Caderno, tranças, flechas e atabaques : a escola pluricultural Odé Kayodé sob uma ótica decolonial complexa, transdisciplinar, intercultural e criativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant'Ana, Jonathas Vilas Boas de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/919
Resumo: Esta pesquisa parte da seguinte problemática: a Escola Pluricultural Odé Kayodê tem características de criatividade e interculturalidade sob uma ótica decolonial, complexa e transdisciplinar? Desde esta questão, foi realizado um estudo de caso que teve por objetivo analisar se/porque/como a Escola Pluricultural Odé Kayodê apresenta características de ser uma escola criativa e intercultural em perspectiva decolonial, complexa e transdisciplinar. A instituição estudada é particular comunitária, situada na Cidade de Goiás – GO, e se referencia nas culturas de matriz africana e indígena para pensar todas as suas dimensões. Concebido desde a abordagem qualitativa de pesquisa, o estudo utilizou análise documental, observação, entrevistas semiestruturadas, rodas de conversa, registros fotográficos e Diário de Campo para explorar fontes de evidências diversas e construir dados sobre a realidade investigada a serem analisados a partir das categorias presentes no Instrumento para Valorar o Desenvolvimento de Instituições Criativas (VADECRIE), vinculando a investigação à Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC. A fim de sustentar as análises e contornar a construção epistemológica do trabalho discutimos de modo central referenciais teóricos sobre colonialidade, decolonialidade, estudos culturais, complexidade, transdisciplinaridade, interculturalidade crítica e criatividade. Partimos de autores como Aníbal Quijano, Walter Mignolo, Raymond Williams, Tomaz Tadeu da Silva, Edgar Morin, Maria Cândida Moraes, Basarab Nicolescu, Vera Maria Candau, Catherine Walsh, Marilza Suanno, João Henrique Suanno e Saturnino de la Torre para propor um trançado teórico que ajuda a pensar a realidade investigada e a redimensionar as categorias de análise do VADECRIE a partir do entrelaçamento circular de decolonialidade, complexidade, transdisciplinaridade, interculturalidade crítica e criatividade. Assim, são apresentadas dez categorias de análise que permitem entender a Escola Pluricultural Odé Kayodê como uma instituição educativa com alto potencial criativo e intercultural em perspectiva complexa, transdisciplinar e intercultural, mesmo em meio a diversas tensões e incoerências internas. As categorias são: liderança estimuladora e criativa; professorado criativo; cultura inovadora, criatividade como valor; espírito empreendedor; visão transdisciplinar e transformadora; currículo polivalente; metodologia inovadora; avaliação formadora e transformadora; valores humanos, sociais e meio ambientais. A presença destas dimensões na escola estudada se apresenta como resultado da pesquisa. Mas além disto, o estudo de caso contribui para perceber de modo subjacente e atravessado a todas as categorias de análise uma proposta educativa pensada na perspectiva da roda, da circularidade emergente desde as culturas africanas, indígenas e afro-brasileiras a inspirar a organização da escola em todas as suas dimensões. São as diferenças culturais que tecem as características criativas e interculturais da escola em uma perspectiva decolonial, complexa e transdisciplinar. Portanto, consideramos que conceber as diferenças culturais como potência é um fator central para potencializar reinvenção de escolas em diferentes contextos. Além disto, entendemos que o estudo contribui para fortalecer as relações teóricas propostas, de modo a possibilitar outras pesquisas que se aprofundem nas proposições aqui presentes.
id UEG-2_b98b5d044c04445710a7d463fc29298d
oai_identifier_str oai:tede2:tede/919
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Caderno, tranças, flechas e atabaques : a escola pluricultural Odé Kayodé sob uma ótica decolonial complexa, transdisciplinar, intercultural e criativaEducação EscolarDecolonialidadePensar Complexo e TransdisciplinarInterculturalidade CríticaEscolas CriativasSchool EducationDecolonialityThink Complex and TransdisciplinaryCritical InterculturalityCreative SchoolsCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa parte da seguinte problemática: a Escola Pluricultural Odé Kayodê tem características de criatividade e interculturalidade sob uma ótica decolonial, complexa e transdisciplinar? Desde esta questão, foi realizado um estudo de caso que teve por objetivo analisar se/porque/como a Escola Pluricultural Odé Kayodê apresenta características de ser uma escola criativa e intercultural em perspectiva decolonial, complexa e transdisciplinar. A instituição estudada é particular comunitária, situada na Cidade de Goiás – GO, e se referencia nas culturas de matriz africana e indígena para pensar todas as suas dimensões. Concebido desde a abordagem qualitativa de pesquisa, o estudo utilizou análise documental, observação, entrevistas semiestruturadas, rodas de conversa, registros fotográficos e Diário de Campo para explorar fontes de evidências diversas e construir dados sobre a realidade investigada a serem analisados a partir das categorias presentes no Instrumento para Valorar o Desenvolvimento de Instituições Criativas (VADECRIE), vinculando a investigação à Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC. A fim de sustentar as análises e contornar a construção epistemológica do trabalho discutimos de modo central referenciais teóricos sobre colonialidade, decolonialidade, estudos culturais, complexidade, transdisciplinaridade, interculturalidade crítica e criatividade. Partimos de autores como Aníbal Quijano, Walter Mignolo, Raymond Williams, Tomaz Tadeu da Silva, Edgar Morin, Maria Cândida Moraes, Basarab Nicolescu, Vera Maria Candau, Catherine Walsh, Marilza Suanno, João Henrique Suanno e Saturnino de la Torre para propor um trançado teórico que ajuda a pensar a realidade investigada e a redimensionar as categorias de análise do VADECRIE a partir do entrelaçamento circular de decolonialidade, complexidade, transdisciplinaridade, interculturalidade crítica e criatividade. Assim, são apresentadas dez categorias de análise que permitem entender a Escola Pluricultural Odé Kayodê como uma instituição educativa com alto potencial criativo e intercultural em perspectiva complexa, transdisciplinar e intercultural, mesmo em meio a diversas tensões e incoerências internas. As categorias são: liderança estimuladora e criativa; professorado criativo; cultura inovadora, criatividade como valor; espírito empreendedor; visão transdisciplinar e transformadora; currículo polivalente; metodologia inovadora; avaliação formadora e transformadora; valores humanos, sociais e meio ambientais. A presença destas dimensões na escola estudada se apresenta como resultado da pesquisa. Mas além disto, o estudo de caso contribui para perceber de modo subjacente e atravessado a todas as categorias de análise uma proposta educativa pensada na perspectiva da roda, da circularidade emergente desde as culturas africanas, indígenas e afro-brasileiras a inspirar a organização da escola em todas as suas dimensões. São as diferenças culturais que tecem as características criativas e interculturais da escola em uma perspectiva decolonial, complexa e transdisciplinar. Portanto, consideramos que conceber as diferenças culturais como potência é um fator central para potencializar reinvenção de escolas em diferentes contextos. Além disto, entendemos que o estudo contribui para fortalecer as relações teóricas propostas, de modo a possibilitar outras pesquisas que se aprofundem nas proposições aqui presentes.This research is based on the following problematic: Does Odé Kayodê Pluricultural School have characteristics of creativity and interculturality in a decolonial, complex and transdisciplinary perspective? From this question, a case study analyzes if/why/how the Pluicultural School Odé Kayodê presents characteristics of being a creative and intercultural school in a decolonial, complex and transdisciplinary perspective. The institution studied is characterized as a particular community, located in the Cidade de Goiás - GO, and is a reference in african and indigenous cultures to think all its dimensions. Conceived from the qualitative research approach, the study used documentary analysis, observation, semi-structured interviews, talk wheels, photographic records and field jornal to explore sources of diverse evidences and to construct data about the investigated reality to be analyzed from the present categories in the Instrument for Valuing the Development of Creative Institutions, linking research to the International Network of Creative Schools. For the purpose of supporting the analyzes and to circumvent the epistemological construction of the work, we discuss in a central way theoretical references on coloniality, decoloniality, cultural studies, complexity, transdisciplinarity, critical interculturality and creativity. We start with authors such as Aníbal Quijano, Walter Mignolo, Raymond Williams, Tomaz Tadeu da Silva, Edgar Morin, Maria Cândida Moraes, Basarab Nicolescu, Vera Maria Candau, Catherine Walsh, Marilza Suanno, João Henrique Suanno and Saturnino de la Torre to propose a theoretical braid that helps to think about the reality investigated and to re-dimension the categories of analysis of VADECRIE from the circular interweaving of decoloniality, complexity, transdisciplinarity, critical interculturality and creativity. Thus, ten categories of analysis are presented that allow the Odé Kayodê Pluricultural School to be understood as an educational institution with highly creative and intercultural potential in a complex, transdisciplinary and intercultural perspective, even in the midst of diverse tensions and internal inconsistencies. The categories are: stimulating and creative leadership; creative professorship; innovative culture, creativity as value; entrepreneurial spirit; transdisciplinary and transformative vision; multipurpose curriculum; innovative methodology; formative and transformative evaluation; human, social and environmental values. The presence of these dimensions in the studied school is presented as a result of the research. But in addition to this, the case study helps to perceive in an underlying way and across all categories of analysis an educational proposal thought of in the perspective of the wheel, of the emerging circularity from african, indigenous and afro-brazilian cultures to inspire the organization of the school in all its dimensions. The cultural differences that weave the creative and intercultural characteristics of the school in a decolonial, complex and transdisciplinary perspective. Therefore, we consider that to conceive of cultural differences as a power is a central factor to strengthen the reinvention of schools in different contexts. In addition, we understand that the study contributes to strengthening the theoretical relations proposed, so as to make possible further research that delves into the propositions presented here.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Suanno, João HenriqueSuanno, João HenriqueCandau, Vera Maria FerrãoSilva, Barbra do Rosário SabotaSilva, Yara Fonseca de Oliveira eSant'Ana, Jonathas Vilas Boas de2022-02-08T15:33:54Z2018-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANT'ANA, Jonathas Vilas Boas de. Caderno, tranças, flechas e atabaques : a escola pluricultural Odé Kayodé sob uma ótica decolonial complexa, transdisciplinar, intercultural e criativa. 2018. 230 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO .http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/919porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-02-08T15:33:54Zoai:tede2:tede/919Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-02-08T15:33:54Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Caderno, tranças, flechas e atabaques : a escola pluricultural Odé Kayodé sob uma ótica decolonial complexa, transdisciplinar, intercultural e criativa
title Caderno, tranças, flechas e atabaques : a escola pluricultural Odé Kayodé sob uma ótica decolonial complexa, transdisciplinar, intercultural e criativa
spellingShingle Caderno, tranças, flechas e atabaques : a escola pluricultural Odé Kayodé sob uma ótica decolonial complexa, transdisciplinar, intercultural e criativa
Sant'Ana, Jonathas Vilas Boas de
Educação Escolar
Decolonialidade
Pensar Complexo e Transdisciplinar
Interculturalidade Crítica
Escolas Criativas
School Education
Decoloniality
Think Complex and Transdisciplinary
Critical Interculturality
Creative Schools
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Caderno, tranças, flechas e atabaques : a escola pluricultural Odé Kayodé sob uma ótica decolonial complexa, transdisciplinar, intercultural e criativa
title_full Caderno, tranças, flechas e atabaques : a escola pluricultural Odé Kayodé sob uma ótica decolonial complexa, transdisciplinar, intercultural e criativa
title_fullStr Caderno, tranças, flechas e atabaques : a escola pluricultural Odé Kayodé sob uma ótica decolonial complexa, transdisciplinar, intercultural e criativa
title_full_unstemmed Caderno, tranças, flechas e atabaques : a escola pluricultural Odé Kayodé sob uma ótica decolonial complexa, transdisciplinar, intercultural e criativa
title_sort Caderno, tranças, flechas e atabaques : a escola pluricultural Odé Kayodé sob uma ótica decolonial complexa, transdisciplinar, intercultural e criativa
author Sant'Ana, Jonathas Vilas Boas de
author_facet Sant'Ana, Jonathas Vilas Boas de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Suanno, João Henrique
Suanno, João Henrique
Candau, Vera Maria Ferrão
Silva, Barbra do Rosário Sabota
Silva, Yara Fonseca de Oliveira e
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant'Ana, Jonathas Vilas Boas de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Escolar
Decolonialidade
Pensar Complexo e Transdisciplinar
Interculturalidade Crítica
Escolas Criativas
School Education
Decoloniality
Think Complex and Transdisciplinary
Critical Interculturality
Creative Schools
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação Escolar
Decolonialidade
Pensar Complexo e Transdisciplinar
Interculturalidade Crítica
Escolas Criativas
School Education
Decoloniality
Think Complex and Transdisciplinary
Critical Interculturality
Creative Schools
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa parte da seguinte problemática: a Escola Pluricultural Odé Kayodê tem características de criatividade e interculturalidade sob uma ótica decolonial, complexa e transdisciplinar? Desde esta questão, foi realizado um estudo de caso que teve por objetivo analisar se/porque/como a Escola Pluricultural Odé Kayodê apresenta características de ser uma escola criativa e intercultural em perspectiva decolonial, complexa e transdisciplinar. A instituição estudada é particular comunitária, situada na Cidade de Goiás – GO, e se referencia nas culturas de matriz africana e indígena para pensar todas as suas dimensões. Concebido desde a abordagem qualitativa de pesquisa, o estudo utilizou análise documental, observação, entrevistas semiestruturadas, rodas de conversa, registros fotográficos e Diário de Campo para explorar fontes de evidências diversas e construir dados sobre a realidade investigada a serem analisados a partir das categorias presentes no Instrumento para Valorar o Desenvolvimento de Instituições Criativas (VADECRIE), vinculando a investigação à Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC. A fim de sustentar as análises e contornar a construção epistemológica do trabalho discutimos de modo central referenciais teóricos sobre colonialidade, decolonialidade, estudos culturais, complexidade, transdisciplinaridade, interculturalidade crítica e criatividade. Partimos de autores como Aníbal Quijano, Walter Mignolo, Raymond Williams, Tomaz Tadeu da Silva, Edgar Morin, Maria Cândida Moraes, Basarab Nicolescu, Vera Maria Candau, Catherine Walsh, Marilza Suanno, João Henrique Suanno e Saturnino de la Torre para propor um trançado teórico que ajuda a pensar a realidade investigada e a redimensionar as categorias de análise do VADECRIE a partir do entrelaçamento circular de decolonialidade, complexidade, transdisciplinaridade, interculturalidade crítica e criatividade. Assim, são apresentadas dez categorias de análise que permitem entender a Escola Pluricultural Odé Kayodê como uma instituição educativa com alto potencial criativo e intercultural em perspectiva complexa, transdisciplinar e intercultural, mesmo em meio a diversas tensões e incoerências internas. As categorias são: liderança estimuladora e criativa; professorado criativo; cultura inovadora, criatividade como valor; espírito empreendedor; visão transdisciplinar e transformadora; currículo polivalente; metodologia inovadora; avaliação formadora e transformadora; valores humanos, sociais e meio ambientais. A presença destas dimensões na escola estudada se apresenta como resultado da pesquisa. Mas além disto, o estudo de caso contribui para perceber de modo subjacente e atravessado a todas as categorias de análise uma proposta educativa pensada na perspectiva da roda, da circularidade emergente desde as culturas africanas, indígenas e afro-brasileiras a inspirar a organização da escola em todas as suas dimensões. São as diferenças culturais que tecem as características criativas e interculturais da escola em uma perspectiva decolonial, complexa e transdisciplinar. Portanto, consideramos que conceber as diferenças culturais como potência é um fator central para potencializar reinvenção de escolas em diferentes contextos. Além disto, entendemos que o estudo contribui para fortalecer as relações teóricas propostas, de modo a possibilitar outras pesquisas que se aprofundem nas proposições aqui presentes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-20
2022-02-08T15:33:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANT'ANA, Jonathas Vilas Boas de. Caderno, tranças, flechas e atabaques : a escola pluricultural Odé Kayodé sob uma ótica decolonial complexa, transdisciplinar, intercultural e criativa. 2018. 230 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO .
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/919
identifier_str_mv SANT'ANA, Jonathas Vilas Boas de. Caderno, tranças, flechas e atabaques : a escola pluricultural Odé Kayodé sob uma ótica decolonial complexa, transdisciplinar, intercultural e criativa. 2018. 230 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO .
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1799944609552400384