Personagens femininas em "Deus de Caim" de Ricardo Guilherme Dicke : corpo e violência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Daniela Fernanda Roseno de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1377
Resumo: O objetivo desta análise é abordar como os corpos das personagens femininas são expostos e representados em “Deus de Caim”, de Ricardo Guilherme Dicke. Percebem-se, na escrita dickeana, temas que são recorrentes, os ligados à natureza humana é um deles. Diante disso, buscou-se destacar como a mulher é escrita nesta narrativa, com vistas à representação de seus corpos. Para tanto, foram analisadas as estratégias narrativas empregadas pelo autor para retratar as personagens com base em suas características, ações e situações vivenciadas por elas. A mulher é representada no romance dickeano a partir de situações diversas, a violência é uma delas. Nestas cenas, seus corpos são expostos a práticas violentas, como o estupro. Há também a presença da mulher, questionadora, reflexiva, Irene, e aquela que ousou ir contra padrões sociais tradicionais, Rosa. Sendo assim, nota-se que Ricardo Guilherme Dicke retrata as imagens ligadas ao corpo feminino por meio de diferentes perspectivas, desde a construção dos retratos de violências praticadas contra esses corpos até as cenas que expõem a mulher em uma posição ativa e autônoma. Nessas construções, Dicke provoca reflexões, questionamentos a respeito de práticas opressivas que imperam em diferentes contextos sociais. Desse modo, o romance enfatiza a complexidade de experiências vivenciadas pelas personagens, promovendo o descobrimento a respeito de seus comportamentos e intimidades e, ao mesmo tempo, revela mecanismos sutis de resistência, ou não, dessas mulheres. No tocante a isso, é possível refletir e questionar sobre as circunstâncias nas quais o corpo feminino está exposto, as formas de repressão e de resistência nos diferentes espaços sociais. Para embasar teoricamente este estudo buscou-se um diálogo com teóricos e críticos que tratam sobre a posição da mulher em sociedade, cabe mencionar alguns deles: Beauvoir (1970), Bourdieu (2012), Del Priore (2010) e (2020), Grosz (2000), Louzada (2019), Matos; Soihet (2003), Perrot (1989), (2005) e (2019), Saffioti (2004), Saffioti e Almeida (1995), e Xavier (2007).
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Nestas cenas, seus corpos são expostos a práticas violentas, como o estupro. Há também a presença da mulher, questionadora, reflexiva, Irene, e aquela que ousou ir contra padrões sociais tradicionais, Rosa. Sendo assim, nota-se que Ricardo Guilherme Dicke retrata as imagens ligadas ao corpo feminino por meio de diferentes perspectivas, desde a construção dos retratos de violências praticadas contra esses corpos até as cenas que expõem a mulher em uma posição ativa e autônoma. Nessas construções, Dicke provoca reflexões, questionamentos a respeito de práticas opressivas que imperam em diferentes contextos sociais. Desse modo, o romance enfatiza a complexidade de experiências vivenciadas pelas personagens, promovendo o descobrimento a respeito de seus comportamentos e intimidades e, ao mesmo tempo, revela mecanismos sutis de resistência, ou não, dessas mulheres. No tocante a isso, é possível refletir e questionar sobre as circunstâncias nas quais o corpo feminino está exposto, as formas de repressão e de resistência nos diferentes espaços sociais. Para embasar teoricamente este estudo buscou-se um diálogo com teóricos e críticos que tratam sobre a posição da mulher em sociedade, cabe mencionar alguns deles: Beauvoir (1970), Bourdieu (2012), Del Priore (2010) e (2020), Grosz (2000), Louzada (2019), Matos; Soihet (2003), Perrot (1989), (2005) e (2019), Saffioti (2004), Saffioti e Almeida (1995), e Xavier (2007).The aim of this analysis is to address how the bodies of female characters are exposed and represented in “Deus de Cain”, by Ricardo Guilherme Dicke. It is noticed, in Dickean writing, themes that are recurrent, those linked to human nature is one of them. In view of this, we sought to highlight how women are written in this narrative, with a view to representing their bodies. Therefore, the narrative strategies employed by the author to portray the characters based on their characteristics, actions and situations experienced by them were analyzed. The woman is represented in the Dickean novel from different situations, violence is one of them. In these scenes, their bodies are exposed to violent practices, such as rape. There is also the presence of the questioning, reflective woman, Irene, and the one who dared to go against traditional social standards, Rosa. Thus, it is noted that Ricardo Guilherme Dicke portrays images linked to the female body through different perspectives, from the construction of portraits of violence practiced against these bodies to scenes that expose women in an active and autonomous position. In these constructions, Dicke provokes reflections, questions about oppressive practices that prevail in different social contexts. In this way, the novel emphasizes the complexity of experiences lived by the characters, promoting the discovery of their behaviors and intimacies and, at the same time, reveals subtle mechanisms of resistance, or not, of these women. In this regard, it is possible to reflect and question the circumstances in which the female body is exposed, the forms of repression and resistance in different social spaces. To theoretically support this study, a dialogue was sought with theorists and critics who deal with the position of women in society, it is worth mentioning some of them: Beauvoir (1970), Bourdieu (2012), Del Priore (2010) and (2020), Grosz (2000), Louzada (2019), Matos; Soihet (2003), Perrot (1989), (2005) and (2019), Saffioti (2004), Saffioti and Almeida (1995), and Xavier (2007).Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e InterculturalidadeBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)Araújo, Márcia Maria de Melohttps://orcid.org/0000-0002-7762-3041http://lattes.cnpq.br/4274917871675439Araújo, Márcia Maria de MeloDavid, Nismária AlvesSouza, Marinete Luzia Francisca deSouza, Daniela Fernanda Roseno de2024-01-25T14:52:57Z2023-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Daniela. Personagens femininas em "Deus de Caim" de Ricardo Guilherme Dicke: corpo e violência. 2023. 96 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2023.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1377porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-01-25T14:52:57Zoai:tede2:tede/1377Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-01-25T14:52:57Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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