Da colonialidade à decolonialidade : a prática pedagógica dos professores da rede municipal de Aparecida de Goiânia na implementação do Projeto Reativar/UFG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/892 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas de docentes no interior de um projeto de extensão promovido pela Universidade Federal de Goiás, denominado Projeto Reativar, ocorrido em escolas municipais da cidade de Aparecida de Goiânia. Esta pesquisa tem por metodologia a investigação-ação, e analisa as reações docentes durante a implementação desse projeto de extensão nas escolas e a atividade denominada ―minicausos‖, que foram produções textuais de discentes das escolas participantes do Projeto Reativar, imprimindo-lhes maiores propensões ou dificuldades em se executar ou atingir os objetivos desse Projeto, que se baseiam, sobretudo, nas teorias decoloniais. Constatou-se um forte vínculo da prática pedagógica docente no interior do Projeto Reativar, com características colonializadas, contudo também foram apuradas características que aproximam essas mesmas práticas pedagógicas a uma pedagogia decolonial, sobretudo ao observar a produção discente que apresentou robustas características interculturais. |
id |
UEG-2_f37e666df37e5dda6ae74d1ad1fdb629 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2:tede/892 |
network_acronym_str |
UEG-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
Da colonialidade à decolonialidade : a prática pedagógica dos professores da rede municipal de Aparecida de Goiânia na implementação do Projeto Reativar/UFGColonialidadeDecolonialidadeInterculturalidade críticaPrática pedagógicaAparecida de Goiânia(GO)ColonialityDecolonialityCritical interculturalityPedagogical practiceCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste estudo tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas de docentes no interior de um projeto de extensão promovido pela Universidade Federal de Goiás, denominado Projeto Reativar, ocorrido em escolas municipais da cidade de Aparecida de Goiânia. Esta pesquisa tem por metodologia a investigação-ação, e analisa as reações docentes durante a implementação desse projeto de extensão nas escolas e a atividade denominada ―minicausos‖, que foram produções textuais de discentes das escolas participantes do Projeto Reativar, imprimindo-lhes maiores propensões ou dificuldades em se executar ou atingir os objetivos desse Projeto, que se baseiam, sobretudo, nas teorias decoloniais. Constatou-se um forte vínculo da prática pedagógica docente no interior do Projeto Reativar, com características colonializadas, contudo também foram apuradas características que aproximam essas mesmas práticas pedagógicas a uma pedagogia decolonial, sobretudo ao observar a produção discente que apresentou robustas características interculturais.This study aims to analyze the pedagogical practices of teachers within an extension project, promoted by the Universidade Federal deGoiás, called the Projeto Reativar, held in municipal schools in the city of Aparecida de Goiânia. This research has as methodology the action research, and analyzes the teacher reactions during the implementation of this project of extension in the schools and the activity denominated "minicausos", that were textual productions of students of the participating schools of the ProjetoReativar, giving them greater propensities or difficulties in executing or attaining the objectives of this Project, which are based above all on decolonial theories. A strong link was found between the pedagogical pedagogical practice within the Reactivating Project, with colonized characteristics, but also the characteristics that approximate these same pedagogical practices to a decolonial pedagogy, especially when observing the student production that presented robust intercultural characteristics.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Abreu, Sandra Elaine Aires deAbreu, Sandra Elaine Aires deNazareno, EliasGuimarães, GedNeves, Marco Aurélio Fernandes2021-12-02T14:35:41Z2017-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNEVES, Marco Aurélio Fernandes. Da colonialidade à decolonialidade : a prática pedagógica dos professores da rede municipal de Aparecida de Goiânia na implementação do Projeto Reativar/UFG. 2017. 99 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/892porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-12-02T14:35:41Zoai:tede2:tede/892Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-12-02T14:35:41Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da colonialidade à decolonialidade : a prática pedagógica dos professores da rede municipal de Aparecida de Goiânia na implementação do Projeto Reativar/UFG |
title |
Da colonialidade à decolonialidade : a prática pedagógica dos professores da rede municipal de Aparecida de Goiânia na implementação do Projeto Reativar/UFG |
spellingShingle |
Da colonialidade à decolonialidade : a prática pedagógica dos professores da rede municipal de Aparecida de Goiânia na implementação do Projeto Reativar/UFG Neves, Marco Aurélio Fernandes Colonialidade Decolonialidade Interculturalidade crítica Prática pedagógica Aparecida de Goiânia(GO) Coloniality Decoloniality Critical interculturality Pedagogical practice CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Da colonialidade à decolonialidade : a prática pedagógica dos professores da rede municipal de Aparecida de Goiânia na implementação do Projeto Reativar/UFG |
title_full |
Da colonialidade à decolonialidade : a prática pedagógica dos professores da rede municipal de Aparecida de Goiânia na implementação do Projeto Reativar/UFG |
title_fullStr |
Da colonialidade à decolonialidade : a prática pedagógica dos professores da rede municipal de Aparecida de Goiânia na implementação do Projeto Reativar/UFG |
title_full_unstemmed |
Da colonialidade à decolonialidade : a prática pedagógica dos professores da rede municipal de Aparecida de Goiânia na implementação do Projeto Reativar/UFG |
title_sort |
Da colonialidade à decolonialidade : a prática pedagógica dos professores da rede municipal de Aparecida de Goiânia na implementação do Projeto Reativar/UFG |
author |
Neves, Marco Aurélio Fernandes |
author_facet |
Neves, Marco Aurélio Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abreu, Sandra Elaine Aires de Abreu, Sandra Elaine Aires de Nazareno, Elias Guimarães, Ged |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Marco Aurélio Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Colonialidade Decolonialidade Interculturalidade crítica Prática pedagógica Aparecida de Goiânia(GO) Coloniality Decoloniality Critical interculturality Pedagogical practice CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Colonialidade Decolonialidade Interculturalidade crítica Prática pedagógica Aparecida de Goiânia(GO) Coloniality Decoloniality Critical interculturality Pedagogical practice CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este estudo tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas de docentes no interior de um projeto de extensão promovido pela Universidade Federal de Goiás, denominado Projeto Reativar, ocorrido em escolas municipais da cidade de Aparecida de Goiânia. Esta pesquisa tem por metodologia a investigação-ação, e analisa as reações docentes durante a implementação desse projeto de extensão nas escolas e a atividade denominada ―minicausos‖, que foram produções textuais de discentes das escolas participantes do Projeto Reativar, imprimindo-lhes maiores propensões ou dificuldades em se executar ou atingir os objetivos desse Projeto, que se baseiam, sobretudo, nas teorias decoloniais. Constatou-se um forte vínculo da prática pedagógica docente no interior do Projeto Reativar, com características colonializadas, contudo também foram apuradas características que aproximam essas mesmas práticas pedagógicas a uma pedagogia decolonial, sobretudo ao observar a produção discente que apresentou robustas características interculturais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-29 2021-12-02T14:35:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NEVES, Marco Aurélio Fernandes. Da colonialidade à decolonialidade : a prática pedagógica dos professores da rede municipal de Aparecida de Goiânia na implementação do Projeto Reativar/UFG. 2017. 99 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO. http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/892 |
identifier_str_mv |
NEVES, Marco Aurélio Fernandes. Da colonialidade à decolonialidade : a prática pedagógica dos professores da rede municipal de Aparecida de Goiânia na implementação do Projeto Reativar/UFG. 2017. 99 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO. |
url |
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/892 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
collection |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecaunucet@ueg.br|| |
_version_ |
1809093991698792448 |