Sentidos e significados das aprendizagens dos egressos da banda marcial do centro de ensino em período integral (CEPI) São Sebastião: uma análise possível à luz da epistemologia da complexidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1083 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar os sentidos e significados das aprendizagens de egressos da Banda Marcial CEPI São Sebastião, pautando-se a partir do olhar da Epistemologia da Complexidade, fundamentada em Edgar Morin e balizada pelos Operadores Cognitivos do Pensamento Complexo enquanto categorias de análise e do pensamento. Para podermos dialogar sobre a Complexidade, nosso olhar se voltou para a Banda Marcial CEPI São Sebastião, que tem como sede o Centro de Ensino em Período Integral São Sebastião, no município de São Luís de Montes Belos, estado de Goiás. Visamos nos debruçar sobre uma questão problema que nos inquieta: Quais os sentidos e significados das aprendizagens construídas pelos egressos da Banda Marcial do CEPI à luz dos Operadores Cognitivos do Pensamento Complexo? Lançando mão de uma pesquisa de campo, sustentada por um levantamento de dados documentais e empíricos, realizados presencialmente e por meio de plataformas digitais gratuitas, buscamos compreender os sentidos e significados das aprendizagens de egressos que integraram a banda marcial, desde o ano de sua criação em 1996 até o ano de 2019 e se tais construções de conhecimento se aproximam dos conceitos dos Operadores Cognitivos do Pensamento Complexo. Como resultado desta investigação percebemos que as aprendizagens construídas pelos egressos da banda não somente dialogam com a epistemologia que investigamos, mas também apresentam diversos aspectos que são paralelos e intrínsecos aos operadores analisados. Obtivemos a construção de 7 (sete) sentidos e significados que foi resultado da observação, análise e triangulação dos dados empíricos que também se ligam à Epistemologia da Complexidade. |
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Sentidos e significados das aprendizagens dos egressos da banda marcial do centro de ensino em período integral (CEPI) São Sebastião: uma análise possível à luz da epistemologia da complexidadeSentidos y significado del aprendizaje de los graduados de la banda marcial del centro de enseñanza de período integral (CEPI) São Sebastião : un posible análisis a la luz de la epistemología de la complejidadSentidos e significadosBanda marcialEpistemologia da complexidadeEnsino de bandaSentidos Y SignificadosBanda marcialEpistemologia de la complejidadEnsañanza de la BandaCIENCIAS HUMANASA presente pesquisa tem como objetivo principal analisar os sentidos e significados das aprendizagens de egressos da Banda Marcial CEPI São Sebastião, pautando-se a partir do olhar da Epistemologia da Complexidade, fundamentada em Edgar Morin e balizada pelos Operadores Cognitivos do Pensamento Complexo enquanto categorias de análise e do pensamento. Para podermos dialogar sobre a Complexidade, nosso olhar se voltou para a Banda Marcial CEPI São Sebastião, que tem como sede o Centro de Ensino em Período Integral São Sebastião, no município de São Luís de Montes Belos, estado de Goiás. Visamos nos debruçar sobre uma questão problema que nos inquieta: Quais os sentidos e significados das aprendizagens construídas pelos egressos da Banda Marcial do CEPI à luz dos Operadores Cognitivos do Pensamento Complexo? Lançando mão de uma pesquisa de campo, sustentada por um levantamento de dados documentais e empíricos, realizados presencialmente e por meio de plataformas digitais gratuitas, buscamos compreender os sentidos e significados das aprendizagens de egressos que integraram a banda marcial, desde o ano de sua criação em 1996 até o ano de 2019 e se tais construções de conhecimento se aproximam dos conceitos dos Operadores Cognitivos do Pensamento Complexo. Como resultado desta investigação percebemos que as aprendizagens construídas pelos egressos da banda não somente dialogam com a epistemologia que investigamos, mas também apresentam diversos aspectos que são paralelos e intrínsecos aos operadores analisados. Obtivemos a construção de 7 (sete) sentidos e significados que foi resultado da observação, análise e triangulação dos dados empíricos que também se ligam à Epistemologia da Complexidade.El objetivo principal de la presente investigación es analizar los sentidos y significados de los aprendizajes de los ex alumnos de la Banda Marcial del CEPI São Sebastião, a partir de la Epistemología de la Complejidad, fundada en Edgar Morin y orientada por los Operadores Cognitivos del Pensamiento Complejo como categorías de análisis y pensamiento. Para poder dialogar sobre la Complejidad, nuestra mirada se dirigió a la Banda Marcial del CEPI São Sebastião, que tiene su sede en el Centro de Educación Integral de Período de São Sebastião, en la ciudad de São Luís de Montes Belos, estado de Goiás. Nos propusimos abordar una pregunta problema que nos preocupa: ¿Cuáles son los sentidos y significados de las experiencias de aprendizaje construidas por los egresados de la Banda Marcial del CEPI a la luz de los Operadores Cognitivos del Pensamiento Complejo? Haciendo uso de una investigación de campo, apoyada en un relevamiento de datos documentales y empíricos, realizada en forma presencial y a través de plataformas digitales gratuitas, buscamos comprender los sentidos y significados de los aprendizajes de los egresados que integraron la banda marcial, desde el año de su creación en 1996 hasta el año 2019 y si tales construcciones de conocimiento se acercan a los conceptos de los Operadores Cognitivos del Pensamiento Complejo. Como resultado de esta investigación nos dimos cuenta de que los aprendizajes construidos por los egresados de la banda no sólo dialogan con la epistemología que investigamos, sino que también presentan varios aspectos que son paralelos e intrínsecos a los operadores analizados. Obtuvimos la construcción de 7 (siete) sentidos y significados que resultaron de la observación, análisis y triangulación de datos empíricos que también se conectan con la Epistemología de la Complejidad.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Suanno, João Henriquehttp://lattes.cnpq.br/0083918417985786Suanno, João HenriqueOliveira e Silva, Yara Fonseca deNogueira, Monique AndriesParejo, EnnySantos, Vinícius Fagundes dos2022-08-31T15:54:55Z2022-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFAGUNDES, Vinícius. Sentidos e significados das Aprendizagens dos egressos da banda Marcial do centro de ensino em período integral (CEPI) São Sebastião: uma análise possível à luz da epistemologia da Complexidade. 2022. 181 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Unidade Universitária de Anápolis - CSEH - Nelson de Abreu Júnior , Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1083porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-08-31T15:54:55Zoai:tede2:tede/1083Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-08-31T15:54:55Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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