Conhecer para reconhecer: a vivência dos povos Geraizeiros como estratégia pedagógica em Educação Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Gustavo de Azevedo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1244
Resumo: Esta dissertação tem como temas a Educação Ambiental Crítica e as narrativas de desenvolvimento no Cerrado. Mais especificamente, o estudo em tela discute em que medida os diferentes vieses de ocupação do Cerrado, representados pela ocupação tradicional dos povos geraizeiros e pelo avanço das atividades econômicas agroindustriais, influenciam na compreensão dos docentes sobre este bioma e sua condição de importante território socioambiental, cultural elugar de disputas entre as forças econômicas agroindustriais e os povos que ali vivem. Para tanto, o Cerrado foi apresentado como um Bioma-Território (CHAVEIRO; BARREIRA, 2010) aos professores da Escola Classe Ipê e do Centro de Ensino Fundamental 403 de Santa Maria, escolas da rede pública do Distrito Federal, por meio das obras “Saberes Ambientais do Cerrado”, de 2016, e “Saberes dos povos do cerrado e biodiversidade”, de 2020, que são importantes referenciais pedagógicos sobre os saberes geraizeiros. Com isso, procurou-se entender e qual é a relevância pedagógica da apresentação das vivências geraizeiras aos docentes, tendo em vista a construção de práticas pedagógicas que estimulem a conservação, a valorização do Cerrado e da cultura dos povos geraizeiros, bem como o questionamento das narrativas da agricultura “pop” que divulgam supostos benefícios com a conversão do Cerrado em territórios da rede agroindustrial.
id UEG-2_cbad3c7667b21d576893b6654a9a5727
oai_identifier_str oai:tede2:tede/1244
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Conhecer para reconhecer: a vivência dos povos Geraizeiros como estratégia pedagógica em Educação AmbientalKnowing to recognize: the experience of the Geraizeiros peoples as a pedagogical strategy in Environmental Education.Educação ambiental - CerradoGeraizeiros - Narrativas - CerradoCerradoEnvironmental Education - CerradoGeraizeiros - Narratives - CerradoCerradoCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIAEsta dissertação tem como temas a Educação Ambiental Crítica e as narrativas de desenvolvimento no Cerrado. Mais especificamente, o estudo em tela discute em que medida os diferentes vieses de ocupação do Cerrado, representados pela ocupação tradicional dos povos geraizeiros e pelo avanço das atividades econômicas agroindustriais, influenciam na compreensão dos docentes sobre este bioma e sua condição de importante território socioambiental, cultural elugar de disputas entre as forças econômicas agroindustriais e os povos que ali vivem. Para tanto, o Cerrado foi apresentado como um Bioma-Território (CHAVEIRO; BARREIRA, 2010) aos professores da Escola Classe Ipê e do Centro de Ensino Fundamental 403 de Santa Maria, escolas da rede pública do Distrito Federal, por meio das obras “Saberes Ambientais do Cerrado”, de 2016, e “Saberes dos povos do cerrado e biodiversidade”, de 2020, que são importantes referenciais pedagógicos sobre os saberes geraizeiros. Com isso, procurou-se entender e qual é a relevância pedagógica da apresentação das vivências geraizeiras aos docentes, tendo em vista a construção de práticas pedagógicas que estimulem a conservação, a valorização do Cerrado e da cultura dos povos geraizeiros, bem como o questionamento das narrativas da agricultura “pop” que divulgam supostos benefícios com a conversão do Cerrado em territórios da rede agroindustrial.This dissertation concerns critical environmental education and narratives of development in the Cerrado. More specifically, the study in question discusses to what extent the different trends of professions of the Cerrado, represented by the traditional occupation of geraizeiros and the advance of agro-industrial economic activities, influence teachers' understanding of this biome and its condition as an important socio-environmental and cultural territory and place of disputes between the agro-industrial economic forces and the people who live there. To this end, the Cerrado was presented as a Biome-Territory (CHAVEIRO; BARREIRA, 2010) to the teachers of the Escola Classe Ipê and Centro de Ensino Fundamental 403 of Santa Maria, public schools of the Distrito Federal, through the books "Saberes Ambientais do Cerrado" (2016) and "Saberes dos povos do cerrado e biodiversidade" (2020) which are important pedagogical references on the geraizeiros' knowledge. With this, we sought to understand the pedagogical relevance of the presentation of these works to teachers, with a view to the construction of pedagogical practices that encourage conservation, appreciation of the Cerrado and the culture of the geraizeiros, as well as questioning the narratives of "pop" agriculture that publicize supposed benefits with the conversion of the Cerrado into territories of agroindustrial production.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do CerradoBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)Bicalho, Poliene Soares dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/8387718307836391Peixoto, Josana de Castrohttp://lattes.cnpq.br/1480725200366013Bicalho, Poliene Soares dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/8387718307836391Peixoto, Josana de CastroMello, Marcelo deBizerril, Marcelo Ximenes AguiarPorto, Gustavo de Azevedo2023-08-11T12:19:42Z2023-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPORTO, Gustavo de Azevedo. Conhecer para reconhecer: a vivência dos povos Geraizeiros como estratégia pedagógica em Educação Ambiental. 2023. 143f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1244porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-08-11T12:19:42Zoai:tede2:tede/1244Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-08-11T12:19:42Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecer para reconhecer: a vivência dos povos Geraizeiros como estratégia pedagógica em Educação Ambiental
Knowing to recognize: the experience of the Geraizeiros peoples as a pedagogical strategy in Environmental Education.
title Conhecer para reconhecer: a vivência dos povos Geraizeiros como estratégia pedagógica em Educação Ambiental
spellingShingle Conhecer para reconhecer: a vivência dos povos Geraizeiros como estratégia pedagógica em Educação Ambiental
Porto, Gustavo de Azevedo
Educação ambiental - Cerrado
Geraizeiros - Narrativas - Cerrado
Cerrado
Environmental Education - Cerrado
Geraizeiros - Narratives - Cerrado
Cerrado
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
title_short Conhecer para reconhecer: a vivência dos povos Geraizeiros como estratégia pedagógica em Educação Ambiental
title_full Conhecer para reconhecer: a vivência dos povos Geraizeiros como estratégia pedagógica em Educação Ambiental
title_fullStr Conhecer para reconhecer: a vivência dos povos Geraizeiros como estratégia pedagógica em Educação Ambiental
title_full_unstemmed Conhecer para reconhecer: a vivência dos povos Geraizeiros como estratégia pedagógica em Educação Ambiental
title_sort Conhecer para reconhecer: a vivência dos povos Geraizeiros como estratégia pedagógica em Educação Ambiental
author Porto, Gustavo de Azevedo
author_facet Porto, Gustavo de Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bicalho, Poliene Soares dos Santos
http://lattes.cnpq.br/8387718307836391
Peixoto, Josana de Castro
http://lattes.cnpq.br/1480725200366013
Bicalho, Poliene Soares dos Santos
http://lattes.cnpq.br/8387718307836391
Peixoto, Josana de Castro
Mello, Marcelo de
Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Gustavo de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental - Cerrado
Geraizeiros - Narrativas - Cerrado
Cerrado
Environmental Education - Cerrado
Geraizeiros - Narratives - Cerrado
Cerrado
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
topic Educação ambiental - Cerrado
Geraizeiros - Narrativas - Cerrado
Cerrado
Environmental Education - Cerrado
Geraizeiros - Narratives - Cerrado
Cerrado
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
description Esta dissertação tem como temas a Educação Ambiental Crítica e as narrativas de desenvolvimento no Cerrado. Mais especificamente, o estudo em tela discute em que medida os diferentes vieses de ocupação do Cerrado, representados pela ocupação tradicional dos povos geraizeiros e pelo avanço das atividades econômicas agroindustriais, influenciam na compreensão dos docentes sobre este bioma e sua condição de importante território socioambiental, cultural elugar de disputas entre as forças econômicas agroindustriais e os povos que ali vivem. Para tanto, o Cerrado foi apresentado como um Bioma-Território (CHAVEIRO; BARREIRA, 2010) aos professores da Escola Classe Ipê e do Centro de Ensino Fundamental 403 de Santa Maria, escolas da rede pública do Distrito Federal, por meio das obras “Saberes Ambientais do Cerrado”, de 2016, e “Saberes dos povos do cerrado e biodiversidade”, de 2020, que são importantes referenciais pedagógicos sobre os saberes geraizeiros. Com isso, procurou-se entender e qual é a relevância pedagógica da apresentação das vivências geraizeiras aos docentes, tendo em vista a construção de práticas pedagógicas que estimulem a conservação, a valorização do Cerrado e da cultura dos povos geraizeiros, bem como o questionamento das narrativas da agricultura “pop” que divulgam supostos benefícios com a conversão do Cerrado em territórios da rede agroindustrial.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-11T12:19:42Z
2023-06-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PORTO, Gustavo de Azevedo. Conhecer para reconhecer: a vivência dos povos Geraizeiros como estratégia pedagógica em Educação Ambiental. 2023. 143f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1244
identifier_str_mv PORTO, Gustavo de Azevedo. Conhecer para reconhecer: a vivência dos povos Geraizeiros como estratégia pedagógica em Educação Ambiental. 2023. 143f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093995906727936