Gestão estratégica de Design e Aprendizagem Situada em comunidades tradicionais locais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Projética Revista Científica de Design |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/9564 |
Resumo: | The traditional local communities depend on the development of local craft products for their own subsistence. This article aims to explain the process of situated learning as a cognitive strategy in traditional local communities, for the upgrading of products, territories and identities through design management. The research literature is classified as exploratory and addressing the concepts of situated learning, traditional local community, identity and territory, and appreciation of the local product design and strategic management of the design. As a result we obtain an analysis of situated learning and their traditional ways, resultadondo in a relationship of complementarity to the communities |
id |
UEL-10_514bcda63afa1df5422023dba443694e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9564 |
network_acronym_str |
UEL-10 |
network_name_str |
Projética Revista Científica de Design |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão estratégica de Design e Aprendizagem Situada em comunidades tradicionais locaisGestão Estratégica de design e aprendizagem situada em comunidades tradicionais locaisStrategic Management of DesignTraditional Local CommunitySituated LearningGestão Estratégica de DesignComunidade Tradicional LocalAprendizagem SituadaThe traditional local communities depend on the development of local craft products for their own subsistence. This article aims to explain the process of situated learning as a cognitive strategy in traditional local communities, for the upgrading of products, territories and identities through design management. The research literature is classified as exploratory and addressing the concepts of situated learning, traditional local community, identity and territory, and appreciation of the local product design and strategic management of the design. As a result we obtain an analysis of situated learning and their traditional ways, resultadondo in a relationship of complementarity to the communitiesAs comunidades tradicionais locais dependem do desenvolvimento do produto artesanal local para sua própria subsistência. Este artigo tem como objetivo explicitar o processo de aprendizagem situada como estratégia cognitiva nas comunidades tradicionais locais, para a valorização dos produtos, territórios e identidades por meio da gestão de design. A pesquisa se classifica como bibliográfica e exploratória abordando os conceitos de aprendizagem situada, comunidade tradicional local, identidade e território, valorização do produto local e design e gestão estratégica do design. Como resultado obtém-se uma análise entre aprendizagem tradicional e situada e seus modos, resultando em uma relação de complementariedade para as comunidades.Universidade Estadual de Londrina2011-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/956410.5433/2236-2207.2011v2n1p05Projetica; v. 2 n. 1 (2011); 05-182236-2207reponame:Projética Revista Científica de Designinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/9564/30424Copyright (c) 2011 Projeticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSitta Preto, Seila CibeleMerino, Eugenio DiázFigueiredo, Luiz Fernando Gonçalves de2021-10-18T13:41:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9564Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/PUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/oai||projetica@uel.br2236-22072236-2207opendoar:2021-10-18T13:41:58Projética Revista Científica de Design - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão estratégica de Design e Aprendizagem Situada em comunidades tradicionais locais Gestão Estratégica de design e aprendizagem situada em comunidades tradicionais locais |
title |
Gestão estratégica de Design e Aprendizagem Situada em comunidades tradicionais locais |
spellingShingle |
Gestão estratégica de Design e Aprendizagem Situada em comunidades tradicionais locais Sitta Preto, Seila Cibele Strategic Management of Design Traditional Local Community Situated Learning Gestão Estratégica de Design Comunidade Tradicional Local Aprendizagem Situada |
title_short |
Gestão estratégica de Design e Aprendizagem Situada em comunidades tradicionais locais |
title_full |
Gestão estratégica de Design e Aprendizagem Situada em comunidades tradicionais locais |
title_fullStr |
Gestão estratégica de Design e Aprendizagem Situada em comunidades tradicionais locais |
title_full_unstemmed |
Gestão estratégica de Design e Aprendizagem Situada em comunidades tradicionais locais |
title_sort |
Gestão estratégica de Design e Aprendizagem Situada em comunidades tradicionais locais |
author |
Sitta Preto, Seila Cibele |
author_facet |
Sitta Preto, Seila Cibele Merino, Eugenio Diáz Figueiredo, Luiz Fernando Gonçalves de |
author_role |
author |
author2 |
Merino, Eugenio Diáz Figueiredo, Luiz Fernando Gonçalves de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sitta Preto, Seila Cibele Merino, Eugenio Diáz Figueiredo, Luiz Fernando Gonçalves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Strategic Management of Design Traditional Local Community Situated Learning Gestão Estratégica de Design Comunidade Tradicional Local Aprendizagem Situada |
topic |
Strategic Management of Design Traditional Local Community Situated Learning Gestão Estratégica de Design Comunidade Tradicional Local Aprendizagem Situada |
description |
The traditional local communities depend on the development of local craft products for their own subsistence. This article aims to explain the process of situated learning as a cognitive strategy in traditional local communities, for the upgrading of products, territories and identities through design management. The research literature is classified as exploratory and addressing the concepts of situated learning, traditional local community, identity and territory, and appreciation of the local product design and strategic management of the design. As a result we obtain an analysis of situated learning and their traditional ways, resultadondo in a relationship of complementarity to the communities |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/9564 10.5433/2236-2207.2011v2n1p05 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/9564 |
identifier_str_mv |
10.5433/2236-2207.2011v2n1p05 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/9564/30424 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Projetica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Projetica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Projetica; v. 2 n. 1 (2011); 05-18 2236-2207 reponame:Projética Revista Científica de Design instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Projética Revista Científica de Design |
collection |
Projética Revista Científica de Design |
repository.name.fl_str_mv |
Projética Revista Científica de Design - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||projetica@uel.br |
_version_ |
1799315450448838656 |