Pós-graduação lato sensu : trajetória, política e formação continuada de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Rosemeire Soares de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/923
Resumo: Esse estudo trata de discutir o contexto da pós-graduação Lato Sensu da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Nessa perspectiva, a investigação procurou evidenciar como ocorreu a oferta da pós-graduação Lato Sensu da UEG e sua articulação com o desenvolvimento profissional-educacional no estado goiano, no período de 1999 a 2017. O trabalho teve como objetivo central analisar a trajetória e as políticas institucionais da pós- graduação que regem especificamente o Lato Sensu da UEG e a sua relação com a formação continuada de professores sendo, seus objetivos específicos, conhecer a política institucional dos cursos de pós-graduação Lato Sensu da UEG, mapear a trajetória dos cursos de pós- graduação Lato Sensu da UEG e, descobrir a visão dos sujeitos sobre o papel da pós- graduação Lato Sensu se contribui, ou não, com a formação continuada de professores e com o desenvolvimento educacional local. A fim de alcançar os mesmos recorreu-se à pesquisa qualitativa, a partir do estudo de caso, seguindo uma linha descritiva e interpretativa e, fazendo uso da pesquisa documental e de campo. Os participantes da pesquisa foram, a coordenadora dos cursos de pós-graduação Lato Sensu da UEG, a secretária da coordenação- geral do Lato Sensu da UEG, 148 estudantes dos seis câmpus da mesorregião central do estado de Goiás e, a visão de cada um sobre a temática em questão. Os resultados dessa pesquisa mostram que as propostas dos programas de pós-graduação Lato Sensu da UEG buscam priorizar as demandas locais com a finalidade de produzir conhecimento e tecnologia em todas as áreas do saber, concentrando-se na subárea de conhecimento, Educação, direcionada para a formação continuada de professores, com a proposta de articular ensino e pesquisa e articular com o processo educacional local, abordando temas relevantes e atuais de acordo com o contexto do cotidiano escolar. Entretanto, percebe-se que, apesar de a UEG ser um importante lócus de formação de professores, por meio das especializações Lato Sensu, outras áreas de conhecimento precisam ser oferecidas às comunidades locais, para que de fato as demandas de mão de obra especializada no estado goiano sejam supridas, conforme estabelecido nos documentos legais da UEG.
id UEG-2_bb58e99fe74ceb6913d252bd056f4c52
oai_identifier_str oai:tede2:tede/923
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Pós-graduação lato sensu : trajetória, política e formação continuada de professoresEducação SuperiorPós-graduação Lato SensuUniversidade Estadual de GoiásFormação Continuada de ProfessoresCollege EducationPostgraduate Lato SensuState University of GoiásContinuing Teacher TrainingCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsse estudo trata de discutir o contexto da pós-graduação Lato Sensu da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Nessa perspectiva, a investigação procurou evidenciar como ocorreu a oferta da pós-graduação Lato Sensu da UEG e sua articulação com o desenvolvimento profissional-educacional no estado goiano, no período de 1999 a 2017. O trabalho teve como objetivo central analisar a trajetória e as políticas institucionais da pós- graduação que regem especificamente o Lato Sensu da UEG e a sua relação com a formação continuada de professores sendo, seus objetivos específicos, conhecer a política institucional dos cursos de pós-graduação Lato Sensu da UEG, mapear a trajetória dos cursos de pós- graduação Lato Sensu da UEG e, descobrir a visão dos sujeitos sobre o papel da pós- graduação Lato Sensu se contribui, ou não, com a formação continuada de professores e com o desenvolvimento educacional local. A fim de alcançar os mesmos recorreu-se à pesquisa qualitativa, a partir do estudo de caso, seguindo uma linha descritiva e interpretativa e, fazendo uso da pesquisa documental e de campo. Os participantes da pesquisa foram, a coordenadora dos cursos de pós-graduação Lato Sensu da UEG, a secretária da coordenação- geral do Lato Sensu da UEG, 148 estudantes dos seis câmpus da mesorregião central do estado de Goiás e, a visão de cada um sobre a temática em questão. Os resultados dessa pesquisa mostram que as propostas dos programas de pós-graduação Lato Sensu da UEG buscam priorizar as demandas locais com a finalidade de produzir conhecimento e tecnologia em todas as áreas do saber, concentrando-se na subárea de conhecimento, Educação, direcionada para a formação continuada de professores, com a proposta de articular ensino e pesquisa e articular com o processo educacional local, abordando temas relevantes e atuais de acordo com o contexto do cotidiano escolar. Entretanto, percebe-se que, apesar de a UEG ser um importante lócus de formação de professores, por meio das especializações Lato Sensu, outras áreas de conhecimento precisam ser oferecidas às comunidades locais, para que de fato as demandas de mão de obra especializada no estado goiano sejam supridas, conforme estabelecido nos documentos legais da UEG.This study discusses the context of the Lato Sensu graduate of Goiás State University (UEG). this perspective, the research sought to highlight how the offer of the graduate Lato Sensu UEG and its articulation with the professional-educational development in the state of Goias, in the period from 1999 to 2017. The main objective of the work was to analyze the trajectory and institutional policies of the graduate that specifically govern the Lato Sensu of UEG and its relationship with the continuing training of teachers being, their specific objectives, to know the policy Institution of UEG's Lato Sensu postgraduate courses, map the of UEG's Lato Sensu graduate courses, and discover the vision of the subjects on the role of the Lato Sensu graduate whether it contributes, or not, to the continuing training ofteachers and with local educational development. In order to achieve these, the qualitative research was used, from the case study, following a descriptive and interpretative line and, making use of the documentary and Field research. The participants of the research were, the of the Graduate courses Lato Sensu da UEG, the Secretary of the general coordination of Lato Sensu da UEG, 148 students of the six campus of the central region of the state of Goiás and, the vision of each one on the thematic in Question. The results of this research show that the proposals of UEG's Lato Sensu graduate programs seek to prioritize local demands for the purpose of producing knowledge and technology in all areas of knowledge, concentrating on the subarea of expertise , education, directed towards the continuing training of teachers, with the proposal to articulate teaching and research and articulate with the local educational process, addressing relevant and current topics accordingto the context of the daily school. However, it is understood that, although UEG is animportant locus of teacher training, by means of Lato Sensu specializations, other areas of knowledge need to be offered to local communities, so that in fact the demands of labor Specialized in the state of Goias are supplied, as established in the legal documents of UEG.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Silva, Yara Fonseca de Oliveira eSilva, Yara Fonseca de Oliveira eFreitas, Carla Conti deLima, Daniela da Costa Brito PereiraReis, Marlene Barbosa de FreitasSousa, Rosemeire Soares de2022-02-08T19:29:46Z2018-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, Rosemeire Soares de. Pós-graduação lato sensu : trajetória, política e formação continuada de professores. 2018. 128 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO .http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/923porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-02-08T19:29:46Zoai:tede2:tede/923Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-02-08T19:29:46Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pós-graduação lato sensu : trajetória, política e formação continuada de professores
title Pós-graduação lato sensu : trajetória, política e formação continuada de professores
spellingShingle Pós-graduação lato sensu : trajetória, política e formação continuada de professores
Sousa, Rosemeire Soares de
Educação Superior
Pós-graduação Lato Sensu
Universidade Estadual de Goiás
Formação Continuada de Professores
College Education
Postgraduate Lato Sensu
State University of Goiás
Continuing Teacher Training
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Pós-graduação lato sensu : trajetória, política e formação continuada de professores
title_full Pós-graduação lato sensu : trajetória, política e formação continuada de professores
title_fullStr Pós-graduação lato sensu : trajetória, política e formação continuada de professores
title_full_unstemmed Pós-graduação lato sensu : trajetória, política e formação continuada de professores
title_sort Pós-graduação lato sensu : trajetória, política e formação continuada de professores
author Sousa, Rosemeire Soares de
author_facet Sousa, Rosemeire Soares de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Yara Fonseca de Oliveira e
Silva, Yara Fonseca de Oliveira e
Freitas, Carla Conti de
Lima, Daniela da Costa Brito Pereira
Reis, Marlene Barbosa de Freitas
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Rosemeire Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Pós-graduação Lato Sensu
Universidade Estadual de Goiás
Formação Continuada de Professores
College Education
Postgraduate Lato Sensu
State University of Goiás
Continuing Teacher Training
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação Superior
Pós-graduação Lato Sensu
Universidade Estadual de Goiás
Formação Continuada de Professores
College Education
Postgraduate Lato Sensu
State University of Goiás
Continuing Teacher Training
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esse estudo trata de discutir o contexto da pós-graduação Lato Sensu da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Nessa perspectiva, a investigação procurou evidenciar como ocorreu a oferta da pós-graduação Lato Sensu da UEG e sua articulação com o desenvolvimento profissional-educacional no estado goiano, no período de 1999 a 2017. O trabalho teve como objetivo central analisar a trajetória e as políticas institucionais da pós- graduação que regem especificamente o Lato Sensu da UEG e a sua relação com a formação continuada de professores sendo, seus objetivos específicos, conhecer a política institucional dos cursos de pós-graduação Lato Sensu da UEG, mapear a trajetória dos cursos de pós- graduação Lato Sensu da UEG e, descobrir a visão dos sujeitos sobre o papel da pós- graduação Lato Sensu se contribui, ou não, com a formação continuada de professores e com o desenvolvimento educacional local. A fim de alcançar os mesmos recorreu-se à pesquisa qualitativa, a partir do estudo de caso, seguindo uma linha descritiva e interpretativa e, fazendo uso da pesquisa documental e de campo. Os participantes da pesquisa foram, a coordenadora dos cursos de pós-graduação Lato Sensu da UEG, a secretária da coordenação- geral do Lato Sensu da UEG, 148 estudantes dos seis câmpus da mesorregião central do estado de Goiás e, a visão de cada um sobre a temática em questão. Os resultados dessa pesquisa mostram que as propostas dos programas de pós-graduação Lato Sensu da UEG buscam priorizar as demandas locais com a finalidade de produzir conhecimento e tecnologia em todas as áreas do saber, concentrando-se na subárea de conhecimento, Educação, direcionada para a formação continuada de professores, com a proposta de articular ensino e pesquisa e articular com o processo educacional local, abordando temas relevantes e atuais de acordo com o contexto do cotidiano escolar. Entretanto, percebe-se que, apesar de a UEG ser um importante lócus de formação de professores, por meio das especializações Lato Sensu, outras áreas de conhecimento precisam ser oferecidas às comunidades locais, para que de fato as demandas de mão de obra especializada no estado goiano sejam supridas, conforme estabelecido nos documentos legais da UEG.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-27
2022-02-08T19:29:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Rosemeire Soares de. Pós-graduação lato sensu : trajetória, política e formação continuada de professores. 2018. 128 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO .
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/923
identifier_str_mv SOUSA, Rosemeire Soares de. Pós-graduação lato sensu : trajetória, política e formação continuada de professores. 2018. 128 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO .
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093991802601472