Itinerário de leitura de contos literários : um estudo léxico-sintático por intermédio da lexicologia e linguística de córpus
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1385 |
Resumo: | Considerando que a prática de leitura pode promover o desenvolvimento das competências linguísticas e culturais, desenvolvemos uma análise linguísticocomputacional em um córpus composto exclusivamente por contos literários brasileiros. Nosso objetivo geral é propor a criação de um Itinerário de Leitura de Contos Literários em função de cálculos de métricas léxico-sintáticas. Nossos objetivos específicos são: 1) Construir um córpus representativo de contos literários; 2) Identificar o perfil léxico-sintático dos contos literários; 3) Organizar as obras com base no nível de complexidade linguística 4) Aplicar um questionário de percepção com alunos da segunda fase do Ensino Fundamental. Para a fundamentação teóricometodológica, recorreremos à Lexicologia (ANTUNES, 2018; BIDERMAN, 1998, 2001; COSSON, 2014), à Linguística de Córpus (BERBER SARDINHA, 2004, 2012; BIBER; REPPEN, 2015; HUNSTON (2022) e à Interculturalidade (BARBOSA, 2009, SARMENTO, 2004) Constituímos um córpus com 878 contos literários brasileiros de 78 autores e 1.556.749 de palavras. O processamento foi realizado pela plataforma NILC-Metrix (NILC, 2021). Por fim, um questionário de múltipla escolha foi aplicado a alunos do Ensino Fundamental II. Nossa classificação do nível de complexidade, realizada a partir dos dados do software, foi a seguinte: "muito fácil" (5 contos); "fácil" (211 contos); "moderado" (484 contos); "difícil" (160 contos) e "muito difícil" (18 contos). Além disso, a classificação atribuída aos contos pelos alunos, obtidas por meio de questionário, mostrou-se semelhante, variando em média 4 pontos em relação aos resultados do software. Tal classificação empírica evidencia o potencial do nosso itinerário como uma ferramenta auxiliar para os professores na seleção de contos adequados ao nível dos alunos, tornando-se uma referência pedagógica para as aulas de língua portuguesa. Dessa forma, promove-se uma dupla intervenção: a prática de leitura e a exposição a contos literários variados em termos léxicosintáticos. |
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Itinerário de leitura de contos literários : um estudo léxico-sintático por intermédio da lexicologia e linguística de córpusLiterary short story reading itinerary: a lexico-syntactic study through lexicology and corpus linguisticsContos; Linguística de CorpusNILC-MetrixMétricas léxico-sintáticasLinguística de corpusLexical-syntactic metricsCorpus linguisticsShort storiesLINGUISTICA, LETRAS E ARTESConsiderando que a prática de leitura pode promover o desenvolvimento das competências linguísticas e culturais, desenvolvemos uma análise linguísticocomputacional em um córpus composto exclusivamente por contos literários brasileiros. Nosso objetivo geral é propor a criação de um Itinerário de Leitura de Contos Literários em função de cálculos de métricas léxico-sintáticas. Nossos objetivos específicos são: 1) Construir um córpus representativo de contos literários; 2) Identificar o perfil léxico-sintático dos contos literários; 3) Organizar as obras com base no nível de complexidade linguística 4) Aplicar um questionário de percepção com alunos da segunda fase do Ensino Fundamental. Para a fundamentação teóricometodológica, recorreremos à Lexicologia (ANTUNES, 2018; BIDERMAN, 1998, 2001; COSSON, 2014), à Linguística de Córpus (BERBER SARDINHA, 2004, 2012; BIBER; REPPEN, 2015; HUNSTON (2022) e à Interculturalidade (BARBOSA, 2009, SARMENTO, 2004) Constituímos um córpus com 878 contos literários brasileiros de 78 autores e 1.556.749 de palavras. O processamento foi realizado pela plataforma NILC-Metrix (NILC, 2021). Por fim, um questionário de múltipla escolha foi aplicado a alunos do Ensino Fundamental II. Nossa classificação do nível de complexidade, realizada a partir dos dados do software, foi a seguinte: "muito fácil" (5 contos); "fácil" (211 contos); "moderado" (484 contos); "difícil" (160 contos) e "muito difícil" (18 contos). Além disso, a classificação atribuída aos contos pelos alunos, obtidas por meio de questionário, mostrou-se semelhante, variando em média 4 pontos em relação aos resultados do software. Tal classificação empírica evidencia o potencial do nosso itinerário como uma ferramenta auxiliar para os professores na seleção de contos adequados ao nível dos alunos, tornando-se uma referência pedagógica para as aulas de língua portuguesa. Dessa forma, promove-se uma dupla intervenção: a prática de leitura e a exposição a contos literários variados em termos léxicosintáticos.Considering that reading practice can promote the development of linguistic and cultural competencies, we developed a linguistic-computational analysis on a corpus composed exclusively of Brazilian literary short stories. Our overall objective is to propose the creation of a Literary Short Stories Reading Itinerary based on lexicalsyntactic metric calculations. Our specific objectives are: 1) To construct a representative corpus of literary short stories; 2) To identify the lexical-syntactic profile of the literary short stories; 3) To organize the works based on the level of linguistic complexity; 4) To apply a perception questionnaire to students in the second phase of Elementary School. For the theoretical-methodological foundation, we will use Lexicology (ANTUNES, 2018; BIDERMAN, 1998, 2001; COSSON, 2014), Corpus Linguistics (BERBER SARDINHA, 2004, 2012; BIBER; REPPEN, 2015; HUNSTON (2022), and Interculturality (BARBOSA, 2009, SARMENTO, 2004). We constructed a corpus with 878 Brazilian literary short stories by 78 authors and 1,556,749 words. The processing was carried out by the NILC-Metrix platform (NILC, 2021). Finally, a multiple-choice questionnaire was applied to students in the second phase of Elementary School. Our classification of the level of complexity, based on the software data, was as follows: "very easy" (5 short stories); "easy" (211 short stories); "moderate" (484 short stories); "difficult" (160 short stories); and "very difficult" (18 short stories). Furthermore, the classification attributed to the short stories by the students, obtained through the questionnaire, was similar, varying on average 4 points in relation to the software results. This empirical classification highlights the potential of our itinerary as an auxiliary tool for teachers in selecting short stories appropriate to the students' level, becoming a pedagogical reference for Portuguese language classes. In this way, a double intervention is promoted: reading practice and exposure to varied literary short stories in lexical-syntactic terms.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e InterculturalidadeBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)Silva, Eduardo Batista dahttps://orcid.org/0000-0002-7416-0328http://lattes.cnpq.br/3593397842632763Silva, Eduardo Batista daSerpa, TalitaVieira, Marília SilvaBorges, Jéssica Munique Marques2024-01-25T17:44:21Z2023-05-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBORGES, Jéssica. Itinerário de leitura de contos literários: um estudo léxico-sintático por intermédio da lexicologia e linguística de córpus. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2023.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1385porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-01-25T17:44:21Zoai:tede2:tede/1385Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-01-25T17:44:21Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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