO, 2005, FERNANDES, 2008; NASCIMENTO; FONSECA, 2013), gênero e sexualidade (WEEKS, 2019; LOURO, 2019; DANTAS, 2010; CUGINI, 2020) e arranjos familiares (FACO; MELCHIORI, 2009; CAETANO et al, 2016; BIROLI, 2014; LACERDA, 2006). As praxiologias acadêmicas que conduzem esta pesquisa estão sustentadas por abordagens críticas da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2003/ 2006/ 2009; KUMARAVADIVELU, 2006; RAJAGOPALAN, 2003, 2006; KLEIMAN, 2013; PENNYCOOK, 2006/ 1998; FRANK, 2021; OLIVEIRA, 2014, 2016, 2021), da pedagogia crítica (FREIRE, 2021a/ 2021b; hooks, 2017) e da Leitura crítica e formação leitora crítica (CORADIM, 2008; BRAHIM, 2007). O suporte metodológico é a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2006, 2011) que se deu a partir de um projeto de leitura intitulado: Aprendendo a ser Junco. O material empírico produzido deriva dos encontros do projeto de leitura com interações gravadas em áudio, atividades escritas de problematizações sobre os temas e fichas de leitura do livro paradidático construídos pelos/as participantes da pesquisa. Os resultados indicam que as manutenções dos poderes hegemônicos estão continuamente presentes nas relações sociais, em especial na escola e nas instituições familiares e religiosas. Contudo, as problematizações sobre temas de diversidade racial, gênero, sexual e família geraram nos/as participantes pontos de reflexão sobre suas ações, que podem contribuir (ou não) para desestruturação das práticas dominadoras, por meio da linguagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-07T12:19:53Z
2022-05-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA JÚNIOR, Paulo Almeida de. Ler a vida e se ler a partir de uma obra paradidática: um projeto de educação linguística crítica envolvendo os temas gênero, sexualidade, raça e arranjos familiares com estudantes da educação básica. 2022. 161 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1072
identifier_str_mv OLIVEIRA JÚNIOR, Paulo Almeida de. Ler a vida e se ler a partir de uma obra paradidática: um projeto de educação linguística crítica envolvendo os temas gênero, sexualidade, raça e arranjos familiares com estudantes da educação básica. 2022. 161 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093994319183872