A Tradição do novo : uma análise das transformações da Avenida Brasil na cidade de Anápolis (1960-2014)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rézio, Tiago José Duarte
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1009
Resumo: Anápolis é uma cidade com características específicas nas escalas, nacional, regional e municipal, tanto por estar entre duas capitais — Brasília e Goiânia — quanto por estar em um constante processo de transformação de sua forma e paisagem urbana. Desde suas origens rurais, sua inserção na modernidade com a chegada da ferrovia, a influência do modernismo tardio com a construção de Brasília até a expansão da indústria para a região central do Brasil, Anápolis se projeta no cenário nacional como uma cidade aberta às técnicas capitalistas de produção, reprodução e apropriação do espaço urbano. Para a construção dessa pesquisa foi adotado como objeto de análise a Avenida Brasil em Anápolis, Goiás, que em sua origem foi a rodovia BR 14, e ligando Anápolis à Ceres ao norte, e à Goiânia ao Sul. Gradativamente, esse eixo foi ganhando uma fundamental importância na circulação de pessoas e mercadorias. Posterior à inauguração de Brasília, iniciou seu processo de intervenções, sobretudo relacionadas à infraestrutura, estabelecendo uma trajetória de intensa transformação em sua forma urbana e em sua paisagem. Os pontos abordados nesse trabalho focam na escala regional e, sobretudo na escala intraurbana, analisando como os impactos causados por intervenções urbanísticas e de infraestrutura ocorridas na Av. Brasil em Anápolis, interferem na dinâmica da circulação da cidade e principalmente na mobilidade do pedestre e sua relação com a paisagem. Progressivamente, a saturação da capacidade viária da Avenida está gerando eventos que reduzem a eficiência não só da própria via, mas da cidade em seu conjunto, dada a importância dessa arterial no contexto urbano. Entende-se que compreender as dinâmicas que envolvem a Av. Brasil, o pedestre e a paisagem no qual ele se insere, será fundamental para uma reflexão acerca da produção do espaço urbano em Anápolis. Desta forma, justificamos os estudos sobre o direcionamento dos investimentos em mobilidade, e em uma infraestrutura urbana e socialmente justa.
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Para a construção dessa pesquisa foi adotado como objeto de análise a Avenida Brasil em Anápolis, Goiás, que em sua origem foi a rodovia BR 14, e ligando Anápolis à Ceres ao norte, e à Goiânia ao Sul. Gradativamente, esse eixo foi ganhando uma fundamental importância na circulação de pessoas e mercadorias. Posterior à inauguração de Brasília, iniciou seu processo de intervenções, sobretudo relacionadas à infraestrutura, estabelecendo uma trajetória de intensa transformação em sua forma urbana e em sua paisagem. Os pontos abordados nesse trabalho focam na escala regional e, sobretudo na escala intraurbana, analisando como os impactos causados por intervenções urbanísticas e de infraestrutura ocorridas na Av. Brasil em Anápolis, interferem na dinâmica da circulação da cidade e principalmente na mobilidade do pedestre e sua relação com a paisagem. Progressivamente, a saturação da capacidade viária da Avenida está gerando eventos que reduzem a eficiência não só da própria via, mas da cidade em seu conjunto, dada a importância dessa arterial no contexto urbano. Entende-se que compreender as dinâmicas que envolvem a Av. Brasil, o pedestre e a paisagem no qual ele se insere, será fundamental para uma reflexão acerca da produção do espaço urbano em Anápolis. Desta forma, justificamos os estudos sobre o direcionamento dos investimentos em mobilidade, e em uma infraestrutura urbana e socialmente justa.Anápolis is a city with specific features at national, regional and municipal levels, as much for being located between two capitals — Brasília and Goiânia — as for being in a constant transformation process of its shape and urban landscape. Since the city’s rural origins, its insertion into modernity, with the railroad creation, alongside the influence of late modernism with the construction of Brasilia until the expansion of the industry towards the central region of Brazil, Anápolis projects itself into the national picture as a city that is open to capitalistic techniques of production, reproduction and appropriation of urban space. In order to develop this research, we adopted the Avenida Brasil, in Anápolis, Goiás, as our object of analysis, which in its origins used to be known as BR 14 — a road connecting Anápolis to Ceres in its north, and Anápolis to Goiânia in its south. Gradually, this axis has gained a major importance for the flow of people and merchandise loads. After the inauguration of Brasília, the city of Anápolis started its interventional processes, especially regarding the infrastructure, thus establishing a course of intense transformation in its urban shape and landscape. The issues addressed in this work are focused on a regional scale and particularly on an intraurban scale. In this research, we will analyze how the impacts caused by urban and infrastructural interventions that occurred in Avenida Brasil interfere in the dynamics of circulation, and mainly how it affects pedestrian mobility and its relation with the landscape of the city. Progressively, the saturation of the road capacity is generating events that reduce the effectiveness not only of Avenida Brasil itself, but the city as a whole, given the importance of this arterial road at the urban context. We understand that the comprehension regarding the dynamics involving the Av. Brazil, as well as its pedestrians and the landscape in which they are inserted, are crucial in order to think deeply about the production of urban space in Anápolis. This way, we clarify the relevance of studies concerning the targeted management of investments in mobility and in an urban and socially fair infrastructure.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do CerradoBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)Valva, Milena d'AyalaValva, Milena d'AyalaLuz, Janes SocorroMello, Fernando Antônio OliveiraMello, Marcelo deRézio, Tiago José Duarte2022-03-30T15:20:26Z2016-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRÉZIO, Tiago José Duarte. A Tradição do novo : uma análise das transformações da Avenida Brasil na cidade de Anápolis (1960-2014). 2016. 110 f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás, Campus de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1009porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-03-30T15:20:26Zoai:tede2:tede/1009Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-03-30T15:20:26Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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