A Visão do não indígena amapaense sobre a cultura e o grafismo Wajãpi do Amapari
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/861 |
Resumo: | Este trabalho consiste na descrição da pesquisa qualitativa desenvolvida com um grupo de alunos e professores não indígenas da sociedade amapaense do Estado do Amapá, com vistas à investigação do grau de conhecimento sobre a cultura e o grafismo indígena Wajãpi. A pesquisa foi estruturada em uma abordagem investigativa sobre a cultura e o grafismo na etnia, sua importância desde a criação, manutenção e preservação nas aldeias, bem como de sua interação com a sociedade local. Para isso, a pesquisa buscou embasamento teórico em Braggio (1998), Chagas (2011), Gallois (2002), Grupioni (2009), Vidal (2007), entre outros, com diferentes posturas teóricas sobre a temática abordada. Buscou-se, ainda entender a relação entre o indígena e o não indígena do Amapá. Dessa forma, foi aplicado um questionário aos participantes no período compreendido de abril a agosto de 2015 em duas Escolas Estaduais nos Municípios de Santana e Pedra Branca do Amapari. A dissertação apresentada trata da cultura e do grafismo Kusiwa publicado nos livros elaborados pelos professores indígenas Wajãpi, os quais contêm grande riqueza de dados sobre a origem e a cultura desse povo. No entanto, a sociedade amapaense não indígena, principalmente os estudantes e professores, não têm acesso a esse material. Esses desdobramentos foram investigados de forma interdisciplinar usando o arcabouço teórico dos estudos culturais que fundamentam as relações da cultura indígena wajãpi com a sociedade. Este trabalho está dividido em quatro partes, sendo: Introdução, em que se faz uma abordagem da temática, de sua relevância e objetivos; I. Breve Histórico dosIndígenas do Brasil, e em particular, do Wajãpi do Amapá, dando ênfase aos aspetos culturais e gráficos como forma de comunicação; II. Procedimentos metodológicos em que apresentamos os caminhos percorridos para a investigação e interpretação dos dados coletados e, posterior exposição; III. Interpretação descritiva dos dados, em que além de descrever as questões que embasaram os questionários e respostas extraídas, fazemos uma interpretação dos dados, alinhando-os, quando possível, às teorias utilizadas nesta dissertação. Complementam-se ao texto algumas considerações finais do estudo, em que apontamos algumas interpretações dos dados coletados, seguidas dos referenciais teóricos utilizados na pesquisa. Além disso, apresentamos um apêndice que corresponde à cópia do questionário aplicado ao não indígena e um anexo referente ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, preenchido e assinado pelos participantes da pesquisa. |
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A Visão do não indígena amapaense sobre a cultura e o grafismo Wajãpi do AmapariNão indígena amapaenseCultura wajãpiGrafismoKusiwa WajãpiNonindigenous from AmapáWajãpi culturegraphics.CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIAEste trabalho consiste na descrição da pesquisa qualitativa desenvolvida com um grupo de alunos e professores não indígenas da sociedade amapaense do Estado do Amapá, com vistas à investigação do grau de conhecimento sobre a cultura e o grafismo indígena Wajãpi. A pesquisa foi estruturada em uma abordagem investigativa sobre a cultura e o grafismo na etnia, sua importância desde a criação, manutenção e preservação nas aldeias, bem como de sua interação com a sociedade local. Para isso, a pesquisa buscou embasamento teórico em Braggio (1998), Chagas (2011), Gallois (2002), Grupioni (2009), Vidal (2007), entre outros, com diferentes posturas teóricas sobre a temática abordada. Buscou-se, ainda entender a relação entre o indígena e o não indígena do Amapá. Dessa forma, foi aplicado um questionário aos participantes no período compreendido de abril a agosto de 2015 em duas Escolas Estaduais nos Municípios de Santana e Pedra Branca do Amapari. A dissertação apresentada trata da cultura e do grafismo Kusiwa publicado nos livros elaborados pelos professores indígenas Wajãpi, os quais contêm grande riqueza de dados sobre a origem e a cultura desse povo. No entanto, a sociedade amapaense não indígena, principalmente os estudantes e professores, não têm acesso a esse material. Esses desdobramentos foram investigados de forma interdisciplinar usando o arcabouço teórico dos estudos culturais que fundamentam as relações da cultura indígena wajãpi com a sociedade. Este trabalho está dividido em quatro partes, sendo: Introdução, em que se faz uma abordagem da temática, de sua relevância e objetivos; I. Breve Histórico dosIndígenas do Brasil, e em particular, do Wajãpi do Amapá, dando ênfase aos aspetos culturais e gráficos como forma de comunicação; II. Procedimentos metodológicos em que apresentamos os caminhos percorridos para a investigação e interpretação dos dados coletados e, posterior exposição; III. Interpretação descritiva dos dados, em que além de descrever as questões que embasaram os questionários e respostas extraídas, fazemos uma interpretação dos dados, alinhando-os, quando possível, às teorias utilizadas nesta dissertação. Complementam-se ao texto algumas considerações finais do estudo, em que apontamos algumas interpretações dos dados coletados, seguidas dos referenciais teóricos utilizados na pesquisa. Além disso, apresentamos um apêndice que corresponde à cópia do questionário aplicado ao não indígena e um anexo referente ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, preenchido e assinado pelos participantes da pesquisa.This work is a description of qualitative research conducted with a group of nonindigenous students and teachers from Amapá, Brazil, in order to investigate the degree of knowledge about the culture and the Wajãpi indigenous graphics. The research was structured on investigative approach about the culture and graphics on ethnicity, its importance since the creation, maintenance and preservation in the villages, as well as their interaction with the local society. For this, the research sought theoretical basis in Braggio (1998), Chagas (2011), Gallois (2002), Grupioni (2009), Vidal (2007), among others, with different theoretical positions on the theme. We sought to further understand the relationship between the indigenous and non- indigenous from Amapá. Thus, a questionnaire was administered to participants between April and August 2015 in two state schools in the municipalities of Santana and Pedra Branca do Amapari. The present dissertation deals with the culture and Kusiwa graphics published in books produced by Wajãpi indigenous teachers, which contains a wealth of data on the origin and culture of these people. However, the nonindigenous from Amapa, especially students and teachers, do not have access to this material. These developments have been investigated in an interdisciplinary way using the theoretical framework of cultural studies that supporting the relationship of Wajãpi indigenous culture with the society. This work is divided into four parts, as follows: Introduction, in which it makes an approach about the research, its relevance and objectives; I. Brief History of Indigenous from Brazil, and in particular Wajãpi people from Amapá, emphasizing the cultural and graphics aspects ascommunication way; II. Methodological procedures that present the paths for research and interpretation of the data collected; III. Descriptive interpretation of the data which describes the issues that supported the questionnaires and drawn answers, and it do the interpretation of the data, aligning them, where possible, with the theories used in this research. The text is complemented with final considerations of the study, in which we point out some interpretations of the data collected, followed by theoretical references used in the research. In addition, we present an appendix corresponding to the questionnaire copy applied to the nonindigenous and an annex relating to the Consent Form, completed and signed by the research participants.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Cândido, Gláucia VieiraCândido, Gláucia VieiraToschi, Mirza SeabraPraça, Walkíria NeivaLima, Sostenes Cezar deSouza Filho, Sinval MartinsAraújo, Ilka da Graça Baía de2021-11-29T12:29:23Z2016-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, Ilka da Graça Baía de. A Visão do não indígena amapaense sobre a cultura e o grafismo Wajãpi do Amapari. 2016. 123 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/861porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-11-29T12:29:23Zoai:tede2:tede/861Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-11-29T12:29:23Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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