História em quadrinhos como recurso didático na promoção da educação ambiental a partir da pedagogia histórico-crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/906 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo identificar as potencialidades das histórias em quadrinhos como recurso didático na promoção da Educação Ambiental, na primeira fase do ensino fundamental, tomando como referência a Teoria Sócio-Histórica proposta por Vygotsky e a Pedagogia Histórico-Crítica elaborada por Saviani e seus colaboradores. A pesquisa foi realizada a luz da metodologia de Pesquisa Qualitativa, que subsidiou a elaboração e a proposição de uma história em quadrinhos e uma sequência didática com intuito de constituir instrumento didático aos professores na tarefa de trabalhar a temática ambiental. Os resultados apontam que as histórias em quadrinhos são recursos didáticos bastante pertinentes na promoção do ensino crítico da Educação Ambiental promovendo a ampliação dos conhecimentos dos estudantes e consequentemente uma nova compreensão da prática social. Palavra-Chave: Educação Ambiental, História em quadrinhos, Pedagogia Histórico-Crítica, Teoria Sócio-Histórica Resumo em língua estrangeira: This study aims to identify the potential of comic books as a didactic resource in the promotion of Environmental Education in the first phase of Elementary School, taking as reference the Socio-Historical Theory proposed by Vygotsky and the Historical-Critical Pedagogy elaborated by Saviani and his collaborators. A research was carried out in the light of the Qualitative Research methodology that supported the elaboration and proposition of a comic book and a didactic sequence in order to constitute a didactic instrument for teachers in the task of working on the environmental theme. The results show that comic books are very relevant teaching resources in promoting critical teaching of Environmental Education promoting the expansion of students' knowledge and, consequently, a new understanding of social practice. |
id |
UEG-2_6bb5c6c9ef026a51dac318ecb83e3519 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2:tede/906 |
network_acronym_str |
UEG-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
História em quadrinhos como recurso didático na promoção da educação ambiental a partir da pedagogia histórico-críticaHistory in comics as a teaching resource in promoting environmental education from the historical-critical pedagogyEducação AmbientalHistória em quadrinhosPedagogia Histórico-CríticaTeoria Sócio-HistóricaEnvironmental EducationComicsHistorical-Critical PedagogySocio-Historical TheoryCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOOUTROS::CIENCIASO presente estudo tem por objetivo identificar as potencialidades das histórias em quadrinhos como recurso didático na promoção da Educação Ambiental, na primeira fase do ensino fundamental, tomando como referência a Teoria Sócio-Histórica proposta por Vygotsky e a Pedagogia Histórico-Crítica elaborada por Saviani e seus colaboradores. A pesquisa foi realizada a luz da metodologia de Pesquisa Qualitativa, que subsidiou a elaboração e a proposição de uma história em quadrinhos e uma sequência didática com intuito de constituir instrumento didático aos professores na tarefa de trabalhar a temática ambiental. Os resultados apontam que as histórias em quadrinhos são recursos didáticos bastante pertinentes na promoção do ensino crítico da Educação Ambiental promovendo a ampliação dos conhecimentos dos estudantes e consequentemente uma nova compreensão da prática social. Palavra-Chave: Educação Ambiental, História em quadrinhos, Pedagogia Histórico-Crítica, Teoria Sócio-Histórica Resumo em língua estrangeira: This study aims to identify the potential of comic books as a didactic resource in the promotion of Environmental Education in the first phase of Elementary School, taking as reference the Socio-Historical Theory proposed by Vygotsky and the Historical-Critical Pedagogy elaborated by Saviani and his collaborators. A research was carried out in the light of the Qualitative Research methodology that supported the elaboration and proposition of a comic book and a didactic sequence in order to constitute a didactic instrument for teachers in the task of working on the environmental theme. The results show that comic books are very relevant teaching resources in promoting critical teaching of Environmental Education promoting the expansion of students' knowledge and, consequently, a new understanding of social practice.This study aims to identify the potential of comic books as a didactic resource in the promotion of Environmental Education in the first phase of Elementary School, taking as reference the Socio-Historical Theory proposed by Vygotsky and the Historical-Critical Pedagogy elaborated by Saviani and his collaborators. A research was carried out in the light of the Qualitative Research methodology that supported the elaboration and proposition of a comic book and a didactic sequence in order to constitute a didactic instrument for teachers in the task of working on the environmental theme. The results show that comic books are very relevant teaching resources in promoting critical teaching of Environmental Education promoting the expansion of students' knowledge and, consequently, a new understanding of social practice.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Porto, Marcelo Duartehttp://lattes.cnpq.br/0952917016124917Sgarbi, Antônio DonizettiMedeiros, Wilton de AráujoPalmeira, Rosana Ribeiro Oliveira2022-01-21T15:20:45Z2021-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPALMEIRA, R. R. O. História em quadrinhos como recurso didático na promoção da educação ambiental a partir da pedagogia histórico-crítica. 2021. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/906porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-01-21T15:20:45Zoai:tede2:tede/906Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-01-21T15:20:45Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História em quadrinhos como recurso didático na promoção da educação ambiental a partir da pedagogia histórico-crítica History in comics as a teaching resource in promoting environmental education from the historical-critical pedagogy |
title |
História em quadrinhos como recurso didático na promoção da educação ambiental a partir da pedagogia histórico-crítica |
spellingShingle |
História em quadrinhos como recurso didático na promoção da educação ambiental a partir da pedagogia histórico-crítica Palmeira, Rosana Ribeiro Oliveira Educação Ambiental História em quadrinhos Pedagogia Histórico-Crítica Teoria Sócio-Histórica Environmental Education Comics Historical-Critical Pedagogy Socio-Historical Theory CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO OUTROS::CIENCIAS |
title_short |
História em quadrinhos como recurso didático na promoção da educação ambiental a partir da pedagogia histórico-crítica |
title_full |
História em quadrinhos como recurso didático na promoção da educação ambiental a partir da pedagogia histórico-crítica |
title_fullStr |
História em quadrinhos como recurso didático na promoção da educação ambiental a partir da pedagogia histórico-crítica |
title_full_unstemmed |
História em quadrinhos como recurso didático na promoção da educação ambiental a partir da pedagogia histórico-crítica |
title_sort |
História em quadrinhos como recurso didático na promoção da educação ambiental a partir da pedagogia histórico-crítica |
author |
Palmeira, Rosana Ribeiro Oliveira |
author_facet |
Palmeira, Rosana Ribeiro Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Porto, Marcelo Duarte http://lattes.cnpq.br/0952917016124917 Sgarbi, Antônio Donizetti Medeiros, Wilton de Aráujo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palmeira, Rosana Ribeiro Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental História em quadrinhos Pedagogia Histórico-Crítica Teoria Sócio-Histórica Environmental Education Comics Historical-Critical Pedagogy Socio-Historical Theory CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO OUTROS::CIENCIAS |
topic |
Educação Ambiental História em quadrinhos Pedagogia Histórico-Crítica Teoria Sócio-Histórica Environmental Education Comics Historical-Critical Pedagogy Socio-Historical Theory CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO OUTROS::CIENCIAS |
description |
O presente estudo tem por objetivo identificar as potencialidades das histórias em quadrinhos como recurso didático na promoção da Educação Ambiental, na primeira fase do ensino fundamental, tomando como referência a Teoria Sócio-Histórica proposta por Vygotsky e a Pedagogia Histórico-Crítica elaborada por Saviani e seus colaboradores. A pesquisa foi realizada a luz da metodologia de Pesquisa Qualitativa, que subsidiou a elaboração e a proposição de uma história em quadrinhos e uma sequência didática com intuito de constituir instrumento didático aos professores na tarefa de trabalhar a temática ambiental. Os resultados apontam que as histórias em quadrinhos são recursos didáticos bastante pertinentes na promoção do ensino crítico da Educação Ambiental promovendo a ampliação dos conhecimentos dos estudantes e consequentemente uma nova compreensão da prática social. Palavra-Chave: Educação Ambiental, História em quadrinhos, Pedagogia Histórico-Crítica, Teoria Sócio-Histórica Resumo em língua estrangeira: This study aims to identify the potential of comic books as a didactic resource in the promotion of Environmental Education in the first phase of Elementary School, taking as reference the Socio-Historical Theory proposed by Vygotsky and the Historical-Critical Pedagogy elaborated by Saviani and his collaborators. A research was carried out in the light of the Qualitative Research methodology that supported the elaboration and proposition of a comic book and a didactic sequence in order to constitute a didactic instrument for teachers in the task of working on the environmental theme. The results show that comic books are very relevant teaching resources in promoting critical teaching of Environmental Education promoting the expansion of students' knowledge and, consequently, a new understanding of social practice. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-31 2022-01-21T15:20:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PALMEIRA, R. R. O. História em quadrinhos como recurso didático na promoção da educação ambiental a partir da pedagogia histórico-crítica. 2021. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO. http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/906 |
identifier_str_mv |
PALMEIRA, R. R. O. História em quadrinhos como recurso didático na promoção da educação ambiental a partir da pedagogia histórico-crítica. 2021. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO. |
url |
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
collection |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecaunucet@ueg.br|| |
_version_ |
1809093991743881216 |