Representações de Damiana da Cunha na história e na literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Damiana Antonia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/988
Resumo: Com a pesquisa “Representações históricas e literárias de Damiana da Cunha” intentou-se estudar as representações que foram construídas ao longo dos séculos XIX, XX e XXI, na historiografia e na literatura. Damiana da Cunha se insere no contexto da História de Goiás marcado pela ocupação do território e o extermínio de povos indígenas que aqui viviam; esta indígena pertencia ao grupo étnico Kayapó do Sul, que resistiu até o final do século XVIII à apropriação de seu território. Com a política indigenista pombalina de assimilação dos indígenas, os Kayapó do Sul foram aldeados na década de 1780, período que corresponde à “projeção” de Damiana da Cunha (1780-1831). Documentos, relatos de viajantes, narrativas históricas e literárias evidenciam a atuação de Damiana da Cunha e os papeis que ela exerceu no contexto das políticas indigenistas. Entretanto, as representações construídas sobre Damiana da Cunha, principalmente as biografias dos séculos XIX e início do XX, se caracterizam pela aproximação com o projeto de nação idealizado pelo Estado, que, entre outros aspectos, enfatizam os resultados “benéficos” da colonização; a criação dos mitos e dos heróis nacionais; a inserção do indígena na produção historiográfica e literária; entre outros. Damiana da Cunha é representada como a heroína missionária, convertida ao Cristianismo, que sacrificou sua vida por “amor” ao seu povo e em serviço da Administração Colonial e Imperial, ou seja, em favor do “bem coletivo”. A literatura goiana no século XX também construiu representações de Damiana da Cunha e analisou o seu comportamento pautado na cultura do não indígena; as análises destas representações evidenciam uma Damiana da Cunha heroína e virtuosa, ou seja, o protótipo de uma visão heroica inerente ao projeto de nação do século XIX. O rompimento com essa visão foi apresentado no Romance Guerra no Coração do Cerrado, de Maria José Silveira, publicado em 2006. A obra aborda Damiana da Cunha a partir da ambiguidade da vida entre os dois mundos, o indígena e o não indígena; e analisa a sua (re)aproximação com os Kayapó Sul nos âmbitos cultural e social.
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Documentos, relatos de viajantes, narrativas históricas e literárias evidenciam a atuação de Damiana da Cunha e os papeis que ela exerceu no contexto das políticas indigenistas. Entretanto, as representações construídas sobre Damiana da Cunha, principalmente as biografias dos séculos XIX e início do XX, se caracterizam pela aproximação com o projeto de nação idealizado pelo Estado, que, entre outros aspectos, enfatizam os resultados “benéficos” da colonização; a criação dos mitos e dos heróis nacionais; a inserção do indígena na produção historiográfica e literária; entre outros. Damiana da Cunha é representada como a heroína missionária, convertida ao Cristianismo, que sacrificou sua vida por “amor” ao seu povo e em serviço da Administração Colonial e Imperial, ou seja, em favor do “bem coletivo”. A literatura goiana no século XX também construiu representações de Damiana da Cunha e analisou o seu comportamento pautado na cultura do não indígena; as análises destas representações evidenciam uma Damiana da Cunha heroína e virtuosa, ou seja, o protótipo de uma visão heroica inerente ao projeto de nação do século XIX. O rompimento com essa visão foi apresentado no Romance Guerra no Coração do Cerrado, de Maria José Silveira, publicado em 2006. A obra aborda Damiana da Cunha a partir da ambiguidade da vida entre os dois mundos, o indígena e o não indígena; e analisa a sua (re)aproximação com os Kayapó Sul nos âmbitos cultural e social.The search "Historical and literary representations of Damiana da Cunha" focuses the representations that have been built over the centuries XIX, XX and XXI, in historiography and literature. Damiana da Cunha is within the context of Goiás history marked by the occupation of the territory and the extermination of indigenous peoples who lived here; this indigenous belonged to the South Kayapo ethnic group, which resisted until the late eighteenth century to the appropriation of their territory. With Pombalina Indian policy of assimilation of the Indians, the Southern Kayapó were villagers in the 1780s, a period that corresponds to the "projection" of Damiana da Cunha (1780-1831). Documents, travelers' accounts, historical and literary narratives show the Damiana da Cunha acting and the roles she played on the current Indian policy. However, the representations built on Damiana da Cunha, especially the biographies of the nineteenth century and early twentieth century, were characterized by the approach to the national project designed by the state, which, among other things, emphasize the "beneficial" results of colonization; the creation of myths and national heroes; the inclusion of the indigenous in historiographical and literary production; among others. Damiana da Cunha is represented as a missionary heroine, converted to Christianity, who sacrificed her life for "love" to her people and colonial and imperial service management, that is, in favor of "collective good". The goiana literature in the twentieth century also represented Damiana da Cunha and analyzed her behavior guided in non- indigenous culture; the analysis of these representations show a heroin and virtuous Damiana da Cunha, that is, the prototype of a heroic vision inherent in the nineteenth century national project. The disjuption with this view was presented at novel Guerra no Coração do Cerrado by Maria Jose Silveira, published in 2006. The work addresses Damiana da Cunha from the ambiguity of life between the two worlds, the indigenous and non-indigenous; and analyzes her (re) oncoming with the Kayapo South in the cultural and social spheres.Fundação de Apoio à pesquisa do Estado de Goiás - FAPEGUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do CerradoBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)Bicalho, Poliene Soares dos SantosBicalho, Poliene Soares dos SantosLemes, Fernando Lobo LemesCruvinel, Larissa Warzocha FernandesMachado, MárciaPereira, Robson MendonçaCoelho, Damiana Antonia2022-03-24T16:49:43Z2016-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOELHO, Damiana Antonia. Representações de Damiana da Cunha na história e na literatura. 2016. 116 f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/988porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-03-24T16:49:43Zoai:tede2:tede/988Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-03-24T16:49:43Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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