Ateliê pedagógico : construções de materiais didáticos na formação crítica de professores/as de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Michael Douglas Rodrigues da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1241
Resumo: Esta pesquisa buscou estudar os sentidos construídos no processo de formação crítica de professores/as em uma oficina de elaboração de materiais didáticos nos componentes curriculares de estágio docente de língua inglesa. Desenvolvida em meio à pandemia de covid- 19, a oficina teve como proposta a construção digital e colaborativa de materiais didáticos de língua inglesa sob vieses críticos. O estudo foi desenvolvido em um curso de Letras – Português/Inglês, da Universidade Estadual de Goiás – e contou com a participação de quatorze licenciandos/as, do professor colaborador e da professora colaboradora responsáveis pelos componentes curriculares de estágio docente de língua inglesa, além da minha participação. Por intermédio da oficina, foram elaborados três percursos didáticos de educação linguística, que abordam pedagogicamente sobre saúde mental, desigualdade de gênero e cultura alimentar. Para estudar essas ações, considerou-se uma orientação qualitativa-interpretativista de pesquisa (DENZIN; LINCOLN, 2006). Para tanto, utilizo variadas fontes de materiais empíricos para estudar os sentidos construídos pelos/as participantes no percurso didático de elaboração dos materiais pedagógicos, sendo: uma atividade de abertura; os discursos compartilhados nos momentos formativos; as trocas de mensagens eletrônicas; uma narrativa de estágio; os materiais didáticos elaborados; e uma conversa pós-oficina. Com o estudo do material empírico, foi possível observar que o trabalho realizado na oficina possibilitou desestabilizar a posição naturalizada dos materiais didáticos, propondo aos/às licenciandos/as (re)pensar e criar, em uma ótica local, as atividades e tecnologias didáticas a ser utilizadas na educação linguística. Além do mais, a pesquisa conclama por espaços de formação universitária e continuada que problematizem as questões sociais, políticas e ideológicas relativas.
id UEG-2_b39944c4083d3ada37791cc91036b401
oai_identifier_str oai:tede2:tede/1241
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Ateliê pedagógico : construções de materiais didáticos na formação crítica de professores/as de língua inglesaAteliê pedagógico : creating teaching materials in the critical language teacher educationLíngua inglesa - Formação crítica de professoresLíngua Inglesa - Materiais didáticosEducação LinguísticaEnglish language - Critical teacher educationEnglish language - Teaching materialsLanguage EducationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASEsta pesquisa buscou estudar os sentidos construídos no processo de formação crítica de professores/as em uma oficina de elaboração de materiais didáticos nos componentes curriculares de estágio docente de língua inglesa. Desenvolvida em meio à pandemia de covid- 19, a oficina teve como proposta a construção digital e colaborativa de materiais didáticos de língua inglesa sob vieses críticos. O estudo foi desenvolvido em um curso de Letras – Português/Inglês, da Universidade Estadual de Goiás – e contou com a participação de quatorze licenciandos/as, do professor colaborador e da professora colaboradora responsáveis pelos componentes curriculares de estágio docente de língua inglesa, além da minha participação. Por intermédio da oficina, foram elaborados três percursos didáticos de educação linguística, que abordam pedagogicamente sobre saúde mental, desigualdade de gênero e cultura alimentar. Para estudar essas ações, considerou-se uma orientação qualitativa-interpretativista de pesquisa (DENZIN; LINCOLN, 2006). Para tanto, utilizo variadas fontes de materiais empíricos para estudar os sentidos construídos pelos/as participantes no percurso didático de elaboração dos materiais pedagógicos, sendo: uma atividade de abertura; os discursos compartilhados nos momentos formativos; as trocas de mensagens eletrônicas; uma narrativa de estágio; os materiais didáticos elaborados; e uma conversa pós-oficina. Com o estudo do material empírico, foi possível observar que o trabalho realizado na oficina possibilitou desestabilizar a posição naturalizada dos materiais didáticos, propondo aos/às licenciandos/as (re)pensar e criar, em uma ótica local, as atividades e tecnologias didáticas a ser utilizadas na educação linguística. Além do mais, a pesquisa conclama por espaços de formação universitária e continuada que problematizem as questões sociais, políticas e ideológicas relativas.This research aimed to study the constructed meanings in a critical teacher education through a workshop experience of development teaching materials. Happening during the covid-19 pandemic, the workshop proposed the digital and collaborative construction of critical English language teaching materials. The study was developed in a Letters course – Portuguese/English, at the State University of Goiás – and had the participation of fourteen undergraduates, two collaborating professors and my participation. Through the workshop, three didactic courses of linguistic education were created, which pedagogically address mental health, gender inequality and food culture. For this study, I consider a qualitative-interpretative research orientation (DENZIN; LINCOLN, 2006). Here I use many sources of empirical material to study the meanings constructed by the participants, like an opening activity; the discourses shared in the formative moments; electronic message exchanges; an internship narrative; the didactic materials elaborated; and a post-workshop talk. Through the empirical material, it was possible to observe that the workshop experience made possible to destabilize the naturalized position of the didactic materials, proposing to the undergraduates to (re)think and create, in a local perspective, the didactic activities and technologies to be used in language education. Furthermore, the research for university and continuous teachers training that discuss the social, political and issues that involve teaching materials, as well its elaboration. Keywords: Critical teacher education. English language. Teaching materials. Language Education.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Silvestre, Viviane Pires Vianahttp://lattes.cnpq.br/1876595481661397Silvestre, Viviane Pires Vianahttp://lattes.cnpq.br/1876595481661397Sabota, Barbra do RosárioPessoa, Rosane RochaPereira, Ariovaldo LopesSilva, Michael Douglas Rodrigues da2023-08-08T13:00:10Z2022-08-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA. Ateliê pedagógico : construções de materiais didáticos na formação crítica de professores/as de língua inglês. 2022. 112f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas Nelson de Abreu Júnior, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1241porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-08-08T13:00:10Zoai:tede2:tede/1241Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-08-08T13:00:10Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ateliê pedagógico : construções de materiais didáticos na formação crítica de professores/as de língua inglesa
Ateliê pedagógico : creating teaching materials in the critical language teacher education
title Ateliê pedagógico : construções de materiais didáticos na formação crítica de professores/as de língua inglesa
spellingShingle Ateliê pedagógico : construções de materiais didáticos na formação crítica de professores/as de língua inglesa
Silva, Michael Douglas Rodrigues da
Língua inglesa - Formação crítica de professores
Língua Inglesa - Materiais didáticos
Educação Linguística
English language - Critical teacher education
English language - Teaching materials
Language Education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
title_short Ateliê pedagógico : construções de materiais didáticos na formação crítica de professores/as de língua inglesa
title_full Ateliê pedagógico : construções de materiais didáticos na formação crítica de professores/as de língua inglesa
title_fullStr Ateliê pedagógico : construções de materiais didáticos na formação crítica de professores/as de língua inglesa
title_full_unstemmed Ateliê pedagógico : construções de materiais didáticos na formação crítica de professores/as de língua inglesa
title_sort Ateliê pedagógico : construções de materiais didáticos na formação crítica de professores/as de língua inglesa
author Silva, Michael Douglas Rodrigues da
author_facet Silva, Michael Douglas Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silvestre, Viviane Pires Viana
http://lattes.cnpq.br/1876595481661397
Silvestre, Viviane Pires Viana
http://lattes.cnpq.br/1876595481661397
Sabota, Barbra do Rosário
Pessoa, Rosane Rocha
Pereira, Ariovaldo Lopes
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Michael Douglas Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - Formação crítica de professores
Língua Inglesa - Materiais didáticos
Educação Linguística
English language - Critical teacher education
English language - Teaching materials
Language Education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic Língua inglesa - Formação crítica de professores
Língua Inglesa - Materiais didáticos
Educação Linguística
English language - Critical teacher education
English language - Teaching materials
Language Education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
description Esta pesquisa buscou estudar os sentidos construídos no processo de formação crítica de professores/as em uma oficina de elaboração de materiais didáticos nos componentes curriculares de estágio docente de língua inglesa. Desenvolvida em meio à pandemia de covid- 19, a oficina teve como proposta a construção digital e colaborativa de materiais didáticos de língua inglesa sob vieses críticos. O estudo foi desenvolvido em um curso de Letras – Português/Inglês, da Universidade Estadual de Goiás – e contou com a participação de quatorze licenciandos/as, do professor colaborador e da professora colaboradora responsáveis pelos componentes curriculares de estágio docente de língua inglesa, além da minha participação. Por intermédio da oficina, foram elaborados três percursos didáticos de educação linguística, que abordam pedagogicamente sobre saúde mental, desigualdade de gênero e cultura alimentar. Para estudar essas ações, considerou-se uma orientação qualitativa-interpretativista de pesquisa (DENZIN; LINCOLN, 2006). Para tanto, utilizo variadas fontes de materiais empíricos para estudar os sentidos construídos pelos/as participantes no percurso didático de elaboração dos materiais pedagógicos, sendo: uma atividade de abertura; os discursos compartilhados nos momentos formativos; as trocas de mensagens eletrônicas; uma narrativa de estágio; os materiais didáticos elaborados; e uma conversa pós-oficina. Com o estudo do material empírico, foi possível observar que o trabalho realizado na oficina possibilitou desestabilizar a posição naturalizada dos materiais didáticos, propondo aos/às licenciandos/as (re)pensar e criar, em uma ótica local, as atividades e tecnologias didáticas a ser utilizadas na educação linguística. Além do mais, a pesquisa conclama por espaços de formação universitária e continuada que problematizem as questões sociais, políticas e ideológicas relativas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-06
2023-08-08T13:00:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA. Ateliê pedagógico : construções de materiais didáticos na formação crítica de professores/as de língua inglês. 2022. 112f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas Nelson de Abreu Júnior, Anápolis,GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1241
identifier_str_mv SILVA. Ateliê pedagógico : construções de materiais didáticos na formação crítica de professores/as de língua inglês. 2022. 112f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas Nelson de Abreu Júnior, Anápolis,GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1799944611808935936