O mapeamento do patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos e o papel da educação patrimonial na preservação das referências culturais locais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Luciana Sérgio da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1165
Resumo: A proposta desta pesquisa é apresentar o mapeamento do patrimônio cultural da cidade de São Luís de Montes Belos-GO, realizado por meio da participação e do diálogo com os moradores, compreendidos como os responsáveis por indicar os bens culturais de valor coletivo para a comunidade local. No processo de levantamento e inventário, primou-se sempre em considerar as referências culturais indicadas pelos habitantes locais, ou seja, o patrimônio cultural que fazem sentido para o grupo. Assim, neste relatório, foram sistematizadas as seguintes categorias de inventário, elencadas pelos moradores monte-belenses: os lugares, as celebrações, os saberes, as formas de expressão e objetos. Na realização do estudo, a educação patrimonial foi considerada uma ferramenta para inventariar, juntamente com a comunidade, os bens culturais locais e, do mesmo modo, estudar a memória local com a história da região de uma forma articulada com a vida dos diferentes sujeitos e da comunidade. O produto educacional elaborado é um livro didático no formato impresso e em E-book, no qual é apresentado o patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos, e dados sobre a formação e expansão histórica do município. É importante que a história e o patrimônio cultural local se façam presentes nas discussões escolares, pois, possibilitam a valorização da memória de cada comunidade e, consequentemente um sentimento de pertença e de valorização de seus bens culturais. Assim, o produto foi criado visando sanar a escassez de material educativo no que tange ao ensino desses conteúdos, e tem como finalidade ser material de apoio pedagógico para escolas da rede municipal de ensino do município de São Luís de Montes Belos.
id UEG-2_9bbdeb3a7bcd3fccd2eaddc404428c4f
oai_identifier_str oai:tede2:tede/1165
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling O mapeamento do patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos e o papel da educação patrimonial na preservação das referências culturais locaisThe mapping of the cultural heritage of São Luís de Montes Belos and the role of heritage education in the preservation of local cultural referencesSão Luís de Montes BelosEducação patrimonialBens culturaisMemóriasHeritage educationCultural propertyMemoriesCIENCIAS HUMANAS::HISTORIAA proposta desta pesquisa é apresentar o mapeamento do patrimônio cultural da cidade de São Luís de Montes Belos-GO, realizado por meio da participação e do diálogo com os moradores, compreendidos como os responsáveis por indicar os bens culturais de valor coletivo para a comunidade local. No processo de levantamento e inventário, primou-se sempre em considerar as referências culturais indicadas pelos habitantes locais, ou seja, o patrimônio cultural que fazem sentido para o grupo. Assim, neste relatório, foram sistematizadas as seguintes categorias de inventário, elencadas pelos moradores monte-belenses: os lugares, as celebrações, os saberes, as formas de expressão e objetos. Na realização do estudo, a educação patrimonial foi considerada uma ferramenta para inventariar, juntamente com a comunidade, os bens culturais locais e, do mesmo modo, estudar a memória local com a história da região de uma forma articulada com a vida dos diferentes sujeitos e da comunidade. O produto educacional elaborado é um livro didático no formato impresso e em E-book, no qual é apresentado o patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos, e dados sobre a formação e expansão histórica do município. É importante que a história e o patrimônio cultural local se façam presentes nas discussões escolares, pois, possibilitam a valorização da memória de cada comunidade e, consequentemente um sentimento de pertença e de valorização de seus bens culturais. Assim, o produto foi criado visando sanar a escassez de material educativo no que tange ao ensino desses conteúdos, e tem como finalidade ser material de apoio pedagógico para escolas da rede municipal de ensino do município de São Luís de Montes Belos.The proposition of this research is to present a cultural heritage mapping of the city São Luís de Montes Belos-GO, by means of participation and dialogue with its residents, understood as the ones responsible for indicating the cultural property of public value to local Community. During the process of surveying and inventory, it was always prioritized considering cultural references pointed by local inhabitants, that is, the cultural heritage that makes sense to the group. Therefore, in this report, it was systematized the following inventory categories, listed by monte - belenses inhabitants, the locations, the celebrations, the knowledges, the forms of expression and objects. During the study, heritage education was considered a tool to do an inventory, with the community, local cultural property and, in a similar way, to study local memory with the regional history articulating it with the lives with different subjects and the community. The resulting educational product is a textbook in booth paperback and eBook formats, in which it is presented the cultural heritage of São Luís de Montes Belos, and data on the historic formation and expansion of the city. It is important that history and cultural heritage are present on the school debates, so that the valorization of the memory of each community, and consequently, a feeling of belonging and valorization of its cultural goods are enabled. Thus, the product was created seeking to solve the lack of pedagogical support material for the city schools from São Luís de Montes Belos.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e PatrimônioBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP)Fagundes, Maria Dailza da Conceição0000-0001-9974-041Xhttp://lattes.cnpq.br/2541657916945480Fagundes, Maria Dailza da Conceição0000-0001-9974-041Xhttp://lattes.cnpq.br/2541657916945480Silva, Neemias Oliveira dahttp://lattes.cnpq.br/4372403389629565Tolentino, Átila Bezerra0000-0002-0892-0560http://lattes.cnpq.br/6973805479624905Guimarães, Luciana Sérgio da Silva2023-04-11T14:53:29Z2021-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Luciana Sérgio. O mapeamento do patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos e o papel da educação patrimonial na preservação das referências culturais locais. 2021. 211 f. Relatório Técnico (Mestrado em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2021.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1165porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-04-11T14:53:29Zoai:tede2:tede/1165Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-04-11T14:53:29Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv O mapeamento do patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos e o papel da educação patrimonial na preservação das referências culturais locais
The mapping of the cultural heritage of São Luís de Montes Belos and the role of heritage education in the preservation of local cultural references
title O mapeamento do patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos e o papel da educação patrimonial na preservação das referências culturais locais
spellingShingle O mapeamento do patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos e o papel da educação patrimonial na preservação das referências culturais locais
Guimarães, Luciana Sérgio da Silva
São Luís de Montes Belos
Educação patrimonial
Bens culturais
Memórias
Heritage education
Cultural property
Memories
CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short O mapeamento do patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos e o papel da educação patrimonial na preservação das referências culturais locais
title_full O mapeamento do patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos e o papel da educação patrimonial na preservação das referências culturais locais
title_fullStr O mapeamento do patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos e o papel da educação patrimonial na preservação das referências culturais locais
title_full_unstemmed O mapeamento do patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos e o papel da educação patrimonial na preservação das referências culturais locais
title_sort O mapeamento do patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos e o papel da educação patrimonial na preservação das referências culturais locais
author Guimarães, Luciana Sérgio da Silva
author_facet Guimarães, Luciana Sérgio da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fagundes, Maria Dailza da Conceição
0000-0001-9974-041X
http://lattes.cnpq.br/2541657916945480
Fagundes, Maria Dailza da Conceição
0000-0001-9974-041X
http://lattes.cnpq.br/2541657916945480
Silva, Neemias Oliveira da
http://lattes.cnpq.br/4372403389629565
Tolentino, Átila Bezerra
0000-0002-0892-0560
http://lattes.cnpq.br/6973805479624905
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Luciana Sérgio da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv São Luís de Montes Belos
Educação patrimonial
Bens culturais
Memórias
Heritage education
Cultural property
Memories
CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic São Luís de Montes Belos
Educação patrimonial
Bens culturais
Memórias
Heritage education
Cultural property
Memories
CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description A proposta desta pesquisa é apresentar o mapeamento do patrimônio cultural da cidade de São Luís de Montes Belos-GO, realizado por meio da participação e do diálogo com os moradores, compreendidos como os responsáveis por indicar os bens culturais de valor coletivo para a comunidade local. No processo de levantamento e inventário, primou-se sempre em considerar as referências culturais indicadas pelos habitantes locais, ou seja, o patrimônio cultural que fazem sentido para o grupo. Assim, neste relatório, foram sistematizadas as seguintes categorias de inventário, elencadas pelos moradores monte-belenses: os lugares, as celebrações, os saberes, as formas de expressão e objetos. Na realização do estudo, a educação patrimonial foi considerada uma ferramenta para inventariar, juntamente com a comunidade, os bens culturais locais e, do mesmo modo, estudar a memória local com a história da região de uma forma articulada com a vida dos diferentes sujeitos e da comunidade. O produto educacional elaborado é um livro didático no formato impresso e em E-book, no qual é apresentado o patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos, e dados sobre a formação e expansão histórica do município. É importante que a história e o patrimônio cultural local se façam presentes nas discussões escolares, pois, possibilitam a valorização da memória de cada comunidade e, consequentemente um sentimento de pertença e de valorização de seus bens culturais. Assim, o produto foi criado visando sanar a escassez de material educativo no que tange ao ensino desses conteúdos, e tem como finalidade ser material de apoio pedagógico para escolas da rede municipal de ensino do município de São Luís de Montes Belos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-28
2023-04-11T14:53:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Luciana Sérgio. O mapeamento do patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos e o papel da educação patrimonial na preservação das referências culturais locais. 2021. 211 f. Relatório Técnico (Mestrado em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2021.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1165
identifier_str_mv SILVA, Luciana Sérgio. O mapeamento do patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos e o papel da educação patrimonial na preservação das referências culturais locais. 2021. 211 f. Relatório Técnico (Mestrado em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2021.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093980902653952