Migração estudantil interestadual na Universidade Federal de Goiás : políticas, sentidos e juventudes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Higo Gabriel Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1144
Resumo: A presente Dissertação, vinculada à linha de pesquisa Trabalho, Estado e Políticas Educacionais, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Goiás. Tem por objetivo principal compreender a migração estudantil interestadual, realizada por jovens universitários que ingressam na Universidade Federal de Goiás enquanto um movimento de acesso à educação superior, implicado pelas políticas de expansão e reconfiguração desse nível de educação para a concretização de um direito social e os sentidos que os próprios estudantes atribuem para este deslocamento. Entende-se que a migração estudantil vem se estruturando enquanto política educacional devido a conjunção de diversas políticas educacionais, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e a Lei de Cotas, e como consequência imediata delas. Dessa forma, questiona-se: após a adoção do SiSU quais são os grupos sociais de estudantes que migraram para a Universidade Federal de Goiás? Quais são os sentidos atribuídos a este movimento por quem realizou a migração estudantil? Para responder tais questionamentos, retomou-se a teoria praxiológica desenvolvida por Pierre Bourdieu, por meio dos conceitos chave: campo, habitus e capital. No desenvolvimento da pesquisa, utilizou se a abordagem de pesquisa qualitativa com utilização de dados quantitativos, no delineamento da pesquisa foram utilizadas pesquisas de campo, com fontes de pesquisa bibliográfica e documental. No que se refere à coleta de dados quantitativos, solicitou-se à UFG informações sobre os ingressantes na instituição entre 2015 a 2019. No que tange aos dados qualitativos, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com 17 jovens que fizeram esse deslocamento, provenientes de 11 unidades federativas brasileiras. Os resultados apontam que, neste período, a UFG recebeu estudantes de todas as unidades federativas e também de outros países, mas o número de matriculados não significa a permanência na instituição. Determinados cursos funcionam como fator de atração, mas a taxa de permanência varia de acordo com cada um. Pelos dados obtidos, pode-se afirmar que a migração estudantil interestadual é feita, em sua maioria, por homens (54,7%), autodeclarados pardos (43,9%) e que tenham ingressado por alguma cota (53,3%). No que se refere aos sentidos atribuídos a este deslocamento, apesar da condição de estudantes migrantes que os une, o modo que vivenciam possui particularidades a partir do lugar social de cada estudante, marcadores sociais como classe, cor, gênero e procedência geográfica impactam nessas vivências. Avalia-se que dentre os aspectos positivos estão o amadurecimento pessoal e a qualidade da formação profissional; e entre os negativos, a saudade da família e/ou amigos, a falta de segurança e a violência na cidade de Goiânia. Além disso, atribuem ao SiSU o fato de terem se matriculado na UFG. De todo modo, as migrações estudantis decorrem das políticas educacionais de expansão da educação superior pública, ao mesmo tempo que as constitui, e podem ser entendidas como uma estratégia de continuidade da escolarização para melhor colocação profissional.
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Entende-se que a migração estudantil vem se estruturando enquanto política educacional devido a conjunção de diversas políticas educacionais, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e a Lei de Cotas, e como consequência imediata delas. Dessa forma, questiona-se: após a adoção do SiSU quais são os grupos sociais de estudantes que migraram para a Universidade Federal de Goiás? Quais são os sentidos atribuídos a este movimento por quem realizou a migração estudantil? Para responder tais questionamentos, retomou-se a teoria praxiológica desenvolvida por Pierre Bourdieu, por meio dos conceitos chave: campo, habitus e capital. No desenvolvimento da pesquisa, utilizou se a abordagem de pesquisa qualitativa com utilização de dados quantitativos, no delineamento da pesquisa foram utilizadas pesquisas de campo, com fontes de pesquisa bibliográfica e documental. No que se refere à coleta de dados quantitativos, solicitou-se à UFG informações sobre os ingressantes na instituição entre 2015 a 2019. No que tange aos dados qualitativos, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com 17 jovens que fizeram esse deslocamento, provenientes de 11 unidades federativas brasileiras. Os resultados apontam que, neste período, a UFG recebeu estudantes de todas as unidades federativas e também de outros países, mas o número de matriculados não significa a permanência na instituição. Determinados cursos funcionam como fator de atração, mas a taxa de permanência varia de acordo com cada um. Pelos dados obtidos, pode-se afirmar que a migração estudantil interestadual é feita, em sua maioria, por homens (54,7%), autodeclarados pardos (43,9%) e que tenham ingressado por alguma cota (53,3%). No que se refere aos sentidos atribuídos a este deslocamento, apesar da condição de estudantes migrantes que os une, o modo que vivenciam possui particularidades a partir do lugar social de cada estudante, marcadores sociais como classe, cor, gênero e procedência geográfica impactam nessas vivências. Avalia-se que dentre os aspectos positivos estão o amadurecimento pessoal e a qualidade da formação profissional; e entre os negativos, a saudade da família e/ou amigos, a falta de segurança e a violência na cidade de Goiânia. Além disso, atribuem ao SiSU o fato de terem se matriculado na UFG. De todo modo, as migrações estudantis decorrem das políticas educacionais de expansão da educação superior pública, ao mesmo tempo que as constitui, e podem ser entendidas como uma estratégia de continuidade da escolarização para melhor colocação profissional.This Dissertation, linked to the research line Work, State and Educational Policies, developed in the Graduate Program in Education, at the State University of Goiás. Its main objective is to understand the interstate student migration, carried out by university students who enter the Federal University of Goiás as a movement of access to higher education, implied by the policies of expansion and reconfiguration of this level of education for the realization of a social right and the meanings that the students themselves attribute to this displacement. SiSU), the Support Program for Restructuring and Expansion Plans for Federal Universities (REUNI), the National Student Assistance Program (PNAES) and the Quota Law, and as an immediate consequence of them. In this way, the question is: after the adoption of SiSU, which are the social groups of students who migrated to the Federal University of Goiás? What are the meanings attributed to this movement by those who carried out the student migration? To answer these questions, the praxiological theory developed by Pierre Bourdieu was resumed, through the key concepts: field, habitus and capital. In the development of the research, I used the qualitative research approach with the use of quantitative data, in the research design, field research was used, with bibliographic and documental research sources. With regard to the collection of quantitative data, the UFG was asked to provide information about those entering the institution between 2015 and 2019. With regard to qualitative data, questionnaires were applied and interviews were conducted with 17 young people who made this displacement, from 11 Brazilian federal units. The results indicate that, in this period, UFG received students from all federal units and also from other countries, but the number of enrolled does not mean permanence in the institution. Certain courses act as an attraction factor, but the permanence rate varies according to each one. From the data obtained, it can be stated that interstate student migration is mostly made by men (54.7%), self- declared brown (43.9%) and who have entered for some quota (53.3%) . With regard to the meanings attributed to this displacement, despite the condition of migrant students that unites them, the way they experience has particularities from the social place of each student, social markers such as class, color, gender and geographic origin impact these experiences . It is estimated that among the positive aspects are personal maturity and the quality of professional training; and among the negatives, missing family and/or friends, lack of security and violence in the city of Goiânia. In addition, they attribute to SiSU the fact that they enrolled at UFG. In any case, student migrations result from educational policies for the expansion of public higher education, at the same time as constituting them, and can be understood as a strategy for continuing schooling for better professional placement.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em EducaçãoBrasilUEGUEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em EducaçãoNoleto, Sylvana de Oliveira Bernardihttps://orcid.org/0000-0001-6532-4637http://lattes.cnpq.br/4308852280662013Noleto, Sylvana de Oliveira BernardiVettorassi, AndréaCarvalho, Renata Ramos da SilvaCavalcante, Cláudia ValenteAlves, Higo Gabriel Santos2023-03-17T11:39:36Z2023-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, Higo Gabriel Santos. Migração estudantil interestadual na Universidade Federal de Goiás : políticas, sentidos e juventudes. 2023. 278 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Unidade Universitária de Inhumas, Universidade Estadual de Goiás, Inhumas, GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1144porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-03-17T11:39:36Zoai:tede2:tede/1144Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-03-17T11:39:36Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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