Representação feminina no filme Capitu de Paulo César Saraceni

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Carmen Lúcia Freitas de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/790
Resumo: Esta dissertação objetiva abordar a representação feminina no filme Capitu (1968), obra do cineasta Paulo César Saraceni, tendo como suporte literário a obra original, Dom Casmurro, de Machado de Assis (1900), sendo roteiristas Paulo Emíllio Salles, Lygia Fagundes Telles e Saraceni como coautor. Machado, ícone brasileiro na literatura, cujas obras já passaram por uma infinidade de trabalhos científicos, nesta dissertação, sua personagem mais famosa, Capitu, é a fonte principal no desenvolvimento da pesquisa. A análise parte do cinema para a literatura tomando esta como essencial para se compreender o processo criativo de Saraceni, que acrescenta à obra original, movimentos, imagens e sons, de acordo com seus anseios de filmar a cultura e ao mesmo tempo expor sua peculiar emoção na condição de se identificar com o personagem-narrador, da obra original, como portador de um ciúme quase doentio pela sua companheira Isabela, escolhida para representar Capitu. Nesse patamar, analisou-se as implicações das escolhas do cineasta na representação feminina, no contexto do final do século XIX, no Rio de Janeiro. A representação feminina, no filme, atendeu às limitações que o mundo lhe impôs.
id UEG-2_ee8e523ae17aec53689f614d8a51e33d
oai_identifier_str oai:tede2:tede/790
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Representação feminina no filme Capitu de Paulo César SaraceniFemale representation in the film Capitu by Paulo César SaraceniLiteraturaCinemaRepresentação FemininaCapituMachado de AssisLiteratureCinemaFemale RepresentationCapituLINGUISTICA, LETRAS E ARTESEsta dissertação objetiva abordar a representação feminina no filme Capitu (1968), obra do cineasta Paulo César Saraceni, tendo como suporte literário a obra original, Dom Casmurro, de Machado de Assis (1900), sendo roteiristas Paulo Emíllio Salles, Lygia Fagundes Telles e Saraceni como coautor. Machado, ícone brasileiro na literatura, cujas obras já passaram por uma infinidade de trabalhos científicos, nesta dissertação, sua personagem mais famosa, Capitu, é a fonte principal no desenvolvimento da pesquisa. A análise parte do cinema para a literatura tomando esta como essencial para se compreender o processo criativo de Saraceni, que acrescenta à obra original, movimentos, imagens e sons, de acordo com seus anseios de filmar a cultura e ao mesmo tempo expor sua peculiar emoção na condição de se identificar com o personagem-narrador, da obra original, como portador de um ciúme quase doentio pela sua companheira Isabela, escolhida para representar Capitu. Nesse patamar, analisou-se as implicações das escolhas do cineasta na representação feminina, no contexto do final do século XIX, no Rio de Janeiro. A representação feminina, no filme, atendeu às limitações que o mundo lhe impôs.This dissertation aims to approach the female representation in the film Capitu (1968), work of the filmmaker Paulo César Saraceni, having as literary support the original work, Dom Casmurro, by Machado de Assis (1900), being screenwriters Paulo Emíllio Salles, Lygia Fagundes Telles and Saraceni as co-author. Machado, a Brazilian icon in literature, whose works have gone through an infinity of scientific works, in this dissertation, his most famous character, Capitu, is the main source in the development of the research. The analysis starts from cinema to literature, taking this as essential to understand Saraceni's creative process, which adds movements, images and sounds to the original work, according to his desire to film culture and at the same time expose his peculiar emotion. on condition that he identifies himself with the character-narrator, from the original work, as having an almost sickly jealousy for his companion Isabela, chosen to represent Capitu. At this level, the implications of the filmmaker's choices on female representation in the context of the late 19th century in Rio de Janeiro were analyzed. The female representation, in the film, met the limitations that the world imposed on her.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Ambiente e SociedadeBrasilUEGPrograma de Pós Graduação Stricto Sensu em Ambiente e SociedadeMonteiro, Luiza PereiraMonteiro, Luíza PereiraRocha, Maria Alice de Souza CarvalhoOliveira, Hamilton Afonso deMendonça, Carmen Lúcia Freitas de2021-08-19T19:11:10Z2021-05-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMENDONÇA, C. L. F. Representação feminina no filme Capitu de Paulo César Saraceni. 2021. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Sociedade) - Câmpus Sudeste - Sede: Morrinhos, Universidade Estadual de Goiás, Morrinhos-GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/790porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-08-19T19:11:10Zoai:tede2:tede/790Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-08-19T19:11:10Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Representação feminina no filme Capitu de Paulo César Saraceni
Female representation in the film Capitu by Paulo César Saraceni
title Representação feminina no filme Capitu de Paulo César Saraceni
spellingShingle Representação feminina no filme Capitu de Paulo César Saraceni
Mendonça, Carmen Lúcia Freitas de
Literatura
Cinema
Representação Feminina
Capitu
Machado de Assis
Literature
Cinema
Female Representation
Capitu
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short Representação feminina no filme Capitu de Paulo César Saraceni
title_full Representação feminina no filme Capitu de Paulo César Saraceni
title_fullStr Representação feminina no filme Capitu de Paulo César Saraceni
title_full_unstemmed Representação feminina no filme Capitu de Paulo César Saraceni
title_sort Representação feminina no filme Capitu de Paulo César Saraceni
author Mendonça, Carmen Lúcia Freitas de
author_facet Mendonça, Carmen Lúcia Freitas de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Luiza Pereira
Monteiro, Luíza Pereira
Rocha, Maria Alice de Souza Carvalho
Oliveira, Hamilton Afonso de
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Carmen Lúcia Freitas de
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Cinema
Representação Feminina
Capitu
Machado de Assis
Literature
Cinema
Female Representation
Capitu
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Literatura
Cinema
Representação Feminina
Capitu
Machado de Assis
Literature
Cinema
Female Representation
Capitu
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description Esta dissertação objetiva abordar a representação feminina no filme Capitu (1968), obra do cineasta Paulo César Saraceni, tendo como suporte literário a obra original, Dom Casmurro, de Machado de Assis (1900), sendo roteiristas Paulo Emíllio Salles, Lygia Fagundes Telles e Saraceni como coautor. Machado, ícone brasileiro na literatura, cujas obras já passaram por uma infinidade de trabalhos científicos, nesta dissertação, sua personagem mais famosa, Capitu, é a fonte principal no desenvolvimento da pesquisa. A análise parte do cinema para a literatura tomando esta como essencial para se compreender o processo criativo de Saraceni, que acrescenta à obra original, movimentos, imagens e sons, de acordo com seus anseios de filmar a cultura e ao mesmo tempo expor sua peculiar emoção na condição de se identificar com o personagem-narrador, da obra original, como portador de um ciúme quase doentio pela sua companheira Isabela, escolhida para representar Capitu. Nesse patamar, analisou-se as implicações das escolhas do cineasta na representação feminina, no contexto do final do século XIX, no Rio de Janeiro. A representação feminina, no filme, atendeu às limitações que o mundo lhe impôs.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-19T19:11:10Z
2021-05-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDONÇA, C. L. F. Representação feminina no filme Capitu de Paulo César Saraceni. 2021. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Sociedade) - Câmpus Sudeste - Sede: Morrinhos, Universidade Estadual de Goiás, Morrinhos-GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/790
identifier_str_mv MENDONÇA, C. L. F. Representação feminina no filme Capitu de Paulo César Saraceni. 2021. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Sociedade) - Câmpus Sudeste - Sede: Morrinhos, Universidade Estadual de Goiás, Morrinhos-GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Ambiente e Sociedade
Brasil
UEG
Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ambiente e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Ambiente e Sociedade
Brasil
UEG
Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ambiente e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093990468812800