A sociologia no ensino médio: para além das lutas políticas em (des)favor de sua obrigatoriedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Telles, Núbia Regina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1094
Resumo: Este trabalho objetiva uma análise do ensino de Sociologia, com ênfase na atuação dos professores da rede pública estadual da cidade de Anápolis-GO, ante as interferências sofridas pela regulamentação e desregulamentação proporcionadas pelas políticas públicas educacionais e pela concepção de ensino advinda desse contexto de lutas por sua obrigatoriedade nos currículos escolares. Diante da descontinuidade na produção pedagógica em torno do ensino de Sociologia no Ensino Médio, e por ser uma disciplina recente que carece de articulação entre os professores, colocamos a seguinte problemática: Que interesses subjazem tanto à defesa da regulamentação quanto da desregulamentação da Sociologia no Ensino Médio? Partindo disso, investiga-se, nesse trabalho, num percurso metodológico de abordagem qualitativa, um breve traçado histórico sobre a Sociologia, abrangendo, desde seu surgimento enquanto ciência até se chegar aos autores que discutem o ensino de Sociologia no ensino médio, com base teórica em Comte (2002), Durkheim (1999, 2004, 2014), Marx (2010, 2011, 2017), Ianni (1989) Fernandes (1954, 1976), Meucci (2000, 2015), Sarandy (2011), Oliveira (2011), Silva (2007, 2010), dentre outros. Além disso, seguiu-se a uma análise dos documentes nacionais e estaduais oficiais do Ensino Médio, desde a Lei nº 9.394/96 (LDBEN), Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM), Parecer CNE/CEB 15/98, Resolução CNE/CEB 03/98, Parecer do CNE 38/2006, Lei nº 11.684/2008, Currículo Referência para o Estado de Goiás, até se chegar na Lei nº 13.415/2017 e Documento Curricular para Goiás etapa Ensino Médio, sob o pressuposto de analisar qual a gênese das diretrizes que norteiam o ensino de Sociologia e qual o lugar destinado à Sociologia dentro delas. Com o intuito de sustentar as análises e contornar a construção epistemológica do trabalho, buscou-se a compreensão do fazer sociológico nas escolas, fato que nos remeteu a investigar tal conjuntura, seus agentes e suas práticas, para além da análise documental, a partir da aplicação de questionários. Rastrear o percurso de intermitência da Sociologia na educação básica nos permitiu apreender os obstáculos e desafios para sua legitimação e consolidação enquanto campo de saber, uma vez que a pesquisa nos levou a constatação de que a maioria dos docentes em Sociologia não são habilitados em Ciências Sociais e ocupam este espaço para complementação de carga-horária. Além disso há baixa participação coletiva dos docentes frente aos propósitos do estabelecimento da regulamentação e consolidação da Sociologia enquanto disciplina obrigatória. Somado a isso, num contexto nacional, a reforma do Ensino Médio é, atualmente, a nova ameaça para o ensino de Sociologia, uma vez que o Novo Ensino Médio busca promover os valores neoliberais e empresariais, substituindo os projetos de vida sociais por projetos de vida individuais.
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Diante da descontinuidade na produção pedagógica em torno do ensino de Sociologia no Ensino Médio, e por ser uma disciplina recente que carece de articulação entre os professores, colocamos a seguinte problemática: Que interesses subjazem tanto à defesa da regulamentação quanto da desregulamentação da Sociologia no Ensino Médio? Partindo disso, investiga-se, nesse trabalho, num percurso metodológico de abordagem qualitativa, um breve traçado histórico sobre a Sociologia, abrangendo, desde seu surgimento enquanto ciência até se chegar aos autores que discutem o ensino de Sociologia no ensino médio, com base teórica em Comte (2002), Durkheim (1999, 2004, 2014), Marx (2010, 2011, 2017), Ianni (1989) Fernandes (1954, 1976), Meucci (2000, 2015), Sarandy (2011), Oliveira (2011), Silva (2007, 2010), dentre outros. Além disso, seguiu-se a uma análise dos documentes nacionais e estaduais oficiais do Ensino Médio, desde a Lei nº 9.394/96 (LDBEN), Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM), Parecer CNE/CEB 15/98, Resolução CNE/CEB 03/98, Parecer do CNE 38/2006, Lei nº 11.684/2008, Currículo Referência para o Estado de Goiás, até se chegar na Lei nº 13.415/2017 e Documento Curricular para Goiás etapa Ensino Médio, sob o pressuposto de analisar qual a gênese das diretrizes que norteiam o ensino de Sociologia e qual o lugar destinado à Sociologia dentro delas. Com o intuito de sustentar as análises e contornar a construção epistemológica do trabalho, buscou-se a compreensão do fazer sociológico nas escolas, fato que nos remeteu a investigar tal conjuntura, seus agentes e suas práticas, para além da análise documental, a partir da aplicação de questionários. Rastrear o percurso de intermitência da Sociologia na educação básica nos permitiu apreender os obstáculos e desafios para sua legitimação e consolidação enquanto campo de saber, uma vez que a pesquisa nos levou a constatação de que a maioria dos docentes em Sociologia não são habilitados em Ciências Sociais e ocupam este espaço para complementação de carga-horária. Além disso há baixa participação coletiva dos docentes frente aos propósitos do estabelecimento da regulamentação e consolidação da Sociologia enquanto disciplina obrigatória. Somado a isso, num contexto nacional, a reforma do Ensino Médio é, atualmente, a nova ameaça para o ensino de Sociologia, uma vez que o Novo Ensino Médio busca promover os valores neoliberais e empresariais, substituindo os projetos de vida sociais por projetos de vida individuais.This work aims to analyze the teaching of Sociology with an emphasis on the performance of teachers from the state public network of the city of Anápolis-GO in the face of interference suffered by regulation and deregulation provided by public educational policies, and the conception of teaching arising from this context of struggles mandatory in school curricula. Faced with the discontinuity in the pedagogical production around the teaching of Sociology in High School and because it is a recent discipline that lacks articulation among teachers, we pose the following problem: What interests underlie both the defense of regulation and deregulation of Sociology in High School? Based on this, this work investigates, in a methodological course of a qualitative approach, a brief historical outline of Sociology, covering from its emergence as a science to the authors who discuss the teaching of Sociology in high school, with a theoretical basis in Comte (2002), Durkheim (1999, 2004, 2014), Marx (2010, 2011, 2017), Ianni (1989) Fernandes (1954, 1976), Meucci (2000, 2015), Sarandy (2011), Oliveira (2011), Silva (2007, 2010), among others. In addition, an analysis of official national and state high school documents was followed, since Law nº 9.394/96 (LDBEN), National High School Curriculum Guidelines (DCNEM), Opinion CNE/CEB 15/98, Resolution CNE /CEB 03/98, CNE Opinion 38/2006, Law No. 11.684/2008, Reference Curriculum for the State of Goiás, until reaching Law No. 13.415/2017 and Curriculum Document for Goiás High School stage, under the assumption of analyzing what is the genesis of the guidelines that guide the teaching of Sociology and what is the place assigned to Sociology within them. To support the analysis and circumvent the epistemological construction of the work, we sought to understand the sociological practice in schools, a fact that led us to investigate this conjuncture, its agents, and its practices, beyond to documental analysis, from questionnaire applications. Trace the course of sociology's intermittence in basic education allowed us seize the obstacles and challenges for its legitimation and consolidation as field of knowledge, once the search lead us to realization that most sociology´s teachers are not qualified in Social Sciences and occupies this space to complement the workload. In addition, there is low collective participation of professors in relation to the purposes of establishing the regulation and consolidation of Sociology as a mandatory subject. In addition, in a national context, the reform of high school is currently the new threat to the teaching of Sociology, since the new high school seeks to promote neoliberal and business values, replacing social life projects of individual life.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Ferreira, João Roberto Resendehttp://lattes.cnpq.br/2240778833120256Ferreira, João Roberto ResendeSofiati, Flávio MunhozPinheiro, VeralúciaTelles, Núbia Regina2022-10-05T18:58:23Z2022-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTELLES, N. R. A sociologia no ensino médio: para além das lutas políticas em (des)favor de sua obrigatoriedade. 2022. 93 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Unidade Universitária de Anápolis - CSEH - Nelson de Abreu Júnior, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1094porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-10-05T18:58:23Zoai:tede2:tede/1094Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-10-05T18:58:23Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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