A Representação dos valores socioculturais na literatura infanto-juvenil : uma leitura de "A Bolsa amarela", de Lygia Bojunga Nunes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Thalita Maria Corcino
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/911
Resumo: Esta dissertação apresenta um estudo sobre os valores socioculturais evidenciados na literatura infanto- juvenil, tendo como corpus a narrativa A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga Nunes. Com base nos pressupostos dos Estudos Culturais, nosso intuito se justifica pela constante transformação histórica determinada pelas modificações que sofreram as concepções de infância e do tratamento pedagógico desta faixa etária ao longo do tempo. A escolha desta narrativa deu-se devido às publicações da autora serem recorrentes em salas de aula e projetos literários infanto-juvenis da escola básica. Tais contos parecem acompanhar as mudanças momentâneas e temporais de leitores e gêneros, sendo histórias criativas, e ao mesmo tempo, respeitadoras das peculiaridades do mundo da criança e do jovem. Esta pesquisa busca-se investigar como se constituem as representações dos valores socioculturais, pela configuração das personagens, dentro das narrativas literárias infantojuvenis de Lygia Bojunga Nunes. Como pergunta norteadora, pretende-se responder como os valores ético-morais estão sendo representados na ficção infanto-juvenil, diante do novo contexto sociocultural da sociedade contemporânea. No que se refere ao percurso metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa que se ampara no paradigma interpretativista e apresenta a análise literária da narrativa como técnica de pesquisa, a partir da perspectiva teóricometodológica dos Estudos Culturais, perspectiva que implica a consideração de aspectos históricos, sociais, ideológicos e culturais da Literatura. Desta forma, foi fundamentada nas Teorias dos Estudos Culturais evidenciada nos estudos de Raymond Williams (2003), Kathryn Woodward (2014), Stuart Hall (1997, 2014),Costa, Silveira e Sommer (2003), entre outros, a fim de promover reflexões sobre conceitos relevantes acerca da cultura e identidade dentro dos estudos literários. O outro viés teórico pertinente à pesquisa são os estudos relativos à Literatura Infanto-Juvenil e Educação intercultural, para o qual recorreremos aos estudos de Regina Zilberman (2012), Nelly Novaes Coelho (2000), Vera Maria Tietzmann Silva (1994), Laura Constância Sandroni(2011), Ana Canen (2007) e Vera Maria Candau(2011). Ao relacionar os estudos culturais ao texto literário de Lygia Bojunga Nunes, identificaram-se categorias de análise que já estão socialmente configuradas, tais como questões levantadas pela autora referentes à o papel da mulher na sociedade, a liberdade, o modelo familiar e o lugar da criança. Ao recriar a realidade social em que o leitor esta inserido, Lygia representa o cotidiano deste e lhe permite refletir sobre assuntos de estrutura mais complexa. Observamos que a intenção da autora é direcioná-la para a vida, o engajamento social e como ela utiliza-se dos contos para promover denúncias acerca dos problemas sociais que enfrentam infância e adolescência.
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A escolha desta narrativa deu-se devido às publicações da autora serem recorrentes em salas de aula e projetos literários infanto-juvenis da escola básica. Tais contos parecem acompanhar as mudanças momentâneas e temporais de leitores e gêneros, sendo histórias criativas, e ao mesmo tempo, respeitadoras das peculiaridades do mundo da criança e do jovem. Esta pesquisa busca-se investigar como se constituem as representações dos valores socioculturais, pela configuração das personagens, dentro das narrativas literárias infantojuvenis de Lygia Bojunga Nunes. Como pergunta norteadora, pretende-se responder como os valores ético-morais estão sendo representados na ficção infanto-juvenil, diante do novo contexto sociocultural da sociedade contemporânea. No que se refere ao percurso metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa que se ampara no paradigma interpretativista e apresenta a análise literária da narrativa como técnica de pesquisa, a partir da perspectiva teóricometodológica dos Estudos Culturais, perspectiva que implica a consideração de aspectos históricos, sociais, ideológicos e culturais da Literatura. Desta forma, foi fundamentada nas Teorias dos Estudos Culturais evidenciada nos estudos de Raymond Williams (2003), Kathryn Woodward (2014), Stuart Hall (1997, 2014),Costa, Silveira e Sommer (2003), entre outros, a fim de promover reflexões sobre conceitos relevantes acerca da cultura e identidade dentro dos estudos literários. O outro viés teórico pertinente à pesquisa são os estudos relativos à Literatura Infanto-Juvenil e Educação intercultural, para o qual recorreremos aos estudos de Regina Zilberman (2012), Nelly Novaes Coelho (2000), Vera Maria Tietzmann Silva (1994), Laura Constância Sandroni(2011), Ana Canen (2007) e Vera Maria Candau(2011). Ao relacionar os estudos culturais ao texto literário de Lygia Bojunga Nunes, identificaram-se categorias de análise que já estão socialmente configuradas, tais como questões levantadas pela autora referentes à o papel da mulher na sociedade, a liberdade, o modelo familiar e o lugar da criança. Ao recriar a realidade social em que o leitor esta inserido, Lygia representa o cotidiano deste e lhe permite refletir sobre assuntos de estrutura mais complexa. Observamos que a intenção da autora é direcioná-la para a vida, o engajamento social e como ela utiliza-se dos contos para promover denúncias acerca dos problemas sociais que enfrentam infância e adolescência.This dissertation presents a study on the sociocultural values evidenced in literature for children and youth, having as corpus the narrative A Bolsa Amarela, by Lygia Bojunga Nunes. Based on the assumptions of Cultural Studies, our intention is justified by the constant historical transformation determined by the changes that the conceptions of childhood and the pedagogical treatment of this age group over time. The choice of this narrative was due to the author's publications being recurrent in rooms classes and children's literary projects for elementary school. such tales seem follow the momentary and temporal changes of readers and genres, being stories creative, and at the same time, respectful of the peculiarities of the world of the child and the young. This research seeks to investigate how the representations of values are constituted. sociocultural, by the configuration of the characters, within the children's literary narratives of Lygia Bojunga Nunes. As a guiding question, it is intended to answer how the ethical-moral values are being represented in children's fiction, in light of the new sociocultural context of contemporary society. With regard to the route methodological, it is a bibliographic research with a qualitative approach that supports the interpretive paradigm and presents the literary analysis of narrative as research technique, from the theoretical-methodological perspective of Cultural Studies, perspective that implies the consideration of historical, social, ideological and cultural aspects of Literature. In this way, it was based on the Theories of Cultural Studies evidenced in studies by Raymond Williams (2003), Kathryn Woodward (2014), Stuart Hall (1997,2014), Costa,Silveira and Sommer (2003), among others, in order to promote reflections on relevant concepts about culture and identity within literary studies. The other bias theoretical pertinent to the research are studies related to Children's Literature and Education intercultural, for which we will use the studies of Regina Zilberman (2012), Nelly Novaes Coelho (2000), Vera Maria Tietzmann Silva (1994), Laura Constância Sandroni(2011), Ana Canen (2007) and Vera Maria Candau(2011). By relating cultural studies to the literary text Lygia Bojunga Nunes, categories of analysis that are already socially configured, such as questions raised by the author regarding the role of women in society, freedom, the family model and the place of the child. By recreating social reality in which the reader is inserted, Lygia represents his daily life and allows him to reflect on matters of more complex structure. We note that the author's intention is to direct youfor life, social engagement and how she uses stories to promote complaintsabout the social problems facing childhood and adolescence.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Silva, Débora Cristina Santos ehttp://lattes.cnpq.br/8161644325166070Castro, Raimundo Márcio Mota deVolobuef, KarinSousa, Thalita Maria Corcino2022-01-31T13:53:23Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCORCINO, Thalita. A Representação dos valores socioculturais na literatura infanto-juvenil : uma leitura de "A Bolsa amarela", de Lygia Bojunga Nunes. 2021. 77f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas. Anápolis,GO .http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/911porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-01-31T13:53:23Zoai:tede2:tede/911Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-01-31T13:53:23Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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