O Processo de aquisição da língua brasileira de sinais por filhos surdos de pais ouvintes : os desafios e as possibilidades nos contextos familiar e escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Tatiane da Silva Carvalho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1323
Resumo: Esta dissertação apresenta um estudo sobre o processo de aquisição da linguagem por meio da Língua Brasileira de Sinais – Libras. O estudo desenvolveu uma análise das práticas de interação linguística nos contextos familiar e escolar, em que, por meio de observações, aplicação de questionários e entrevistas, foi possível identificar os avanços e desafios referentes ao desenvolvimento de alunos/as surdos/as. O objetivo principal deste trabalho foi apresentar os resultados de um estudo sobre a função que a Libras exerce na vida dos sujeitos surdos a partir da comparação da função da oralização que perpassavam os contextos educacionais e familiares dos sujeitos surdos participantes do estudo. Para tanto, esta pesquisa encontrou aporte metodológico na abordagem qualitativa (FLICK, 2009), no viés da pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2008-2009). No primeiro capítulo, apresentamos a abordagem do referencial metodológico e os procedimentos para a coleta de dados; no segundo, versamos sobre o processo de desenvolvimento linguístico e cognitivo ante o contexto da oralidade e as possibilidades de ressignificação da linguagem; no terceiro e último capítulo, apresentamos os dados coletados, assim como a análise dos corpus, propondo uma reflexão a partir de algumas problematizações que envolvem os contextos familiar e escolar dos sujeitos surdos participantes. As análises partiram, principalmente, da observação do processo de desenvolvimento da linguagem, em que apresentamos uma reflexão sobre a escolha linguística e as concepções de língua que os familiares e os professores possuíam acerca das línguas de sinais. Os resultados da pesquisa nos permitiram mostrar a função linguística que a Libras exerce na vida dos sujeitos surdos, mesmo convivendo em ambientes majoritariamente compostos por pessoas ouvintes, como ocorreu nos casos analisados. Foi possível constatar, portanto, que a escolha pela língua de sinais refletiu significativamente no ambiente de educação formal, assim como no âmbito do desenvolvimento social e cognitivo dos surdos participantes da pesquisa.
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O objetivo principal deste trabalho foi apresentar os resultados de um estudo sobre a função que a Libras exerce na vida dos sujeitos surdos a partir da comparação da função da oralização que perpassavam os contextos educacionais e familiares dos sujeitos surdos participantes do estudo. Para tanto, esta pesquisa encontrou aporte metodológico na abordagem qualitativa (FLICK, 2009), no viés da pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2008-2009). No primeiro capítulo, apresentamos a abordagem do referencial metodológico e os procedimentos para a coleta de dados; no segundo, versamos sobre o processo de desenvolvimento linguístico e cognitivo ante o contexto da oralidade e as possibilidades de ressignificação da linguagem; no terceiro e último capítulo, apresentamos os dados coletados, assim como a análise dos corpus, propondo uma reflexão a partir de algumas problematizações que envolvem os contextos familiar e escolar dos sujeitos surdos participantes. As análises partiram, principalmente, da observação do processo de desenvolvimento da linguagem, em que apresentamos uma reflexão sobre a escolha linguística e as concepções de língua que os familiares e os professores possuíam acerca das línguas de sinais. Os resultados da pesquisa nos permitiram mostrar a função linguística que a Libras exerce na vida dos sujeitos surdos, mesmo convivendo em ambientes majoritariamente compostos por pessoas ouvintes, como ocorreu nos casos analisados. Foi possível constatar, portanto, que a escolha pela língua de sinais refletiu significativamente no ambiente de educação formal, assim como no âmbito do desenvolvimento social e cognitivo dos surdos participantes da pesquisa.This dissertation presents a study on the process of language acquisition through the Brazilian Sign Language - Libras. The study developed an analysis of the practices of linguistic interaction in the family and school contexts, in which, through observations, application of questionnaires and interviews, it was possible to identify the advances and challenges related to the development of deaf students. The main objective of this work was to present the results of a study on the role that Libras plays in the lives of deaf individuals by comparing the function of oralization that permeated the educational and family contexts of the deaf subjects participating in the study. For this, this research found methodological support in the qualitative approach (FLICK, 2009), in the bias of collaborative research (IBIAPINA, 2008- 2009). In the first chapter, we present the approach of the methodological framework and the procedures for data collection; in the second, we deal with the process of linguistic and cognitive development in the context of orality and the possibilities of reframing language; in the third and last chapter, we present the data collected, as well as the analysis of the corpus, proposing a reflection from some problematizations that involve the family and school contexts of the deaf participants. The analyzes started, mainly, from the observation of the language development process, in which we present a reflection on the linguistic choice and the language conceptions that family members and teachers had about sign languages. The results of the research allowed us to show the linguistic function that Libras plays in the lives of deaf individuals, even living in environments mainly composed of hearing people, as occurred in the cases analyzed. It was possible to verify, therefore, that the choice of sign language reflected significantly in the formal education environment, as well as in the social and cognitive development of the deaf participants in the research.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Cândido, Gláucia Vieirahttp://lattes.cnpq.br/6967823128488028Cândido, Gláucia Vieirahttp://lattes.cnpq.br/6967823128488028Silvestre, Viviane Pires VianaFaria, Juliana GuimarãesPereira, Tatiane da Silva Carvalho2023-10-05T18:30:56Z2020-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, T.S.C.O Processo de aquisição da língua brasileira de sinais por filhos surdos de pais ouvintes : os desafios e as possibilidades nos contextos familiar e escolar. 2020.139f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1323porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-10-05T18:30:56Zoai:tede2:tede/1323Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-10-05T18:30:56Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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