Sentir a água, ser caçador : as configurações do corpo e do erotismo feminino na poética de Olga Savary
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1251 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar o papel metafórico da natureza nos poemas de Olga Savary, na obra Magma (1982). Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura, na qual abordaremos a construção de uma nova dimensão poética, que emerge do entrelaçamento entre o humano e os elementos naturais que deixa explícita a manifestação das nuanças do erotismo nos poemas, como forma peculiar da exploração do corpo e parte constitutiva da experiência amorosa lírica. Para isso, a pesquisa apresenta as características da obra literária de Olga Savary; poeta brasileira que tem a palavra e a poesia como referência para a construção literária. A poeta é responsável por publicar Magma, o primeiro livro escrito todo em temática erótica, rompendo os paradigmas sociais, diante do contexto em que a figura feminina sofria com a invisibilidade para conquistar o próprio espaço, principalmente, na representação literária. Como referencial teórico no que tange à literatura erótica, a presente dissertação tomará os estudos de Alberoni (1986), mas sobretudo Bataille (1987) e Octavio Paz (1994) que assimilam as características do erotismo como referência da interioridade, principalmente por meio da imaginação e da experiência humana. Já para a análise da função metafórica da água tomaremos como teóricos Eliade (1979) e Bachelard (1998) que apresentam a água de maneira análoga às metáforas de Olga Savary, como fonte inesgotável para apreciação da natureza, como mediadora da sondagem da criação, da purificação e da ferocidade do desejo. A pesquisa busca demonstrar as características poéticas de Olga Savary como uma quebra de paradigmas, pois sintetiza a representação de um eu lírico que revela, por meio da sensibilidade humana, o desejo sutil, solidificado pela linguagem através dos elementos da natureza. As análises dos poemas têm como escopo observar o seu "erotismo textualizado” que relaciona a existência com o real, a poesia e a própria subjetividade. |
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Sentir a água, ser caçador : as configurações do corpo e do erotismo feminino na poética de Olga SavaryFeeling the water, being a hunter: The configurations of the female body and eroticism in the poetry of Olga SavaryOlga SavaryErotismo femininoÁguaCorpoLiteraturaFemale eroticismWaterBodyLiteratureLETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASEste trabalho tem por objetivo analisar o papel metafórico da natureza nos poemas de Olga Savary, na obra Magma (1982). Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura, na qual abordaremos a construção de uma nova dimensão poética, que emerge do entrelaçamento entre o humano e os elementos naturais que deixa explícita a manifestação das nuanças do erotismo nos poemas, como forma peculiar da exploração do corpo e parte constitutiva da experiência amorosa lírica. Para isso, a pesquisa apresenta as características da obra literária de Olga Savary; poeta brasileira que tem a palavra e a poesia como referência para a construção literária. A poeta é responsável por publicar Magma, o primeiro livro escrito todo em temática erótica, rompendo os paradigmas sociais, diante do contexto em que a figura feminina sofria com a invisibilidade para conquistar o próprio espaço, principalmente, na representação literária. Como referencial teórico no que tange à literatura erótica, a presente dissertação tomará os estudos de Alberoni (1986), mas sobretudo Bataille (1987) e Octavio Paz (1994) que assimilam as características do erotismo como referência da interioridade, principalmente por meio da imaginação e da experiência humana. Já para a análise da função metafórica da água tomaremos como teóricos Eliade (1979) e Bachelard (1998) que apresentam a água de maneira análoga às metáforas de Olga Savary, como fonte inesgotável para apreciação da natureza, como mediadora da sondagem da criação, da purificação e da ferocidade do desejo. A pesquisa busca demonstrar as características poéticas de Olga Savary como uma quebra de paradigmas, pois sintetiza a representação de um eu lírico que revela, por meio da sensibilidade humana, o desejo sutil, solidificado pela linguagem através dos elementos da natureza. As análises dos poemas têm como escopo observar o seu "erotismo textualizado” que relaciona a existência com o real, a poesia e a própria subjetividade.This work aims to analyze the metaphorical role of nature in the poems of Olga Savary, in the work Magma (1982). This is a literature review research, in which we will approach the construction of a new poetic dimension, which emerges from the intertwining between the human and the natural elements that makes explicit the manifestation of the nuances of eroticism in the poems, as a peculiar form of exploration. of the body and constitutive part of the lyrical love experience. For this, the research presents the characteristics of the literary work of Olga Savary; Brazilian poet who has the word and poetry as a reference for literary construction. The poet is responsible for publishing Magma, the first book written entirely on erotic themes, breaking social paradigms, given the context in which the female figure suffered from invisibility to conquer her own space, especially in literary representation. As a theoretical reference regarding erotic literature, the present dissertation will take the studies of Alberoni (1986), but above all Bataille (1987) and Octavio Paz (1994) who assimilate the characteristics of eroticism as a reference of interiority, mainly through imagination and human experience. For the analysis of the metaphorical function of water, we will take as theorists Eliade (1979) and Bachelard (1998) who present water in a similar way to Olga Savary's metaphors, as an inexhaustible source for the appreciation of nature, as a mediator of the exploration of creation, of purification and the ferocity of desire. The research seeks to demonstrate the poetic characteristics of Olga Savary as a paradigm shift, as it synthesizes the representation of a lyrical self that reveals, through human sensitivity, the subtle desire, solidified by language through the elements of nature. The analysis of the poems aims to observe their "textualized eroticism" that relates existence to reality, poetry and subjectivity itself.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e InterculturalidadeBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)Felizardo, Alexandre Bonafimhttps://orcid.org/0000-0002-7497-8365http://lattes.cnpq.br/1959419139144723Felizardo, Alexandre BonafimOrcid https://orcid.org/0000-0002-7497-8365http://lattes.cnpq.br/1959419139144723David, Nismária Alveshttps://orcid.org/0000-0001-5278-4888http://lattes.cnpq.br/6682621513643586Ferreira, Elizete Albinahttps://orcid.org/0000-0002-6266-0624http://lattes.cnpq.br/7838155117795661Trindade, Marcela Rodrigues2023-08-16T13:46:50Z2022-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTRINDADE, Marcela Rodrigues. Sentir a água, ser caçador: As configurações do corpo e do erotismo feminino na poética de Olga Savary. 2022. 113 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2022.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1251porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-08-22T22:39:15Zoai:tede2:tede/1251Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-08-22T22:39:15Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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Este trabalho tem por objetivo analisar o papel metafórico da natureza nos poemas de Olga Savary, na obra Magma (1982). Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura, na qual abordaremos a construção de uma nova dimensão poética, que emerge do entrelaçamento entre o humano e os elementos naturais que deixa explícita a manifestação das nuanças do erotismo nos poemas, como forma peculiar da exploração do corpo e parte constitutiva da experiência amorosa lírica. Para isso, a pesquisa apresenta as características da obra literária de Olga Savary; poeta brasileira que tem a palavra e a poesia como referência para a construção literária. A poeta é responsável por publicar Magma, o primeiro livro escrito todo em temática erótica, rompendo os paradigmas sociais, diante do contexto em que a figura feminina sofria com a invisibilidade para conquistar o próprio espaço, principalmente, na representação literária. Como referencial teórico no que tange à literatura erótica, a presente dissertação tomará os estudos de Alberoni (1986), mas sobretudo Bataille (1987) e Octavio Paz (1994) que assimilam as características do erotismo como referência da interioridade, principalmente por meio da imaginação e da experiência humana. Já para a análise da função metafórica da água tomaremos como teóricos Eliade (1979) e Bachelard (1998) que apresentam a água de maneira análoga às metáforas de Olga Savary, como fonte inesgotável para apreciação da natureza, como mediadora da sondagem da criação, da purificação e da ferocidade do desejo. A pesquisa busca demonstrar as características poéticas de Olga Savary como uma quebra de paradigmas, pois sintetiza a representação de um eu lírico que revela, por meio da sensibilidade humana, o desejo sutil, solidificado pela linguagem através dos elementos da natureza. As análises dos poemas têm como escopo observar o seu "erotismo textualizado” que relaciona a existência com o real, a poesia e a própria subjetividade. |
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