Retrato falado : educação estética na construção da identidade social e cultural do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Marinês Juliana Carvalho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/871
Resumo: A presente dissertação de mestrado representa um estudo de caso cujo objetivo é investigar e refletir sobre o papel da educação estética na formação da identidade sociocultural do aluno, a partir da observação de suas interações com a arte. Dessa forma, este estudo de caráter interdisciplinar foi fundamentado teoricamente nas concepções de Lévy (1996), Santaella (2010), Ferraz e Fusari (2009), Vygotsky (2009), Soares (2011), Rojo (2012), Giddens (1991), Assis e Rodrigues (2010), Hauser (1995), Benjamin (1992), dentre outros autores os quais transitam entre as áreas implicadas. Este trabalho teve como objetos os documentos referenciais da escola (PPP, 2013 e PCN, 1997) e as produções dos sujeitos da pesquisa, alunos de uma escola municipal de Goiânia. Como instrumentos diagnósticos, foram aplicados questionários para coleta de dados e realizadas oficinas de apreciação estética, ao longo do ano de 2014, com o propósito pedagógico de construir com os alunos momentos de reconhecimento de valores estéticos provenientes da cultura artística em seu contexto contemporâneo, permeada por produções multiculturais. Com base nos resultados alcançados e na análise do material produzido, pudemos inferir que a educação estética é um fator essencial para a construção da identidade cultural e social do aluno, levando-o a expressar seu mundo interior, por meio de sua poética pessoal e a compreendê-lo melhor, no contexto da sua relação com a obra de arte e com os outros.
id UEG-2_63c72b833a8d5e065cab0f702d2b127f
oai_identifier_str oai:tede2:tede/871
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Retrato falado : educação estética na construção da identidade social e cultural do alunoEducação estéticaIdentidade socioculturalCiberculturaAesthetic educationSocio and culturalCibercultureCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente dissertação de mestrado representa um estudo de caso cujo objetivo é investigar e refletir sobre o papel da educação estética na formação da identidade sociocultural do aluno, a partir da observação de suas interações com a arte. Dessa forma, este estudo de caráter interdisciplinar foi fundamentado teoricamente nas concepções de Lévy (1996), Santaella (2010), Ferraz e Fusari (2009), Vygotsky (2009), Soares (2011), Rojo (2012), Giddens (1991), Assis e Rodrigues (2010), Hauser (1995), Benjamin (1992), dentre outros autores os quais transitam entre as áreas implicadas. Este trabalho teve como objetos os documentos referenciais da escola (PPP, 2013 e PCN, 1997) e as produções dos sujeitos da pesquisa, alunos de uma escola municipal de Goiânia. Como instrumentos diagnósticos, foram aplicados questionários para coleta de dados e realizadas oficinas de apreciação estética, ao longo do ano de 2014, com o propósito pedagógico de construir com os alunos momentos de reconhecimento de valores estéticos provenientes da cultura artística em seu contexto contemporâneo, permeada por produções multiculturais. Com base nos resultados alcançados e na análise do material produzido, pudemos inferir que a educação estética é um fator essencial para a construção da identidade cultural e social do aluno, levando-o a expressar seu mundo interior, por meio de sua poética pessoal e a compreendê-lo melhor, no contexto da sua relação com a obra de arte e com os outros.This master's thesis is a case study whose purpose is to investigate and think about the role of aesthetic education in the formation of socio-cultural identity of the student, by observing their interactions with art. By the way, this interdisciplinary study is theoretically grounded in conceptions of Lévy (1996), Santaella (2010), Ferraz and Fusari (2009), Vygotsky (2009), Soares (2011), Rojo (2012), Giddens (1991) , Assisi and Rodrigues (2010), Hauser (1995), Benjamin (1992), besides other authors who move between the areas concerned. Te objects of his work are the reference documents of the school (PPP, 2013 and PCN, 1997) and the productions of the research subjects, students of a public school in Goiânia. As diagnostic instruments for data collection we used questionnaires, which were applied to the kids. We’ve also performed aesthetic appreciation workshops, throughout the year 2014, with the pedagogical purpose of enabling students to recognize aesthetic values from the artistic culture in its contemporary context permeated by multicultural productions. Based on the achieved results and analysis of the material produced, we could infer that the aesthetic education is an essential factor for the construction of cultural and social identity of the students. Whith this aesthetic education they can express their inner world through their personal poetic view, to understand it better, in the context of their relationship with the artwork and their pairs.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Silva, Débora Cristina Santos eSilva, Débora Cristina Santos eLima, Daniela da Costa Brito PereiraGuimarães, Leda Maria de BarrosMartins, Marinês Juliana Carvalho2021-11-29T12:42:40Z2015-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARTINS, Marinês Juliana Carvalho. Retrato falado : educação estética na construção da identidade social e cultural do aluno. 2015. 181 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/871porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-11-29T12:42:40Zoai:tede2:tede/871Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-11-29T12:42:40Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Retrato falado : educação estética na construção da identidade social e cultural do aluno
title Retrato falado : educação estética na construção da identidade social e cultural do aluno
spellingShingle Retrato falado : educação estética na construção da identidade social e cultural do aluno
Martins, Marinês Juliana Carvalho
Educação estética
Identidade sociocultural
Cibercultura
Aesthetic education
Socio and cultural
Ciberculture
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Retrato falado : educação estética na construção da identidade social e cultural do aluno
title_full Retrato falado : educação estética na construção da identidade social e cultural do aluno
title_fullStr Retrato falado : educação estética na construção da identidade social e cultural do aluno
title_full_unstemmed Retrato falado : educação estética na construção da identidade social e cultural do aluno
title_sort Retrato falado : educação estética na construção da identidade social e cultural do aluno
author Martins, Marinês Juliana Carvalho
author_facet Martins, Marinês Juliana Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Débora Cristina Santos e
Silva, Débora Cristina Santos e
Lima, Daniela da Costa Brito Pereira
Guimarães, Leda Maria de Barros
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Marinês Juliana Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação estética
Identidade sociocultural
Cibercultura
Aesthetic education
Socio and cultural
Ciberculture
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação estética
Identidade sociocultural
Cibercultura
Aesthetic education
Socio and cultural
Ciberculture
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente dissertação de mestrado representa um estudo de caso cujo objetivo é investigar e refletir sobre o papel da educação estética na formação da identidade sociocultural do aluno, a partir da observação de suas interações com a arte. Dessa forma, este estudo de caráter interdisciplinar foi fundamentado teoricamente nas concepções de Lévy (1996), Santaella (2010), Ferraz e Fusari (2009), Vygotsky (2009), Soares (2011), Rojo (2012), Giddens (1991), Assis e Rodrigues (2010), Hauser (1995), Benjamin (1992), dentre outros autores os quais transitam entre as áreas implicadas. Este trabalho teve como objetos os documentos referenciais da escola (PPP, 2013 e PCN, 1997) e as produções dos sujeitos da pesquisa, alunos de uma escola municipal de Goiânia. Como instrumentos diagnósticos, foram aplicados questionários para coleta de dados e realizadas oficinas de apreciação estética, ao longo do ano de 2014, com o propósito pedagógico de construir com os alunos momentos de reconhecimento de valores estéticos provenientes da cultura artística em seu contexto contemporâneo, permeada por produções multiculturais. Com base nos resultados alcançados e na análise do material produzido, pudemos inferir que a educação estética é um fator essencial para a construção da identidade cultural e social do aluno, levando-o a expressar seu mundo interior, por meio de sua poética pessoal e a compreendê-lo melhor, no contexto da sua relação com a obra de arte e com os outros.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-16
2021-11-29T12:42:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Marinês Juliana Carvalho. Retrato falado : educação estética na construção da identidade social e cultural do aluno. 2015. 181 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Anápolis,GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/871
identifier_str_mv MARTINS, Marinês Juliana Carvalho. Retrato falado : educação estética na construção da identidade social e cultural do aluno. 2015. 181 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Anápolis,GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1799944609353170944