Repositórios de objetos de aprendizagem para o ensino de ciências e mediação por tecnologias da informação e comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/110 |
Resumo: | O presente trabalho representa o esforço em conciliar a área da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com a área de Ensino, em especial o Ensino de Ciências. A convergência entre as temáticas das TICs, Ensino de Ciências e os Repositórios de Objetos de Aprendizagem compõem o cenário dessa pesquisa. Partindo da perspectiva de uma pesquisa-ação propõe-se o desenvolvimento um Repositório de Objetos de Aprendizagem utilizando a plataforma DSpace, verificando a viabilidade de seu uso por professores da educação básica, bem como dos objetos de aprendizagem armazenados neles como instrumentos capazes de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. A partir de uma revisão da literatura, vislumbrou-se a necessidade de utilização das TICs na educação e foi possível perceber que os repositórios podem representar vantagens para que professores tenham acesso a conteúdo multimídia, objetos de aprendizagem e demais recursos educacionais contribuindo com suas práticas pedagógicas. A ideia do repositório desenvolvido é permitir que a comunidade interessada na produção e utilização desses objetos de aprendizagem possa colaborar na alimentação do repositório de forma que esse ambiente sirva para potencializar o ensino de Ciências e forneça mais uma alternativa para a inserção de TICs na educação escolar. O estudo aponta para a necessidade iminente de utilizar os objetos de aprendizagem, a demanda crescente por parte dos estudantes, a necessidade de formação continuada de professores, o interesse dos professores pelo uso de TICs na mediação pedagógica, a necessidade de investimentos em infraestrutura nas escolas e a oferta de repositórios para o armazenamento e gestão eficaz dos objetos de aprendizagem. |
id |
UEG-2_357d2b9958e93d2aa6ebbec717ef037c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2:tede/110 |
network_acronym_str |
UEG-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
Repositórios de objetos de aprendizagem para o ensino de ciências e mediação por tecnologias da informação e comunicaçãoLearning objects repositories for sciences teaching and information and communication technologies mediationDSpaceRepositório de Objetos de AprendizagemTICs na EducaçãoObjetos de AprendizagemEnsino de CiênciasScience TeachingDSpaceRepository of Learning ObjectsICT in EducationLearning ObjectsCIENCIAS EXATAS E DA TERRAO presente trabalho representa o esforço em conciliar a área da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com a área de Ensino, em especial o Ensino de Ciências. A convergência entre as temáticas das TICs, Ensino de Ciências e os Repositórios de Objetos de Aprendizagem compõem o cenário dessa pesquisa. Partindo da perspectiva de uma pesquisa-ação propõe-se o desenvolvimento um Repositório de Objetos de Aprendizagem utilizando a plataforma DSpace, verificando a viabilidade de seu uso por professores da educação básica, bem como dos objetos de aprendizagem armazenados neles como instrumentos capazes de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. A partir de uma revisão da literatura, vislumbrou-se a necessidade de utilização das TICs na educação e foi possível perceber que os repositórios podem representar vantagens para que professores tenham acesso a conteúdo multimídia, objetos de aprendizagem e demais recursos educacionais contribuindo com suas práticas pedagógicas. A ideia do repositório desenvolvido é permitir que a comunidade interessada na produção e utilização desses objetos de aprendizagem possa colaborar na alimentação do repositório de forma que esse ambiente sirva para potencializar o ensino de Ciências e forneça mais uma alternativa para a inserção de TICs na educação escolar. O estudo aponta para a necessidade iminente de utilizar os objetos de aprendizagem, a demanda crescente por parte dos estudantes, a necessidade de formação continuada de professores, o interesse dos professores pelo uso de TICs na mediação pedagógica, a necessidade de investimentos em infraestrutura nas escolas e a oferta de repositórios para o armazenamento e gestão eficaz dos objetos de aprendizagem.The present work represents the effort to reconcile the area of Information and Communication Technology (ICT) with the area of Education, especially Science Education. The convergence between the themes of ICTs, Science Teaching and Learning Objects Repositories compose the scenario of this research. From the perspective of an action research, it was proposed to develop a Repository of Learning Objects using the DSpace platform, verifying the viability of its use by primary education teachers, as well as the learning objects stored in them as tools capable of contributing to the teaching-learning process. From a literature review, the need to use ICTs in education was glimpsed and it was possible to perceive that the repositories can represent advantages for teachers to have access to multimedia content, learning objects and other educational resources contributing with their pedagogical practices. The idea behind the developed repository is to allow the community interested in the production and use of these learning objects to collaborate in the feeding of the repository so that this environment serves to enhance the teaching of science and provide another alternative for the insertion of ICT in school education. The study points to the imminent need to use learning objects, increasing student demand, the need for continuing teacher training, the interest of teachers in the use of ICTs in pedagogical mediation, the need for investments in infrastructure in schools and the provision of repositories for the effective storage and management of learning objects.Fundação de Apoio à pesquisa do Estado de Goiás - FAPEGUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Santos, José Divino doshttp://lattes.cnpq.br/2279900314020119Melo, Francisco Ramos dePaulo, Pedro OliveiraBraga, Juliana Vasconcelos2019-05-23T18:24:50Z2019-05-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRAGA, Juliana Vasconcelos. Repositórios de objetos de aprendizagem para o ensino de ciências e mediação por tecnologias da informação e comunicação. 2019.151f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2019.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/110porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2020-12-04T16:20:39Zoai:tede2:tede/110Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2020-12-04T16:20:39Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repositórios de objetos de aprendizagem para o ensino de ciências e mediação por tecnologias da informação e comunicação Learning objects repositories for sciences teaching and information and communication technologies mediation |
title |
Repositórios de objetos de aprendizagem para o ensino de ciências e mediação por tecnologias da informação e comunicação |
spellingShingle |
Repositórios de objetos de aprendizagem para o ensino de ciências e mediação por tecnologias da informação e comunicação Braga, Juliana Vasconcelos DSpace Repositório de Objetos de Aprendizagem TICs na Educação Objetos de Aprendizagem Ensino de Ciências Science Teaching DSpace Repository of Learning Objects ICT in Education Learning Objects CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
title_short |
Repositórios de objetos de aprendizagem para o ensino de ciências e mediação por tecnologias da informação e comunicação |
title_full |
Repositórios de objetos de aprendizagem para o ensino de ciências e mediação por tecnologias da informação e comunicação |
title_fullStr |
Repositórios de objetos de aprendizagem para o ensino de ciências e mediação por tecnologias da informação e comunicação |
title_full_unstemmed |
Repositórios de objetos de aprendizagem para o ensino de ciências e mediação por tecnologias da informação e comunicação |
title_sort |
Repositórios de objetos de aprendizagem para o ensino de ciências e mediação por tecnologias da informação e comunicação |
author |
Braga, Juliana Vasconcelos |
author_facet |
Braga, Juliana Vasconcelos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, José Divino dos http://lattes.cnpq.br/2279900314020119 Melo, Francisco Ramos de Paulo, Pedro Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Juliana Vasconcelos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
DSpace Repositório de Objetos de Aprendizagem TICs na Educação Objetos de Aprendizagem Ensino de Ciências Science Teaching DSpace Repository of Learning Objects ICT in Education Learning Objects CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
topic |
DSpace Repositório de Objetos de Aprendizagem TICs na Educação Objetos de Aprendizagem Ensino de Ciências Science Teaching DSpace Repository of Learning Objects ICT in Education Learning Objects CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
O presente trabalho representa o esforço em conciliar a área da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com a área de Ensino, em especial o Ensino de Ciências. A convergência entre as temáticas das TICs, Ensino de Ciências e os Repositórios de Objetos de Aprendizagem compõem o cenário dessa pesquisa. Partindo da perspectiva de uma pesquisa-ação propõe-se o desenvolvimento um Repositório de Objetos de Aprendizagem utilizando a plataforma DSpace, verificando a viabilidade de seu uso por professores da educação básica, bem como dos objetos de aprendizagem armazenados neles como instrumentos capazes de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. A partir de uma revisão da literatura, vislumbrou-se a necessidade de utilização das TICs na educação e foi possível perceber que os repositórios podem representar vantagens para que professores tenham acesso a conteúdo multimídia, objetos de aprendizagem e demais recursos educacionais contribuindo com suas práticas pedagógicas. A ideia do repositório desenvolvido é permitir que a comunidade interessada na produção e utilização desses objetos de aprendizagem possa colaborar na alimentação do repositório de forma que esse ambiente sirva para potencializar o ensino de Ciências e forneça mais uma alternativa para a inserção de TICs na educação escolar. O estudo aponta para a necessidade iminente de utilizar os objetos de aprendizagem, a demanda crescente por parte dos estudantes, a necessidade de formação continuada de professores, o interesse dos professores pelo uso de TICs na mediação pedagógica, a necessidade de investimentos em infraestrutura nas escolas e a oferta de repositórios para o armazenamento e gestão eficaz dos objetos de aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-23T18:24:50Z 2019-05-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRAGA, Juliana Vasconcelos. Repositórios de objetos de aprendizagem para o ensino de ciências e mediação por tecnologias da informação e comunicação. 2019.151f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2019. http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/110 |
identifier_str_mv |
BRAGA, Juliana Vasconcelos. Repositórios de objetos de aprendizagem para o ensino de ciências e mediação por tecnologias da informação e comunicação. 2019.151f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2019. |
url |
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
collection |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecaunucet@ueg.br|| |
_version_ |
1809093982425186304 |