Chalconas e Benzimidazóis : desenvolvimento de aditivos em misturas de biocombustíveis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1213 |
Resumo: | A escassez de recursos naturais e os desafios das mudanças climáticas são problemas relacionados à crise que permeia o sistema econômico mundial. Líderes de todo o mundo discutem soluções para esses problemas ambientais, tais como a redução das emissões de poluentes convencionais e de gases de efeito estufa (GEE), bem como alternativas para a crise energética, considerada uma emergência mundial. O sistema econômico mundial é essencialmente dependente de recursos naturais, sendo que mais de 80% da energia utilizada provém de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural). A iminente escassez desses recursos é uma preocupação cada vez mais presente, devido ao desenvolvimento humano e ao crescimento populacional, além da crescente poluição gerada pela combustão de combustíveis fósseis. Nesse contexto, o sinergismo de combustíveis fósseis com combustíveis renováveis representa uma opção sustentável que pode reduzir a emissão de poluentes criando uma matriz energética alternativa. Os biocombustíveis, por exemplo, representam uma alternativa viável para a redução de poluentes e, ao mesmo tempo, uma opção energética sustentável. O biodiesel é um exemplo de biocombustível renovável e promissor, que pode ser obtido a partir de biomassa renovável. Ele é biodegradável e pode ser utilizado em motores de ciclo diesel sem grandes adaptações. Além disso, apresenta menores índices de emissão de poluentes e toxicidade quando comparado aos combustíveis fósseis. Contudo, a menor disponibilidade energética e a baixa estabilidade oxidativa deste combustível geram uma série de problemas que dificultam sua utilização. Devido a isso, tecnologias são estudadas todos os dias para mitigação desses problemas. Um bom exemplo são os aditivos, que são substâncias que retardam a oxidação e degradação precoce do combustível. Os aditivos podem ser desenvolvidos a partir de moléculas orgânicas que possuam propriedades desejadas como antioxidantes ou antimicrobianas. Nesse intuito, essa tese apresenta um estudo dos aspectos estruturais de moléculas orgânicas da classe das chalconas e dos benzimidazóis. Estudos teóricos também foram realizados para compreender propriedades físico-químicas dessas moléculas, aliado a simulações e métodos de machine learning que contribuíram para o entendimento de aspectos ligados a atividade antioxidante. Direcionados do ponto de vista estrutural e teórico, testes experimentais determinaram as moléculas dessa tese como agentes antioxidantes, atuando como um aditivo para misturas diesel-biodiesel. Ressaltamos ainda que essas moléculas agindo como um aditivo poderão contribuir para utilização de biocombustíveis, corroborando assim, para manutenção dos recursos naturais e do meio ambiente. |
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Chalconas e Benzimidazóis : desenvolvimento de aditivos em misturas de biocombustíveisChalcones and Benzimidazoles : development of additives in biofuel blendsBiocombustíveisMeio ambienteAditivosChalconasBenzimidazóisEnergia sustentávelBiofuelsEnvironmentAdditivesChalconesBenzimidazolesOUTROSCIENCIAS BIOLOGICASA escassez de recursos naturais e os desafios das mudanças climáticas são problemas relacionados à crise que permeia o sistema econômico mundial. Líderes de todo o mundo discutem soluções para esses problemas ambientais, tais como a redução das emissões de poluentes convencionais e de gases de efeito estufa (GEE), bem como alternativas para a crise energética, considerada uma emergência mundial. O sistema econômico mundial é essencialmente dependente de recursos naturais, sendo que mais de 80% da energia utilizada provém de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural). A iminente escassez desses recursos é uma preocupação cada vez mais presente, devido ao desenvolvimento humano e ao crescimento populacional, além da crescente poluição gerada pela combustão de combustíveis fósseis. Nesse contexto, o sinergismo de combustíveis fósseis com combustíveis renováveis representa uma opção sustentável que pode reduzir a emissão de poluentes criando uma matriz energética alternativa. Os biocombustíveis, por exemplo, representam uma alternativa viável para a redução de poluentes e, ao mesmo tempo, uma opção energética sustentável. O biodiesel é um exemplo de biocombustível renovável e promissor, que pode ser obtido a partir de biomassa renovável. Ele é biodegradável e pode ser utilizado em motores de ciclo diesel sem grandes adaptações. Além disso, apresenta menores índices de emissão de poluentes e toxicidade quando comparado aos combustíveis fósseis. Contudo, a menor disponibilidade energética e a baixa estabilidade oxidativa deste combustível geram uma série de problemas que dificultam sua utilização. Devido a isso, tecnologias são estudadas todos os dias para mitigação desses problemas. Um bom exemplo são os aditivos, que são substâncias que retardam a oxidação e degradação precoce do combustível. Os aditivos podem ser desenvolvidos a partir de moléculas orgânicas que possuam propriedades desejadas como antioxidantes ou antimicrobianas. Nesse intuito, essa tese apresenta um estudo dos aspectos estruturais de moléculas orgânicas da classe das chalconas e dos benzimidazóis. Estudos teóricos também foram realizados para compreender propriedades físico-químicas dessas moléculas, aliado a simulações e métodos de machine learning que contribuíram para o entendimento de aspectos ligados a atividade antioxidante. Direcionados do ponto de vista estrutural e teórico, testes experimentais determinaram as moléculas dessa tese como agentes antioxidantes, atuando como um aditivo para misturas diesel-biodiesel. Ressaltamos ainda que essas moléculas agindo como um aditivo poderão contribuir para utilização de biocombustíveis, corroborando assim, para manutenção dos recursos naturais e do meio ambiente.The scarcity of natural resources and the challenges posed by climate change are problems that are related to the crisis permeating the global economic system. Leaders from all around the world are discussing solutions to these environmental problems, such as reducing emissions of conventional pollutants and greenhouse gases (GHG), as well as exploring alternatives to the energy crisis, which is considered a global emergency. The global economic system is highly dependent on natural resources, particularly fossil fuels such as oil, coal, and natural gas. In fact, more than 80% of the energy consumed worldwide comes from these non-renewable sources. The imminent scarcity of these resources is worrying, due to human development and population growth, in addition to the increasing pollution generated by the combustion of fossil fuels. In this context, the synergism of fossil fuels with renewable fuels represents a sustainable option that can reduce pollutant emissions by creating an alternative energy matrix. Biofuels, for example, represent a viable alternative for reducing pollutants and a sustainable energy option. Biodiesel is an example of a renewable and promising biofuel that can be obtained from renewable biomass. It is biodegradable and can be used in diesel engines without major adaptations, in addition to presenting lower levels of pollutant emissions and toxicity compared to fossil fuels. However, the lower energy availability and low oxidative stability of this fuel generate a series of problems that hinder its use. Due to this, technologies are studied every day to mitigate these problems. A good example is additives, which are substances that delay the oxidation and early degradation of the fuel. Additives can be developed from organic molecules that have desired properties such as antioxidants or antimicrobials. In this sense, this thesis presents a study of the structural aspects of organic molecules from the class of chalcones and benzimidazoles. Theoretical studies were also carried out to understand the physicochemical properties of these molecules, combined with simulations and machine learning methods that contributed to the understanding of aspects related to antioxidant activity. From a structural and theoretical perspective, experimental tests have determined that the molecules studied in this thesis act as antioxidant agents, making them suitable additives for diesel-biodiesel blends. We also emphasize that these molecules acting as an additive can contribute to the use of biofuels, thereby supporting the maintenance of natural resources and the environment.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Doutorado em Recursos Naturais do CerradoBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu em Recursos Naturais do Cerrado RENACNapolitano, Hamilton Barbosahttps://orcid.org/0000-0002-6047-9995http://lattes.cnpq.br/2082714083282861Napolitano, Hamilton BarbosaBorges, Leonardo LuizPedroso, Everton TizoFaria, Eduardo Coelho da MataMori, VâniaDuarte, Vitor Santos2023-05-31T12:55:01Z2023-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfDUARTE, V. S. Chalconas e Benzimidazóis : desenvolvimento de aditivos em misturas de biocombustíveis. 2023. 160 f. Tese (Doutorado em Recursos Naturais do Cerrado) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1213porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-05-31T12:55:54Zoai:tede2:tede/1213Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-05-31T12:55:54Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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