O mapeamento do patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos e o papel da educação patrimonial na preservação das referências culturais locais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1165 |
Resumo: | A proposta desta pesquisa é apresentar o mapeamento do patrimônio cultural da cidade de São Luís de Montes Belos-GO, realizado por meio da participação e do diálogo com os moradores, compreendidos como os responsáveis por indicar os bens culturais de valor coletivo para a comunidade local. No processo de levantamento e inventário, primou-se sempre em considerar as referências culturais indicadas pelos habitantes locais, ou seja, o patrimônio cultural que fazem sentido para o grupo. Assim, neste relatório, foram sistematizadas as seguintes categorias de inventário, elencadas pelos moradores monte-belenses: os lugares, as celebrações, os saberes, as formas de expressão e objetos. Na realização do estudo, a educação patrimonial foi considerada uma ferramenta para inventariar, juntamente com a comunidade, os bens culturais locais e, do mesmo modo, estudar a memória local com a história da região de uma forma articulada com a vida dos diferentes sujeitos e da comunidade. O produto educacional elaborado é um livro didático no formato impresso e em E-book, no qual é apresentado o patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos, e dados sobre a formação e expansão histórica do município. É importante que a história e o patrimônio cultural local se façam presentes nas discussões escolares, pois, possibilitam a valorização da memória de cada comunidade e, consequentemente um sentimento de pertença e de valorização de seus bens culturais. Assim, o produto foi criado visando sanar a escassez de material educativo no que tange ao ensino desses conteúdos, e tem como finalidade ser material de apoio pedagógico para escolas da rede municipal de ensino do município de São Luís de Montes Belos. |
id |
UEG-2_9bbdeb3a7bcd3fccd2eaddc404428c4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2:tede/1165 |
network_acronym_str |
UEG-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
O mapeamento do patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos e o papel da educação patrimonial na preservação das referências culturais locaisThe mapping of the cultural heritage of São Luís de Montes Belos and the role of heritage education in the preservation of local cultural referencesSão Luís de Montes BelosEducação patrimonialBens culturaisMemóriasHeritage educationCultural propertyMemoriesCIENCIAS HUMANAS::HISTORIAA proposta desta pesquisa é apresentar o mapeamento do patrimônio cultural da cidade de São Luís de Montes Belos-GO, realizado por meio da participação e do diálogo com os moradores, compreendidos como os responsáveis por indicar os bens culturais de valor coletivo para a comunidade local. No processo de levantamento e inventário, primou-se sempre em considerar as referências culturais indicadas pelos habitantes locais, ou seja, o patrimônio cultural que fazem sentido para o grupo. Assim, neste relatório, foram sistematizadas as seguintes categorias de inventário, elencadas pelos moradores monte-belenses: os lugares, as celebrações, os saberes, as formas de expressão e objetos. Na realização do estudo, a educação patrimonial foi considerada uma ferramenta para inventariar, juntamente com a comunidade, os bens culturais locais e, do mesmo modo, estudar a memória local com a história da região de uma forma articulada com a vida dos diferentes sujeitos e da comunidade. O produto educacional elaborado é um livro didático no formato impresso e em E-book, no qual é apresentado o patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos, e dados sobre a formação e expansão histórica do município. É importante que a história e o patrimônio cultural local se façam presentes nas discussões escolares, pois, possibilitam a valorização da memória de cada comunidade e, consequentemente um sentimento de pertença e de valorização de seus bens culturais. Assim, o produto foi criado visando sanar a escassez de material educativo no que tange ao ensino desses conteúdos, e tem como finalidade ser material de apoio pedagógico para escolas da rede municipal de ensino do município de São Luís de Montes Belos.The proposition of this research is to present a cultural heritage mapping of the city São Luís de Montes Belos-GO, by means of participation and dialogue with its residents, understood as the ones responsible for indicating the cultural property of public value to local Community. During the process of surveying and inventory, it was always prioritized considering cultural references pointed by local inhabitants, that is, the cultural heritage that makes sense to the group. Therefore, in this report, it was systematized the following inventory categories, listed by monte - belenses inhabitants, the locations, the celebrations, the knowledges, the forms of expression and objects. During the study, heritage education was considered a tool to do an inventory, with the community, local cultural property and, in a similar way, to study local memory with the regional history articulating it with the lives with different subjects and the community. The resulting educational product is a textbook in booth paperback and eBook formats, in which it is presented the cultural heritage of São Luís de Montes Belos, and data on the historic formation and expansion of the city. It is important that history and cultural heritage are present on the school debates, so that the valorization of the memory of each community, and consequently, a feeling of belonging and valorization of its cultural goods are enabled. Thus, the product was created seeking to solve the lack of pedagogical support material for the city schools from São Luís de Montes Belos.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e PatrimônioBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP)Fagundes, Maria Dailza da Conceição0000-0001-9974-041Xhttp://lattes.cnpq.br/2541657916945480Fagundes, Maria Dailza da Conceição0000-0001-9974-041Xhttp://lattes.cnpq.br/2541657916945480Silva, Neemias Oliveira dahttp://lattes.cnpq.br/4372403389629565Tolentino, Átila Bezerra0000-0002-0892-0560http://lattes.cnpq.br/6973805479624905Guimarães, Luciana Sérgio da Silva2023-04-11T14:53:29Z2021-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Luciana Sérgio. O mapeamento do patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos e o papel da educação patrimonial na preservação das referências culturais locais. 2021. 211 f. Relatório Técnico (Mestrado em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2021.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1165porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-04-11T14:53:29Zoai:tede2:tede/1165Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-04-11T14:53:29Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O mapeamento do patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos e o papel da educação patrimonial na preservação das referências culturais locais The mapping of the cultural heritage of São Luís de Montes Belos and the role of heritage education in the preservation of local cultural references |
title |
O mapeamento do patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos e o papel da educação patrimonial na preservação das referências culturais locais |
spellingShingle |
O mapeamento do patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos e o papel da educação patrimonial na preservação das referências culturais locais Guimarães, Luciana Sérgio da Silva São Luís de Montes Belos Educação patrimonial Bens culturais Memórias Heritage education Cultural property Memories CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
title_short |
O mapeamento do patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos e o papel da educação patrimonial na preservação das referências culturais locais |
title_full |
O mapeamento do patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos e o papel da educação patrimonial na preservação das referências culturais locais |
title_fullStr |
O mapeamento do patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos e o papel da educação patrimonial na preservação das referências culturais locais |
title_full_unstemmed |
O mapeamento do patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos e o papel da educação patrimonial na preservação das referências culturais locais |
title_sort |
O mapeamento do patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos e o papel da educação patrimonial na preservação das referências culturais locais |
author |
Guimarães, Luciana Sérgio da Silva |
author_facet |
Guimarães, Luciana Sérgio da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fagundes, Maria Dailza da Conceição 0000-0001-9974-041X http://lattes.cnpq.br/2541657916945480 Fagundes, Maria Dailza da Conceição 0000-0001-9974-041X http://lattes.cnpq.br/2541657916945480 Silva, Neemias Oliveira da http://lattes.cnpq.br/4372403389629565 Tolentino, Átila Bezerra 0000-0002-0892-0560 http://lattes.cnpq.br/6973805479624905 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Luciana Sérgio da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
São Luís de Montes Belos Educação patrimonial Bens culturais Memórias Heritage education Cultural property Memories CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
topic |
São Luís de Montes Belos Educação patrimonial Bens culturais Memórias Heritage education Cultural property Memories CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
A proposta desta pesquisa é apresentar o mapeamento do patrimônio cultural da cidade de São Luís de Montes Belos-GO, realizado por meio da participação e do diálogo com os moradores, compreendidos como os responsáveis por indicar os bens culturais de valor coletivo para a comunidade local. No processo de levantamento e inventário, primou-se sempre em considerar as referências culturais indicadas pelos habitantes locais, ou seja, o patrimônio cultural que fazem sentido para o grupo. Assim, neste relatório, foram sistematizadas as seguintes categorias de inventário, elencadas pelos moradores monte-belenses: os lugares, as celebrações, os saberes, as formas de expressão e objetos. Na realização do estudo, a educação patrimonial foi considerada uma ferramenta para inventariar, juntamente com a comunidade, os bens culturais locais e, do mesmo modo, estudar a memória local com a história da região de uma forma articulada com a vida dos diferentes sujeitos e da comunidade. O produto educacional elaborado é um livro didático no formato impresso e em E-book, no qual é apresentado o patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos, e dados sobre a formação e expansão histórica do município. É importante que a história e o patrimônio cultural local se façam presentes nas discussões escolares, pois, possibilitam a valorização da memória de cada comunidade e, consequentemente um sentimento de pertença e de valorização de seus bens culturais. Assim, o produto foi criado visando sanar a escassez de material educativo no que tange ao ensino desses conteúdos, e tem como finalidade ser material de apoio pedagógico para escolas da rede municipal de ensino do município de São Luís de Montes Belos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-28 2023-04-11T14:53:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Luciana Sérgio. O mapeamento do patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos e o papel da educação patrimonial na preservação das referências culturais locais. 2021. 211 f. Relatório Técnico (Mestrado em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2021. http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1165 |
identifier_str_mv |
SILVA, Luciana Sérgio. O mapeamento do patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos e o papel da educação patrimonial na preservação das referências culturais locais. 2021. 211 f. Relatório Técnico (Mestrado em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2021. |
url |
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio Brasil UEG Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio Brasil UEG Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
collection |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecaunucet@ueg.br|| |
_version_ |
1809093980902653952 |