Ler a vida e se ler a partir de uma obra paradidática: um projeto de educação linguística crítica envolvendo os temas gênero, sexualidade, raça e arranjos familiares com estudantes da educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1072 |
Resumo: | Este estudo analisa uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2006, 2011) conduzida por um professor e pesquisador-acadêmico que buscou problematizar questões abordadas por um livro paradidático, com estudantes do último ano do ensino fundamental, numa cidade interiorana de Goiás. Tem por objetivo central problematizar temas de gênero, sexualidade, raça e arranjos familiares, através da leitura de vidas dos/as estudantes e do livro paradidático “Vento Forte, de sul e norte” de Manuel Filho, gerados dentro de um projeto institucional de leitura com base na educação linguística crítica. Tais problematizações estão suscitadas com base nos temas de raça (QUIJANO, 2005, FERNANDES, 2008; NASCIMENTO; FONSECA, 2013), gênero e sexualidade (WEEKS, 2019; LOURO, 2019; DANTAS, 2010; CUGINI, 2020) e arranjos familiares (FACO; MELCHIORI, 2009; CAETANO et al, 2016; BIROLI, 2014; LACERDA, 2006). As praxiologias acadêmicas que conduzem esta pesquisa estão sustentadas por abordagens críticas da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2003/ 2006/ 2009; KUMARAVADIVELU, 2006; RAJAGOPALAN, 2003, 2006; KLEIMAN, 2013; PENNYCOOK, 2006/ 1998; FRANK, 2021; OLIVEIRA, 2014, 2016, 2021), da pedagogia crítica (FREIRE, 2021a/ 2021b; hooks, 2017) e da Leitura crítica e formação leitora crítica (CORADIM, 2008; BRAHIM, 2007). O suporte metodológico é a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2006, 2011) que se deu a partir de um projeto de leitura intitulado: Aprendendo a ser Junco. O material empírico produzido deriva dos encontros do projeto de leitura com interações gravadas em áudio, atividades escritas de problematizações sobre os temas e fichas de leitura do livro paradidático construídos pelos/as participantes da pesquisa. Os resultados indicam que as manutenções dos poderes hegemônicos estão continuamente presentes nas relações sociais, em especial na escola e nas instituições familiares e religiosas. Contudo, as problematizações sobre temas de diversidade racial, gênero, sexual e família geraram nos/as participantes pontos de reflexão sobre suas ações, que podem contribuir (ou não) para desestruturação das práticas dominadoras, por meio da linguagem. |
id |
UEG-2_1ddeb9fd1405a78d102c096b2212a485 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2:tede/1072 |
network_acronym_str |
UEG-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ler a vida e se ler a partir de uma obra paradidática: um projeto de educação linguística crítica envolvendo os temas gênero, sexualidade, raça e arranjos familiares com estudantes da educação básicaReading life and reading oneself from a paradidatic book: a critical linguistic education project involving gender, sexuality, race and family arrangements with basic education studentsEducação linguística críticaRaçaGênero e sexualidadeLeitura paradidática - Arranjos familiaresRaceGender and sexualityParadidatic reading - Family arrangementsCritical linguistic educationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICAEste estudo analisa uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2006, 2011) conduzida por um professor e pesquisador-acadêmico que buscou problematizar questões abordadas por um livro paradidático, com estudantes do último ano do ensino fundamental, numa cidade interiorana de Goiás. Tem por objetivo central problematizar temas de gênero, sexualidade, raça e arranjos familiares, através da leitura de vidas dos/as estudantes e do livro paradidático “Vento Forte, de sul e norte” de Manuel Filho, gerados dentro de um projeto institucional de leitura com base na educação linguística crítica. Tais problematizações estão suscitadas com base nos temas de raça (QUIJANO, 2005, FERNANDES, 2008; NASCIMENTO; FONSECA, 2013), gênero e sexualidade (WEEKS, 2019; LOURO, 2019; DANTAS, 2010; CUGINI, 2020) e arranjos familiares (FACO; MELCHIORI, 2009; CAETANO et al, 2016; BIROLI, 2014; LACERDA, 2006). As praxiologias acadêmicas que conduzem esta pesquisa estão sustentadas por abordagens críticas da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2003/ 2006/ 2009; KUMARAVADIVELU, 2006; RAJAGOPALAN, 2003, 2006; KLEIMAN, 2013; PENNYCOOK, 2006/ 1998; FRANK, 2021; OLIVEIRA, 2014, 2016, 2021), da pedagogia crítica (FREIRE, 2021a/ 2021b; hooks, 2017) e da Leitura crítica e formação leitora crítica (CORADIM, 2008; BRAHIM, 2007). O suporte metodológico é a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2006, 2011) que se deu a partir de um projeto de leitura intitulado: Aprendendo a ser Junco. O material empírico produzido deriva dos encontros do projeto de leitura com interações gravadas em áudio, atividades escritas de problematizações sobre os temas e fichas de leitura do livro paradidático construídos pelos/as participantes da pesquisa. Os resultados indicam que as manutenções dos poderes hegemônicos estão continuamente presentes nas relações sociais, em especial na escola e nas instituições familiares e religiosas. Contudo, as problematizações sobre temas de diversidade racial, gênero, sexual e família geraram nos/as participantes pontos de reflexão sobre suas ações, que podem contribuir (ou não) para desestruturação das práticas dominadoras, por meio da linguagem.This study analyzes an action research (THIOLLENT, 2006, 2011) conducted by a professor and academic researcher who sought to problematize issues addressed by a paradidatic book, with students in the last year of elementary school, in a rural town of Goiás. Its main objective is to problematize themes of gender, sexuality, race and family arrangements, through reading the lives of students and the paradidactic book “Vento forte, de sul e norte”, by Manuel Filho, generated within an institutional reading project based on critical language education. Such problematizations are raised based on the themes of race (QUIJANO, 2005, FERNANDES, 2008; NASCIMENTO; FONSECA, 2013), gender and sexuality (WEEKS, 2019; LOURO, 2019; DANTAS, 2010; CUGINI, 2020) and family arrangements (FACO; MELCHIORI, 2009; CAETANO et al, 2016; BIROLI, 2014; LACERDA, 2006). The academic praxiologies that conduct this research are supported by critical approaches to applied linguistics (MOITA LOPES, 2003/ 2006/ 2009; KUMARAVADIVIVELU, 2006; RAJAGOPALAN, 2003, 2006; KLEIMAN, 2013; PENNYCOOK, 2006/ 1998; FRANK, 2021; OLIVEIRA, 2014, 2016, 2021), critical pedagogy (FREIRE, 2021a/ 2021b; hooks, 2017) and critical reading and critical reading training (CORADIM, 2008; BRAHIM, 2007). The methodological support is action research (THIOLLENT, 2006, 2011) which took place from a reading project entitled: Learning to be Junco. The empirical material produced derives from the meetings of the reading project with interactions recorded in audio, written activities of problematization on the themes and reading sheets of the paradidatic book constructed by the participants of the research. The results indicate that the maintenance of hegemonic powers are continuously present in social relationships, especially at school and in family and religious institutions. However, the problematizations on themes of racial, gender, sexual and family diversity generated in the participants points of reflection about their actions, which may (or may not) contribute to the destructuring of dominating practices, through language.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Oliveira, Hélvio Frank deOliveira, Hélvio Frank deBarbosa, Selma Maria Abdalla DiasPereira, Ariovaldo LopesOliveira Júnior, Paulo Almeida de2022-06-07T12:19:53Z2022-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA JÚNIOR, Paulo Almeida de. Ler a vida e se ler a partir de uma obra paradidática: um projeto de educação linguística crítica envolvendo os temas gênero, sexualidade, raça e arranjos familiares com estudantes da educação básica. 2022. 161 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1072porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-06-07T12:19:53Zoai:tede2:tede/1072Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-06-07T12:19:53Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ler a vida e se ler a partir de uma obra paradidática: um projeto de educação linguística crítica envolvendo os temas gênero, sexualidade, raça e arranjos familiares com estudantes da educação básica Reading life and reading oneself from a paradidatic book: a critical linguistic education project involving gender, sexuality, race and family arrangements with basic education students |
title |
Ler a vida e se ler a partir de uma obra paradidática: um projeto de educação linguística crítica envolvendo os temas gênero, sexualidade, raça e arranjos familiares com estudantes da educação básica |
spellingShingle |
Ler a vida e se ler a partir de uma obra paradidática: um projeto de educação linguística crítica envolvendo os temas gênero, sexualidade, raça e arranjos familiares com estudantes da educação básica Oliveira Júnior, Paulo Almeida de Educação linguística crítica Raça Gênero e sexualidade Leitura paradidática - Arranjos familiares Race Gender and sexuality Paradidatic reading - Family arrangements Critical linguistic education CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
title_short |
Ler a vida e se ler a partir de uma obra paradidática: um projeto de educação linguística crítica envolvendo os temas gênero, sexualidade, raça e arranjos familiares com estudantes da educação básica |
title_full |
Ler a vida e se ler a partir de uma obra paradidática: um projeto de educação linguística crítica envolvendo os temas gênero, sexualidade, raça e arranjos familiares com estudantes da educação básica |
title_fullStr |
Ler a vida e se ler a partir de uma obra paradidática: um projeto de educação linguística crítica envolvendo os temas gênero, sexualidade, raça e arranjos familiares com estudantes da educação básica |
title_full_unstemmed |
Ler a vida e se ler a partir de uma obra paradidática: um projeto de educação linguística crítica envolvendo os temas gênero, sexualidade, raça e arranjos familiares com estudantes da educação básica |
title_sort |
Ler a vida e se ler a partir de uma obra paradidática: um projeto de educação linguística crítica envolvendo os temas gênero, sexualidade, raça e arranjos familiares com estudantes da educação básica |
author |
Oliveira Júnior, Paulo Almeida de |
author_facet |
Oliveira Júnior, Paulo Almeida de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Hélvio Frank de Oliveira, Hélvio Frank de Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias Pereira, Ariovaldo Lopes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Júnior, Paulo Almeida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação linguística crítica Raça Gênero e sexualidade Leitura paradidática - Arranjos familiares Race Gender and sexuality Paradidatic reading - Family arrangements Critical linguistic education CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
topic |
Educação linguística crítica Raça Gênero e sexualidade Leitura paradidática - Arranjos familiares Race Gender and sexuality Paradidatic reading - Family arrangements Critical linguistic education CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
description |
Este estudo analisa uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2006, 2011) conduzida por um professor e pesquisador-acadêmico que buscou problematizar questões abordadas por um livro paradidático, com estudantes do último ano do ensino fundamental, numa cidade interiorana de Goiás. Tem por objetivo central problematizar temas de gênero, sexualidade, raça e arranjos familiares, através da leitura de vidas dos/as estudantes e do livro paradidático “Vento Forte, de sul e norte” de Manuel Filho, gerados dentro de um projeto institucional de leitura com base na educação linguística crítica. Tais problematizações estão suscitadas com base nos temas de raça (QUIJANO, 2005, FERNANDES, 2008; NASCIMENTO; FONSECA, 2013), gênero e sexualidade (WEEKS, 2019; LOURO, 2019; DANTAS, 2010; CUGINI, 2020) e arranjos familiares (FACO; MELCHIORI, 2009; CAETANO et al, 2016; BIROLI, 2014; LACERDA, 2006). As praxiologias acadêmicas que conduzem esta pesquisa estão sustentadas por abordagens críticas da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2003/ 2006/ 2009; KUMARAVADIVELU, 2006; RAJAGOPALAN, 2003, 2006; KLEIMAN, 2013; PENNYCOOK, 2006/ 1998; FRANK, 2021; OLIVEIRA, 2014, 2016, 2021), da pedagogia crítica (FREIRE, 2021a/ 2021b; hooks, 2017) e da Leitura crítica e formação leitora crítica (CORADIM, 2008; BRAHIM, 2007). O suporte metodológico é a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2006, 2011) que se deu a partir de um projeto de leitura intitulado: Aprendendo a ser Junco. O material empírico produzido deriva dos encontros do projeto de leitura com interações gravadas em áudio, atividades escritas de problematizações sobre os temas e fichas de leitura do livro paradidático construídos pelos/as participantes da pesquisa. Os resultados indicam que as manutenções dos poderes hegemônicos estão continuamente presentes nas relações sociais, em especial na escola e nas instituições familiares e religiosas. Contudo, as problematizações sobre temas de diversidade racial, gênero, sexual e família geraram nos/as participantes pontos de reflexão sobre suas ações, que podem contribuir (ou não) para desestruturação das práticas dominadoras, por meio da linguagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-07T12:19:53Z 2022-05-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA JÚNIOR, Paulo Almeida de. Ler a vida e se ler a partir de uma obra paradidática: um projeto de educação linguística crítica envolvendo os temas gênero, sexualidade, raça e arranjos familiares com estudantes da educação básica. 2022. 161 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO. http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1072 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA JÚNIOR, Paulo Almeida de. Ler a vida e se ler a partir de uma obra paradidática: um projeto de educação linguística crítica envolvendo os temas gênero, sexualidade, raça e arranjos familiares com estudantes da educação básica. 2022. 161 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO. |
url |
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
collection |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecaunucet@ueg.br|| |
_version_ |
1809093994319183872 |