Somos todos anapolinos. Contribuições da educação pública para a integração nos distritos de Anápolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Carlos André de Abreu
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1558
Resumo: Esta pesquisa analisa como o serviço de educação pública contribui para integração dos distritos de Souzânia e Interlândia ao município de Anápolis (GO). Discussões conceituais sobre lugar, espaço, poder e território são iniciadas para entendimento do surgimento dos municípios no Brasil. Logo, o município de Anápolis é tratado historicamente, com destaque para suas divisões intramunicipais e o processo de urbanização, estes dois distritos indicados agregam características próprias evidenciadas no texto. Em paralelo, são apresentadas legislações e feitos que recontam como o serviço público de educação se tornou parte da urbanização local, integrando pessoas e lugares. Diariamente as instituições escolares existentes nestes distritos vivenciam uma dinâmica diferenciada, com o serviço de transporte escolar atendendo muitos estudantes residentes em áreas rurais circunvizinhas e, somado a isto, estruturas físicas defasadas. Por fim, fica demonstrado o valor da educação para o bem público e comunitário e que o esforço para a sua valorização deve ser considerado como prioridade.
id UEG-2_6c908888befab1ef2effd633bdaec653
oai_identifier_str oai:tede2:tede/1558
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Somos todos anapolinos. Contribuições da educação pública para a integração nos distritos de AnápolisWe are all anapolinos. Contributions of public education to integration in the districts of AnápolisTerritório Intramunicipal - Anápolis.Educação Pública - AnápolisDistrito - Educação Pública - AnápolisIntramunicipal Territory - AnnapolisPublic education - AnnapolisDistrict - Public education - AnnapolisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAEsta pesquisa analisa como o serviço de educação pública contribui para integração dos distritos de Souzânia e Interlândia ao município de Anápolis (GO). Discussões conceituais sobre lugar, espaço, poder e território são iniciadas para entendimento do surgimento dos municípios no Brasil. Logo, o município de Anápolis é tratado historicamente, com destaque para suas divisões intramunicipais e o processo de urbanização, estes dois distritos indicados agregam características próprias evidenciadas no texto. Em paralelo, são apresentadas legislações e feitos que recontam como o serviço público de educação se tornou parte da urbanização local, integrando pessoas e lugares. Diariamente as instituições escolares existentes nestes distritos vivenciam uma dinâmica diferenciada, com o serviço de transporte escolar atendendo muitos estudantes residentes em áreas rurais circunvizinhas e, somado a isto, estruturas físicas defasadas. Por fim, fica demonstrado o valor da educação para o bem público e comunitário e que o esforço para a sua valorização deve ser considerado como prioridade.This research analyzes how the public education service contributes to the integration of the districts of Souzânia and Interlândia into the municipality of Anápolis (GO). Conceptual discussions about a place, space, power, and territory are initiated to understand the emergence of municipalities in Brazil. Therefore, the city of Anápolis is treated historically, with emphasis on its intra-municipal divisions and the urbanization process, these two indicated districts add their characteristics evidenced in the text. In parallel, legislation and facts have been presented that recount how the public education service has become part of local urbanization, integrating people and places. Regularly, the existing school institutions in these districts experience a different dynamic, with the school transport service serving many students living in surrounding rural areas and, in addition to this, outdated physical structures. Finally, it is demonstrated the value of education for the public and community good and that the effort for its valorization must be considered a priority.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do CerradoBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)Luz, Janes Socorro daLuz, Janes Socorro daValva, Milena DayalaAbreu, Sandra Elaine AiresAlves, Carlos André de Abreu2024-08-12T13:57:11Z2022-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, Carlos André de Abreu. Somos todos anapolinos. Contribuições da educação pública para a integração nos distritos de Anápolis. 2022. 105f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)) - Universidade Estadual de Goiás,Unidade Universitária Anápolis de Ciências Scioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1558porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-08-12T13:57:11Zoai:tede2:tede/1558Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-08-12T13:57:11Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Somos todos anapolinos. Contribuições da educação pública para a integração nos distritos de Anápolis
We are all anapolinos. Contributions of public education to integration in the districts of Anápolis
title Somos todos anapolinos. Contribuições da educação pública para a integração nos distritos de Anápolis
spellingShingle Somos todos anapolinos. Contribuições da educação pública para a integração nos distritos de Anápolis
Alves, Carlos André de Abreu
Território Intramunicipal - Anápolis.
Educação Pública - Anápolis
Distrito - Educação Pública - Anápolis
Intramunicipal Territory - Annapolis
Public education - Annapolis
District - Public education - Annapolis
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
title_short Somos todos anapolinos. Contribuições da educação pública para a integração nos distritos de Anápolis
title_full Somos todos anapolinos. Contribuições da educação pública para a integração nos distritos de Anápolis
title_fullStr Somos todos anapolinos. Contribuições da educação pública para a integração nos distritos de Anápolis
title_full_unstemmed Somos todos anapolinos. Contribuições da educação pública para a integração nos distritos de Anápolis
title_sort Somos todos anapolinos. Contribuições da educação pública para a integração nos distritos de Anápolis
author Alves, Carlos André de Abreu
author_facet Alves, Carlos André de Abreu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luz, Janes Socorro da
Luz, Janes Socorro da
Valva, Milena Dayala
Abreu, Sandra Elaine Aires
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Carlos André de Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Território Intramunicipal - Anápolis.
Educação Pública - Anápolis
Distrito - Educação Pública - Anápolis
Intramunicipal Territory - Annapolis
Public education - Annapolis
District - Public education - Annapolis
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
topic Território Intramunicipal - Anápolis.
Educação Pública - Anápolis
Distrito - Educação Pública - Anápolis
Intramunicipal Territory - Annapolis
Public education - Annapolis
District - Public education - Annapolis
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
description Esta pesquisa analisa como o serviço de educação pública contribui para integração dos distritos de Souzânia e Interlândia ao município de Anápolis (GO). Discussões conceituais sobre lugar, espaço, poder e território são iniciadas para entendimento do surgimento dos municípios no Brasil. Logo, o município de Anápolis é tratado historicamente, com destaque para suas divisões intramunicipais e o processo de urbanização, estes dois distritos indicados agregam características próprias evidenciadas no texto. Em paralelo, são apresentadas legislações e feitos que recontam como o serviço público de educação se tornou parte da urbanização local, integrando pessoas e lugares. Diariamente as instituições escolares existentes nestes distritos vivenciam uma dinâmica diferenciada, com o serviço de transporte escolar atendendo muitos estudantes residentes em áreas rurais circunvizinhas e, somado a isto, estruturas físicas defasadas. Por fim, fica demonstrado o valor da educação para o bem público e comunitário e que o esforço para a sua valorização deve ser considerado como prioridade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-10
2024-08-12T13:57:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Carlos André de Abreu. Somos todos anapolinos. Contribuições da educação pública para a integração nos distritos de Anápolis. 2022. 105f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)) - Universidade Estadual de Goiás,Unidade Universitária Anápolis de Ciências Scioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1558
identifier_str_mv ALVES, Carlos André de Abreu. Somos todos anapolinos. Contribuições da educação pública para a integração nos distritos de Anápolis. 2022. 105f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)) - Universidade Estadual de Goiás,Unidade Universitária Anápolis de Ciências Scioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093980785213440