Sobrescritos barrocos : a composição estética de documentos da Capitania de Goiás - século XVIII
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1024 |
Resumo: | A presente pesquisa aborda a composição estética dos livros de irmandades religiosas e dos documentos administrativos da capitania de Goiás no século XVIII, os quais possuem ornamentos caligráficos, iluminuras e ilustrações. A seleção das fontes delimitou três compromissos de irmandades do arraial de Cocal, região norte da capitania e um compromisso de Vila Boa, sede administrativa do governo. E, dos manuscritos oficiais, extraídos do Arquivo Ultramarino, há os mapas de rendimento concernentes ao período dos três primeiros capitães-gerais, após o desmembramento entre Goiás e São Paulo. A fundamentação a partir de categoria estética se justifica por entender estes escritos adornados como representações dos processos de tradução cultural de um projeto de civilização orquestrado pelo império português às circunstâncias do território, o Cerrado. A proposta dessa perspectiva histórico-cultural visa à exposição de aspectos do Antigo Regime e da escrita ocidental e das expressões barrocas compreendidas na materialidade dos textos e na sensibilidade dos contextos pertencentes à sociedade colonial goiana. O panorama historiográfico trata das relações de conflitos interétnicos, dos problemas na implantação das escolas régias, das práticas sociais e religiosas, por exemplo, a organização urbana dos povoados e da igreja católica. Neste trabalho, foram utilizados os instrumentos conceituais relativos ao barroco, de Walter Benjamin, sobre alegoria e imagem-escrita e, de Vilém Flusser, sobre a autenticidade em traduções culturais. Quanto ao aspecto sociológico, se destaca Gilberto Freyre com o orientalismo e o sadismo na formação brasileira; e Norbet Elias com o autocontrole nas sociedades de corte; e Sérgio Buarque com os tipos ideais. Todos estes autores corroboram para a estrutura hipotética da pesquisa sobre esta sociedade que primava pelas manifestações de pensamento imediato, valentia e medo em detrimento dos pensamentos abstratos, erudição e caligrafia. |
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Sobrescritos barrocos : a composição estética de documentos da Capitania de Goiás - século XVIIIHistória culturalGoiásIrmandadesCaligrafiaEstéticaBarrocoCultural historyGoiásBrotherhoodsCalligraphyAestheticsBaroqueCIENCIAS HUMANAS::HISTORIACIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAA presente pesquisa aborda a composição estética dos livros de irmandades religiosas e dos documentos administrativos da capitania de Goiás no século XVIII, os quais possuem ornamentos caligráficos, iluminuras e ilustrações. A seleção das fontes delimitou três compromissos de irmandades do arraial de Cocal, região norte da capitania e um compromisso de Vila Boa, sede administrativa do governo. E, dos manuscritos oficiais, extraídos do Arquivo Ultramarino, há os mapas de rendimento concernentes ao período dos três primeiros capitães-gerais, após o desmembramento entre Goiás e São Paulo. A fundamentação a partir de categoria estética se justifica por entender estes escritos adornados como representações dos processos de tradução cultural de um projeto de civilização orquestrado pelo império português às circunstâncias do território, o Cerrado. A proposta dessa perspectiva histórico-cultural visa à exposição de aspectos do Antigo Regime e da escrita ocidental e das expressões barrocas compreendidas na materialidade dos textos e na sensibilidade dos contextos pertencentes à sociedade colonial goiana. O panorama historiográfico trata das relações de conflitos interétnicos, dos problemas na implantação das escolas régias, das práticas sociais e religiosas, por exemplo, a organização urbana dos povoados e da igreja católica. Neste trabalho, foram utilizados os instrumentos conceituais relativos ao barroco, de Walter Benjamin, sobre alegoria e imagem-escrita e, de Vilém Flusser, sobre a autenticidade em traduções culturais. Quanto ao aspecto sociológico, se destaca Gilberto Freyre com o orientalismo e o sadismo na formação brasileira; e Norbet Elias com o autocontrole nas sociedades de corte; e Sérgio Buarque com os tipos ideais. Todos estes autores corroboram para a estrutura hipotética da pesquisa sobre esta sociedade que primava pelas manifestações de pensamento imediato, valentia e medo em detrimento dos pensamentos abstratos, erudição e caligrafia.This research approaches the aesthetic composition of books of religious brotherhoods and administrative documents produced in the captaincy of Goias in the eighteenth century, which have calligraphic ornaments, illuminations and illustrations. The sources selection delimited three commitments of brotherhoods of Arraial of Cocal, north region of the captaincy, and a commitment of Vila Boa, administrative seat of the government. From the official manuscripts, extracted from the Overseas Archive, there are yield maps concerning the period of the first three General Captains, after the detachment between Goiás and São Paulo. The theoretical foundation on the aesthetic category is justified by the fact that these writings are considered as representations of the processes of cultural translation of a project of civilization orchestrated by the Portuguese Empire to the circumstances of the territory, Cerrado. This historical-cultural perspective aims at exposing aspects of the Old Regime and Western writing, of baroque expressions included in the materiality of the texts, and the sensitivity of the contexts belonging to the colonial society of Goiás. The historiographical panorama deals with the relations of interethnic conflicts, problems in the implantation of regal schools, and social and religious practices, for example, the urban organization of the towns and the Catholic Church. In this research, we applied conceptual instruments related to Baroque, by Walter Benjamin, on allegory and image-writing, and, by Vilém Flusser, on authenticity in cultural translations. For the sociological aspect, we applied the concepts of Gilberto Freyre on orientalism and sadism in the Brazilian formation; of Norbet Elias on self- control in court societies; and of Sérgio Buarque on ideal types. These authors solidify the hypothetical structure of research on this society, which prevailed by manifestations of immediate thought, courage, and fear, to the detriment of abstract thoughts, erudition, and calligraphy.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do CerradoBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)Oliveira, Eliézer Cardoso deOliveira, Eliézer Cardoso deLemes , Fernando LoboSilva, Ademir Luiz daBernardes, Mariana de Sousa2022-04-04T12:25:22Z2017-08-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBERNARDES, Mariana de Sousa. Sobrescritos barrocos : a composição estética de documentos da Capitania de Goiás - século XVIII. 2017. 154 f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1024porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-04-04T12:25:22Zoai:tede2:tede/1024Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-04-04T12:25:22Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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