Percepções de professoras/es de línguas sobre o uso de livro didático na educação linguística crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Simone de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1260
Resumo: A proposta deste estudo é analisar percepções de professoras/es de línguas sobre o uso de livro didático na educação linguística crítica. O estudo justifica-se devido ao fato de o livro didático ainda configurar como o material mais utilizado em sala de aula de línguas da educação básica (SIQUEIRA, 2020) e, por compreender que as práticas sociais, contextos e identidades sociais dentro da escola também são mediadas pelos materiais didáticos (FERREIRA, 2020). As análises têm como embasamento central praxiologias de pesquisadoras/es do campo da Linguística Aplicada Crítica, que propõem, por exemplo, um ensino de línguas transgressivo, que traz para o centro das discussões questões que reverberam poder e privilégio (PENNYCOOK, 2001) e problematizam desigualdades sociais (PESSOA, 2021), visando uma educação linguística voltada para a promoção de justiça social. Também utilizo como referencial pesquisas desenvolvidas sobre livros didáticos de línguas (ROJO, 2013; FERREIRA, 2012, 2018, 2020; TÍLIO, 2017, 2020, dentre outras). Em relação aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que segue características da pesquisa-formação (SILVESTRE, 2017) de viés colaborativo e crítico, cuja investigação ocorre ao mesmo tempo que a formação. O material empírico foi gerado em um curso de extensão, direcionado para discussões sobre educação linguística crítica e, principalmente, para análise do uso e de aspectos de livros didáticos de línguas, adotados nas escolas de educação básica, em que as/os professoras/es participantes atuam. O curso foi realizado de forma remota, com o uso das plataformas Google Meet (atividades síncronas) e Google Classroom (atividades assíncronas). Na análise do material empírico, discorro sobre percepções das/os professoras/es sobre: ensino de línguas, ensino crítico de línguas, uso de livros didáticos em perspectiva crítica de educação linguística, características e possibilidades de uso dos livros adotados nas escolas etc. As análises acenam para uma expansão de perspectivas em relação a fatores envolvidos no ensino de línguas em perspectivas críticas, que podem possibilitar novos entendimentos e ressignificações acerca do uso ou não de livro didático nas aulas de línguas. São análises que reforçam a necessidade de uma formação crítica de professoras/es de línguas.
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As análises têm como embasamento central praxiologias de pesquisadoras/es do campo da Linguística Aplicada Crítica, que propõem, por exemplo, um ensino de línguas transgressivo, que traz para o centro das discussões questões que reverberam poder e privilégio (PENNYCOOK, 2001) e problematizam desigualdades sociais (PESSOA, 2021), visando uma educação linguística voltada para a promoção de justiça social. Também utilizo como referencial pesquisas desenvolvidas sobre livros didáticos de línguas (ROJO, 2013; FERREIRA, 2012, 2018, 2020; TÍLIO, 2017, 2020, dentre outras). Em relação aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que segue características da pesquisa-formação (SILVESTRE, 2017) de viés colaborativo e crítico, cuja investigação ocorre ao mesmo tempo que a formação. O material empírico foi gerado em um curso de extensão, direcionado para discussões sobre educação linguística crítica e, principalmente, para análise do uso e de aspectos de livros didáticos de línguas, adotados nas escolas de educação básica, em que as/os professoras/es participantes atuam. O curso foi realizado de forma remota, com o uso das plataformas Google Meet (atividades síncronas) e Google Classroom (atividades assíncronas). Na análise do material empírico, discorro sobre percepções das/os professoras/es sobre: ensino de línguas, ensino crítico de línguas, uso de livros didáticos em perspectiva crítica de educação linguística, características e possibilidades de uso dos livros adotados nas escolas etc. As análises acenam para uma expansão de perspectivas em relação a fatores envolvidos no ensino de línguas em perspectivas críticas, que podem possibilitar novos entendimentos e ressignificações acerca do uso ou não de livro didático nas aulas de línguas. São análises que reforçam a necessidade de uma formação crítica de professoras/es de línguas.The purpose of this study is to analyze language teachers' perceptions about the use of textbooks in critical linguistic education. The study is justified due to the fact that the textbook is still the most used material in basic education language classrooms (SIQUEIRA, 2020) and because it understands that social practices, contexts and social identities within the school also are mediated by teaching materials (FERREIRA, 2020). The analyzes are based on the praxiologies of researchers in the field of Critical Applied Linguistics, who propose, for example, a transgressive language teaching, which brings to the center of discussions issues that reverberate power and privilege (PENNYCOOK, 2001) and problematize social inequalities (PESSOA, 2021), aiming at a language education aimed at promoting social justice. I also use as a reference research developed on language textbooks (ROJO, 2013; FERREIRA, 2012, 2018, 2020; TÍLIO, 2017, 2020, among others). Regarding the methodological aspects, it is a qualitative research, which follows the characteristics of research-training (SILVESTRE, 2017) with a collaborative and critical bias, whose investigation takes place at the same time as the education. The empirical material was generated in an extension course, aimed at discussions about critical linguistic education and, mainly, at the analysis of the use and aspects of language textbooks, adopted in basic education schools, in which teachers participants act. The course was held remotely, using Google Meet (synchronous activities) and Google Classroom (asynchronous activities) platforms. In the analysis of the empirical material, I discuss the teachers' perceptions about: language teaching, critical language teaching, use of textbooks in a critical perspective of language education, characteristics and possibilities of use of books adopted in schools, etc. The analyzes point to an expansion of perspectives in relation to factors involved in language teaching in critical perspectives, which can enable new understandings and resignifications about the use or not of textbooks in language classes. These analyzes reinforce the need for a critical education of language teachers.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e InterculturalidadeBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)Lopes, Cristiane Rosahttps://orcid.org/0000-0002-2259-7608http://lattes.cnpq.br/5818321410864812Lopes, Cristiane Rosahttps://orcid.org/0000-0002-2259-7608http://lattes.cnpq.br/5818321410864812Borelli, Julma Dalva Vilarinho Pereirahttp://lattes.cnpq.br/9397964605699907Freitas, Carla Conti dehttps://orcid.org/0000-0002-7217-1664http://lattes.cnpq.br/5357556016311932Faria, Simone de2023-08-22T23:53:57Z2022-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFARIA, S. Percepções de professoras/es de línguas sobre o uso de livro didático na educação linguística crítica. 2022. 103 f. 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