Filosofia e infância: questões sobre autonomia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1364 |
Resumo: | A formação humana supõe a busca do saber e o exercício do pensamento. É trabalho imaterial que não se realiza dissociado da filosofia. A pesquisa Filosofia e Infância: questões sobre autonomia reconhece a filosofia como forma singular de compreender o mundo por meio da reflexão, da argumentação, do pensamento crítico. Esse movimento do pensamento se realiza a partir de indagações que o homem faz sobre si mesmo, sobre o mundo e sobre as questões humanas. A formação humana se realiza efetivamente conduzida pelo exercício do pensamento. Este estudo busca compreender o conceito de filosofia e sua relação com a educação e a formação humana a partir da reflexão sobre o Programa Filosofia para Crianças, de Matthew Lipman. Trata-se de uma pesquisa teórica de caráter bibliográfico fundamentada em autores que investigam o tema em questão, como: ANTUNES (2018), ARENDT (2015), ARIÈS (2012), CHAUI (1982, 2000), COÊLHO (2008, 2009, 2011, 2012, 2016), FURTADO (2005), HADOT (2014, 2016), KOHAN (1998), LIPMAN (1990, 1995, 1997, 1998), dentre outros. Assim, a partir dos estudos realizados na presente pesquisa, reconhece-se a educação, a filosofia e a formação como trabalho humano constituído a partir do exercício do pensamento, da capacidade criadora, da imaginação e da reflexão, reconhecidas como realidades indissociáveis. É trabalho que vai além do pragmatismo, do conteudismo e da instrumentalidade. O trabalho do pensamento é fundamental e indispensável na formação humana, na confirmação da humanização do homem. A formação humana não se realiza sem autonomia e esta é constituída pela liberdade do pensamento, pela busca do conhecer, do questionar, do refletir sobre si e sobre o mundo. Um dos principais desvelamentos da pesquisa foi compreender que o Programa de Lipman não contribui para a constituição e exercício da autonomia na formação da Criança. |
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Filosofia e infância: questões sobre autonomiaPhilosophy and infant: question about autonomyCriançaFilosofiaFormaçãoMatthew LipmanAutonomiaInfantPhilosophyFormationMatthew LipmanAutonomyFUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA formação humana supõe a busca do saber e o exercício do pensamento. É trabalho imaterial que não se realiza dissociado da filosofia. A pesquisa Filosofia e Infância: questões sobre autonomia reconhece a filosofia como forma singular de compreender o mundo por meio da reflexão, da argumentação, do pensamento crítico. Esse movimento do pensamento se realiza a partir de indagações que o homem faz sobre si mesmo, sobre o mundo e sobre as questões humanas. A formação humana se realiza efetivamente conduzida pelo exercício do pensamento. Este estudo busca compreender o conceito de filosofia e sua relação com a educação e a formação humana a partir da reflexão sobre o Programa Filosofia para Crianças, de Matthew Lipman. Trata-se de uma pesquisa teórica de caráter bibliográfico fundamentada em autores que investigam o tema em questão, como: ANTUNES (2018), ARENDT (2015), ARIÈS (2012), CHAUI (1982, 2000), COÊLHO (2008, 2009, 2011, 2012, 2016), FURTADO (2005), HADOT (2014, 2016), KOHAN (1998), LIPMAN (1990, 1995, 1997, 1998), dentre outros. Assim, a partir dos estudos realizados na presente pesquisa, reconhece-se a educação, a filosofia e a formação como trabalho humano constituído a partir do exercício do pensamento, da capacidade criadora, da imaginação e da reflexão, reconhecidas como realidades indissociáveis. É trabalho que vai além do pragmatismo, do conteudismo e da instrumentalidade. O trabalho do pensamento é fundamental e indispensável na formação humana, na confirmação da humanização do homem. A formação humana não se realiza sem autonomia e esta é constituída pela liberdade do pensamento, pela busca do conhecer, do questionar, do refletir sobre si e sobre o mundo. Um dos principais desvelamentos da pesquisa foi compreender que o Programa de Lipman não contribui para a constituição e exercício da autonomia na formação da Criança.Human intellectual formation is supported by the search of knowledge and the act of thought. It is immaterial work that is not disassociated from philosophy. The research Filosofia e Infância: questões sobre autonomia acknowledges philosophy as a singular way of comprehending the world, by reflection, argumentation and critical thought. Such movement of thought occurs from one questioning itself, about the world and about human questions. Human intellectual formation happens effectively conducted by the exercise of thought. This study aims to comprehend the concept of philosophy and its relations with education and human intellectual formation based on reflection about Matthew Lipman’s Program Philosophy for Children. It is a theoretical research of bibliographic character, based on authors that investigated the theme, such as ANTUNES (2018), ARENDT (2015), ARIÈS (2012), CHAUI (1982, 2000), COÊLHO (2008, 2009, 2011, 2012, 2016), FURTADO (2005), HADOT (2014, 2016), KOHAN (1998), LIPMAN (1990, 1995, 1997, 1998), among others. Therefore, by studies done in the present research, it is acknowledged that education, philosophy and human intellectual formation as a human labor constituted from the exercise of thought, creative will, imagination and reflection, known as inseparable realities. It is a labor that extrapolates pragmatism, contentism and instrumentality. The labor of thought is fundamental and indispensable in human intellectual formation, in confirming the humanization of men. Human intellectual formation does not happen without autonomy and that is constituted by freedom of thought, by searching for knowledge, questioning, reflecting on itself and about the world. One of the main results of the research was to comprehend that Lipman’s Program does not contribute to construction and to the exercise of autonomy on the children’s intellectual formation.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em EducaçãoBrasilUEGUEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em EducaçãoBarcelos, Simone de Magalhães VieiraID Lattes: 5660019869571102http://lattes.cnpq.br/5660019869571102Barcelos, Simone de Magalhães VieiraID Lattes: 5660019869571102http://lattes.cnpq.br/5660019869571102Almeida, Liliane Barros deID Lattes: 1764901026226307http://lattes.cnpq.br/1764901026226307Furtado, R. M. M.ID Lattes: 2445364912204332ORCID: 0000-0001-9981-6998http://lattes.cnpq.br/2445364912204332Lopes, Monaliza Alves2023-12-18T18:42:20Z2023-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLopes, Monaliza Alves. Filosofia e infância: questões sobre autonomia. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) - Unidade Universitária de Inhumas, Universidade Estadual de Goiás, Inhumas, 2023.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1364porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-07-29T21:10:41Zoai:tede2:tede/1364Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-07-29T21:10:41Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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