Império de Nossa Senhora D’Abadia : representações estéticas e devocionais de um Patrimônio Cultural Kalunga
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1173 |
Resumo: | As festas são expressões culturais que evidenciam as identidades locais e, pelas quais, diferentes grupos, anualmente, rememoram e celebram suas tradições, atribuindo-lhes sentidos e significados. Neste relatório, enfatizaremos uma das principais manifestações religiosas da comunidade Kalunga, comunidade quilombola localizada na região nordeste do Estado de Goiás, em território abrangente aos municípios de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás, o Império de Nossa Senhora D’Abadia, realizada durante a Romaria do Vão de Almas. Para a comunidade, a religiosidade local e suas manifestações constituem elementos identitários representativos de seu patrimônio cultural. O reconhecimento e a valorização dessas práticas implicam na preservação de uma tradição guardada na memória dos praticantes, que, por sua vez, podem ser caracterizados como bem cultural de natureza imaterial. Catalogar e analisar os indícios materiais e orais da memória acumulada em torno da referida festa propiciam maiores condições possíveis de preservá-la. Desse modo, os desdobramentos desta pesquisa têm por objetivo rememorar trajetórias que fundamentem o reconhecimento do Império de Nossa Senhora D’Abadia enquanto bem cultural imaterial. Para tanto, o estudo está embasado na metodologia da história oral, priorizando as narrativas e relatos de vivência de anciãos, visando utilizar a memória como fonte para a interpretação do processo histórico de construção das manifestações. No que tange à parte propositiva desta pesquisa, popularmente conhecida como “produto” cultural, almeja-se o desenvolvimento de ações educativas voltadas ao conhecimento, apropriação e valorização do patrimônio cultural, memória e identidade, com a elaboração de material educativo, em formato de Caderno de apoio, a ser disponibilizado em formato digital ou impresso e direcionado aos discentes e docentes da comunidade escolar do Ensino Básico, sobretudo a segunda fase do Ensino Fundamental. |
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Império de Nossa Senhora D’Abadia : representações estéticas e devocionais de um Patrimônio Cultural KalungaEmpire of Nossa Senhora D’Abadia : aesthetic and devotional representations of a cultural heritage of the kalunga communityPatrimônio imaterialReligiosidade popularFestaComunidade KalungaImmaterial heritagePopular religiosityPartyKalunga communityHISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASILAs festas são expressões culturais que evidenciam as identidades locais e, pelas quais, diferentes grupos, anualmente, rememoram e celebram suas tradições, atribuindo-lhes sentidos e significados. Neste relatório, enfatizaremos uma das principais manifestações religiosas da comunidade Kalunga, comunidade quilombola localizada na região nordeste do Estado de Goiás, em território abrangente aos municípios de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás, o Império de Nossa Senhora D’Abadia, realizada durante a Romaria do Vão de Almas. Para a comunidade, a religiosidade local e suas manifestações constituem elementos identitários representativos de seu patrimônio cultural. O reconhecimento e a valorização dessas práticas implicam na preservação de uma tradição guardada na memória dos praticantes, que, por sua vez, podem ser caracterizados como bem cultural de natureza imaterial. Catalogar e analisar os indícios materiais e orais da memória acumulada em torno da referida festa propiciam maiores condições possíveis de preservá-la. Desse modo, os desdobramentos desta pesquisa têm por objetivo rememorar trajetórias que fundamentem o reconhecimento do Império de Nossa Senhora D’Abadia enquanto bem cultural imaterial. Para tanto, o estudo está embasado na metodologia da história oral, priorizando as narrativas e relatos de vivência de anciãos, visando utilizar a memória como fonte para a interpretação do processo histórico de construção das manifestações. No que tange à parte propositiva desta pesquisa, popularmente conhecida como “produto” cultural, almeja-se o desenvolvimento de ações educativas voltadas ao conhecimento, apropriação e valorização do patrimônio cultural, memória e identidade, com a elaboração de material educativo, em formato de Caderno de apoio, a ser disponibilizado em formato digital ou impresso e direcionado aos discentes e docentes da comunidade escolar do Ensino Básico, sobretudo a segunda fase do Ensino Fundamental.Festivals are cultural expressions that highlight local identities. Through them, annually, different groups remember and celebrate their traditions, assigning them signification and meanings. In this report, we emphasize one of the main religious manifestations of the Kalunga community, quilombola community located in the northeast region of the State of Goiás (Brazil), in a territory that includes the municipalities of Cavalcante, Teresina de Goiás and Monte Alegre de Goiás, the Império de Nossa Senhora D’Abadia (Empire of Nossa Senhora D’Abadia), celebrated during the Romaria do Vão de Almas (Pilgrimage of Vão de Almas). For the community, local religiosity and its manifestations constitute identity elements representative of its cultural heritage. For the community, local religiosity and its manifestations constitute identity elements representative of its cultural heritage. The recognition and appreciation of these practices imply the preservation of a tradition kept in the memory of the practitioners, which can be characterized as an immaterial cultural asset. Cataloging and analyzing the material and oral evidence of the memory accumulated around the referred party provide greater possible conditions for preserving it. Thus, the results of this research aim to remember trajectories that underlie the recognition of the Império de Nossa Senhora D’Abadia as an immaterial cultural asset. Therefore, the study is based on the methodology of oral history, prioritizing the narratives and reports of experience of elders, aiming to use memory as a source for the interpretation of the historical process of construction of the manifestations. Regarding the purposeful part of this research, popularly known as cultural "product", the aim is to develop educational actions directed to knowledge, appropriation and appreciation of cultural heritage, memory and identity, with the preparation of educational material, in school support material format, to be made available in digital or printed format and aimed at students and teachers of the elementary school community, especially in the second phase of elementary school.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e PatrimônioBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP)Barbosa, Raquel Mirandahttp://lattes.cnpq.br/2046954800280192Barbosa, Raquel Mirandahttp://lattes.cnpq.br/2046954800280192Quadros, Eduardo Gusmão de0000-0002-0645-6901http://lattes.cnpq.br/6271285275152113Capel, Heloísa Selma Fernandes0000-0003-3939-015Xhttp://lattes.cnpq.br/0202627724737454Lima, Tatiane Pereira Canuto de2023-04-19T00:12:01Z2021-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Tatiane P. C. Império de Nossa Senhora D’Abadia: representações estéticas e devocionais de um Patrimônio Cultural Kalunga. 2021. 113 f. Relatório Técnico (Mestrado em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2021.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1173porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-08-22T23:02:53Zoai:tede2:tede/1173Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-08-22T23:02:53Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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As festas são expressões culturais que evidenciam as identidades locais e, pelas quais, diferentes grupos, anualmente, rememoram e celebram suas tradições, atribuindo-lhes sentidos e significados. Neste relatório, enfatizaremos uma das principais manifestações religiosas da comunidade Kalunga, comunidade quilombola localizada na região nordeste do Estado de Goiás, em território abrangente aos municípios de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás, o Império de Nossa Senhora D’Abadia, realizada durante a Romaria do Vão de Almas. Para a comunidade, a religiosidade local e suas manifestações constituem elementos identitários representativos de seu patrimônio cultural. O reconhecimento e a valorização dessas práticas implicam na preservação de uma tradição guardada na memória dos praticantes, que, por sua vez, podem ser caracterizados como bem cultural de natureza imaterial. Catalogar e analisar os indícios materiais e orais da memória acumulada em torno da referida festa propiciam maiores condições possíveis de preservá-la. Desse modo, os desdobramentos desta pesquisa têm por objetivo rememorar trajetórias que fundamentem o reconhecimento do Império de Nossa Senhora D’Abadia enquanto bem cultural imaterial. Para tanto, o estudo está embasado na metodologia da história oral, priorizando as narrativas e relatos de vivência de anciãos, visando utilizar a memória como fonte para a interpretação do processo histórico de construção das manifestações. No que tange à parte propositiva desta pesquisa, popularmente conhecida como “produto” cultural, almeja-se o desenvolvimento de ações educativas voltadas ao conhecimento, apropriação e valorização do patrimônio cultural, memória e identidade, com a elaboração de material educativo, em formato de Caderno de apoio, a ser disponibilizado em formato digital ou impresso e direcionado aos discentes e docentes da comunidade escolar do Ensino Básico, sobretudo a segunda fase do Ensino Fundamental. |
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