Os estudantes de ensino médio de Inhumas: contextos, percepções e projetos de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas Filho, João Roque das
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1479
Resumo: Este estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Inhumas, inserido na linha de pesquisa Trabalho, Estado e Políticas Educacionais. Neste texto dissertativo analisamos o avanço das políticas neoliberais sobre a educação brasileira e como essas políticas impactam diretamente na vida dos estudantes visando trazê-los, juntamente com suas percepções, para o centro do debate. Dessa forma, objeto de estudo deste trabalho são os estudantes do Ensino Médio em Inhumas e a relação entre os contextos em que estão imersos e suas perspectivas futuras, orientadas pela concepção neoliberal de projeto de vida. O enfoque foi a investigação do perfil desses estudantes e suas relações no espaço social, sendo que a problemática de estudo foi norteada pela seguinte questão: Quais são as perspectivas futuras dos estudantes do Ensino Médio em Inhumas, orientadas pela concepção neoliberal de projeto de vida? O objetivo geral foi analisar as perspectivas de futuro dos estudantes de Ensino Médio da cidade de Inhumas, orientadas pela relação com os elementos do componente curricular Projeto de Vida. Em primeiro momento sistematizamos o conhecimento acumulado, etapa caracterizada como pesquisa bibliográfica e documental. Em seguida, aplicamos questionários aos estudantes. Para auxiliar no trabalho de análise deste objeto recorremos ao referencial teórico ancorado em questões que o filósofo, etnólogo e sociólogo Pierre Bourdieu (1930-2002) utilizou em suas pesquisas. Essas contribuições teóricas, para além de conceituais, também trazem contribuições metodológicas construídas ao longo das décadas, sendo que três aspectos centrais foram considerados: o conhecimento praxiológico, a construção do habitus e a disposição dos diferentes capitais na disputa por posições no campo de poder. A pesquisa está estruturada em três capítulos, cada um dedicado a um aspecto específico do tema em análise. No primeiro capítulo abordamos a racionalidade neoliberal e seu impacto nas estruturas estatais. No segundo capítulo analisamos o espaço social onde a pesquisa de campo foi realizada, relacionando-o com contexto político e educacional contemporâneo. No terceiro capítulo está a análise dos dados obtidos por meio da pesquisa de campo. Nas considerações finais buscamos fornecer uma análise e reflexão crítica sobre as questões fundamentais abordadas neste trabalho. Nota-se que as perspectivas de futuro dos estudantes estão profundamente entrelaçadas com o contexto em que estão imersos. Essa interligação é, em primeiro lugar, pensando no campo educacional, moldada pela natureza neoliberal da formação escolar, que, entre outros elementos, utiliza um componente curricular para esse propósito – o Projeto de Vida – e, ao mesmo tempo, em um plano mais amplo, está vinculada aos diferentes tipos de capital disponíveis para esses estudantes.
id UEG-2_b512aae346a1a584fa52a496dad646f5
oai_identifier_str oai:tede2:tede/1479
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Os estudantes de ensino médio de Inhumas: contextos, percepções e projetos de vidaHigh school students in Inhumas: contexts, perceptions and life projectsNeoliberalismoEnsino médioInhumasProjeto de vidaEstudanteNeoliberalismHigh schoolLife projectStudentCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Inhumas, inserido na linha de pesquisa Trabalho, Estado e Políticas Educacionais. Neste texto dissertativo analisamos o avanço das políticas neoliberais sobre a educação brasileira e como essas políticas impactam diretamente na vida dos estudantes visando trazê-los, juntamente com suas percepções, para o centro do debate. Dessa forma, objeto de estudo deste trabalho são os estudantes do Ensino Médio em Inhumas e a relação entre os contextos em que estão imersos e suas perspectivas futuras, orientadas pela concepção neoliberal de projeto de vida. O enfoque foi a investigação do perfil desses estudantes e suas relações no espaço social, sendo que a problemática de estudo foi norteada pela seguinte questão: Quais são as perspectivas futuras dos estudantes do Ensino Médio em Inhumas, orientadas pela concepção neoliberal de projeto de vida? O objetivo geral foi analisar as perspectivas de futuro dos estudantes de Ensino Médio da cidade de Inhumas, orientadas pela relação com os elementos do componente curricular Projeto de Vida. Em primeiro momento sistematizamos o conhecimento acumulado, etapa caracterizada como pesquisa bibliográfica e documental. Em seguida, aplicamos questionários aos estudantes. Para auxiliar no trabalho de análise deste objeto recorremos ao referencial teórico ancorado em questões que o filósofo, etnólogo e sociólogo Pierre Bourdieu (1930-2002) utilizou em suas pesquisas. Essas contribuições teóricas, para além de conceituais, também trazem contribuições metodológicas construídas ao longo das décadas, sendo que três aspectos centrais foram considerados: o conhecimento praxiológico, a construção do habitus e a disposição dos diferentes capitais na disputa por posições no campo de poder. A pesquisa está estruturada em três capítulos, cada um dedicado a um aspecto específico do tema em análise. No primeiro capítulo abordamos a racionalidade neoliberal e seu impacto nas estruturas estatais. No segundo capítulo analisamos o espaço social onde a pesquisa de campo foi realizada, relacionando-o com contexto político e educacional contemporâneo. No terceiro capítulo está a análise dos dados obtidos por meio da pesquisa de campo. Nas considerações finais buscamos fornecer uma análise e reflexão crítica sobre as questões fundamentais abordadas neste trabalho. Nota-se que as perspectivas de futuro dos estudantes estão profundamente entrelaçadas com o contexto em que estão imersos. Essa interligação é, em primeiro lugar, pensando no campo educacional, moldada pela natureza neoliberal da formação escolar, que, entre outros elementos, utiliza um componente curricular para esse propósito – o Projeto de Vida – e, ao mesmo tempo, em um plano mais amplo, está vinculada aos diferentes tipos de capital disponíveis para esses estudantes.This study is linked to the Graduate Program in Education (PPGE) at the State University of Goiás (UEG), Inhumas University Unit, inserted in the research line Work, State, and Educational Policies. In this dissertation, we analyze the advancement of neoliberal policies on Brazilian education and how these policies directly impact students' lives, aiming to bring them and their perceptions into the center of the debate. Thus, the object of study of this work is high school students in Inhumas and the relationship between the contexts in which they are immersed and their future perspectives, guided by the neoliberal conception of life project. The focus was on investigating the profile of these students and their relationships in the social space, with the research problem guided by the following question: What are the future perspectives of high school students in Inhumas, guided by the neoliberal conception of life project? The general objective was to analyze the future perspectives of high school students in the city of Inhumas, guided by the relationship with the elements of the curricular component Life Project. Initially, we systematized the accumulated knowledge, characterized as bibliographic and documentary research. Then, we applied questionnaires to the students. To assist in the analysis of this object, we relied on a theoretical framework anchored in questions that the philosopher, ethnologist, and sociologist Pierre Bourdieu (1930-2002) used in his research. These theoretical contributions, beyond conceptual, also bring methodological contributions built over decades, with three central aspects considered: praxiological knowledge, habitus construction, and the disposition of different capitals in the dispute for positions in the power field. The research is structured into three chapters, each dedicated to a specific aspect of the theme under analysis. In the first chapter, we address neoliberal rationality and its impact on state structures. In the second chapter, we analyze the social space where the field research was conducted, relating it to the contemporary political and educational context. The third chapter presents the analysis of the data obtained through field research. In the final considerations, we seek to provide an analysis and critical reflection on the fundamental issues addressed in this work. It is noted that students' future perspectives are deeply intertwined with the context in which they are immersed. This interconnection is, first and foremost, in the educational field, shaped by the neoliberal nature of school education, which, among other elements, uses a curricular component for this purpose - the Life Project - and at the same time, on a broader level, is linked to the different types of capital available to these students.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em EducaçãoBrasilUEGUEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em EducaçãoOliveira, Valdirene Alves deID Lattes: 5886322625345777ORCID: 0000-0003-3044-4182http://lattes.cnpq.br/5886322625345777Noleto, Sylvana de Oliveira BernardiID Lattes: 4308852280662013http://lattes.cnpq.br/4308852280662013Faria, Camila Grassi Mendes deID Lattes: 9008877365564349http://lattes.cnpq.br/9008877365564349Chagas Filho, João Roque das2024-04-12T18:38:45Z2024-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCHAGAS FILHO, João Roque das. Os estudantes de ensino médio de Inhumas: contextos, percepções e projetos de vida. 2024. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Unidade Universitária de Inhumas, Universidade Estadual de Goiás, Inhumas, 2024.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1479porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-04-12T18:38:45Zoai:tede2:tede/1479Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-04-12T18:38:45Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os estudantes de ensino médio de Inhumas: contextos, percepções e projetos de vida
High school students in Inhumas: contexts, perceptions and life projects
title Os estudantes de ensino médio de Inhumas: contextos, percepções e projetos de vida
spellingShingle Os estudantes de ensino médio de Inhumas: contextos, percepções e projetos de vida
Chagas Filho, João Roque das
Neoliberalismo
Ensino médio
Inhumas
Projeto de vida
Estudante
Neoliberalism
High school
Life project
Student
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Os estudantes de ensino médio de Inhumas: contextos, percepções e projetos de vida
title_full Os estudantes de ensino médio de Inhumas: contextos, percepções e projetos de vida
title_fullStr Os estudantes de ensino médio de Inhumas: contextos, percepções e projetos de vida
title_full_unstemmed Os estudantes de ensino médio de Inhumas: contextos, percepções e projetos de vida
title_sort Os estudantes de ensino médio de Inhumas: contextos, percepções e projetos de vida
author Chagas Filho, João Roque das
author_facet Chagas Filho, João Roque das
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Valdirene Alves de
ID Lattes: 5886322625345777
ORCID: 0000-0003-3044-4182
http://lattes.cnpq.br/5886322625345777
Noleto, Sylvana de Oliveira Bernardi
ID Lattes: 4308852280662013
http://lattes.cnpq.br/4308852280662013
Faria, Camila Grassi Mendes de
ID Lattes: 9008877365564349
http://lattes.cnpq.br/9008877365564349
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas Filho, João Roque das
dc.subject.por.fl_str_mv Neoliberalismo
Ensino médio
Inhumas
Projeto de vida
Estudante
Neoliberalism
High school
Life project
Student
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Neoliberalismo
Ensino médio
Inhumas
Projeto de vida
Estudante
Neoliberalism
High school
Life project
Student
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Inhumas, inserido na linha de pesquisa Trabalho, Estado e Políticas Educacionais. Neste texto dissertativo analisamos o avanço das políticas neoliberais sobre a educação brasileira e como essas políticas impactam diretamente na vida dos estudantes visando trazê-los, juntamente com suas percepções, para o centro do debate. Dessa forma, objeto de estudo deste trabalho são os estudantes do Ensino Médio em Inhumas e a relação entre os contextos em que estão imersos e suas perspectivas futuras, orientadas pela concepção neoliberal de projeto de vida. O enfoque foi a investigação do perfil desses estudantes e suas relações no espaço social, sendo que a problemática de estudo foi norteada pela seguinte questão: Quais são as perspectivas futuras dos estudantes do Ensino Médio em Inhumas, orientadas pela concepção neoliberal de projeto de vida? O objetivo geral foi analisar as perspectivas de futuro dos estudantes de Ensino Médio da cidade de Inhumas, orientadas pela relação com os elementos do componente curricular Projeto de Vida. Em primeiro momento sistematizamos o conhecimento acumulado, etapa caracterizada como pesquisa bibliográfica e documental. Em seguida, aplicamos questionários aos estudantes. Para auxiliar no trabalho de análise deste objeto recorremos ao referencial teórico ancorado em questões que o filósofo, etnólogo e sociólogo Pierre Bourdieu (1930-2002) utilizou em suas pesquisas. Essas contribuições teóricas, para além de conceituais, também trazem contribuições metodológicas construídas ao longo das décadas, sendo que três aspectos centrais foram considerados: o conhecimento praxiológico, a construção do habitus e a disposição dos diferentes capitais na disputa por posições no campo de poder. A pesquisa está estruturada em três capítulos, cada um dedicado a um aspecto específico do tema em análise. No primeiro capítulo abordamos a racionalidade neoliberal e seu impacto nas estruturas estatais. No segundo capítulo analisamos o espaço social onde a pesquisa de campo foi realizada, relacionando-o com contexto político e educacional contemporâneo. No terceiro capítulo está a análise dos dados obtidos por meio da pesquisa de campo. Nas considerações finais buscamos fornecer uma análise e reflexão crítica sobre as questões fundamentais abordadas neste trabalho. Nota-se que as perspectivas de futuro dos estudantes estão profundamente entrelaçadas com o contexto em que estão imersos. Essa interligação é, em primeiro lugar, pensando no campo educacional, moldada pela natureza neoliberal da formação escolar, que, entre outros elementos, utiliza um componente curricular para esse propósito – o Projeto de Vida – e, ao mesmo tempo, em um plano mais amplo, está vinculada aos diferentes tipos de capital disponíveis para esses estudantes.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-12T18:38:45Z
2024-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHAGAS FILHO, João Roque das. Os estudantes de ensino médio de Inhumas: contextos, percepções e projetos de vida. 2024. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Unidade Universitária de Inhumas, Universidade Estadual de Goiás, Inhumas, 2024.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1479
identifier_str_mv CHAGAS FILHO, João Roque das. Os estudantes de ensino médio de Inhumas: contextos, percepções e projetos de vida. 2024. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Unidade Universitária de Inhumas, Universidade Estadual de Goiás, Inhumas, 2024.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Educação
Brasil
UEG
UEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Educação
Brasil
UEG
UEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093998951792640