Humanidades digitais e internacionalização em duas instituições de ensino superior : conceitos, contextos e atravessamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Narikawa, Thiago Augusto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1136
Resumo: Esta pesquisa visa discutir as implicações das Humanidades Digitais no campo da educação, em específico, nas Instituições de Ensino Superior, assim como conceitos, contextos e atravessamentos que ocorrem por meio da internacionalização e da interculturalidade. Desse modo, este estudo objetiva compreender aproximações e distanciamentos que as Humanidades Digitais provocam, peculiaridades e singularidades, tal como a cibercultura, além de analisar a internacionalização, em seus desafios e os processos que dela decorrem, imbricada aos conceitos de Humanidades Digitais e interculturalidade, bem como propor algumas possibilidades de dialogicidade desses conceitos no contexto do Ensino Superior, com análise de duas universidades, no sentido de amenizar desafios suscitados nas análises e discussões propostas na pesquisa. Metodologicamente, há uma pesquisa de caráter exploratório, de abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos, a pesquisa é bibliográfica, autoetnográfica e um estudo de caso. No que se refere às Humanidades Digitais, Pimenta (2021), Santaella (2021), Castro (2019), Brayner (2021), Berry (2012), Gardiner e Musto (2015), Bauman (2001), Ortiz (2007), Castells (2002), Lévy (1999), entre outros, fundamentam a pesquisa. Na internacionalização, temos como alguns referenciais Knight (2020), Miranda (2000), Stallivieri (2002), Morosini (2019), Krawczyk (2008), Oliven (2002), Neves e Martins (2016), entre outros. E no campo da interculturalidade, teremos Ramos (2001), Quiroz (2007), Walsh (2009), Han (2019), Clemente e Morosini (2021), Guimarães e Finardi (2018), dentre outros, além de outros pesquisadores que se debruçam em alguns outros campos do conhecimento que complementam a triangulação proposta neste estudo. Ao longo do processo de pesquisa procura-se compreender os processos de internacionalização, Humanidades Digitais e interculturalidade, tendo como ponto de partida duas universidades (Wyoming/USA e UEG/BR), seus conceitos, prospectos, atravessamentos, desafios e possibilidades futuras.
id UEG-2_2325bf670d2ec7a66bd5157096ee9914
oai_identifier_str oai:tede2:tede/1136
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Humanidades digitais e internacionalização em duas instituições de ensino superior : conceitos, contextos e atravessamentosDigital humanities and internationalization in two higher education institutions : concepts, contexts and crossingHumanidades Digitais - Instituições de Ensino SuperiorProcessos de Internacionalização - Instituições de Ensino SuperiorInterculturalidade - Instituições de Ensino SuperiorDigital Humanities - Higher Education InstitutionsInternationalization Processes - Higher Education InstitutionsInterculturality - Higher Education InstitutionsCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa visa discutir as implicações das Humanidades Digitais no campo da educação, em específico, nas Instituições de Ensino Superior, assim como conceitos, contextos e atravessamentos que ocorrem por meio da internacionalização e da interculturalidade. Desse modo, este estudo objetiva compreender aproximações e distanciamentos que as Humanidades Digitais provocam, peculiaridades e singularidades, tal como a cibercultura, além de analisar a internacionalização, em seus desafios e os processos que dela decorrem, imbricada aos conceitos de Humanidades Digitais e interculturalidade, bem como propor algumas possibilidades de dialogicidade desses conceitos no contexto do Ensino Superior, com análise de duas universidades, no sentido de amenizar desafios suscitados nas análises e discussões propostas na pesquisa. Metodologicamente, há uma pesquisa de caráter exploratório, de abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos, a pesquisa é bibliográfica, autoetnográfica e um estudo de caso. No que se refere às Humanidades Digitais, Pimenta (2021), Santaella (2021), Castro (2019), Brayner (2021), Berry (2012), Gardiner e Musto (2015), Bauman (2001), Ortiz (2007), Castells (2002), Lévy (1999), entre outros, fundamentam a pesquisa. Na internacionalização, temos como alguns referenciais Knight (2020), Miranda (2000), Stallivieri (2002), Morosini (2019), Krawczyk (2008), Oliven (2002), Neves e Martins (2016), entre outros. E no campo da interculturalidade, teremos Ramos (2001), Quiroz (2007), Walsh (2009), Han (2019), Clemente e Morosini (2021), Guimarães e Finardi (2018), dentre outros, além de outros pesquisadores que se debruçam em alguns outros campos do conhecimento que complementam a triangulação proposta neste estudo. Ao longo do processo de pesquisa procura-se compreender os processos de internacionalização, Humanidades Digitais e interculturalidade, tendo como ponto de partida duas universidades (Wyoming/USA e UEG/BR), seus conceitos, prospectos, atravessamentos, desafios e possibilidades futuras.This research aims to discuss the implications of Digital Humanities in the field of education, specifically, in Higher Education Institutions, as well as concepts, contexts and crossings that occur through internationalization and interculturality. Thus, this study aims to understand the approaches and distancements that the Digital Humanities provoke, peculiarities and singularities, such as cyberculture, as well as to analyze the internationalization, in its challenges and the processes that arise from it, intertwined with the concepts of Digital Humanities and interculturality, as well as to propose some possibilities of dialogicity of these concepts in the context of Higher Education, with analysis of two universities, in order to mitigate challenges raised in the analysis and discussions proposed in the research. Methodologically, this is an exploratory research with a qualitative approach. As to procedures, the research is bibliographic, autoethnographic and a case study. Regarding the Digital Humanities, Pimenta (2021), Santaella (2021), Castro (2019), Brayner (2021), Berry (2012), Gardiner and Musto (2015), Bauman (2001), Ortiz (2007), Castells (2002), Lévy (1999), among others, ground the research. In internationalization, we have as some references Knight (2020), Miranda (2000), Stallivieri (2002), Morosini (2019), Krawczyk (2008), Oliven (2002), Neves and Martins (2016), among others. And in the field of interculturality, we will have Ramos (2001), Quiroz (2007), Walsh (2009), Han (2019), Clemente and Morosini (2021), Guimarães and Finardi (2018), among others, in addition to other researchers who address some other fields of knowledge that complement the triangulation proposed in this study. Throughout the research process it is sought to understand the processes of internationalization, Digital Humanities and interculturality, having as a starting point two universities (Wyoming/USA and UEG/BR), their concepts, prospects, crossings, challenges and future possibilities.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Rodrigues, Olira Saraivahttp://lattes.cnpq.br/8866061054957829Rodrigues, Olira Saraivahttp://lattes.cnpq.br/8866061054957829Silvestre, Viviane Pires VianaSimões, Anabela ValenteSantos, Ivonete Bueno dosNarikawa, Thiago Augusto2023-02-23T14:18:42Z2022-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNARIKAWA, Thiago Augusto. Humanidades digitais e internacionalização em duas instituições de ensino superior : conceitos, contextos e atravessamentos. 2022.106f . Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1136porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-02-23T14:18:42Zoai:tede2:tede/1136Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-02-23T14:18:42Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Humanidades digitais e internacionalização em duas instituições de ensino superior : conceitos, contextos e atravessamentos
Digital humanities and internationalization in two higher education institutions : concepts, contexts and crossing
title Humanidades digitais e internacionalização em duas instituições de ensino superior : conceitos, contextos e atravessamentos
spellingShingle Humanidades digitais e internacionalização em duas instituições de ensino superior : conceitos, contextos e atravessamentos
Narikawa, Thiago Augusto
Humanidades Digitais - Instituições de Ensino Superior
Processos de Internacionalização - Instituições de Ensino Superior
Interculturalidade - Instituições de Ensino Superior
Digital Humanities - Higher Education Institutions
Internationalization Processes - Higher Education Institutions
Interculturality - Higher Education Institutions
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Humanidades digitais e internacionalização em duas instituições de ensino superior : conceitos, contextos e atravessamentos
title_full Humanidades digitais e internacionalização em duas instituições de ensino superior : conceitos, contextos e atravessamentos
title_fullStr Humanidades digitais e internacionalização em duas instituições de ensino superior : conceitos, contextos e atravessamentos
title_full_unstemmed Humanidades digitais e internacionalização em duas instituições de ensino superior : conceitos, contextos e atravessamentos
title_sort Humanidades digitais e internacionalização em duas instituições de ensino superior : conceitos, contextos e atravessamentos
author Narikawa, Thiago Augusto
author_facet Narikawa, Thiago Augusto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Olira Saraiva
http://lattes.cnpq.br/8866061054957829
Rodrigues, Olira Saraiva
http://lattes.cnpq.br/8866061054957829
Silvestre, Viviane Pires Viana
Simões, Anabela Valente
Santos, Ivonete Bueno dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Narikawa, Thiago Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Humanidades Digitais - Instituições de Ensino Superior
Processos de Internacionalização - Instituições de Ensino Superior
Interculturalidade - Instituições de Ensino Superior
Digital Humanities - Higher Education Institutions
Internationalization Processes - Higher Education Institutions
Interculturality - Higher Education Institutions
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Humanidades Digitais - Instituições de Ensino Superior
Processos de Internacionalização - Instituições de Ensino Superior
Interculturalidade - Instituições de Ensino Superior
Digital Humanities - Higher Education Institutions
Internationalization Processes - Higher Education Institutions
Interculturality - Higher Education Institutions
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa visa discutir as implicações das Humanidades Digitais no campo da educação, em específico, nas Instituições de Ensino Superior, assim como conceitos, contextos e atravessamentos que ocorrem por meio da internacionalização e da interculturalidade. Desse modo, este estudo objetiva compreender aproximações e distanciamentos que as Humanidades Digitais provocam, peculiaridades e singularidades, tal como a cibercultura, além de analisar a internacionalização, em seus desafios e os processos que dela decorrem, imbricada aos conceitos de Humanidades Digitais e interculturalidade, bem como propor algumas possibilidades de dialogicidade desses conceitos no contexto do Ensino Superior, com análise de duas universidades, no sentido de amenizar desafios suscitados nas análises e discussões propostas na pesquisa. Metodologicamente, há uma pesquisa de caráter exploratório, de abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos, a pesquisa é bibliográfica, autoetnográfica e um estudo de caso. No que se refere às Humanidades Digitais, Pimenta (2021), Santaella (2021), Castro (2019), Brayner (2021), Berry (2012), Gardiner e Musto (2015), Bauman (2001), Ortiz (2007), Castells (2002), Lévy (1999), entre outros, fundamentam a pesquisa. Na internacionalização, temos como alguns referenciais Knight (2020), Miranda (2000), Stallivieri (2002), Morosini (2019), Krawczyk (2008), Oliven (2002), Neves e Martins (2016), entre outros. E no campo da interculturalidade, teremos Ramos (2001), Quiroz (2007), Walsh (2009), Han (2019), Clemente e Morosini (2021), Guimarães e Finardi (2018), dentre outros, além de outros pesquisadores que se debruçam em alguns outros campos do conhecimento que complementam a triangulação proposta neste estudo. Ao longo do processo de pesquisa procura-se compreender os processos de internacionalização, Humanidades Digitais e interculturalidade, tendo como ponto de partida duas universidades (Wyoming/USA e UEG/BR), seus conceitos, prospectos, atravessamentos, desafios e possibilidades futuras.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-05
2023-02-23T14:18:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NARIKAWA, Thiago Augusto. Humanidades digitais e internacionalização em duas instituições de ensino superior : conceitos, contextos e atravessamentos. 2022.106f . Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior, Anápolis,GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1136
identifier_str_mv NARIKAWA, Thiago Augusto. Humanidades digitais e internacionalização em duas instituições de ensino superior : conceitos, contextos e atravessamentos. 2022.106f . Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior, Anápolis,GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093994504781824