Somos todos anapolinos. Contribuições da educação pública para a integração nos distritos de Anápolis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1558 |
Resumo: | Esta pesquisa analisa como o serviço de educação pública contribui para integração dos distritos de Souzânia e Interlândia ao município de Anápolis (GO). Discussões conceituais sobre lugar, espaço, poder e território são iniciadas para entendimento do surgimento dos municípios no Brasil. Logo, o município de Anápolis é tratado historicamente, com destaque para suas divisões intramunicipais e o processo de urbanização, estes dois distritos indicados agregam características próprias evidenciadas no texto. Em paralelo, são apresentadas legislações e feitos que recontam como o serviço público de educação se tornou parte da urbanização local, integrando pessoas e lugares. Diariamente as instituições escolares existentes nestes distritos vivenciam uma dinâmica diferenciada, com o serviço de transporte escolar atendendo muitos estudantes residentes em áreas rurais circunvizinhas e, somado a isto, estruturas físicas defasadas. Por fim, fica demonstrado o valor da educação para o bem público e comunitário e que o esforço para a sua valorização deve ser considerado como prioridade. |
id |
UEG-2_6c908888befab1ef2effd633bdaec653 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2:tede/1558 |
network_acronym_str |
UEG-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
Somos todos anapolinos. Contribuições da educação pública para a integração nos distritos de AnápolisWe are all anapolinos. Contributions of public education to integration in the districts of AnápolisTerritório Intramunicipal - Anápolis.Educação Pública - AnápolisDistrito - Educação Pública - AnápolisIntramunicipal Territory - AnnapolisPublic education - AnnapolisDistrict - Public education - AnnapolisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAEsta pesquisa analisa como o serviço de educação pública contribui para integração dos distritos de Souzânia e Interlândia ao município de Anápolis (GO). Discussões conceituais sobre lugar, espaço, poder e território são iniciadas para entendimento do surgimento dos municípios no Brasil. Logo, o município de Anápolis é tratado historicamente, com destaque para suas divisões intramunicipais e o processo de urbanização, estes dois distritos indicados agregam características próprias evidenciadas no texto. Em paralelo, são apresentadas legislações e feitos que recontam como o serviço público de educação se tornou parte da urbanização local, integrando pessoas e lugares. Diariamente as instituições escolares existentes nestes distritos vivenciam uma dinâmica diferenciada, com o serviço de transporte escolar atendendo muitos estudantes residentes em áreas rurais circunvizinhas e, somado a isto, estruturas físicas defasadas. Por fim, fica demonstrado o valor da educação para o bem público e comunitário e que o esforço para a sua valorização deve ser considerado como prioridade.This research analyzes how the public education service contributes to the integration of the districts of Souzânia and Interlândia into the municipality of Anápolis (GO). Conceptual discussions about a place, space, power, and territory are initiated to understand the emergence of municipalities in Brazil. Therefore, the city of Anápolis is treated historically, with emphasis on its intra-municipal divisions and the urbanization process, these two indicated districts add their characteristics evidenced in the text. In parallel, legislation and facts have been presented that recount how the public education service has become part of local urbanization, integrating people and places. Regularly, the existing school institutions in these districts experience a different dynamic, with the school transport service serving many students living in surrounding rural areas and, in addition to this, outdated physical structures. Finally, it is demonstrated the value of education for the public and community good and that the effort for its valorization must be considered a priority.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do CerradoBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)Luz, Janes Socorro daLuz, Janes Socorro daValva, Milena DayalaAbreu, Sandra Elaine AiresAlves, Carlos André de Abreu2024-08-12T13:57:11Z2022-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, Carlos André de Abreu. Somos todos anapolinos. Contribuições da educação pública para a integração nos distritos de Anápolis. 2022. 105f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)) - Universidade Estadual de Goiás,Unidade Universitária Anápolis de Ciências Scioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1558porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-08-12T13:57:11Zoai:tede2:tede/1558Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-08-12T13:57:11Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Somos todos anapolinos. Contribuições da educação pública para a integração nos distritos de Anápolis We are all anapolinos. Contributions of public education to integration in the districts of Anápolis |
title |
Somos todos anapolinos. Contribuições da educação pública para a integração nos distritos de Anápolis |
spellingShingle |
Somos todos anapolinos. Contribuições da educação pública para a integração nos distritos de Anápolis Alves, Carlos André de Abreu Território Intramunicipal - Anápolis. Educação Pública - Anápolis Distrito - Educação Pública - Anápolis Intramunicipal Territory - Annapolis Public education - Annapolis District - Public education - Annapolis CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
title_short |
Somos todos anapolinos. Contribuições da educação pública para a integração nos distritos de Anápolis |
title_full |
Somos todos anapolinos. Contribuições da educação pública para a integração nos distritos de Anápolis |
title_fullStr |
Somos todos anapolinos. Contribuições da educação pública para a integração nos distritos de Anápolis |
title_full_unstemmed |
Somos todos anapolinos. Contribuições da educação pública para a integração nos distritos de Anápolis |
title_sort |
Somos todos anapolinos. Contribuições da educação pública para a integração nos distritos de Anápolis |
author |
Alves, Carlos André de Abreu |
author_facet |
Alves, Carlos André de Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Luz, Janes Socorro da Luz, Janes Socorro da Valva, Milena Dayala Abreu, Sandra Elaine Aires |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Carlos André de Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Território Intramunicipal - Anápolis. Educação Pública - Anápolis Distrito - Educação Pública - Anápolis Intramunicipal Territory - Annapolis Public education - Annapolis District - Public education - Annapolis CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
topic |
Território Intramunicipal - Anápolis. Educação Pública - Anápolis Distrito - Educação Pública - Anápolis Intramunicipal Territory - Annapolis Public education - Annapolis District - Public education - Annapolis CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
description |
Esta pesquisa analisa como o serviço de educação pública contribui para integração dos distritos de Souzânia e Interlândia ao município de Anápolis (GO). Discussões conceituais sobre lugar, espaço, poder e território são iniciadas para entendimento do surgimento dos municípios no Brasil. Logo, o município de Anápolis é tratado historicamente, com destaque para suas divisões intramunicipais e o processo de urbanização, estes dois distritos indicados agregam características próprias evidenciadas no texto. Em paralelo, são apresentadas legislações e feitos que recontam como o serviço público de educação se tornou parte da urbanização local, integrando pessoas e lugares. Diariamente as instituições escolares existentes nestes distritos vivenciam uma dinâmica diferenciada, com o serviço de transporte escolar atendendo muitos estudantes residentes em áreas rurais circunvizinhas e, somado a isto, estruturas físicas defasadas. Por fim, fica demonstrado o valor da educação para o bem público e comunitário e que o esforço para a sua valorização deve ser considerado como prioridade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-10 2024-08-12T13:57:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVES, Carlos André de Abreu. Somos todos anapolinos. Contribuições da educação pública para a integração nos distritos de Anápolis. 2022. 105f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)) - Universidade Estadual de Goiás,Unidade Universitária Anápolis de Ciências Scioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO. http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1558 |
identifier_str_mv |
ALVES, Carlos André de Abreu. Somos todos anapolinos. Contribuições da educação pública para a integração nos distritos de Anápolis. 2022. 105f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)) - Universidade Estadual de Goiás,Unidade Universitária Anápolis de Ciências Scioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO. |
url |
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado Brasil UEG Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado Brasil UEG Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
collection |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecaunucet@ueg.br|| |
_version_ |
1809093980785213440 |