Mediação didática na formação continuada de professores em ambientes virtuais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Yara Oliveira e
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/868
Resumo: Este estudo tem como principal objetivo analisar a ocorrência da mediação didática nos ambientes de aprendizagem online, bem como a maneira pela qual o professor intervém na relação do aluno com o conhecimento na formação continuada de professores em um curso de especialização. Especificamente, pretende-se identificar e analisar a concepção dos professores em processo de formação continuada sobre a mediação didática na educação a distância (EaD), assim como descrever como ocorre a utilização das ferramentas nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), tendo como propósito a compreensão de que forma tais ferramentas podem favorecer a interação entre os diferentes sujeitos nos AVA. A partir disso, objetiva-se investigar as intervenções didáticas decorrentes do uso das tecnologias nos AVA, analisando a mediação didática, suas características e contribuição no processo de construção de conhecimento por parte dos professores em processo de formação continuada. O objeto de estudo constrói-se por três temas, quais sejam: a educação a distância, a formação continuada de professores e a mediação didática. Optou-se por um estudo de natureza qualitativa, fundamentado nas concepções de Lüdke e André (1986) e Chizzotti (2000). O aporte teórico que permitiu compreender a dimensão teórico-conceitual do problema estudado conta, principalmente, com Peters (2001, 2012), Moore e Kearsley (2013), Lenoir (2011), Toschi (2010), Libâneo (2001, 2005), Saviani (2009), Candau (2008, 2012), Belloni (2001), D’Ávila (2002), Nóvoa (1991, 1999), Harasim et al (2005) e Alonso (2010). A coleta de dados aconteceu em um curso de especialização que tem como principal público alvo profissionais da educação. Os instrumentos utilizados foram questionários semiabertos direcionados aos cursistas e orientadores acadêmicos do curso, como também observação por meio de etnografia virtual, orientada pelos estudos de Hine (2005) e Gutierrez (2009). A análise dos dados seguiu a técnica da análise de conteúdo, conforme orientada por Franco (2005). As categorias de análise se solidificaram em três sendo elas: a) o tempo e a educação a distância; b) a mediação didática; e c) a interatividade. A análise dessas categorias evidenciou que a mediação didática ainda não é uma realidade preponderante no ambiente virtual de aprendizagem. Infere-se, pois, que a mediação didática exercida pelo professor a distância ocorre a partir de suas próprias convicções sobre o que é interação, mediação e organização de um ambiente de aprendizagem online. Sendo assim, não é exercida igualmente por todos os que atuam na EaD, já que a opção pela organização didática e pelas intervenções feitas pelos mesmos não são consensuais. Infere-se, ainda, que a falta de institucionalização da EaD não permite o amadurecimento de boas práticas pedagógicas. Nesse sentido, exercer a mediação didática nos AVA demanda a atitude e o esforço do professor a distância a partir de seus próprios princípios didático-metodológicos.
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Especificamente, pretende-se identificar e analisar a concepção dos professores em processo de formação continuada sobre a mediação didática na educação a distância (EaD), assim como descrever como ocorre a utilização das ferramentas nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), tendo como propósito a compreensão de que forma tais ferramentas podem favorecer a interação entre os diferentes sujeitos nos AVA. A partir disso, objetiva-se investigar as intervenções didáticas decorrentes do uso das tecnologias nos AVA, analisando a mediação didática, suas características e contribuição no processo de construção de conhecimento por parte dos professores em processo de formação continuada. O objeto de estudo constrói-se por três temas, quais sejam: a educação a distância, a formação continuada de professores e a mediação didática. Optou-se por um estudo de natureza qualitativa, fundamentado nas concepções de Lüdke e André (1986) e Chizzotti (2000). O aporte teórico que permitiu compreender a dimensão teórico-conceitual do problema estudado conta, principalmente, com Peters (2001, 2012), Moore e Kearsley (2013), Lenoir (2011), Toschi (2010), Libâneo (2001, 2005), Saviani (2009), Candau (2008, 2012), Belloni (2001), D’Ávila (2002), Nóvoa (1991, 1999), Harasim et al (2005) e Alonso (2010). A coleta de dados aconteceu em um curso de especialização que tem como principal público alvo profissionais da educação. Os instrumentos utilizados foram questionários semiabertos direcionados aos cursistas e orientadores acadêmicos do curso, como também observação por meio de etnografia virtual, orientada pelos estudos de Hine (2005) e Gutierrez (2009). A análise dos dados seguiu a técnica da análise de conteúdo, conforme orientada por Franco (2005). As categorias de análise se solidificaram em três sendo elas: a) o tempo e a educação a distância; b) a mediação didática; e c) a interatividade. A análise dessas categorias evidenciou que a mediação didática ainda não é uma realidade preponderante no ambiente virtual de aprendizagem. Infere-se, pois, que a mediação didática exercida pelo professor a distância ocorre a partir de suas próprias convicções sobre o que é interação, mediação e organização de um ambiente de aprendizagem online. Sendo assim, não é exercida igualmente por todos os que atuam na EaD, já que a opção pela organização didática e pelas intervenções feitas pelos mesmos não são consensuais. Infere-se, ainda, que a falta de institucionalização da EaD não permite o amadurecimento de boas práticas pedagógicas. Nesse sentido, exercer a mediação didática nos AVA demanda a atitude e o esforço do professor a distância a partir de seus próprios princípios didático-metodológicos.This paper aims to analyze how the didactic mediation in online learning environments happens, as well as the way in which the teacher intervenes in the relationship of the student with the knowledge in the continuing education of teachers in a specialization course. Specifically, it intends to identify and analyze the conception of the teachers in the process of continuing education on the didactic mediation in distance education (DE) as well as to describe how the use of tools in virtual learning environments (VLE) occurs, with the purpose of understanding how these tools can permit the interaction among different subjects in the VLE. From this, the objective is to investigate the didactic interventions originated from the use of technologies in VLE, analyzing the didactic mediation, their characteristics and contribution in the construction of knowledge by teachers in continuing education process. The object of study is built on three themes, namely: distance education, continuing education of teachers and the teaching mediation. It was opted for a qualitative study, on the grounds of conceptions of Lüdke and André (1986) and Chizzotti (2000). The theoretical framework that allowed us to understand the conceptual dimension of the problem studied account mainly with Peters (2001, 2012), Moore and Kearsley (2013), Lenoir (2011), Toschi (2010), Libâneo (2001, 2005), Saviani (2009), Candau (2008, 2012), Belloni (2001), D'Avila (2002), Nóvoa (1991, 1999), Harasim et al (2005) and Alonso (2010). Data collection happened in a course of specialization whose main target public were education professionals. The instruments used were half-open questionnaires directed to course participants and the academic course advisers, as well as observation through virtual ethnography, guided by studies of Hine (2005) and Gutierrez (2009). Data analysis followed the technique of content analysis, as directed by Franco (2005). The analysis categories solidified into three namely: a) the time and the distance education; b) the teaching mediation; and c) the interactivity. The analysis of these categories showed that the didactic mediation is not a dominant reality in the virtual learning environment yet. It infers, therefore, that the didactic mediation exercised by the teacher in distance is from their own convictions about what interaction, mediation and organization of an online learning environment is. Therefore, it is not equally exercised by all those who act in distance education (DE), since the choice for didactic organization and the interventions made by them are not consensual. It still infers that the lack of institutionalization of distance education does not allow the ripening of good teaching practices. In this sense, exercising the teaching mediation in VLE demands the teacher's in distance attitude and effort from their own didactic and methodological principles.Fundação de Apoio à pesquisa do Estado de Goiás - FAPEGUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Toschi, Mirza SeabraToschi, Mirza SeabraLima, Daniela da Costa Brito PereiraAlonso, Kátia MorosovSilva, Yara Oliveira e2021-11-29T12:41:11Z2015-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Yara Oliveira e. Mediação didática na formação continuada de professores em ambientes virtuais de aprendizagem. 2015. 221 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/868porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-11-29T12:41:11Zoai:tede2:tede/868Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-11-29T12:41:11Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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