A Presença italiana no cerrado : festival de Nova Veneza(GO)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1032 |
Resumo: | O presente estudo investiga a relevância do Festival Italiano de Nova Veneza (GO) como uma nova manifestação cultural no estado de Goiás, buscando compreender se a cultura italiana em Nova Veneza (GO) está presente no cotidiano dos moradores, ou se a apropriação do festival serviu apenas para fomentar a construção de uma imagem para a promoção do município, por meio do city marketing. Os objetivos propostos para a efetivação da pesquisa são os seguintes: verificar se o Festival Italiano, fenômeno do hibridismo cultural, pode ser visto também como uma tradição inventada, ou um pastiche de outras festas ítalo-brasileiras; analisar a história e a organização do Festival Italiano, apontando as rupturas e continuidades na construção de uma imagem ou do City Marketing para promoção de Nova Veneza (GO); e identificar a contribuição do Festival Italiano para o desenvolvimento do turismo local e regional. Pode-se afirmar que este evento representa o hibridismo cultural, expresso principalmente por meio da gastronomia, da dança e da música. A cidade faz parte do Circuito Gastronômico do Estado, recebendo um público considerável por ocasião do festival, onde são evidenciadas as peculiaridades dessa expressão cultural, contribuindo tanto para o fortalecimento do turismo quanto para o desenvolvimento da economia local. Na contemporaneidade, pequenas cidades têm buscado na atividade turística, em conjunto com o city marketing, se desenvolver a partir da construção de uma imagem que identifique ou faça referências às singularidades locais para fomentar o turismo dentro do município, ou seja, a realização deste evento pode ser vista como um modo de apoderar-se de estratégias de marketing para impulsionar o desenvolvimento local, econômica e socialmente, visando impulsionar a geração de emprego e a renda no município por meio do turismo. Essa promoção da imagem de um lugar é perceptível em Nova Veneza (GO) por meio de seu Festival Italiano. O estudo está dividido em três capítulos, nos quais são abordados, inicialmente, os fatos históricos sobre a imigração italiana para o Brasil, a presença dos italianos e de outros imigrantes no estado de Goiás, e sua chegada à região de Nova Veneza (GO); em seguida, o festival italiano é analisado na perspectiva do hibridismo cultural, do patrimônio local e da criação de um produto turístico; e por último, procede-se a uma análise da história do festival italiano, mostrando suas rupturas e continuidade, e o poder do city marketing na construção da imagem do festival. |
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A Presença italiana no cerrado : festival de Nova Veneza(GO)Turismo cultural e gastronômico,Hibridismo culturalFestival italianoNova Veneza (GO)cultural and gastronomic tourismcultural hybridismItalian festivalNova Veneza (GO)CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAGEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANAO presente estudo investiga a relevância do Festival Italiano de Nova Veneza (GO) como uma nova manifestação cultural no estado de Goiás, buscando compreender se a cultura italiana em Nova Veneza (GO) está presente no cotidiano dos moradores, ou se a apropriação do festival serviu apenas para fomentar a construção de uma imagem para a promoção do município, por meio do city marketing. Os objetivos propostos para a efetivação da pesquisa são os seguintes: verificar se o Festival Italiano, fenômeno do hibridismo cultural, pode ser visto também como uma tradição inventada, ou um pastiche de outras festas ítalo-brasileiras; analisar a história e a organização do Festival Italiano, apontando as rupturas e continuidades na construção de uma imagem ou do City Marketing para promoção de Nova Veneza (GO); e identificar a contribuição do Festival Italiano para o desenvolvimento do turismo local e regional. Pode-se afirmar que este evento representa o hibridismo cultural, expresso principalmente por meio da gastronomia, da dança e da música. A cidade faz parte do Circuito Gastronômico do Estado, recebendo um público considerável por ocasião do festival, onde são evidenciadas as peculiaridades dessa expressão cultural, contribuindo tanto para o fortalecimento do turismo quanto para o desenvolvimento da economia local. Na contemporaneidade, pequenas cidades têm buscado na atividade turística, em conjunto com o city marketing, se desenvolver a partir da construção de uma imagem que identifique ou faça referências às singularidades locais para fomentar o turismo dentro do município, ou seja, a realização deste evento pode ser vista como um modo de apoderar-se de estratégias de marketing para impulsionar o desenvolvimento local, econômica e socialmente, visando impulsionar a geração de emprego e a renda no município por meio do turismo. Essa promoção da imagem de um lugar é perceptível em Nova Veneza (GO) por meio de seu Festival Italiano. O estudo está dividido em três capítulos, nos quais são abordados, inicialmente, os fatos históricos sobre a imigração italiana para o Brasil, a presença dos italianos e de outros imigrantes no estado de Goiás, e sua chegada à região de Nova Veneza (GO); em seguida, o festival italiano é analisado na perspectiva do hibridismo cultural, do patrimônio local e da criação de um produto turístico; e por último, procede-se a uma análise da história do festival italiano, mostrando suas rupturas e continuidade, e o poder do city marketing na construção da imagem do festival.his research investigates the relevance of the Italian Festival of Nova Veneza as a new cultural manifestation in the state of Goiás. It aims to understand if Italian culture is present in the daily life of Nova Veneza citizens, or if the festival only works as a way to create an image of the city though city marketing. The goals proposed for this research are the following: comprehend if the Italian Festival, a phenomenon of cultural hybridism, may be seen as an invented tradition or as a pastiche of another Italian-Brazilian festival; analyze the festival’s history and organization, pointing out the ruptures and continuities in building an image or the City Marketing to promote the city; and identify the festival role in the development of the local and regional tourism. It is possible to affirm that this event represent the cultural hybridism expressed mainly though gastronomy, the dance and the music. The city is member of the State Gastronomic Circuit and gathers a considerable amount of people for the festival in which they express the peculiarities of this cultural expression what contributes for both the strengthening of tourism and the development of the local economy. In the past years, it’s noticeable that small cities have been looking for ways of development by building an image that identify or references the local singularities through the tourism and the city marketing. It means the festival may be seen an attempt to use city marketing strategies to impulse the local development both socially and economically seeking to foment the creation of jobs and the increase of income in the city, though tourism. This research is distributed in three chapters in which it is discussed the historical facts about the Italian immigration to Brazil, the presence of the Italian people and other immigrants in the of Goiás and their arrival to the city of Nova Veneza; then the Italian festival is analyzed in the perspective of cultural hybridism, the local patrimony and the creation of a tourist product; and finally, it describes the historical analysis of the Italian festival pointing out its ruptures and continuities, and the power of city marketing in building the image of the festival.Fundação de Apoio à pesquisa do Estado de Goiás - FAPEGUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do CerradoBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)Oliveira, Maria de FátimaD'Abadia, Maria Idelma VieiraOliveira, Maria de FátimaD'Abadia, Maria Idelma VieiraValva, Milena d'AyalaRibeiro, Maria do Espírito Santo Rosa CavalcanteOliveira, Eliézer Cardoso deKöhler, Dilceli Trevizan2022-04-07T12:37:46Z2018-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfKOHLER, Dilceli Trevizan. A Presença italiana no cerrado : festival de Nova Veneza(GO). 2018. 173 f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1032porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-04-07T12:37:46Zoai:tede2:tede/1032Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-04-07T12:37:46Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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O presente estudo investiga a relevância do Festival Italiano de Nova Veneza (GO) como uma nova manifestação cultural no estado de Goiás, buscando compreender se a cultura italiana em Nova Veneza (GO) está presente no cotidiano dos moradores, ou se a apropriação do festival serviu apenas para fomentar a construção de uma imagem para a promoção do município, por meio do city marketing. Os objetivos propostos para a efetivação da pesquisa são os seguintes: verificar se o Festival Italiano, fenômeno do hibridismo cultural, pode ser visto também como uma tradição inventada, ou um pastiche de outras festas ítalo-brasileiras; analisar a história e a organização do Festival Italiano, apontando as rupturas e continuidades na construção de uma imagem ou do City Marketing para promoção de Nova Veneza (GO); e identificar a contribuição do Festival Italiano para o desenvolvimento do turismo local e regional. Pode-se afirmar que este evento representa o hibridismo cultural, expresso principalmente por meio da gastronomia, da dança e da música. A cidade faz parte do Circuito Gastronômico do Estado, recebendo um público considerável por ocasião do festival, onde são evidenciadas as peculiaridades dessa expressão cultural, contribuindo tanto para o fortalecimento do turismo quanto para o desenvolvimento da economia local. Na contemporaneidade, pequenas cidades têm buscado na atividade turística, em conjunto com o city marketing, se desenvolver a partir da construção de uma imagem que identifique ou faça referências às singularidades locais para fomentar o turismo dentro do município, ou seja, a realização deste evento pode ser vista como um modo de apoderar-se de estratégias de marketing para impulsionar o desenvolvimento local, econômica e socialmente, visando impulsionar a geração de emprego e a renda no município por meio do turismo. Essa promoção da imagem de um lugar é perceptível em Nova Veneza (GO) por meio de seu Festival Italiano. O estudo está dividido em três capítulos, nos quais são abordados, inicialmente, os fatos históricos sobre a imigração italiana para o Brasil, a presença dos italianos e de outros imigrantes no estado de Goiás, e sua chegada à região de Nova Veneza (GO); em seguida, o festival italiano é analisado na perspectiva do hibridismo cultural, do patrimônio local e da criação de um produto turístico; e por último, procede-se a uma análise da história do festival italiano, mostrando suas rupturas e continuidade, e o poder do city marketing na construção da imagem do festival. |
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