Humanidades digitais e internacionalização em duas instituições de ensino superior : conceitos, contextos e atravessamentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1136 |
Resumo: | Esta pesquisa visa discutir as implicações das Humanidades Digitais no campo da educação, em específico, nas Instituições de Ensino Superior, assim como conceitos, contextos e atravessamentos que ocorrem por meio da internacionalização e da interculturalidade. Desse modo, este estudo objetiva compreender aproximações e distanciamentos que as Humanidades Digitais provocam, peculiaridades e singularidades, tal como a cibercultura, além de analisar a internacionalização, em seus desafios e os processos que dela decorrem, imbricada aos conceitos de Humanidades Digitais e interculturalidade, bem como propor algumas possibilidades de dialogicidade desses conceitos no contexto do Ensino Superior, com análise de duas universidades, no sentido de amenizar desafios suscitados nas análises e discussões propostas na pesquisa. Metodologicamente, há uma pesquisa de caráter exploratório, de abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos, a pesquisa é bibliográfica, autoetnográfica e um estudo de caso. No que se refere às Humanidades Digitais, Pimenta (2021), Santaella (2021), Castro (2019), Brayner (2021), Berry (2012), Gardiner e Musto (2015), Bauman (2001), Ortiz (2007), Castells (2002), Lévy (1999), entre outros, fundamentam a pesquisa. Na internacionalização, temos como alguns referenciais Knight (2020), Miranda (2000), Stallivieri (2002), Morosini (2019), Krawczyk (2008), Oliven (2002), Neves e Martins (2016), entre outros. E no campo da interculturalidade, teremos Ramos (2001), Quiroz (2007), Walsh (2009), Han (2019), Clemente e Morosini (2021), Guimarães e Finardi (2018), dentre outros, além de outros pesquisadores que se debruçam em alguns outros campos do conhecimento que complementam a triangulação proposta neste estudo. Ao longo do processo de pesquisa procura-se compreender os processos de internacionalização, Humanidades Digitais e interculturalidade, tendo como ponto de partida duas universidades (Wyoming/USA e UEG/BR), seus conceitos, prospectos, atravessamentos, desafios e possibilidades futuras. |
id |
UEG-2_2325bf670d2ec7a66bd5157096ee9914 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2:tede/1136 |
network_acronym_str |
UEG-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
Humanidades digitais e internacionalização em duas instituições de ensino superior : conceitos, contextos e atravessamentosDigital humanities and internationalization in two higher education institutions : concepts, contexts and crossingHumanidades Digitais - Instituições de Ensino SuperiorProcessos de Internacionalização - Instituições de Ensino SuperiorInterculturalidade - Instituições de Ensino SuperiorDigital Humanities - Higher Education InstitutionsInternationalization Processes - Higher Education InstitutionsInterculturality - Higher Education InstitutionsCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa visa discutir as implicações das Humanidades Digitais no campo da educação, em específico, nas Instituições de Ensino Superior, assim como conceitos, contextos e atravessamentos que ocorrem por meio da internacionalização e da interculturalidade. Desse modo, este estudo objetiva compreender aproximações e distanciamentos que as Humanidades Digitais provocam, peculiaridades e singularidades, tal como a cibercultura, além de analisar a internacionalização, em seus desafios e os processos que dela decorrem, imbricada aos conceitos de Humanidades Digitais e interculturalidade, bem como propor algumas possibilidades de dialogicidade desses conceitos no contexto do Ensino Superior, com análise de duas universidades, no sentido de amenizar desafios suscitados nas análises e discussões propostas na pesquisa. Metodologicamente, há uma pesquisa de caráter exploratório, de abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos, a pesquisa é bibliográfica, autoetnográfica e um estudo de caso. No que se refere às Humanidades Digitais, Pimenta (2021), Santaella (2021), Castro (2019), Brayner (2021), Berry (2012), Gardiner e Musto (2015), Bauman (2001), Ortiz (2007), Castells (2002), Lévy (1999), entre outros, fundamentam a pesquisa. Na internacionalização, temos como alguns referenciais Knight (2020), Miranda (2000), Stallivieri (2002), Morosini (2019), Krawczyk (2008), Oliven (2002), Neves e Martins (2016), entre outros. E no campo da interculturalidade, teremos Ramos (2001), Quiroz (2007), Walsh (2009), Han (2019), Clemente e Morosini (2021), Guimarães e Finardi (2018), dentre outros, além de outros pesquisadores que se debruçam em alguns outros campos do conhecimento que complementam a triangulação proposta neste estudo. Ao longo do processo de pesquisa procura-se compreender os processos de internacionalização, Humanidades Digitais e interculturalidade, tendo como ponto de partida duas universidades (Wyoming/USA e UEG/BR), seus conceitos, prospectos, atravessamentos, desafios e possibilidades futuras.This research aims to discuss the implications of Digital Humanities in the field of education, specifically, in Higher Education Institutions, as well as concepts, contexts and crossings that occur through internationalization and interculturality. Thus, this study aims to understand the approaches and distancements that the Digital Humanities provoke, peculiarities and singularities, such as cyberculture, as well as to analyze the internationalization, in its challenges and the processes that arise from it, intertwined with the concepts of Digital Humanities and interculturality, as well as to propose some possibilities of dialogicity of these concepts in the context of Higher Education, with analysis of two universities, in order to mitigate challenges raised in the analysis and discussions proposed in the research. Methodologically, this is an exploratory research with a qualitative approach. As to procedures, the research is bibliographic, autoethnographic and a case study. Regarding the Digital Humanities, Pimenta (2021), Santaella (2021), Castro (2019), Brayner (2021), Berry (2012), Gardiner and Musto (2015), Bauman (2001), Ortiz (2007), Castells (2002), Lévy (1999), among others, ground the research. In internationalization, we have as some references Knight (2020), Miranda (2000), Stallivieri (2002), Morosini (2019), Krawczyk (2008), Oliven (2002), Neves and Martins (2016), among others. And in the field of interculturality, we will have Ramos (2001), Quiroz (2007), Walsh (2009), Han (2019), Clemente and Morosini (2021), Guimarães and Finardi (2018), among others, in addition to other researchers who address some other fields of knowledge that complement the triangulation proposed in this study. Throughout the research process it is sought to understand the processes of internationalization, Digital Humanities and interculturality, having as a starting point two universities (Wyoming/USA and UEG/BR), their concepts, prospects, crossings, challenges and future possibilities.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Rodrigues, Olira Saraivahttp://lattes.cnpq.br/8866061054957829Rodrigues, Olira Saraivahttp://lattes.cnpq.br/8866061054957829Silvestre, Viviane Pires VianaSimões, Anabela ValenteSantos, Ivonete Bueno dosNarikawa, Thiago Augusto2023-02-23T14:18:42Z2022-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNARIKAWA, Thiago Augusto. Humanidades digitais e internacionalização em duas instituições de ensino superior : conceitos, contextos e atravessamentos. 2022.106f . Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1136porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-02-23T14:18:42Zoai:tede2:tede/1136Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-02-23T14:18:42Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Humanidades digitais e internacionalização em duas instituições de ensino superior : conceitos, contextos e atravessamentos Digital humanities and internationalization in two higher education institutions : concepts, contexts and crossing |
title |
Humanidades digitais e internacionalização em duas instituições de ensino superior : conceitos, contextos e atravessamentos |
spellingShingle |
Humanidades digitais e internacionalização em duas instituições de ensino superior : conceitos, contextos e atravessamentos Narikawa, Thiago Augusto Humanidades Digitais - Instituições de Ensino Superior Processos de Internacionalização - Instituições de Ensino Superior Interculturalidade - Instituições de Ensino Superior Digital Humanities - Higher Education Institutions Internationalization Processes - Higher Education Institutions Interculturality - Higher Education Institutions CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Humanidades digitais e internacionalização em duas instituições de ensino superior : conceitos, contextos e atravessamentos |
title_full |
Humanidades digitais e internacionalização em duas instituições de ensino superior : conceitos, contextos e atravessamentos |
title_fullStr |
Humanidades digitais e internacionalização em duas instituições de ensino superior : conceitos, contextos e atravessamentos |
title_full_unstemmed |
Humanidades digitais e internacionalização em duas instituições de ensino superior : conceitos, contextos e atravessamentos |
title_sort |
Humanidades digitais e internacionalização em duas instituições de ensino superior : conceitos, contextos e atravessamentos |
author |
Narikawa, Thiago Augusto |
author_facet |
Narikawa, Thiago Augusto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Olira Saraiva http://lattes.cnpq.br/8866061054957829 Rodrigues, Olira Saraiva http://lattes.cnpq.br/8866061054957829 Silvestre, Viviane Pires Viana Simões, Anabela Valente Santos, Ivonete Bueno dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Narikawa, Thiago Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Humanidades Digitais - Instituições de Ensino Superior Processos de Internacionalização - Instituições de Ensino Superior Interculturalidade - Instituições de Ensino Superior Digital Humanities - Higher Education Institutions Internationalization Processes - Higher Education Institutions Interculturality - Higher Education Institutions CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Humanidades Digitais - Instituições de Ensino Superior Processos de Internacionalização - Instituições de Ensino Superior Interculturalidade - Instituições de Ensino Superior Digital Humanities - Higher Education Institutions Internationalization Processes - Higher Education Institutions Interculturality - Higher Education Institutions CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta pesquisa visa discutir as implicações das Humanidades Digitais no campo da educação, em específico, nas Instituições de Ensino Superior, assim como conceitos, contextos e atravessamentos que ocorrem por meio da internacionalização e da interculturalidade. Desse modo, este estudo objetiva compreender aproximações e distanciamentos que as Humanidades Digitais provocam, peculiaridades e singularidades, tal como a cibercultura, além de analisar a internacionalização, em seus desafios e os processos que dela decorrem, imbricada aos conceitos de Humanidades Digitais e interculturalidade, bem como propor algumas possibilidades de dialogicidade desses conceitos no contexto do Ensino Superior, com análise de duas universidades, no sentido de amenizar desafios suscitados nas análises e discussões propostas na pesquisa. Metodologicamente, há uma pesquisa de caráter exploratório, de abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos, a pesquisa é bibliográfica, autoetnográfica e um estudo de caso. No que se refere às Humanidades Digitais, Pimenta (2021), Santaella (2021), Castro (2019), Brayner (2021), Berry (2012), Gardiner e Musto (2015), Bauman (2001), Ortiz (2007), Castells (2002), Lévy (1999), entre outros, fundamentam a pesquisa. Na internacionalização, temos como alguns referenciais Knight (2020), Miranda (2000), Stallivieri (2002), Morosini (2019), Krawczyk (2008), Oliven (2002), Neves e Martins (2016), entre outros. E no campo da interculturalidade, teremos Ramos (2001), Quiroz (2007), Walsh (2009), Han (2019), Clemente e Morosini (2021), Guimarães e Finardi (2018), dentre outros, além de outros pesquisadores que se debruçam em alguns outros campos do conhecimento que complementam a triangulação proposta neste estudo. Ao longo do processo de pesquisa procura-se compreender os processos de internacionalização, Humanidades Digitais e interculturalidade, tendo como ponto de partida duas universidades (Wyoming/USA e UEG/BR), seus conceitos, prospectos, atravessamentos, desafios e possibilidades futuras. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-05 2023-02-23T14:18:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NARIKAWA, Thiago Augusto. Humanidades digitais e internacionalização em duas instituições de ensino superior : conceitos, contextos e atravessamentos. 2022.106f . Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior, Anápolis,GO. http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1136 |
identifier_str_mv |
NARIKAWA, Thiago Augusto. Humanidades digitais e internacionalização em duas instituições de ensino superior : conceitos, contextos e atravessamentos. 2022.106f . Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior, Anápolis,GO. |
url |
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
collection |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecaunucet@ueg.br|| |
_version_ |
1809093994504781824 |