Itinerário de leitura de contos literários : um estudo léxico-sintático por intermédio da lexicologia e linguística de córpus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Jéssica Munique Marques
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1385
Resumo: Considerando que a prática de leitura pode promover o desenvolvimento das competências linguísticas e culturais, desenvolvemos uma análise linguísticocomputacional em um córpus composto exclusivamente por contos literários brasileiros. Nosso objetivo geral é propor a criação de um Itinerário de Leitura de Contos Literários em função de cálculos de métricas léxico-sintáticas. Nossos objetivos específicos são: 1) Construir um córpus representativo de contos literários; 2) Identificar o perfil léxico-sintático dos contos literários; 3) Organizar as obras com base no nível de complexidade linguística 4) Aplicar um questionário de percepção com alunos da segunda fase do Ensino Fundamental. Para a fundamentação teóricometodológica, recorreremos à Lexicologia (ANTUNES, 2018; BIDERMAN, 1998, 2001; COSSON, 2014), à Linguística de Córpus (BERBER SARDINHA, 2004, 2012; BIBER; REPPEN, 2015; HUNSTON (2022) e à Interculturalidade (BARBOSA, 2009, SARMENTO, 2004) Constituímos um córpus com 878 contos literários brasileiros de 78 autores e 1.556.749 de palavras. O processamento foi realizado pela plataforma NILC-Metrix (NILC, 2021). Por fim, um questionário de múltipla escolha foi aplicado a alunos do Ensino Fundamental II. Nossa classificação do nível de complexidade, realizada a partir dos dados do software, foi a seguinte: "muito fácil" (5 contos); "fácil" (211 contos); "moderado" (484 contos); "difícil" (160 contos) e "muito difícil" (18 contos). Além disso, a classificação atribuída aos contos pelos alunos, obtidas por meio de questionário, mostrou-se semelhante, variando em média 4 pontos em relação aos resultados do software. Tal classificação empírica evidencia o potencial do nosso itinerário como uma ferramenta auxiliar para os professores na seleção de contos adequados ao nível dos alunos, tornando-se uma referência pedagógica para as aulas de língua portuguesa. Dessa forma, promove-se uma dupla intervenção: a prática de leitura e a exposição a contos literários variados em termos léxicosintáticos.
id UEG-2_70955743d01d07a3ea003f58a45dd301
oai_identifier_str oai:tede2:tede/1385
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Itinerário de leitura de contos literários : um estudo léxico-sintático por intermédio da lexicologia e linguística de córpusLiterary short story reading itinerary: a lexico-syntactic study through lexicology and corpus linguisticsContos; Linguística de CorpusNILC-MetrixMétricas léxico-sintáticasLinguística de corpusLexical-syntactic metricsCorpus linguisticsShort storiesLINGUISTICA, LETRAS E ARTESConsiderando que a prática de leitura pode promover o desenvolvimento das competências linguísticas e culturais, desenvolvemos uma análise linguísticocomputacional em um córpus composto exclusivamente por contos literários brasileiros. Nosso objetivo geral é propor a criação de um Itinerário de Leitura de Contos Literários em função de cálculos de métricas léxico-sintáticas. Nossos objetivos específicos são: 1) Construir um córpus representativo de contos literários; 2) Identificar o perfil léxico-sintático dos contos literários; 3) Organizar as obras com base no nível de complexidade linguística 4) Aplicar um questionário de percepção com alunos da segunda fase do Ensino Fundamental. Para a fundamentação teóricometodológica, recorreremos à Lexicologia (ANTUNES, 2018; BIDERMAN, 1998, 2001; COSSON, 2014), à Linguística de Córpus (BERBER SARDINHA, 2004, 2012; BIBER; REPPEN, 2015; HUNSTON (2022) e à Interculturalidade (BARBOSA, 2009, SARMENTO, 2004) Constituímos um córpus com 878 contos literários brasileiros de 78 autores e 1.556.749 de palavras. O processamento foi realizado pela plataforma NILC-Metrix (NILC, 2021). Por fim, um questionário de múltipla escolha foi aplicado a alunos do Ensino Fundamental II. Nossa classificação do nível de complexidade, realizada a partir dos dados do software, foi a seguinte: "muito fácil" (5 contos); "fácil" (211 contos); "moderado" (484 contos); "difícil" (160 contos) e "muito difícil" (18 contos). Além disso, a classificação atribuída aos contos pelos alunos, obtidas por meio de questionário, mostrou-se semelhante, variando em média 4 pontos em relação aos resultados do software. Tal classificação empírica evidencia o potencial do nosso itinerário como uma ferramenta auxiliar para os professores na seleção de contos adequados ao nível dos alunos, tornando-se uma referência pedagógica para as aulas de língua portuguesa. Dessa forma, promove-se uma dupla intervenção: a prática de leitura e a exposição a contos literários variados em termos léxicosintáticos.Considering that reading practice can promote the development of linguistic and cultural competencies, we developed a linguistic-computational analysis on a corpus composed exclusively of Brazilian literary short stories. Our overall objective is to propose the creation of a Literary Short Stories Reading Itinerary based on lexicalsyntactic metric calculations. Our specific objectives are: 1) To construct a representative corpus of literary short stories; 2) To identify the lexical-syntactic profile of the literary short stories; 3) To organize the works based on the level of linguistic complexity; 4) To apply a perception questionnaire to students in the second phase of Elementary School. For the theoretical-methodological foundation, we will use Lexicology (ANTUNES, 2018; BIDERMAN, 1998, 2001; COSSON, 2014), Corpus Linguistics (BERBER SARDINHA, 2004, 2012; BIBER; REPPEN, 2015; HUNSTON (2022), and Interculturality (BARBOSA, 2009, SARMENTO, 2004). We constructed a corpus with 878 Brazilian literary short stories by 78 authors and 1,556,749 words. The processing was carried out by the NILC-Metrix platform (NILC, 2021). Finally, a multiple-choice questionnaire was applied to students in the second phase of Elementary School. Our classification of the level of complexity, based on the software data, was as follows: "very easy" (5 short stories); "easy" (211 short stories); "moderate" (484 short stories); "difficult" (160 short stories); and "very difficult" (18 short stories). Furthermore, the classification attributed to the short stories by the students, obtained through the questionnaire, was similar, varying on average 4 points in relation to the software results. This empirical classification highlights the potential of our itinerary as an auxiliary tool for teachers in selecting short stories appropriate to the students' level, becoming a pedagogical reference for Portuguese language classes. In this way, a double intervention is promoted: reading practice and exposure to varied literary short stories in lexical-syntactic terms.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e InterculturalidadeBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)Silva, Eduardo Batista dahttps://orcid.org/0000-0002-7416-0328http://lattes.cnpq.br/3593397842632763Silva, Eduardo Batista daSerpa, TalitaVieira, Marília SilvaBorges, Jéssica Munique Marques2024-01-25T17:44:21Z2023-05-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBORGES, Jéssica. Itinerário de leitura de contos literários: um estudo léxico-sintático por intermédio da lexicologia e linguística de córpus. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2023.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1385porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-01-25T17:44:21Zoai:tede2:tede/1385Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-01-25T17:44:21Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Itinerário de leitura de contos literários : um estudo léxico-sintático por intermédio da lexicologia e linguística de córpus
Literary short story reading itinerary: a lexico-syntactic study through lexicology and corpus linguistics
title Itinerário de leitura de contos literários : um estudo léxico-sintático por intermédio da lexicologia e linguística de córpus
spellingShingle Itinerário de leitura de contos literários : um estudo léxico-sintático por intermédio da lexicologia e linguística de córpus
Borges, Jéssica Munique Marques
Contos; Linguística de Corpus
NILC-Metrix
Métricas léxico-sintáticas
Linguística de corpus
Lexical-syntactic metrics
Corpus linguistics
Short stories
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short Itinerário de leitura de contos literários : um estudo léxico-sintático por intermédio da lexicologia e linguística de córpus
title_full Itinerário de leitura de contos literários : um estudo léxico-sintático por intermédio da lexicologia e linguística de córpus
title_fullStr Itinerário de leitura de contos literários : um estudo léxico-sintático por intermédio da lexicologia e linguística de córpus
title_full_unstemmed Itinerário de leitura de contos literários : um estudo léxico-sintático por intermédio da lexicologia e linguística de córpus
title_sort Itinerário de leitura de contos literários : um estudo léxico-sintático por intermédio da lexicologia e linguística de córpus
author Borges, Jéssica Munique Marques
author_facet Borges, Jéssica Munique Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Eduardo Batista da
https://orcid.org/0000-0002-7416-0328
http://lattes.cnpq.br/3593397842632763
Silva, Eduardo Batista da
Serpa, Talita
Vieira, Marília Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Jéssica Munique Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Contos; Linguística de Corpus
NILC-Metrix
Métricas léxico-sintáticas
Linguística de corpus
Lexical-syntactic metrics
Corpus linguistics
Short stories
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Contos; Linguística de Corpus
NILC-Metrix
Métricas léxico-sintáticas
Linguística de corpus
Lexical-syntactic metrics
Corpus linguistics
Short stories
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description Considerando que a prática de leitura pode promover o desenvolvimento das competências linguísticas e culturais, desenvolvemos uma análise linguísticocomputacional em um córpus composto exclusivamente por contos literários brasileiros. Nosso objetivo geral é propor a criação de um Itinerário de Leitura de Contos Literários em função de cálculos de métricas léxico-sintáticas. Nossos objetivos específicos são: 1) Construir um córpus representativo de contos literários; 2) Identificar o perfil léxico-sintático dos contos literários; 3) Organizar as obras com base no nível de complexidade linguística 4) Aplicar um questionário de percepção com alunos da segunda fase do Ensino Fundamental. Para a fundamentação teóricometodológica, recorreremos à Lexicologia (ANTUNES, 2018; BIDERMAN, 1998, 2001; COSSON, 2014), à Linguística de Córpus (BERBER SARDINHA, 2004, 2012; BIBER; REPPEN, 2015; HUNSTON (2022) e à Interculturalidade (BARBOSA, 2009, SARMENTO, 2004) Constituímos um córpus com 878 contos literários brasileiros de 78 autores e 1.556.749 de palavras. O processamento foi realizado pela plataforma NILC-Metrix (NILC, 2021). Por fim, um questionário de múltipla escolha foi aplicado a alunos do Ensino Fundamental II. Nossa classificação do nível de complexidade, realizada a partir dos dados do software, foi a seguinte: "muito fácil" (5 contos); "fácil" (211 contos); "moderado" (484 contos); "difícil" (160 contos) e "muito difícil" (18 contos). Além disso, a classificação atribuída aos contos pelos alunos, obtidas por meio de questionário, mostrou-se semelhante, variando em média 4 pontos em relação aos resultados do software. Tal classificação empírica evidencia o potencial do nosso itinerário como uma ferramenta auxiliar para os professores na seleção de contos adequados ao nível dos alunos, tornando-se uma referência pedagógica para as aulas de língua portuguesa. Dessa forma, promove-se uma dupla intervenção: a prática de leitura e a exposição a contos literários variados em termos léxicosintáticos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-19
2024-01-25T17:44:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORGES, Jéssica. Itinerário de leitura de contos literários: um estudo léxico-sintático por intermédio da lexicologia e linguística de córpus. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2023.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1385
identifier_str_mv BORGES, Jéssica. Itinerário de leitura de contos literários: um estudo léxico-sintático por intermédio da lexicologia e linguística de córpus. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2023.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1799944613220319232