Clube de ciências: contribuições para a alfabetização científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Robson Rocha
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/336
Resumo: Na perspectiva que o clube de ciências pode intervir no contexto atual, do ensino, no Brasil e assim auxiliar na aproximação de alunos da educação básica a temas científicos e em uma melhor compreensão da Natureza da Ciência, dentro de um processo de construção do conhecimento, o objetivo deste trabalho é avaliar e discutir as possibilidades que são geradas por meio da implantação de uma estrutura de clube de ciência, onde se trabalha demonstrações investigativas auxiliadas por textos de história da ciência, na busca da promoção da Alfabetização Científica (AC) dos alunos. Para tanto, foi implantado e desenvolvido um Clube de Ciências com atividades investigativas com estudantes do ensino fundamental de uma escola pública. Os dados foram coletados por meio de questionários que avalia a visão dos alunos sobre aspectos relacionados à Ciência, além de uma entrevista Grupo focal avaliada com base na análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a abordagem alcança resultados positivos no processo de AC dos alunos, haja vista que a concepção de natureza da Ciência, a relação com a disciplina de Ciências, bem como a maneira de ver e analisar fenômenos do cotidiano melhoraram para a maioria dos participantes do Clube de Ciências. Assim, o clube de ciências com o uso de abordagem investigativa, auxiliada por textos de história da Ciência se mostra como facilitador no processo da alfabetização científica de estudantes da rede pública e, consequentemente, pode contribuir para a formação de estudantes capazes de perceber melhor o mundo que os cerca e agir ativamente com postura coerente e ativa diante dos problemas cotidianos.
id UEG-2_8ed392947f11836122288e3a36194a95
oai_identifier_str oai:tede2:tede/336
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Clube de ciências: contribuições para a alfabetização científicaScience club: contributions to scientific literacyEnsino FundamentalNatureza da ciênciaHistória da CiênciaDemonstrações investigativasEducação científicaElementary EducationNature of ScienceHistory of ScienceInvestigative DemonstrationsScience EducationEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMNa perspectiva que o clube de ciências pode intervir no contexto atual, do ensino, no Brasil e assim auxiliar na aproximação de alunos da educação básica a temas científicos e em uma melhor compreensão da Natureza da Ciência, dentro de um processo de construção do conhecimento, o objetivo deste trabalho é avaliar e discutir as possibilidades que são geradas por meio da implantação de uma estrutura de clube de ciência, onde se trabalha demonstrações investigativas auxiliadas por textos de história da ciência, na busca da promoção da Alfabetização Científica (AC) dos alunos. Para tanto, foi implantado e desenvolvido um Clube de Ciências com atividades investigativas com estudantes do ensino fundamental de uma escola pública. Os dados foram coletados por meio de questionários que avalia a visão dos alunos sobre aspectos relacionados à Ciência, além de uma entrevista Grupo focal avaliada com base na análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a abordagem alcança resultados positivos no processo de AC dos alunos, haja vista que a concepção de natureza da Ciência, a relação com a disciplina de Ciências, bem como a maneira de ver e analisar fenômenos do cotidiano melhoraram para a maioria dos participantes do Clube de Ciências. Assim, o clube de ciências com o uso de abordagem investigativa, auxiliada por textos de história da Ciência se mostra como facilitador no processo da alfabetização científica de estudantes da rede pública e, consequentemente, pode contribuir para a formação de estudantes capazes de perceber melhor o mundo que os cerca e agir ativamente com postura coerente e ativa diante dos problemas cotidianos.In the perspective that the science club can intervene in the current context, of teaching, in Brazil and thus assist in bringing together students of basic education on scientific themes and in a better understanding of the Nature of Science, within a process of knowledge construction, the objective of this work is to evaluate and discuss the possibilities that are generated through the implantation of a science club structure, where investigative demonstrations are supported, supported by texts on the history of science, in the search for the promotion of scientific literacy (AC) of students. To this end, a Science Club was established and developed with investigative activities with elementary school students from a public school. Data were collected through questionnaires that assess students' views on aspects related to Science, in addition to a focus group interview assessed based on content analysis. The results showed that the approach achieves positive results in the students' CA process, given that the conception of the nature of Science, the relationship with the Science discipline, as well as the way of seeing and analyzing everyday phenomena have improved for most students. Science Club participants. Thus, the science club with the use of an investigative approach, aided by texts from the history of Science, shows itself as a facilitator in the process of scientific literacy of public school students and, consequently, can contribute to the formation of students able to better understand the world around them and to act actively with a coherent and active posture in the face of everyday problems.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Ferreira, Juliana Simiãohttp://lattes.cnpq.br/4911313788857496Ferreira, Juliana SimiãoCarvalho, Plauto Simão deFialho, Wanessa Cristiane GonçalvesAlves, Robson Rocha2020-09-14T16:57:45Z2020-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, Robson Rocha. Clube de ciências: contribuições para a alfabetização científica. 2020. 127 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/336porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2020-12-04T16:10:42Zoai:tede2:tede/336Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2020-12-04T16:10:42Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Clube de ciências: contribuições para a alfabetização científica
Science club: contributions to scientific literacy
title Clube de ciências: contribuições para a alfabetização científica
spellingShingle Clube de ciências: contribuições para a alfabetização científica
Alves, Robson Rocha
Ensino Fundamental
Natureza da ciência
História da Ciência
Demonstrações investigativas
Educação científica
Elementary Education
Nature of Science
History of Science
Investigative Demonstrations
Science Education
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Clube de ciências: contribuições para a alfabetização científica
title_full Clube de ciências: contribuições para a alfabetização científica
title_fullStr Clube de ciências: contribuições para a alfabetização científica
title_full_unstemmed Clube de ciências: contribuições para a alfabetização científica
title_sort Clube de ciências: contribuições para a alfabetização científica
author Alves, Robson Rocha
author_facet Alves, Robson Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Juliana Simião
http://lattes.cnpq.br/4911313788857496
Ferreira, Juliana Simião
Carvalho, Plauto Simão de
Fialho, Wanessa Cristiane Gonçalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Robson Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Fundamental
Natureza da ciência
História da Ciência
Demonstrações investigativas
Educação científica
Elementary Education
Nature of Science
History of Science
Investigative Demonstrations
Science Education
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino Fundamental
Natureza da ciência
História da Ciência
Demonstrações investigativas
Educação científica
Elementary Education
Nature of Science
History of Science
Investigative Demonstrations
Science Education
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Na perspectiva que o clube de ciências pode intervir no contexto atual, do ensino, no Brasil e assim auxiliar na aproximação de alunos da educação básica a temas científicos e em uma melhor compreensão da Natureza da Ciência, dentro de um processo de construção do conhecimento, o objetivo deste trabalho é avaliar e discutir as possibilidades que são geradas por meio da implantação de uma estrutura de clube de ciência, onde se trabalha demonstrações investigativas auxiliadas por textos de história da ciência, na busca da promoção da Alfabetização Científica (AC) dos alunos. Para tanto, foi implantado e desenvolvido um Clube de Ciências com atividades investigativas com estudantes do ensino fundamental de uma escola pública. Os dados foram coletados por meio de questionários que avalia a visão dos alunos sobre aspectos relacionados à Ciência, além de uma entrevista Grupo focal avaliada com base na análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a abordagem alcança resultados positivos no processo de AC dos alunos, haja vista que a concepção de natureza da Ciência, a relação com a disciplina de Ciências, bem como a maneira de ver e analisar fenômenos do cotidiano melhoraram para a maioria dos participantes do Clube de Ciências. Assim, o clube de ciências com o uso de abordagem investigativa, auxiliada por textos de história da Ciência se mostra como facilitador no processo da alfabetização científica de estudantes da rede pública e, consequentemente, pode contribuir para a formação de estudantes capazes de perceber melhor o mundo que os cerca e agir ativamente com postura coerente e ativa diante dos problemas cotidianos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-14T16:57:45Z
2020-04-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Robson Rocha. Clube de ciências: contribuições para a alfabetização científica. 2020. 127 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/336
identifier_str_mv ALVES, Robson Rocha. Clube de ciências: contribuições para a alfabetização científica. 2020. 127 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1799944605539500032