Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar em uma escola criativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arantes, Victor Hugo de Paiva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/949
Resumo: Este trabalho discute a prática pedagógica transdisciplinar na Educação Física Escolar cujo objetivo principal foi analisar as possíveis contribuições dos princípios da transdisciplinaridade para a prática pedagógica da Educação Física Escolar no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE-UFG). A pesquisa é de cunho documental, com análises do Projeto Político- Pedagógico, Planejamentos das aulas, e também pesquisa de campo, sendo que nesta última forma utilizados, como instrumentos de coleta de dados, a entrevista semiestruturada com os professores, gestão e coordenação e a observação estruturada do ambiente escolar e das aulas de Educação Física. Para tanto, esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso realizado no CEPAE-UFG, possuindo assim três fases: a exploratória, a de coleta de dados e a interpretação ou análise dos dados. As análises mostraram que a prática pedagógica dos professores possibilitam um ambiente com potencial em atitudes transdisciplinares, valorizando conhecimentos necessários para uma vida preocupada com questões emergentes da sociedade atual e que são condizentes com tais perspectivas, questionando e contextualizando suas especificidades no ambiente escolar pesquisado. Nesse caso, torna-se válida a capacidade de repensar tais práticas pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas nessa instituição, uma vez que esses resultados contribuem para um diálogo mais próximo entre os objetivos traçados no Projeto Político-Pedagógico e o contexto real dos alunos.
id UEG-2_2ae1d99c753a72c195ed59d464f17ba1
oai_identifier_str oai:tede2:tede/949
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar em uma escola criativaTransdisciplinaridadeEducação física escolarPrática pedagógica transdisciplinarCriatividadeTransdisciplinarityPhysical school educationTransdisciplinary pedagogical practiceCreativityCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste trabalho discute a prática pedagógica transdisciplinar na Educação Física Escolar cujo objetivo principal foi analisar as possíveis contribuições dos princípios da transdisciplinaridade para a prática pedagógica da Educação Física Escolar no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE-UFG). A pesquisa é de cunho documental, com análises do Projeto Político- Pedagógico, Planejamentos das aulas, e também pesquisa de campo, sendo que nesta última forma utilizados, como instrumentos de coleta de dados, a entrevista semiestruturada com os professores, gestão e coordenação e a observação estruturada do ambiente escolar e das aulas de Educação Física. Para tanto, esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso realizado no CEPAE-UFG, possuindo assim três fases: a exploratória, a de coleta de dados e a interpretação ou análise dos dados. As análises mostraram que a prática pedagógica dos professores possibilitam um ambiente com potencial em atitudes transdisciplinares, valorizando conhecimentos necessários para uma vida preocupada com questões emergentes da sociedade atual e que são condizentes com tais perspectivas, questionando e contextualizando suas especificidades no ambiente escolar pesquisado. Nesse caso, torna-se válida a capacidade de repensar tais práticas pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas nessa instituição, uma vez que esses resultados contribuem para um diálogo mais próximo entre os objetivos traçados no Projeto Político-Pedagógico e o contexto real dos alunos.This paper discusses the transdisciplinary pedagogical practice in Physical School Education. Its main objective is to analyze the contributions of the principles of transdisciplinarity to the pedagogical practice of Physical School Education in the Center for Teaching and Research Applied to Education (CEPAE-UFG). The research is documentary (Political Project Pedagogical, Classroom Planning and others) and field. Since the latter are being used as instruments of data collection the semi-structured interview for teachers, management and coordination, and structured observation of the school environment and Physical Education classes. For this, this research is characterized as a case study with the teachers of the CEPAE - UFG, being this a research that have three phases, the exploratory one, the one of data collection and the interpretation or analysis of the data. The analyzes show that the pedagogical practice of teachers enables an environment with potential in transdisciplinary attitudes, valuing the knowledge necessary for a life preoccupied with issues emerging from the current society. Which are consistent with such perspectives, questioning and contextualizing their specificities in the researched school environment. In this case, it becomes valid the capacity to rethink the pedagogical practices that have been developed in this institution, since these results contribute to a closer dialogue between the objectives outlined in the Political Pedagogical Project (CEPAE-UFG) and the real context of the students . The intention is in the direction to disseminate the results to the scientific community, which becomes of great relevance to the field of knowledge of Physical Education.Fundação de Apoio à pesquisa do Estado de Goiás - FAPEGUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Suanno, João HenriqueSuanno, João HenriquePinho, Maria José deSilva, Yara Fonseca Oliveira eArantes, Victor Hugo de Paiva2022-02-14T15:04:31Z2017-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARANTES, Victor Hugo de Paiva. Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar em uma escola criativa. 2017. 131 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/949porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-02-14T15:04:31Zoai:tede2:tede/949Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-02-14T15:04:31Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar em uma escola criativa
title Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar em uma escola criativa
spellingShingle Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar em uma escola criativa
Arantes, Victor Hugo de Paiva
Transdisciplinaridade
Educação física escolar
Prática pedagógica transdisciplinar
Criatividade
Transdisciplinarity
Physical school education
Transdisciplinary pedagogical practice
Creativity
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar em uma escola criativa
title_full Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar em uma escola criativa
title_fullStr Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar em uma escola criativa
title_full_unstemmed Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar em uma escola criativa
title_sort Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar em uma escola criativa
author Arantes, Victor Hugo de Paiva
author_facet Arantes, Victor Hugo de Paiva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Suanno, João Henrique
Suanno, João Henrique
Pinho, Maria José de
Silva, Yara Fonseca Oliveira e
dc.contributor.author.fl_str_mv Arantes, Victor Hugo de Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv Transdisciplinaridade
Educação física escolar
Prática pedagógica transdisciplinar
Criatividade
Transdisciplinarity
Physical school education
Transdisciplinary pedagogical practice
Creativity
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Transdisciplinaridade
Educação física escolar
Prática pedagógica transdisciplinar
Criatividade
Transdisciplinarity
Physical school education
Transdisciplinary pedagogical practice
Creativity
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho discute a prática pedagógica transdisciplinar na Educação Física Escolar cujo objetivo principal foi analisar as possíveis contribuições dos princípios da transdisciplinaridade para a prática pedagógica da Educação Física Escolar no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE-UFG). A pesquisa é de cunho documental, com análises do Projeto Político- Pedagógico, Planejamentos das aulas, e também pesquisa de campo, sendo que nesta última forma utilizados, como instrumentos de coleta de dados, a entrevista semiestruturada com os professores, gestão e coordenação e a observação estruturada do ambiente escolar e das aulas de Educação Física. Para tanto, esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso realizado no CEPAE-UFG, possuindo assim três fases: a exploratória, a de coleta de dados e a interpretação ou análise dos dados. As análises mostraram que a prática pedagógica dos professores possibilitam um ambiente com potencial em atitudes transdisciplinares, valorizando conhecimentos necessários para uma vida preocupada com questões emergentes da sociedade atual e que são condizentes com tais perspectivas, questionando e contextualizando suas especificidades no ambiente escolar pesquisado. Nesse caso, torna-se válida a capacidade de repensar tais práticas pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas nessa instituição, uma vez que esses resultados contribuem para um diálogo mais próximo entre os objetivos traçados no Projeto Político-Pedagógico e o contexto real dos alunos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-03
2022-02-14T15:04:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARANTES, Victor Hugo de Paiva. Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar em uma escola criativa. 2017. 131 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/949
identifier_str_mv ARANTES, Victor Hugo de Paiva. Prática pedagógica transdisciplinar na educação física escolar em uma escola criativa. 2017. 131 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1799944610076688384