A Rodoviária do Plano Piloto de Brasília: entre o idealizado e o realizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Kevin Guimarães Barbosa dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/823
Resumo: O espaço urbano é marcado por uma gama de possibilidades. A complexidade presente na cidade nos faz buscar explicações para os fenômenos presente neste espaço. Mesmo as cidades planejadas apresentam peculiaridades que precisam ser investigadas. No caso da presente pesquisa, destacamos a cidade de Brasília. A atual capital da república foi idealizada por agentes hegemônicos. Contudo para além do que foi idealizado existe o que foi materializado: uma realidade marcada pela desigualdade característica de um mundo contraditório. Para compreender as contradições presentes em Brasília, relacionamos as formas espacias como os processos sociais (HARVEY, 1980). No decorrer da pesquisa utilizamos conceitos importantes para analisar o objeto de pesquisa. Entre os conceitos presentes na investigação destacamos aqui espaço, território e centralidade. Para balisar nossas ações investigativas, recorremos a autores como Harvey (1980); Correa (1989); Carlos (2007); Raffestin (1993); Santos (1988; 2006); Saquet (2015); Castells (1984; 2000); Sposito (2013); Souza (2020). Esses pesquisadores foram essenciais para pensar a cidade idealizada; bem como a efetivamente realizada. Os conceitos e os autores aqui destacados contribuíram para a compreensão dos usos dos território da Rodoviária do Plano Piloto e suas adjacências. Partimos em busca de entendimento de processos profundamente densos que produzem centralidades marginais. Neste contexto, analisamos processos de segregação socioespacial como fator importante para o entendimento do território em questão. Para uma aproximação segura das dinâmicas presentes neste território, trabalhamos com a paisagem, por meio de autores como Serpa (2019); Santos (1988); Cullen (1971). Neste sentido, consideramos que a leitura da paisagem se dá por meio da percepção. Em relação os procedimentos metodológicos, o cenário pandêmico fez com que nos aproximássemos de uma proposta elaborada por Ferrara (1988). A urbanista construiu caminhos investigativos pautados em uma leitua não- verbal do diálogo travado entre as formas e os conteúdos presentes na cidade. Na leitura diferenciada da realidade, proposta pela autora, a imagem torna-se meio para reflexões fundamentais para a compreensão de territórios como a Rodoviária do Plano Piloto e seu entorno.
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Para compreender as contradições presentes em Brasília, relacionamos as formas espacias como os processos sociais (HARVEY, 1980). No decorrer da pesquisa utilizamos conceitos importantes para analisar o objeto de pesquisa. Entre os conceitos presentes na investigação destacamos aqui espaço, território e centralidade. Para balisar nossas ações investigativas, recorremos a autores como Harvey (1980); Correa (1989); Carlos (2007); Raffestin (1993); Santos (1988; 2006); Saquet (2015); Castells (1984; 2000); Sposito (2013); Souza (2020). Esses pesquisadores foram essenciais para pensar a cidade idealizada; bem como a efetivamente realizada. Os conceitos e os autores aqui destacados contribuíram para a compreensão dos usos dos território da Rodoviária do Plano Piloto e suas adjacências. Partimos em busca de entendimento de processos profundamente densos que produzem centralidades marginais. Neste contexto, analisamos processos de segregação socioespacial como fator importante para o entendimento do território em questão. Para uma aproximação segura das dinâmicas presentes neste território, trabalhamos com a paisagem, por meio de autores como Serpa (2019); Santos (1988); Cullen (1971). Neste sentido, consideramos que a leitura da paisagem se dá por meio da percepção. Em relação os procedimentos metodológicos, o cenário pandêmico fez com que nos aproximássemos de uma proposta elaborada por Ferrara (1988). A urbanista construiu caminhos investigativos pautados em uma leitua não- verbal do diálogo travado entre as formas e os conteúdos presentes na cidade. Na leitura diferenciada da realidade, proposta pela autora, a imagem torna-se meio para reflexões fundamentais para a compreensão de territórios como a Rodoviária do Plano Piloto e seu entorno.Urban space is marked by a range of possibilities. The complexity present in the city makes us increasingly seek to explain the phenomena present in this space. Even the cities that were planned present peculiarities that need to be investigated. In this research, we highlight the city of Brasília. The current capital of the republic was idealized by hegemonic agents. However, beyond what was idealized, there is what was materialized: a reality marked by the inequality characteristic of a contradictory world. To understand the contradictions present in Brasília, we relate spatial forms to social processes. During the research we used important concepts to analyze the research object. Among the concepts present in the investigation, we highlight here the space, the territory and the centrality. To guide our investigative actions, we turn to authors such as Harvey (1980); Correa (1989); Carlos (2007); Raffestin (1993); Santos (1988; 2006); Saquet (2015); Castells (1984; 2000); Sposito (2013); Souza (2020). These researchers were essential to think about the idealized city; as well as the one performed. The concepts and authors highlighted here contributed to the understanding of the uses of the territory of the bus station of the Plano Piloto and its surroundings. We set out in search of an understanding of deeply dense processes that produce marginal centralities. In this context, we analyze processes of socio-spatial segregation as an important factor for understanding the territory in question. For a safe approximation of the dynamics present in this territory, we work with the landscape, through authors such as Serpa (2019); Santos (1988); Cullen (1971). In this sense, we consider that the reading of the landscape takes place through perception. Regarding the methodological procedures, the pandemic scenario brought us closer to a proposal elaborated by Ferrara (1988). The urban planner built investigative paths based on a non-verbal reading of the dialogue between forms and contents present in the city. In the differentiated reading of reality, proposed by the author, the image becomes a means for fundamental reflections for the understanding of territories such as the bus station of the Plano Piloto and its surroundings.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do CerradoBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)Mello, Marcelo dehttp://lattes.cnpq.br/7977123711908129Mello, Marcelo deValva, Milena D'AyalaSouza, Bruno Augusto deLuz, Janes Socorro daOliveira, Aristeu Geovani deSantos, Kevin Guimarães Barbosa dos2021-10-21T13:12:36Z2021-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, K.G.B. A Rodoviária do Plano Piloto de Brasília: entre o idealizado e o realizado. 2021. 80 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas. Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/823porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-10-21T13:12:36Zoai:tede2:tede/823Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-10-21T13:12:36Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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