Abordagem sobre cerrado para o Ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Maria Luisa Dias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1101
Resumo: Pode-se afirmar que a sociedade enfrenta desafios na educação, entre esses a significação dos conteúdos apresentados e na aprendizagem de conceitos científicos, que foi indicado principalmente no período pandêmico vivenciado. Nesse sentido, é fato que é importante ter trabalhos que exaltem o conhecimento científico e a popularização desses para o caminho à cultura científica. Dessa forma, a pesquisa traz um panorama de como está sendo abordada a temática do Cerrado nos livros didáticos de uma cidade do estado de Goiás, as tendências das pesquisas sobre materiais complementares e a produção de um Guia para trilhas no Cerrado. Portanto, a pesquisa encontra-se dividida em três capítulos, sendo o 1°capítulo uma revisão sistemática sobre as pesquisas que envolvem materiais complementares no ensino de ciências brasileiro; o 2° capítulo, apresenta a análise dos livros didáticos utilizados na cidade de Silvânia do estado de Goiás e o documento Curricular do Estado; no 3° capítulo, é apresentado o processo de elaboração do produto educacional, que é um livro que conduz visitantes em trilhas de Unidades de Conservação, Guia da FLONA de Silvânia.
id UEG-2_1e279d05e97254b7fc2d54cff4b4cb17
oai_identifier_str oai:tede2:tede/1101
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Abordagem sobre cerrado para o Ensino de CiênciasApproach on cerrado for Science TeachingAnálise de livro didáticoEnsino de CiênciasLivro informativoParadidáticoTrilhas interpretativasProduto educacionalTextbook analysisScience teachingInformation bookParadidacticInterpretive trailsEducational productCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPode-se afirmar que a sociedade enfrenta desafios na educação, entre esses a significação dos conteúdos apresentados e na aprendizagem de conceitos científicos, que foi indicado principalmente no período pandêmico vivenciado. Nesse sentido, é fato que é importante ter trabalhos que exaltem o conhecimento científico e a popularização desses para o caminho à cultura científica. Dessa forma, a pesquisa traz um panorama de como está sendo abordada a temática do Cerrado nos livros didáticos de uma cidade do estado de Goiás, as tendências das pesquisas sobre materiais complementares e a produção de um Guia para trilhas no Cerrado. Portanto, a pesquisa encontra-se dividida em três capítulos, sendo o 1°capítulo uma revisão sistemática sobre as pesquisas que envolvem materiais complementares no ensino de ciências brasileiro; o 2° capítulo, apresenta a análise dos livros didáticos utilizados na cidade de Silvânia do estado de Goiás e o documento Curricular do Estado; no 3° capítulo, é apresentado o processo de elaboração do produto educacional, que é um livro que conduz visitantes em trilhas de Unidades de Conservação, Guia da FLONA de Silvânia.One may affirm that society faces challenges in education, one of these challenges are the signification of the content to be presented and in the learning of scientific concepts that which was indicated principally in the time of the COVID19 pandemic. This means that, it is a fact that works which exalts scientific knowledge and increase the popularity of scientific knowledge in the scientific culture are important. Therefore, this research, first, brings forth an overview of how the theme of the Cerrado bioma is being approached, in a textbook of a city in the state of Goiás. Second, the tendencies of research about complementary material and, finally, aims at producing a guide for the trails of the Cerrado bioma. So, this research is divided in three chapters. The first chapter is a systematic review of researches that involve complementary materials in the teaching of science, in Brazil. Chapter 2 presents an analysis of didactic textbooks used in the city of Silvania in the state of Goiás – Brazil; and the academic curriculum of the state of Goiás. The third chapter presents the process of elaboration of an educational product, which is a textbook that conducts visitors in the trails.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Cunha, Hélida Ferreira dahttp://lattes.cnpq.br/4200078844171756Cunha, Hélida Ferreira daSantos, Solange Xavier dosGuimarães, Lorena Dall'AraBatista, Maria Luisa Dias2022-11-03T13:15:10Z2022-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBATISTA. Abordagem sobre cerrado para o Ensino de Ciências. 2022. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1101porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-11-03T13:15:10Zoai:tede2:tede/1101Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-11-03T13:15:10Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem sobre cerrado para o Ensino de Ciências
Approach on cerrado for Science Teaching
title Abordagem sobre cerrado para o Ensino de Ciências
spellingShingle Abordagem sobre cerrado para o Ensino de Ciências
Batista, Maria Luisa Dias
Análise de livro didático
Ensino de Ciências
Livro informativo
Paradidático
Trilhas interpretativas
Produto educacional
Textbook analysis
Science teaching
Information book
Paradidactic
Interpretive trails
Educational product
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Abordagem sobre cerrado para o Ensino de Ciências
title_full Abordagem sobre cerrado para o Ensino de Ciências
title_fullStr Abordagem sobre cerrado para o Ensino de Ciências
title_full_unstemmed Abordagem sobre cerrado para o Ensino de Ciências
title_sort Abordagem sobre cerrado para o Ensino de Ciências
author Batista, Maria Luisa Dias
author_facet Batista, Maria Luisa Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Hélida Ferreira da
http://lattes.cnpq.br/4200078844171756
Cunha, Hélida Ferreira da
Santos, Solange Xavier dos
Guimarães, Lorena Dall'Ara
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Maria Luisa Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de livro didático
Ensino de Ciências
Livro informativo
Paradidático
Trilhas interpretativas
Produto educacional
Textbook analysis
Science teaching
Information book
Paradidactic
Interpretive trails
Educational product
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Análise de livro didático
Ensino de Ciências
Livro informativo
Paradidático
Trilhas interpretativas
Produto educacional
Textbook analysis
Science teaching
Information book
Paradidactic
Interpretive trails
Educational product
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Pode-se afirmar que a sociedade enfrenta desafios na educação, entre esses a significação dos conteúdos apresentados e na aprendizagem de conceitos científicos, que foi indicado principalmente no período pandêmico vivenciado. Nesse sentido, é fato que é importante ter trabalhos que exaltem o conhecimento científico e a popularização desses para o caminho à cultura científica. Dessa forma, a pesquisa traz um panorama de como está sendo abordada a temática do Cerrado nos livros didáticos de uma cidade do estado de Goiás, as tendências das pesquisas sobre materiais complementares e a produção de um Guia para trilhas no Cerrado. Portanto, a pesquisa encontra-se dividida em três capítulos, sendo o 1°capítulo uma revisão sistemática sobre as pesquisas que envolvem materiais complementares no ensino de ciências brasileiro; o 2° capítulo, apresenta a análise dos livros didáticos utilizados na cidade de Silvânia do estado de Goiás e o documento Curricular do Estado; no 3° capítulo, é apresentado o processo de elaboração do produto educacional, que é um livro que conduz visitantes em trilhas de Unidades de Conservação, Guia da FLONA de Silvânia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-03T13:15:10Z
2022-04-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BATISTA. Abordagem sobre cerrado para o Ensino de Ciências. 2022. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1101
identifier_str_mv BATISTA. Abordagem sobre cerrado para o Ensino de Ciências. 2022. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093994331766784