Formação continuada em ensino híbrido, práticas pedagógicas inovadoras, possibilidades integrativas no ensino fundamental anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Hellen Corrêa da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1529
Resumo: Muitas pesquisas reconhecem a importância do acesso ao conhecimento científico e tecnológico desde a infância, propiciando assim a formação de indivíduos mais críticos e aptos a perceber e agir no mundo. Analisando o contexto histórico, alguns pesquisadores buscaram práticas pedagógicas inovadoras e soluções que colaborem para o desenvolvimento do processo de Ensino e aprendizagem e oportunizem uma educação mais plural. Outros investigam como as tecnologias digitais podem ajudar tanto na formação de professores, quanto na aprendizagem, e como as estratégias de ensino podem estimular os alunos, com o intuito de propor abordagens educacionais que inovem e favoreçam um ensino mais criativo, atrativo e eficiente. Atualmente, o Ensino Híbrido tem grande destaque em se tratando de novas perspectivas educacionais, aliado ao uso de tecnologias digitais para promover uma aprendizagem personalizada. Propõe-se neste estudo investigar como a adoção de práticas pedagógicas inovadoras com o uso de tecnologias digitais podem enriquecer os processos de ensino-aprendizagem, para que estes se tornem mais ativos, interativos e integrativos no Ensino Fundamental Anos Iniciais utilizando-se da abordagem de Ensino Híbrido. Buscou-se também sistematizar e integrar estes assuntos em uma perspectiva Ausubeliana, vinculando a aprendizagem significativa com a abordagem cognitivista. Esta pesquisa tem caráter qualiquantitativo, embasando e desenvolvendo o texto com abordagem teórico-metodológica. Investigando e analisando uma formação de professores voltada à implementação de práticas pedagógicas inovadoras por meio de um curso de Ensino Híbrido, direcionado para docentes que estão no ensino de ciências. Explora, ainda, alguns dos obstáculos encontrados na realização de um ensino que proporcione experiências potencialmente significativas e personalizadas para os alunos do Ensino Fundamental, principalmente nos Anos Iniciais. Espera-se contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, tornando-o mais ativo, personalizado, interativo e integrativo. Com perspectiva potencial de impacto significativo na educação, uma vez que pode gerar resultados e conhecimentos que possam ser aplicados por educadores e profissionais da área. E por fim, em novas propostas de cursos de formação continuada para professores e na produção de materiais educacionais inovadores, baseados em práticas pedagógicas inovadoras e tecnologias digitais, que possam ser utilizados por escolas e educadores em todo o país.
id UEG-2_cdc4d124615b4e8125797cd3912edfd1
oai_identifier_str oai:tede2:tede/1529
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Formação continuada em ensino híbrido, práticas pedagógicas inovadoras, possibilidades integrativas no ensino fundamental anos iniciaisContinued training in blended learning, innovative pedagogical practices, integrative possibilities in elementary education in early yearsEnsino de CiênciasPesquisaEducação Fundamental - Anos IniciaisScience teachingSearchElementary Education - Early yearsCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARMuitas pesquisas reconhecem a importância do acesso ao conhecimento científico e tecnológico desde a infância, propiciando assim a formação de indivíduos mais críticos e aptos a perceber e agir no mundo. Analisando o contexto histórico, alguns pesquisadores buscaram práticas pedagógicas inovadoras e soluções que colaborem para o desenvolvimento do processo de Ensino e aprendizagem e oportunizem uma educação mais plural. Outros investigam como as tecnologias digitais podem ajudar tanto na formação de professores, quanto na aprendizagem, e como as estratégias de ensino podem estimular os alunos, com o intuito de propor abordagens educacionais que inovem e favoreçam um ensino mais criativo, atrativo e eficiente. Atualmente, o Ensino Híbrido tem grande destaque em se tratando de novas perspectivas educacionais, aliado ao uso de tecnologias digitais para promover uma aprendizagem personalizada. Propõe-se neste estudo investigar como a adoção de práticas pedagógicas inovadoras com o uso de tecnologias digitais podem enriquecer os processos de ensino-aprendizagem, para que estes se tornem mais ativos, interativos e integrativos no Ensino Fundamental Anos Iniciais utilizando-se da abordagem de Ensino Híbrido. Buscou-se também sistematizar e integrar estes assuntos em uma perspectiva Ausubeliana, vinculando a aprendizagem significativa com a abordagem cognitivista. Esta pesquisa tem caráter qualiquantitativo, embasando e desenvolvendo o texto com abordagem teórico-metodológica. Investigando e analisando uma formação de professores voltada à implementação de práticas pedagógicas inovadoras por meio de um curso de Ensino Híbrido, direcionado para docentes que estão no ensino de ciências. Explora, ainda, alguns dos obstáculos encontrados na realização de um ensino que proporcione experiências potencialmente significativas e personalizadas para os alunos do Ensino Fundamental, principalmente nos Anos Iniciais. Espera-se contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, tornando-o mais ativo, personalizado, interativo e integrativo. Com perspectiva potencial de impacto significativo na educação, uma vez que pode gerar resultados e conhecimentos que possam ser aplicados por educadores e profissionais da área. E por fim, em novas propostas de cursos de formação continuada para professores e na produção de materiais educacionais inovadores, baseados em práticas pedagógicas inovadoras e tecnologias digitais, que possam ser utilizados por escolas e educadores em todo o país.Many researches recognize the importance of access to scientific and technological knowledge from childhood, thus enabling the formation of more critical individuals capable of perceiving and acting in the world. Analyzing the historical context, some researchers sought innovative pedagogical practices and solutions that contribute to the development of the teaching and learning process and provide opportunities for a more pluralistic education. Others investigate how digital technologies can help both in teacher training and the process of learning, and how teaching strategies can stimulate students, with the aim of proposing educational approaches that innovate and encourage more creative, attractive and efficient teaching. Currently, Blended Learning has great prominence when it comes to new educational perspectives, combined with the use of digital technologies to promote personalized learning experiences. This study proposes to investigate how the adoption of innovative pedagogical practices with the use of digital technologies can enrich teaching-learning processes, so that they become more active, interactive and integrative in Elementary Education Early Years using the approach of Blended Teaching. We also sought to systematize and integrate these subjects in an Ausubelian perspective, linking meaningful learning with the cognitivist approach. This research has a qualitative and quantitative nature, supporting and developing the text with a theoretical-methodological approach. Investigating and analyzing teacher training aimed at implementing innovative pedagogical practices through a Blended Teaching course, aimed at teachers who are teaching science. It also explores some of the obstacles encountered in carrying out teaching that provides potentially meaningful and personalized experiences for Elementary School students, especially in the Early Years. It is expected to contribute to improving the quality of teaching, making it more active, personalized, interactive and integrative. With the potential for significant impact on education, as it can generate results and knowledge that can be applied by educators and professionals in the field. And finally, in new proposals for continuing training courses for teachers and the production of innovative educational materials, based on innovative pedagogical practices and digital technologies, that can be used by schools and educators across the country.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Carvalho, Plauto Simão dehttp://lattes.cnpq.br/4108262957994798Carvalho, Plauto Simão deMiranda, Sabrina do Couto deMartins, Lilian Cassia BacichSilva, Hellen Corrêa da2024-06-12T13:38:16Z2023-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Hellen Corrêa da. Formação continuada em ensino híbrido, práticas pedagógicas inovadoras, possibilidades integrativas no ensino fundamental anos iniciais. 2023. 292 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1529porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-06-12T13:38:16Zoai:tede2:tede/1529Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-06-12T13:38:16Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada em ensino híbrido, práticas pedagógicas inovadoras, possibilidades integrativas no ensino fundamental anos iniciais
Continued training in blended learning, innovative pedagogical practices, integrative possibilities in elementary education in early years
title Formação continuada em ensino híbrido, práticas pedagógicas inovadoras, possibilidades integrativas no ensino fundamental anos iniciais
spellingShingle Formação continuada em ensino híbrido, práticas pedagógicas inovadoras, possibilidades integrativas no ensino fundamental anos iniciais
Silva, Hellen Corrêa da
Ensino de Ciências
Pesquisa
Educação Fundamental - Anos Iniciais
Science teaching
Search
Elementary Education - Early years
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
title_short Formação continuada em ensino híbrido, práticas pedagógicas inovadoras, possibilidades integrativas no ensino fundamental anos iniciais
title_full Formação continuada em ensino híbrido, práticas pedagógicas inovadoras, possibilidades integrativas no ensino fundamental anos iniciais
title_fullStr Formação continuada em ensino híbrido, práticas pedagógicas inovadoras, possibilidades integrativas no ensino fundamental anos iniciais
title_full_unstemmed Formação continuada em ensino híbrido, práticas pedagógicas inovadoras, possibilidades integrativas no ensino fundamental anos iniciais
title_sort Formação continuada em ensino híbrido, práticas pedagógicas inovadoras, possibilidades integrativas no ensino fundamental anos iniciais
author Silva, Hellen Corrêa da
author_facet Silva, Hellen Corrêa da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Plauto Simão de
http://lattes.cnpq.br/4108262957994798
Carvalho, Plauto Simão de
Miranda, Sabrina do Couto de
Martins, Lilian Cassia Bacich
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Hellen Corrêa da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Pesquisa
Educação Fundamental - Anos Iniciais
Science teaching
Search
Elementary Education - Early years
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
topic Ensino de Ciências
Pesquisa
Educação Fundamental - Anos Iniciais
Science teaching
Search
Elementary Education - Early years
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
description Muitas pesquisas reconhecem a importância do acesso ao conhecimento científico e tecnológico desde a infância, propiciando assim a formação de indivíduos mais críticos e aptos a perceber e agir no mundo. Analisando o contexto histórico, alguns pesquisadores buscaram práticas pedagógicas inovadoras e soluções que colaborem para o desenvolvimento do processo de Ensino e aprendizagem e oportunizem uma educação mais plural. Outros investigam como as tecnologias digitais podem ajudar tanto na formação de professores, quanto na aprendizagem, e como as estratégias de ensino podem estimular os alunos, com o intuito de propor abordagens educacionais que inovem e favoreçam um ensino mais criativo, atrativo e eficiente. Atualmente, o Ensino Híbrido tem grande destaque em se tratando de novas perspectivas educacionais, aliado ao uso de tecnologias digitais para promover uma aprendizagem personalizada. Propõe-se neste estudo investigar como a adoção de práticas pedagógicas inovadoras com o uso de tecnologias digitais podem enriquecer os processos de ensino-aprendizagem, para que estes se tornem mais ativos, interativos e integrativos no Ensino Fundamental Anos Iniciais utilizando-se da abordagem de Ensino Híbrido. Buscou-se também sistematizar e integrar estes assuntos em uma perspectiva Ausubeliana, vinculando a aprendizagem significativa com a abordagem cognitivista. Esta pesquisa tem caráter qualiquantitativo, embasando e desenvolvendo o texto com abordagem teórico-metodológica. Investigando e analisando uma formação de professores voltada à implementação de práticas pedagógicas inovadoras por meio de um curso de Ensino Híbrido, direcionado para docentes que estão no ensino de ciências. Explora, ainda, alguns dos obstáculos encontrados na realização de um ensino que proporcione experiências potencialmente significativas e personalizadas para os alunos do Ensino Fundamental, principalmente nos Anos Iniciais. Espera-se contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, tornando-o mais ativo, personalizado, interativo e integrativo. Com perspectiva potencial de impacto significativo na educação, uma vez que pode gerar resultados e conhecimentos que possam ser aplicados por educadores e profissionais da área. E por fim, em novas propostas de cursos de formação continuada para professores e na produção de materiais educacionais inovadores, baseados em práticas pedagógicas inovadoras e tecnologias digitais, que possam ser utilizados por escolas e educadores em todo o país.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-30
2024-06-12T13:38:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Hellen Corrêa da. Formação continuada em ensino híbrido, práticas pedagógicas inovadoras, possibilidades integrativas no ensino fundamental anos iniciais. 2023. 292 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1529
identifier_str_mv SILVA, Hellen Corrêa da. Formação continuada em ensino híbrido, práticas pedagógicas inovadoras, possibilidades integrativas no ensino fundamental anos iniciais. 2023. 292 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093980688744448