Cadernos negros : casos de racismo e discriminação em instituições de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Edergênio Severino
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/621
Resumo: Analisar, debater, desinvisibilizar e dessilenciar casos de racismo operados de forma discursiva em instituições de ensino são os objetivos deste estudo, em que realizo também uma breve investigação do processo de escravidão negra no Brasil, relacionando esse processo colonialista, com o racismo, pensado aqui como uma tecnologia de poder, sendo um elemento estruturante das relações sociais e raciais no país. Abordo temas como racismo estrutural, racismo institucional, extermínio da juventude negra, branquitude, além de interseccionalidades de raça, gênero e classe social na constituição do racismo brasileiro. Tendo como campo-tema o racismo, apresento histórias não ficcionais de pessoas negras, que sofreram racismo em instituições de ensino. Articulo a perspectiva teórica da decolonialidade, com a escrita posicionada da escrevivência de Conceição Evaristo, para construir recontos dos casos de racismo vivenciados pelas coautoras/es do estudo. Para constituição dessas escrevivências, lanço mão dos Letramentos de Reexistências, de Ana Lucia Silva Souza (2011, da Teoria Racial Crítica, assim como do Letramento Racial Crítico, de Aparecida de Jesus Ferreira (2014). Mais do que um estudo, a presente investigação é a materialização da vivência decolonial de homem, preto, pobre, professor, na luta pela existência, resistência e reexistência.
id UEG-2_c0c39ae7a9daf9c90b928d89164f9b42
oai_identifier_str oai:tede2:tede/621
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Cadernos negros : casos de racismo e discriminação em instituições de ensinoRaçaLinguagemPrática decolonialLiteraturaANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA DAS POPULACOES AFRO-BRASILEIRASCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAAnalisar, debater, desinvisibilizar e dessilenciar casos de racismo operados de forma discursiva em instituições de ensino são os objetivos deste estudo, em que realizo também uma breve investigação do processo de escravidão negra no Brasil, relacionando esse processo colonialista, com o racismo, pensado aqui como uma tecnologia de poder, sendo um elemento estruturante das relações sociais e raciais no país. Abordo temas como racismo estrutural, racismo institucional, extermínio da juventude negra, branquitude, além de interseccionalidades de raça, gênero e classe social na constituição do racismo brasileiro. Tendo como campo-tema o racismo, apresento histórias não ficcionais de pessoas negras, que sofreram racismo em instituições de ensino. Articulo a perspectiva teórica da decolonialidade, com a escrita posicionada da escrevivência de Conceição Evaristo, para construir recontos dos casos de racismo vivenciados pelas coautoras/es do estudo. Para constituição dessas escrevivências, lanço mão dos Letramentos de Reexistências, de Ana Lucia Silva Souza (2011, da Teoria Racial Crítica, assim como do Letramento Racial Crítico, de Aparecida de Jesus Ferreira (2014). Mais do que um estudo, a presente investigação é a materialização da vivência decolonial de homem, preto, pobre, professor, na luta pela existência, resistência e reexistência.Afoyemọ: Itupalẹ, ijiroro, disinvisibility ati awọn ọran ibanujẹ ti ẹlẹyamẹya, ṣiṣẹ ni ọna disiki ni awọn ile-ẹkọ ẹkọ. Iwọnyi ni awọn ibi-afẹde ti iwadi yii, ninu eyiti Mo tun ṣe iwadii finifini kan si ilana ti ifipa dudu ni Ilu Brazil, ti o jọmọ ilana amunisin yii si ẹlẹyamẹya, ronu nibi bi imọ-ẹrọ ti agbara, jẹ ipin ti iṣeto ti ajọṣepọ ati ibatan ibatan ni orilẹ-ede. Mo koju awọn akọle bii ẹlẹyamẹya igbekalẹ, ẹlẹyamẹya ti ile-iṣẹ, iparun ti ọdọ dudu, funfun, ati bi ikorita ti ije, akọ ati abo ni kilasi ti ẹlẹya ẹlẹya ara ilu Brazil. Pẹlu ẹlẹyamẹya bi aaye akori, Mo ṣafihan awọn itan ti kii ṣe itan-ọrọ ti awọn eniyan dudu, ti o jiya ẹlẹyamẹya ni awọn ile-ẹkọ ẹkọ. Mo sọ asọye imọran ti imọ-ara, pẹlu kikọ ipo ipo ti akọwe Conceição Evaristo, lati kọ awọn atunkọ ti awọn ọran ti ẹlẹyamẹya ti awọn alakọwe iwadi naa ni iriri. Fun ilana ofin ti awọn iforukọsilẹ wọnyi, Mo lo Awọn iwe-kikọ Awọn isọdọtun ti Ana Lucia Silva Souza (2011), ati Coryical Racial Theory, ati Critical Racial Literacy ti Aparecida de Jesus Ferreira (2014). Die e sii ju iwadi lọ, iwadii ti o wa lọwọlọwọ jẹ ohun-elo ti iriri ẹwa ti eniyan, dudu, talaka, olukọ ninu Ijakadi fun aye, resistance ati tun wa.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Oliveira, Hélvio Frank dehttp://lattes.cnpq.br/1659880507093036Oliveira, Hélvio Frank deSouza, Ana Lúcia SilvaLima, Sostenes CezarVieira, Edergênio Severino2021-05-25T11:15:47Z2021-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIEIRA, Edergênio Negreiros. Cadernos negros : casos de racismo e discriminação em instituições de ensino. 2021.111 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias ) - Unidade Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/621porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-05-25T11:15:47Zoai:tede2:tede/621Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-05-25T11:15:47Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cadernos negros : casos de racismo e discriminação em instituições de ensino
title Cadernos negros : casos de racismo e discriminação em instituições de ensino
spellingShingle Cadernos negros : casos de racismo e discriminação em instituições de ensino
Vieira, Edergênio Severino
Raça
Linguagem
Prática decolonial
Literatura
ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA DAS POPULACOES AFRO-BRASILEIRAS
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
title_short Cadernos negros : casos de racismo e discriminação em instituições de ensino
title_full Cadernos negros : casos de racismo e discriminação em instituições de ensino
title_fullStr Cadernos negros : casos de racismo e discriminação em instituições de ensino
title_full_unstemmed Cadernos negros : casos de racismo e discriminação em instituições de ensino
title_sort Cadernos negros : casos de racismo e discriminação em instituições de ensino
author Vieira, Edergênio Severino
author_facet Vieira, Edergênio Severino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Hélvio Frank de
http://lattes.cnpq.br/1659880507093036
Oliveira, Hélvio Frank de
Souza, Ana Lúcia Silva
Lima, Sostenes Cezar
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Edergênio Severino
dc.subject.por.fl_str_mv Raça
Linguagem
Prática decolonial
Literatura
ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA DAS POPULACOES AFRO-BRASILEIRAS
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
topic Raça
Linguagem
Prática decolonial
Literatura
ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA DAS POPULACOES AFRO-BRASILEIRAS
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
description Analisar, debater, desinvisibilizar e dessilenciar casos de racismo operados de forma discursiva em instituições de ensino são os objetivos deste estudo, em que realizo também uma breve investigação do processo de escravidão negra no Brasil, relacionando esse processo colonialista, com o racismo, pensado aqui como uma tecnologia de poder, sendo um elemento estruturante das relações sociais e raciais no país. Abordo temas como racismo estrutural, racismo institucional, extermínio da juventude negra, branquitude, além de interseccionalidades de raça, gênero e classe social na constituição do racismo brasileiro. Tendo como campo-tema o racismo, apresento histórias não ficcionais de pessoas negras, que sofreram racismo em instituições de ensino. Articulo a perspectiva teórica da decolonialidade, com a escrita posicionada da escrevivência de Conceição Evaristo, para construir recontos dos casos de racismo vivenciados pelas coautoras/es do estudo. Para constituição dessas escrevivências, lanço mão dos Letramentos de Reexistências, de Ana Lucia Silva Souza (2011, da Teoria Racial Crítica, assim como do Letramento Racial Crítico, de Aparecida de Jesus Ferreira (2014). Mais do que um estudo, a presente investigação é a materialização da vivência decolonial de homem, preto, pobre, professor, na luta pela existência, resistência e reexistência.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-25T11:15:47Z
2021-03-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA, Edergênio Negreiros. Cadernos negros : casos de racismo e discriminação em instituições de ensino. 2021.111 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias ) - Unidade Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis,GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/621
identifier_str_mv VIEIRA, Edergênio Negreiros. Cadernos negros : casos de racismo e discriminação em instituições de ensino. 2021.111 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias ) - Unidade Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis,GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1799944607333613568