A Presença da televisão na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/842
Resumo: A pesquisa qualitativa – A Presença da Televisão na Educação Infantil – reúne temas embasadores da prática educativa na educação infantil e discute a inserção dos usos da televisão como tecnologia educacional nessas práticas. O estudo parte da análise dos usos da televisão em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) por meio de dados coletados por observação da realidade dos usos da TV, entrevista aos professores e crianças e análise documental dos cadernos de planejamentos dos professores. O objetivo centra-se em analisar a relação dos usos da televisão nas ações educativas do CMEI às intenções com as propostas atuais para a educação da criança pequena. O trabalho mostra a constituição do processo educativo da educação infantil partindo dos aspectos históricos, políticos e legais e do reconhecimento das práticas assistencialistas à criança até a constituição do modelo atual, firmado na relação entre o educar e o cuidar, com destaque aos estudos de Kuhlmann (2010) e Rocha (2011). Para relacionar as práticas educativas da educação infantil aos usos da televisão o estudo percorre a teoria sócio-cultural de Vygotsky (2010) e desvela o potencial controverso da TV embasando nos estudos de Martin-Barbero (2009), Guareschi e Biz (2005) e Buckingham (2007). O estudo de caso baseia-se nos fundamentos de Lüdke e André (2013). Para a análise e interpretação ancorou-se na Análise de Conteúdo de Franco (2007). Agrupa-se os dados em cinco categorias de análise iniciando pela instalação e disposição do aparelho na instituição, a relação das programações veiculadas, os gostos das crianças pelas programações, os usos das programações durante a rotina diária da instituição e encerra com a análise das propostas dos professores de usos da TV no CMEI. Na sequência, o estudo conclui que a TV está presente em todos os espaços das salas dos agrupamentos e que é utilizada todos os dias e em diversos momentos sendo que nem todos referem-se a momentos planejados e constitutivos de ações educativas intencionais. Desta forma, o estudo postula duas frentes para os usos da TV e ambas exigem maior atenção do professor quanto à necessidade de fortalecer formas da mediação didática (D‘ÁVILA, 2002): explorar ao máximo as potencialidades da TV enquanto seus recursos educativos (RODRIGUES, 2003) e desenvolver práticas de educação para os meios (TOSCHI, 2004), fortalecendo o diálogo sobre as programações a fim de que as crianças aprendam a conviver e não cresçam à mercê das mensagens controversas da TV.
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O trabalho mostra a constituição do processo educativo da educação infantil partindo dos aspectos históricos, políticos e legais e do reconhecimento das práticas assistencialistas à criança até a constituição do modelo atual, firmado na relação entre o educar e o cuidar, com destaque aos estudos de Kuhlmann (2010) e Rocha (2011). Para relacionar as práticas educativas da educação infantil aos usos da televisão o estudo percorre a teoria sócio-cultural de Vygotsky (2010) e desvela o potencial controverso da TV embasando nos estudos de Martin-Barbero (2009), Guareschi e Biz (2005) e Buckingham (2007). O estudo de caso baseia-se nos fundamentos de Lüdke e André (2013). Para a análise e interpretação ancorou-se na Análise de Conteúdo de Franco (2007). Agrupa-se os dados em cinco categorias de análise iniciando pela instalação e disposição do aparelho na instituição, a relação das programações veiculadas, os gostos das crianças pelas programações, os usos das programações durante a rotina diária da instituição e encerra com a análise das propostas dos professores de usos da TV no CMEI. Na sequência, o estudo conclui que a TV está presente em todos os espaços das salas dos agrupamentos e que é utilizada todos os dias e em diversos momentos sendo que nem todos referem-se a momentos planejados e constitutivos de ações educativas intencionais. Desta forma, o estudo postula duas frentes para os usos da TV e ambas exigem maior atenção do professor quanto à necessidade de fortalecer formas da mediação didática (D‘ÁVILA, 2002): explorar ao máximo as potencialidades da TV enquanto seus recursos educativos (RODRIGUES, 2003) e desenvolver práticas de educação para os meios (TOSCHI, 2004), fortalecendo o diálogo sobre as programações a fim de que as crianças aprendam a conviver e não cresçam à mercê das mensagens controversas da TV.Qualitative research - The Presence of Television on Children's Education - gathers underlying issues of educational practice in early childhood education and discusses the integration of television as an educational uses of technology in these practices . The study starts from the analysis of the uses of television in a Municipal Early Childhood Center ( CMEI ) using data collected by observation of actual practice of TV , interview teachers and children and document analysis in the tender schedules of teachers . The objective focuses on analyzing the relationship of the uses of television in educational actions CMEI intentions with current proposals for the education of young children . The work shows the constitution of the educational process of early childhood education starting from the historical, political and legal aspects and the recognition of child welfare practices until the constitution of the current model , signed in the relationship between educare, with emphasis on studies of Kuhlmann ( 2010) and Rocha (2011 ) . To relate the educational practices of the child to the uses of television education study traverses the socio- cultural theory of Vygotsky (2010 ) and reveals the potential of the controversial TV basing on the studies of Martin-Barbero (2009 ) , and Guareschi Biz (2005 ) and Buckingham (2007) . The case study is based on essentials Lüdke and André (2013 ) . For the analysis and interpretation is anchored in the Content Analysis of Franco (2007 ) . Groups the data into five categories of analysis starting with the logistics unit in the institution , the ratio of transmitted schedules , tastes of children by schedules , uses schedules during the daily routine of the institution and concludes with an analysis of the proposed Teachers uses of Television in CMEI . Further , the study concludes that TV is present in all spaces of the rooms of the groups and that is used every day and at different times and not all refer to planned and constitutive moments of intentional educational activities . Thus , the study posits two fronts to the uses of TV and both require more teacher attention on the need to strengthen ways of teaching mediation ( D' Avila , 2002) : exploring the full potential of your TV while educational resources ( RODRIGUES , 2003) and develop practical education for the media ( TOSCHI , 2004) , strengthening the dialogue on the schedules so that children learn to socialize and do not grow at the mercy of the controversial messages on TV.Fundação de Apoio à pesquisa do Estado de Goiás - FAPEGUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Toschi, Mirza SeabraLima, Daniela da Costa Britto PereiraSiqueira, Romilson MartinsLeite, Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso2021-11-22T11:18:14Z2014-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLEITE, Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso. A Presença da televisão na educação infantil. 2014. 143 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias ) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/842porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-11-22T11:18:14Zoai:tede2:tede/842Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-11-22T11:18:14Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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