Escola família agrícola : a pedagogia da alternância em processo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albino, Fabiana Cristina Pessoni
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/838
Resumo: Este estudo possui como tema a pedagogia da alternância (PA) no município de Goiás. O problema de pesquisa foi entender o que é esta proposta pedagógica, quem são os sujeitos atendidos e como ela vem se desenvolvendo na atualidade. A escolha desse objeto de pesquisa se deu a partir da curiosidade em relação a uma prática pedagógica diferenciada: de uma escola voltada para atender as necessidades das famílias rurais de manutenção da cultura campesina, da agricultura familiar, da relação mística entre o homem e a terra. O objetivo geral é identificar, compreender e analisar a proposta original da EFAGO e o que atualmente é realizado na escola. Os objetivos específicos foram: compreender os pressupostos teóricos da pedagogia da alternância para a educação no campo; conhecer o processo de implantação da Escola Família Agrícola de Goiás a partir dos seus idealizadores iniciais; conhecer e analisar a atuação da Secretaria Estadual da Educação nesta proposta pedagógica; analisar o papel da formação técnica a partir dos objetivos da pedagogia da alternância. Para realizar esta pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa, tendo em vista a pesquisa bibliográfica aliada à pesquisa de campo. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizadas a observação participante, entrevistas semiestruturadas e pesquisa bibliográfica. Os teóricos que fundamentaram este estudo foram Brandão (1995), Pessoa (1997), Queiroz (1997), Nascimento (2005), Fausto (2009), Hobsbawn (1995), Reis (2013), Dewey (1980) e Freire (1987). Foi apresentada a trajetória da pedagogia da alternância desde o surgimento na França à implantação de escolas fundamentadas nesta proposta no Brasil e, mais especificamente, no Estado de Goiás. O estudo revela os pressupostos que fundamentam a proposta pedagógica da alternância, mostrando como ela atende as necessidades das famílias rurais, formando o agricultor técnico que atuará na melhoria da produção familiar. Entretanto, mostra também, como a atuação do Estado, numa perspectiva empresarial de educação tem sido um entrave à prática da pedagogia da alternância.
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Os objetivos específicos foram: compreender os pressupostos teóricos da pedagogia da alternância para a educação no campo; conhecer o processo de implantação da Escola Família Agrícola de Goiás a partir dos seus idealizadores iniciais; conhecer e analisar a atuação da Secretaria Estadual da Educação nesta proposta pedagógica; analisar o papel da formação técnica a partir dos objetivos da pedagogia da alternância. Para realizar esta pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa, tendo em vista a pesquisa bibliográfica aliada à pesquisa de campo. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizadas a observação participante, entrevistas semiestruturadas e pesquisa bibliográfica. Os teóricos que fundamentaram este estudo foram Brandão (1995), Pessoa (1997), Queiroz (1997), Nascimento (2005), Fausto (2009), Hobsbawn (1995), Reis (2013), Dewey (1980) e Freire (1987). Foi apresentada a trajetória da pedagogia da alternância desde o surgimento na França à implantação de escolas fundamentadas nesta proposta no Brasil e, mais especificamente, no Estado de Goiás. O estudo revela os pressupostos que fundamentam a proposta pedagógica da alternância, mostrando como ela atende as necessidades das famílias rurais, formando o agricultor técnico que atuará na melhoria da produção familiar. Entretanto, mostra também, como a atuação do Estado, numa perspectiva empresarial de educação tem sido um entrave à prática da pedagogia da alternância.This study has as theme the Alternation Pedagogy in Goiás City. The research problem was tocomprehend what this pedagogical proposal is, who are the individuals served and how it has beenevolved today. The choice of research object was made from curiosity about a different pedagogicalpractice: a school guided to know the needs of rural families maintenance of peasant culture, family agriculture, the mystical relationship between men and the field. The general objective is to identify, understand and analyze the original proposal of EFAGO and what is currently done at this school. The specific objectives were to understand the theoretical assumptions of the alternation pedagogy for field education; to know the process of implementation of the Escola Família Agrícola de Goiás from their initial creators; to know and analyze the performance of the State Department of Education proposed in this pedagogical proposal; to analyze the role of technical training from the objectives of the alternation pedagogy. To direct this dissertation, we used a qualitative approach, in view of the bibliographical research, combined with field research. As instruments for data collection, we have used participant observation, semi-structured questionnaire and search for literature were used. The theorists that supported this study were Brandão (1995), Person (1997), Queiroz (1997), Birth (2005), Faust (2009), Hobsbawm (1995), Reis (2013), Dewey (1980) and Freire (1987 ). The path of the alternation pedagogy was introduced in France since the emergence of the deployment based on this proposal and schools in Brazil, more specifically in the state of Goiás. The study reveals the assumptions that underlie the educational proposal of alternation, showing how it meets the needs of field families, forming the technical farmer who acts on improving household production. However, it also shows how the State performance, from a business perspective of education has been an obstacle to the practice of alternation pedagogy.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Reis, Marlene Barbosa de FreitasReis, Marlene Barbosa de FreitasToschi, Mirza SeabraPessoa , Jadir de MoraisAlbino, Fabiana Cristina Pessoni2021-11-22T11:09:57Z2014-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALBINO, Fabiana Cristina Pessoni. Escola família agrícola : a pedagogia da alternância em processo. 2014.111 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias ) Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/838porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-11-22T11:09:57Zoai:tede2:tede/838Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-11-22T11:09:57Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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