O escolanovismo e a Escola Normal de Annapolis/GO na formação de normalistas (1931-1937)
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1194 |
Resumo: | Esta dissertação intitula-se “O escolanovismo e a Escola Normal de Annapolis/GO na formação de normalistas (1931-1937)”, cuja investigação fora direcionada pela seguinte questão: quais os aspectos da Escola Nova presentes no curso normal e na formação de professores no âmbito da Escola Normal de Annapolis/GO no período de 1931 a 1937? Tem por objetivo geral analisar os aspectos da Escola Nova presentes no curso normal e na formação de professores no âmbito da Escola Normal de Annapolis/GO no período de 1931 a 1937. Os objetivos específicos são compreender o reflexo do movimento da Escola Nova no ensino normal e na formação de professores normalistas no Brasil na década de 1930, enunciar os princípios escolanovistas influentes no ensino normal e na formação de professores primários em Goiás nos anos 1930 e analisar os aspectos da Escola Nova no ensino normal e na formação de normalistas no contexto da Escola Normal de Annapolis- GO entre 1931 e 1937. Metodologicamente, fundamentada na abordagem qualitativa, adotou-se a pesquisa e análise documental e a pesquisa bibliográfica, na perspectiva historiográfica da Nova História ou História Renova (BURKE, 1992). Os documentos históricos utilizados como fontes foram os livros atas de matrícula, os exames e as portarias, bem como o regulamento interno da Escola Normal anapolina, encontrados no Arquivo do extinto Colégio Auxilium de Anápolis/GO. Quanto ao aporte teórico, a investigação baseou-se principalmente em Abreu (1997; 2020), Abreu e Gonçalves Neto (2018), Borges (1975), Canezin e Loureiro (1994), Carvalho (1989), Nagle (2001), Nepomuceno (1994), Nepomuceno e Guimarães (2007), Saviani (2005; 2009; 2011), Silva (1975) e Tanuri (2000). Como resultados, aponta-se que entre 1920 a 1930, com o otimismo pedagógico, que pensou a reformulação pedagógica das escolas primárias e normais brasileiras mediante o escolanovismo (NAGLE, 2001), os cursos normais e a formação de normalistas foram elevados em seu caráter didático-pedagógico e nível profissional. Em Goiás entre as décadas de 1910 e 1920, a construção da mentalidade e consolidação dos princípios da Escola Nova na política educacional basearam-se no ensino ativo pela intuição, adequar a escola com as demandas da vida social na perspectiva do progresso social, cultural e econômico e foco do ensino centrado nas especificidades do desenvolvimento infantil, o aprender fazendo. Na década de 1930, manteve-se os mesmos princípios, contudo as ações direcionaram para a formação de professores normalistas para consolidar a transição da escola tradicional para a escola nova como via de superação o atraso e estagnação social local e, assim, colocar o estado na esteira do desenvolvimento da economia capitalista nacional. Outrossim no contexto anapolino entre 1931 a 1937, Escola Normal de Annapolis/GO foi criada dentro do processo de expansão das referidas instituições de formação docente em Goiás com vistas a elevação do contingente de normalistas para o melhoramento e a eficácia do ensino primário goiano. Nesse sentido, o educandário anapolino possuía marcas da influência escolanovista, enquanto movimento que teria se constituído como base para a renovação educacional almejado à época. |
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O escolanovismo e a Escola Normal de Annapolis/GO na formação de normalistas (1931-1937)The escolanovismo and the Escola Normal de Annapolis/GO in the training of normalistas (1931-1937)História da EducaçãoInstituições EscolaresEscola Normal de Annapolis/GOEscolanovismoFormação de normalistasHistory of EducationSchool InstitutionsNew SchoolNormal School formation.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta dissertação intitula-se “O escolanovismo e a Escola Normal de Annapolis/GO na formação de normalistas (1931-1937)”, cuja investigação fora direcionada pela seguinte questão: quais os aspectos da Escola Nova presentes no curso normal e na formação de professores no âmbito da Escola Normal de Annapolis/GO no período de 1931 a 1937? Tem por objetivo geral analisar os aspectos da Escola Nova presentes no curso normal e na formação de professores no âmbito da Escola Normal de Annapolis/GO no período de 1931 a 1937. Os objetivos específicos são compreender o reflexo do movimento da Escola Nova no ensino normal e na formação de professores normalistas no Brasil na década de 1930, enunciar os princípios escolanovistas influentes no ensino normal e na formação de professores primários em Goiás nos anos 1930 e analisar os aspectos da Escola Nova no ensino normal e na formação de normalistas no contexto da Escola Normal de Annapolis- GO entre 1931 e 1937. Metodologicamente, fundamentada na abordagem qualitativa, adotou-se a pesquisa e análise documental e a pesquisa bibliográfica, na perspectiva historiográfica da Nova História ou História Renova (BURKE, 1992). Os documentos históricos utilizados como fontes foram os livros atas de matrícula, os exames e as portarias, bem como o regulamento interno da Escola Normal anapolina, encontrados no Arquivo do extinto Colégio Auxilium de Anápolis/GO. Quanto ao aporte teórico, a investigação baseou-se principalmente em Abreu (1997; 2020), Abreu e Gonçalves Neto (2018), Borges (1975), Canezin e Loureiro (1994), Carvalho (1989), Nagle (2001), Nepomuceno (1994), Nepomuceno e Guimarães (2007), Saviani (2005; 2009; 2011), Silva (1975) e Tanuri (2000). Como resultados, aponta-se que entre 1920 a 1930, com o otimismo pedagógico, que pensou a reformulação pedagógica das escolas primárias e normais brasileiras mediante o escolanovismo (NAGLE, 2001), os cursos normais e a formação de normalistas foram elevados em seu caráter didático-pedagógico e nível profissional. Em Goiás entre as décadas de 1910 e 1920, a construção da mentalidade e consolidação dos princípios da Escola Nova na política educacional basearam-se no ensino ativo pela intuição, adequar a escola com as demandas da vida social na perspectiva do progresso social, cultural e econômico e foco do ensino centrado nas especificidades do desenvolvimento infantil, o aprender fazendo. Na década de 1930, manteve-se os mesmos princípios, contudo as ações direcionaram para a formação de professores normalistas para consolidar a transição da escola tradicional para a escola nova como via de superação o atraso e estagnação social local e, assim, colocar o estado na esteira do desenvolvimento da economia capitalista nacional. Outrossim no contexto anapolino entre 1931 a 1937, Escola Normal de Annapolis/GO foi criada dentro do processo de expansão das referidas instituições de formação docente em Goiás com vistas a elevação do contingente de normalistas para o melhoramento e a eficácia do ensino primário goiano. Nesse sentido, o educandário anapolino possuía marcas da influência escolanovista, enquanto movimento que teria se constituído como base para a renovação educacional almejado à época.This dissertation is entitled "The escolanovismo and the Escola Normal de Annapolis/GO in the training of normalistas (1931-1937)", whose investigation was directed by the following question: what are the aspects of the New School present in the normal course and teacher training within the Escola Normal de Annapolis/GO in the period from 1931 to 1937? Its overall objective is to analyze the aspects of the New School present in the normal course and teacher training within the Escola Normal de Annapolis/GO in the period from 1931 to 1937. The specific objectives are to understand the reflection of the New School movement in normal education and the training of normalista teachers in Brazil in the 1930s, to state the influential escolanovista principles in normal education and the training of primary teachers in Goiás in the 1930s, and to analyze the aspects of the New School in normal education and the training of normalistas in the context of the Escola Normal de Annapolis-GO between 1931 and 1937. Methodologically, based on a qualitative approach, documentary research and bibliographic research were adopted, from the historiographic perspective of the New History or Renova History (BURKE, 1992). The historical documents used as sources were the enrollment record books, exams, and ordinances, as well as the internal regulations of the Anápolis Normal School, found in the Archive of the now-defunct Auxilium College of Anápolis/GO. As for the theoretical contribution, the research was based mainly on Abreu (1997; 2020), Abreu and Gonçalves Neto (2018), Borges (1975), Canezin and Loureiro (1994), Carvalho (1989), Nagle (2001), Nepomuceno (1994), Nepomuceno and Guimarães (2007), Saviani (2005; 2009; 2011), Silva (1975), and Tanuri (2000). As a result, it is pointed out that between 1920 and 1930, with pedagogical optimism, which thought about the pedagogical reformulation of Brazilian primary and normal schools through escolanovismo (NAGLE, 2001), normal courses and the training of normalistas were raised in their didactic-pedagogical character and professional level. In Goiás between the 1910s and 1920s, the construction of mentality and consolidation of the principles of the New School in educational policy were based on active learning through intuition, adapting the school to the demands of social life from the perspective of social, cultural, and economic progress, and focusing on teaching centered on the specificities of child development, learning by doing. In the 1930s, the same principles were maintained, but the actions were directed towards the training of normalista teachers to consolidate the transition from traditional to new school as a way to overcome local backwardness and stagnation and thus place the state on the path of national capitalist economic development. In the Anápolis context between 1931 and 1937, the Escola Normal de Annapolis/GO was created within the process of expanding these teacher training institutions in Goiás with a view to increasing the number of normalistas for the improvement and effectiveness of primary education in Goiás. In this sense, the Anápolis educational institution had marks of escolanovista influence, as a movement that would have constituted the basis for the educational renewal aimed at the time.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Abreu, Sandra Elaine Aires dehttp://lattes.cnpq.br/0420453566921454Abreu, Sandra Elaine Aires dehttp://lattes.cnpq.br/0420453566921454Barros, Aparecida Maria AlmeidaCastro, Raimundo Márcio Mota deSantos, Tarsio Paula dos2023-05-08T17:31:25Z2023-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Tarsio Paula dos. O escolanovismo e a Escola Normal de Annapolis/GO na formação de normalistas (1931-1937). 2023.169f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de iências Socieoconômicas e Humanas , Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1194porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-05-08T17:31:25Zoai:tede2:tede/1194Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-05-08T17:31:25Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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