As transformações da Universitas no mundo moderno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitória, Ednamar Fátima de Urzêdo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1214
Resumo: Essa pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás na linha de pesquisa Cultura, Escola e Formação. Busca-se discutir as relações entre a organização, a instituição e a educação instrumentalizada no Ensino Superior, com vistas à formação humana. Deste modo, considera-se importante refletir e compreender os conceitos, a origem e a maneira como foram pensadas as Universidades e a docência desde o período Medieval até a modernidade, influenciando seus fundamentos. Questiona-se a concepção de formação humana da Universidade na constituição da autonomia intelectual dos estudantes. É uma pesquisa teórica de caráter histórico e filosófico que se fundamenta-se no estudo bibliográfico sobre o tema. Procura-se demonstrar as transformações das instituições de Ensino Superior em organizações nas quais a preocupação maior está com a preparação para o mercado de trabalho, muitas vezes relegando a segundo plano a dimensão intelectual e uma formação mais humanizada. A modernidade, a racionalidade técnica e o consumo impactam a educação e acabam por enredar a docência e a formação que passam a atender, especialmente, as demandas do mercado e do Estado. Nesse contexto a Universidade, em boa medida, passa a operar como organização, tendo como mote os resultados imediatos e de curto prazo, deixando de lado a formação humana. Ao se mostrar de forma instituída, torna-se serviço acessível somente para alguns, prescindindo da função social, à qual todos têm direito perante à lei e devem ter acesso. Pretende-se demonstrar que a Universidade é uma instituição em que a formação humana é finalidade e busca, não atendendo somente à excelência técnica do trabalho, mas sim ao que a leva à sua autonomia intelectual.
id UEG-2_249adfb30acf6dc621e3e7dbdf993587
oai_identifier_str oai:tede2:tede/1214
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling As transformações da Universitas no mundo modernoThe transformations of Universitas in the modern worldEducaçãoFormação - DocênciaUniversidadeReflexãoEducationFormation - TeachingUniversityReflectionCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEssa pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás na linha de pesquisa Cultura, Escola e Formação. Busca-se discutir as relações entre a organização, a instituição e a educação instrumentalizada no Ensino Superior, com vistas à formação humana. Deste modo, considera-se importante refletir e compreender os conceitos, a origem e a maneira como foram pensadas as Universidades e a docência desde o período Medieval até a modernidade, influenciando seus fundamentos. Questiona-se a concepção de formação humana da Universidade na constituição da autonomia intelectual dos estudantes. É uma pesquisa teórica de caráter histórico e filosófico que se fundamenta-se no estudo bibliográfico sobre o tema. Procura-se demonstrar as transformações das instituições de Ensino Superior em organizações nas quais a preocupação maior está com a preparação para o mercado de trabalho, muitas vezes relegando a segundo plano a dimensão intelectual e uma formação mais humanizada. A modernidade, a racionalidade técnica e o consumo impactam a educação e acabam por enredar a docência e a formação que passam a atender, especialmente, as demandas do mercado e do Estado. Nesse contexto a Universidade, em boa medida, passa a operar como organização, tendo como mote os resultados imediatos e de curto prazo, deixando de lado a formação humana. Ao se mostrar de forma instituída, torna-se serviço acessível somente para alguns, prescindindo da função social, à qual todos têm direito perante à lei e devem ter acesso. Pretende-se demonstrar que a Universidade é uma instituição em que a formação humana é finalidade e busca, não atendendo somente à excelência técnica do trabalho, mas sim ao que a leva à sua autonomia intelectual.This research was developed in the Graduate course in Education of the Universidade Estadual de Goiás, in the research line of Culture, School and Formation. It seeks to discuss the relations between organization, institution and the instrumentalized education in the University education, considering human formation. This way, it is considered important to reflect and comprehend the concepts, the origin and the manner how Universities and the teaching profession were thought, from the medieval times until modernity, influencing its fundamentals. It questions the conception of human formation of the University on the construction of intellectual autonomy of the students. It is a theoretical research of historical and philosophical character that is based on the bibliographical study of the theme. It seeks to demonstrate the transformations of the University education institutions, in organizations that prioritize the preparation to the labor market, mainly relegating the intellectual dimension and a humanized formation. Modernity, technical rationality and consumerism impact the education and penetrate the teaching profession and the educational formation that begin to attend, specially, the demands of labor market and the State. In this context, the University, in its majority, begins to operate as an organization, having as its motto the immediate results and of short term, leaving behind human formation. By showing itself in an institutionalized way, it becomes accessible only to a few, disregarding its social function, in which the access is universal. It intends to demonstrate that the University is an institution in which human formation is its goal and search, not only attending the labor technical excellence, but to what leads to intellectual autonomy.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em EducaçãoBrasilUEGUEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em EducaçãoAlmeida, Liliane Barros dehttp://lattes.cnpq.br/1764901026226307Almeida, Liliane Barros deOliveira, Sheila Santos deBarcelos, Simone de Magalhães VieiraAlmeida, Renato Barros deVitória, Ednamar Fátima de Urzêdo2023-06-02T12:37:11Z2023-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVITÓRIA, E.F.U. As transformações da Universitas no mundo moderno. 2023. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Unidade Universitária de Inhumas, Universidade Estadual de Goiás, Inhumas, GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1214porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-07-29T21:11:05Zoai:tede2:tede/1214Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-07-29T21:11:05Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv As transformações da Universitas no mundo moderno
The transformations of Universitas in the modern world
title As transformações da Universitas no mundo moderno
spellingShingle As transformações da Universitas no mundo moderno
Vitória, Ednamar Fátima de Urzêdo
Educação
Formação - Docência
Universidade
Reflexão
Education
Formation - Teaching
University
Reflection
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short As transformações da Universitas no mundo moderno
title_full As transformações da Universitas no mundo moderno
title_fullStr As transformações da Universitas no mundo moderno
title_full_unstemmed As transformações da Universitas no mundo moderno
title_sort As transformações da Universitas no mundo moderno
author Vitória, Ednamar Fátima de Urzêdo
author_facet Vitória, Ednamar Fátima de Urzêdo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Liliane Barros de
http://lattes.cnpq.br/1764901026226307
Almeida, Liliane Barros de
Oliveira, Sheila Santos de
Barcelos, Simone de Magalhães Vieira
Almeida, Renato Barros de
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitória, Ednamar Fátima de Urzêdo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação - Docência
Universidade
Reflexão
Education
Formation - Teaching
University
Reflection
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação
Formação - Docência
Universidade
Reflexão
Education
Formation - Teaching
University
Reflection
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Essa pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás na linha de pesquisa Cultura, Escola e Formação. Busca-se discutir as relações entre a organização, a instituição e a educação instrumentalizada no Ensino Superior, com vistas à formação humana. Deste modo, considera-se importante refletir e compreender os conceitos, a origem e a maneira como foram pensadas as Universidades e a docência desde o período Medieval até a modernidade, influenciando seus fundamentos. Questiona-se a concepção de formação humana da Universidade na constituição da autonomia intelectual dos estudantes. É uma pesquisa teórica de caráter histórico e filosófico que se fundamenta-se no estudo bibliográfico sobre o tema. Procura-se demonstrar as transformações das instituições de Ensino Superior em organizações nas quais a preocupação maior está com a preparação para o mercado de trabalho, muitas vezes relegando a segundo plano a dimensão intelectual e uma formação mais humanizada. A modernidade, a racionalidade técnica e o consumo impactam a educação e acabam por enredar a docência e a formação que passam a atender, especialmente, as demandas do mercado e do Estado. Nesse contexto a Universidade, em boa medida, passa a operar como organização, tendo como mote os resultados imediatos e de curto prazo, deixando de lado a formação humana. Ao se mostrar de forma instituída, torna-se serviço acessível somente para alguns, prescindindo da função social, à qual todos têm direito perante à lei e devem ter acesso. Pretende-se demonstrar que a Universidade é uma instituição em que a formação humana é finalidade e busca, não atendendo somente à excelência técnica do trabalho, mas sim ao que a leva à sua autonomia intelectual.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-02T12:37:11Z
2023-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VITÓRIA, E.F.U. As transformações da Universitas no mundo moderno. 2023. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Unidade Universitária de Inhumas, Universidade Estadual de Goiás, Inhumas, GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1214
identifier_str_mv VITÓRIA, E.F.U. As transformações da Universitas no mundo moderno. 2023. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Unidade Universitária de Inhumas, Universidade Estadual de Goiás, Inhumas, GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Educação
Brasil
UEG
UEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Educação
Brasil
UEG
UEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093980609052672