Gestão estratégica de Design e Aprendizagem Situada em comunidades tradicionais locais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sitta Preto, Seila Cibele
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Merino, Eugenio Diáz, Figueiredo, Luiz Fernando Gonçalves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Projética Revista Científica de Design
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/9564
Resumo: The traditional local communities depend on the development of local craft products for their own subsistence. This article aims to explain the process of situated learning as a cognitive strategy in traditional local communities, for the upgrading of products, territories and identities through design management. The research literature is classified as exploratory and addressing the concepts of situated learning, traditional local community, identity and territory, and appreciation of the local product design and strategic management of the design. As a result we obtain an analysis of situated learning and their traditional ways, resultadondo in a relationship of complementarity to the communities
id UEL-10_514bcda63afa1df5422023dba443694e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9564
network_acronym_str UEL-10
network_name_str Projética Revista Científica de Design
repository_id_str
spelling Gestão estratégica de Design e Aprendizagem Situada em comunidades tradicionais locaisGestão Estratégica de design e aprendizagem situada em comunidades tradicionais locaisStrategic Management of DesignTraditional Local CommunitySituated LearningGestão Estratégica de DesignComunidade Tradicional LocalAprendizagem SituadaThe traditional local communities depend on the development of local craft products for their own subsistence. This article aims to explain the process of situated learning as a cognitive strategy in traditional local communities, for the upgrading of products, territories and identities through design management. The research literature is classified as exploratory and addressing the concepts of situated learning, traditional local community, identity and territory, and appreciation of the local product design and strategic management of the design. As a result we obtain an analysis of situated learning and their traditional ways, resultadondo in a relationship of complementarity to the communitiesAs comunidades tradicionais locais dependem do desenvolvimento do produto artesanal local para sua própria subsistência. Este artigo tem como objetivo explicitar o processo de aprendizagem situada como estratégia cognitiva nas comunidades tradicionais locais, para a valorização dos produtos, territórios e identidades por meio da gestão de design. A pesquisa se classifica como bibliográfica e exploratória abordando os conceitos de aprendizagem situada, comunidade tradicional local, identidade e território, valorização do produto local e design e gestão estratégica do design. Como resultado obtém-se uma análise entre aprendizagem tradicional e situada e seus modos, resultando em uma relação de complementariedade para as comunidades.Universidade Estadual de Londrina2011-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/956410.5433/2236-2207.2011v2n1p05Projetica; v. 2 n. 1 (2011); 05-182236-2207reponame:Projética Revista Científica de Designinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/9564/30424Copyright (c) 2011 Projeticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSitta Preto, Seila CibeleMerino, Eugenio DiázFigueiredo, Luiz Fernando Gonçalves de2021-10-18T13:41:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9564Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/PUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/oai||projetica@uel.br2236-22072236-2207opendoar:2021-10-18T13:41:58Projética Revista Científica de Design - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão estratégica de Design e Aprendizagem Situada em comunidades tradicionais locais
Gestão Estratégica de design e aprendizagem situada em comunidades tradicionais locais
title Gestão estratégica de Design e Aprendizagem Situada em comunidades tradicionais locais
spellingShingle Gestão estratégica de Design e Aprendizagem Situada em comunidades tradicionais locais
Sitta Preto, Seila Cibele
Strategic Management of Design
Traditional Local Community
Situated Learning
Gestão Estratégica de Design
Comunidade Tradicional Local
Aprendizagem Situada
title_short Gestão estratégica de Design e Aprendizagem Situada em comunidades tradicionais locais
title_full Gestão estratégica de Design e Aprendizagem Situada em comunidades tradicionais locais
title_fullStr Gestão estratégica de Design e Aprendizagem Situada em comunidades tradicionais locais
title_full_unstemmed Gestão estratégica de Design e Aprendizagem Situada em comunidades tradicionais locais
title_sort Gestão estratégica de Design e Aprendizagem Situada em comunidades tradicionais locais
author Sitta Preto, Seila Cibele
author_facet Sitta Preto, Seila Cibele
Merino, Eugenio Diáz
Figueiredo, Luiz Fernando Gonçalves de
author_role author
author2 Merino, Eugenio Diáz
Figueiredo, Luiz Fernando Gonçalves de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sitta Preto, Seila Cibele
Merino, Eugenio Diáz
Figueiredo, Luiz Fernando Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Strategic Management of Design
Traditional Local Community
Situated Learning
Gestão Estratégica de Design
Comunidade Tradicional Local
Aprendizagem Situada
topic Strategic Management of Design
Traditional Local Community
Situated Learning
Gestão Estratégica de Design
Comunidade Tradicional Local
Aprendizagem Situada
description The traditional local communities depend on the development of local craft products for their own subsistence. This article aims to explain the process of situated learning as a cognitive strategy in traditional local communities, for the upgrading of products, territories and identities through design management. The research literature is classified as exploratory and addressing the concepts of situated learning, traditional local community, identity and territory, and appreciation of the local product design and strategic management of the design. As a result we obtain an analysis of situated learning and their traditional ways, resultadondo in a relationship of complementarity to the communities
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/9564
10.5433/2236-2207.2011v2n1p05
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/9564
identifier_str_mv 10.5433/2236-2207.2011v2n1p05
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/9564/30424
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Projetica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Projetica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Projetica; v. 2 n. 1 (2011); 05-18
2236-2207
reponame:Projética Revista Científica de Design
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Projética Revista Científica de Design
collection Projética Revista Científica de Design
repository.name.fl_str_mv Projética Revista Científica de Design - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||projetica@uel.br
_version_ 1799315450448838656