Avaliação institucional da educação superior: normas e saberes na constituição da atividade do coordenador da CPA na UEG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Diessyka Fernanda
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/913
Resumo: Esta pesquisa situa-se na linha de pesquisa Educação, Escola e Tecnologias, cujo eixo temático aplica-se ao estudo de Políticas Públicas Educacionais, Educação Superior, Educação e Trabalho. O objetivo geral deste estudo é compreender a atividade do coordenador no âmbito da Comissão própria de avaliação (CPA), considerando as normas e os saberes enquanto elementos constitutivos no ofício do avaliador interno. Trata-se de uma abordagem qualitativa com ênfase na perspectiva do trabalho do coordenador de avaliação interna de uma universidade multicampi do estado de Goiás. A questão que se formula como problema central é: em que medida as normas e os saberes constituiem o trabalho do coordenador da CPA? Para o aprofundamento da questão, realizou-se uma revisão de literatura que tem a atividade e a avaliação interna como foco de estudo. O percurso metodológico inclui a análise documental, com base no Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB), no Exame Nacional de Cursos (ENC) e no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Na revisão de literatura, o referencial teórico que embasa está pesquisa compreende autores do campo da Avaliação (AFONSO, A. J.; FREITAS, L. C.; LEITE, D.; RISTOFF, D; SCRIVEN, M; SOBRINHO J. D); os intérpretes e precursores do campo da Ergologia (ALVES, W. F.; CUNHA, D. M.; DURRIVE, L.; SCHWARTZ, Y.). Das leituras bibliográficas e das matrizes utilizadas emergiram as seguintes categorias de análise: atividade; normas e saberes. A pesquisa de campo teve como locus de estudo a Universidade Estadual de Goiás – UEG e incluiu como participantes deste estudo: (i) os Gerentes de avaliação da CPA; (ii) docentes coordenadores da Comissão Própria de Avaliação (CPA); (iii) assessores da Gerência de Avaliação da CPA. A pesquisa empírica desenvolveu-se por meio de questionário aberto, com a utilização do Google Forms. O questionário foi estruturado com base em três blocos de perguntas: (1) O que as normas ensinam na realização da tarefa? (2) Quais as defasagens na realização do trabalho da CPA? (3) Quais saberes surgem das experiências na realização da tarefa? Destacam-se os seguintes resultados de pesquisa: (a) as políticas de avaliação delineiam a base operacional do trabalho da comissão de avaliação interna e tem uma influência significativa na orientação da tarefa em termos de identidade do avaliador, missão, responsabilidades e normas éticas para o coordenador da CPA; (b) em relação à atividade de quem coordena a CPA alguns conflitos são apontados como o aspecto técnico e de política externa e interna à UEG; (c) nas relações entre formação, qualificação e o trabalho da CPA, observou-se que os cargos de destaque na Comissão de Avaliação da UEG, como nos denominados Presidente da CPA ou Gerência de Avaliação (GerAI), têm acentuada relação com a formação acadêmica no campo da Avaliação Institucional. Por outro lado, não se observa uma relação entre a formação específica em AAI na atribuição/distribuição dos representantes/coordenadores da CPA em seus respectivos câmpus; (d) no que concerne ao aprendizado e os saberes atribuídos na realização da tarefa, observou-se que estes retomaram pressupostos pré-estabelecidos nos saberes científico, técnico e político da avaliação.
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Trata-se de uma abordagem qualitativa com ênfase na perspectiva do trabalho do coordenador de avaliação interna de uma universidade multicampi do estado de Goiás. A questão que se formula como problema central é: em que medida as normas e os saberes constituiem o trabalho do coordenador da CPA? Para o aprofundamento da questão, realizou-se uma revisão de literatura que tem a atividade e a avaliação interna como foco de estudo. O percurso metodológico inclui a análise documental, com base no Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB), no Exame Nacional de Cursos (ENC) e no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Na revisão de literatura, o referencial teórico que embasa está pesquisa compreende autores do campo da Avaliação (AFONSO, A. J.; FREITAS, L. C.; LEITE, D.; RISTOFF, D; SCRIVEN, M; SOBRINHO J. D); os intérpretes e precursores do campo da Ergologia (ALVES, W. F.; CUNHA, D. M.; DURRIVE, L.; SCHWARTZ, Y.). Das leituras bibliográficas e das matrizes utilizadas emergiram as seguintes categorias de análise: atividade; normas e saberes. A pesquisa de campo teve como locus de estudo a Universidade Estadual de Goiás – UEG e incluiu como participantes deste estudo: (i) os Gerentes de avaliação da CPA; (ii) docentes coordenadores da Comissão Própria de Avaliação (CPA); (iii) assessores da Gerência de Avaliação da CPA. A pesquisa empírica desenvolveu-se por meio de questionário aberto, com a utilização do Google Forms. O questionário foi estruturado com base em três blocos de perguntas: (1) O que as normas ensinam na realização da tarefa? (2) Quais as defasagens na realização do trabalho da CPA? (3) Quais saberes surgem das experiências na realização da tarefa? Destacam-se os seguintes resultados de pesquisa: (a) as políticas de avaliação delineiam a base operacional do trabalho da comissão de avaliação interna e tem uma influência significativa na orientação da tarefa em termos de identidade do avaliador, missão, responsabilidades e normas éticas para o coordenador da CPA; (b) em relação à atividade de quem coordena a CPA alguns conflitos são apontados como o aspecto técnico e de política externa e interna à UEG; (c) nas relações entre formação, qualificação e o trabalho da CPA, observou-se que os cargos de destaque na Comissão de Avaliação da UEG, como nos denominados Presidente da CPA ou Gerência de Avaliação (GerAI), têm acentuada relação com a formação acadêmica no campo da Avaliação Institucional. Por outro lado, não se observa uma relação entre a formação específica em AAI na atribuição/distribuição dos representantes/coordenadores da CPA em seus respectivos câmpus; (d) no que concerne ao aprendizado e os saberes atribuídos na realização da tarefa, observou-se que estes retomaram pressupostos pré-estabelecidos nos saberes científico, técnico e político da avaliação.This research is located in the line of research Education, School and Technologies, whose thematic axis applies to the study of Educational Public Policies, Higher Education, Education and Work. The general objective of this study is to understand the activity of the coordinator within the scope of the Evaluation Committee (CPA), considering the norms and knowledge as constitutive elements in the work of the internal evaluator. It is a qualitative approach with emphasis on the work perspective of the internal evaluation coordinator of a multicampi university in the state of Goiás. The question that arises as a central problem is: to what extent do norms and knowledge constitute the work of the CPA coordinator? To deepen the issue, a literature review was carried out that has the activity and internal evaluation as the focus of study. The methodological path includes document analysis, based on the Institutional Assessment Program of Brazilian Universities (PAIUB), the National Course Examination (ENC) and the National Higher Education Assessment System (SINAES). In the literature review, the theoretical framework that supports this research includes authors from the field of Evaluation (AFONSO, A. J.; FREITAS, L. C.; LEITE, D.; RISTOFF, D; SCRIVEN, M; SOBRINHO J. D); interpreters and precursors in the field of Ergology (ALVES, W. F.; CUNHA, D. M.; DURRIVE, L.; SCHWARTZ, Y.). From the bibliographical readings and the used matrices, the following categories of analysis emerged: activity; norms and knowledge. The field research had as locus of study the State University of Goiás – UEG and included as participants in this study: (i) CPA Evaluation Managers; (ii) coordinating professors of the Evaluation Committee (CPA); (iii) advisors to the CPA's Evaluation Management. The empirical research was developed through an open questionnaire, using Google Forms. The questionnaire was structured based on three blocks of questions: (1) What do the norms teach in carrying out the task? (2) What are the lags in carrying out the work of the CPA? (3) Which knowledge arises from the experiences in carrying out the task? The following research findings are highlighted: Evaluation policies delineate the operational basis of the work of the internal evaluation committee and have a significant influence on task orientation in terms of the aluator's identity, mission, responsibilities and ethical standards for the coordinator of the CPA. In short, fidelity to the rules of the trade reveals the order of safety and stability at work. Regarding the activity of those who coordinate the CPA, some conflicts are pointed out in relation to technical aspects and the external and internal policy of the UEG to broader and more subjective issues involving the effectiveness, safety, credibility of the institutional assessment and the demand for results of the CPA coordinators. In the relationship between training, qualification and the work of the CPA, it was observed that the prominent positions in the UEG Evaluation Committee, such as in the positions called President of the CPA or Evaluation Management (GerAI), have a strong relationship with academic training in the field of Institutional Evaluation, as well as with the time of his professional trajectory at UEG, especially in activities related to course coordination and the Rectory. On the other hand, there is no relationship between specific training in AAI in the assignment/distribution of CPA representatives/coordinators on their respective campuses. With regard to learning and the knowledge attributed to carrying out the task, it was observed that they returned to pre-established assumptions in the scientific, technical and political knowledge of the evaluation.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Silva, Yara Fonseca de Oliveira ehttp://lattes.cnpq.br/1269420694190937Ferreira, João Roberto ResendeAssis, Lúcia Maria deAlves , Wanderson FerreiraMonteiro, Diessyka Fernanda2022-01-31T13:56:51Z2021-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentMONTEIRO, Diessyka Fernanda. Avaliação institucional da educação superior: normas e saberes na constituição da atividade do coordenador da CPA na UEG. 2021.238 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO .http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/913porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-02-15T16:53:47Zoai:tede2:tede/913Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-02-15T16:53:47Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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