Disputas em torno da política curricular para formação de professores no Brasil: considerações a partir do debate acadêmico e científico da BNC-formação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1511 |
Resumo: | Esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa Trabalho, Estado e Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Trabalha com a temática de formação de professores, a partir da discussão em torno das atuais Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Tem como objetivo geral compreender a concepção de formação de professores na BNC-Formação e como essa concepção aparece nas produções acadêmicas através das manifestações das entidades acadêmicas e científicas. Como objetivos específicos, propomos: compreender as transformações políticas e econômicas vivenciadas nas últimas décadas; analisar o direcionamento ideológico hegemônico que influenciou a produção da nova diretriz para a formação de professores da educação básica; identificar as produções acadêmicas brasileiras que se dedicam a refletir e compreender teoricamente sobre o processo de elaboração da BNC-formação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, apoiada no método Materialismo Histórico Dialético (MHD). Discute-se ao longo dos capítulos, a repercussão das políticas educacionais mais recentes sobre a educação e na formação docente. A historicidade sociopolítica e econômica do país é retomada no intuito de destacar como as mudanças ocorridas reconfiguram a formação docente e, por consequência, a educação brasileira por meio de sua transformação em mercadoria, destituindo, desta maneira, tanto a formação como a educação do seu caráter de direito social, cuja principal exigência seria o trabalho de professores emancipados e conscientes do seu papel como agente de mudança social. |
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Disputas em torno da política curricular para formação de professores no Brasil: considerações a partir do debate acadêmico e científico da BNC-formaçãoDisputes around the curricular policy for training teachers in Brazil: considerations from the debate academic and scientific at BNC-trainingNeoliberalismoFormação de professoresMaterialismo Histórico DialéticoNeoliberalismTeacher trainingDialectical and Historical MaterialismCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta dissertação vincula-se à linha de pesquisa Trabalho, Estado e Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Trabalha com a temática de formação de professores, a partir da discussão em torno das atuais Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Tem como objetivo geral compreender a concepção de formação de professores na BNC-Formação e como essa concepção aparece nas produções acadêmicas através das manifestações das entidades acadêmicas e científicas. Como objetivos específicos, propomos: compreender as transformações políticas e econômicas vivenciadas nas últimas décadas; analisar o direcionamento ideológico hegemônico que influenciou a produção da nova diretriz para a formação de professores da educação básica; identificar as produções acadêmicas brasileiras que se dedicam a refletir e compreender teoricamente sobre o processo de elaboração da BNC-formação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, apoiada no método Materialismo Histórico Dialético (MHD). Discute-se ao longo dos capítulos, a repercussão das políticas educacionais mais recentes sobre a educação e na formação docente. A historicidade sociopolítica e econômica do país é retomada no intuito de destacar como as mudanças ocorridas reconfiguram a formação docente e, por consequência, a educação brasileira por meio de sua transformação em mercadoria, destituindo, desta maneira, tanto a formação como a educação do seu caráter de direito social, cuja principal exigência seria o trabalho de professores emancipados e conscientes do seu papel como agente de mudança social.This dissertation is linked to the research line work, state and educational policies of the postgraduate program in education at the state University of Goiás (UEG). It works with the theme of teacher training, based on the discussion around the current curricular guidelines for the training of basic educations teachers (BNC-formação). Its general objective is to understand the conception of teacher training at BNC-formação and how this conception appears in academic productions through the manifestations of academic and scientific entities. As specific objectives, we propose: understanding the political and economic transformations experienced in recent decades; analyze the hegemonic ideological direction that influenced the production of the new guideline for the training of basic education teachers; identify Brazilian academic production that are dedicated to reflecting and theoretically understanding the process of preparing the BNC-formação. This is bibliographical research, supported by the Dialectic Historical Materialism (MHD) method. Throughout the chapters, the repercussion of the most recent educational policies on education and teacher training is discussed. The socio-political and economic historicity of the country is revisited with the aim of highlighting how the changes that have occurred reconfigure teacher training and, consequently, Brazilian education through its transformation into merchandise, thus depriving both the training and education of its character of social right, whose maim requirement would be the work of emancipated teachers aware of their role as agents of social change.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em EducaçãoBrasilUEGUEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em EducaçãoAnes, Rodrigo Roncato MarquesID Lattes: 1524134785032887http://lattes.cnpq.br/1524134785032887Anes, Rodrigo Roncato MarquesID Lattes: 1524134785032887http://lattes.cnpq.br/1524134785032887Almeida, Renato Barros deMohn, Rodrigo Fideles FernandesID Lattes: 3964764329397271ORCID: 0000-0002-1457-5767http://lattes.cnpq.br/3964764329397271Almeida, Antonio Carlos2024-05-28T18:17:20Z2024-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Antonio Carlos. Disputas em torno da política curricular para formação de professores no Brasil: considerações a partir do debate acadêmico e científico da BNC-formação. 2024. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Unidade Universitária de Inhumas, Universidade Estadual de Goiás, Inhumas, 2024.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1511porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-05-28T18:17:20Zoai:tede2:tede/1511Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-05-28T18:17:20Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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