O jogo duro do Dois de Julho e as narrativas sobre a participação da Bahia na Independência do Brasil em livros didáticos regionais para os Anos Iniciais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molina, Ana Heloisa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lima, Carollina Carvalho Ramos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Antíteses
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/45091
Resumo: Este estudo avalia a forma como a guerra de independência na Bahia é apresentada em seis livros didáticos regionais de História, aprovados pelo PNLD, entre 2004 e 2016. Buscamos reconhecer na narrativa histórica escolar elementos que reforçam e/ou fazem circular uma “memória das elites”, que supervaloriza o heroísmo baiano, a guerra e os militares, minimizando a participação popular e os diferentes interesses e projetos políticos entre os grupos sociais envolvidos. Avaliamos que a forma como a guerra de independência na Bahia é apresentada, de um lado, indica a permanência de uma leitura romântica da guerra e do “povo baiano”, preservada na memória coletiva sobre a “independência da Bahia”, cujas bases remontam ao século XIX; e de outro, reforça o estereótipo (da heroína romântica) e reduz a história das mulheres à mera curiosidade e/ou anedota. Além disso, a abordagem dos conteúdos revelou-se problemática, porque estabelece pouca – ou nenhuma – conexão entre a história local e as experiências históricas ocorridas em outras escalas, de modo que os leitores teriam dificuldades de compreender e estabelecer relações entre o global, o nacional e o local, por exemplo.
id UEL-13_1f05176f75ed8f72323749ae3c0a24b2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45091
network_acronym_str UEL-13
network_name_str Antíteses
repository_id_str
spelling O jogo duro do Dois de Julho e as narrativas sobre a participação da Bahia na Independência do Brasil em livros didáticos regionais para os Anos Iniciais.Independência na Bahialivros didáticosAnos IniciaisHistóriaEnsino de HistóriaIndependência do Brasil na BahiaHistoryHistory teachingIndependence in BahiaHistory textbooksEarly yearsEste estudo avalia a forma como a guerra de independência na Bahia é apresentada em seis livros didáticos regionais de História, aprovados pelo PNLD, entre 2004 e 2016. Buscamos reconhecer na narrativa histórica escolar elementos que reforçam e/ou fazem circular uma “memória das elites”, que supervaloriza o heroísmo baiano, a guerra e os militares, minimizando a participação popular e os diferentes interesses e projetos políticos entre os grupos sociais envolvidos. Avaliamos que a forma como a guerra de independência na Bahia é apresentada, de um lado, indica a permanência de uma leitura romântica da guerra e do “povo baiano”, preservada na memória coletiva sobre a “independência da Bahia”, cujas bases remontam ao século XIX; e de outro, reforça o estereótipo (da heroína romântica) e reduz a história das mulheres à mera curiosidade e/ou anedota. Além disso, a abordagem dos conteúdos revelou-se problemática, porque estabelece pouca – ou nenhuma – conexão entre a história local e as experiências históricas ocorridas em outras escalas, de modo que os leitores teriam dificuldades de compreender e estabelecer relações entre o global, o nacional e o local, por exemplo.Universidade Estadual de Londrina2022-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa documental e bibliográficaapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/4509110.5433/1984-3356.2022v15nEspecialp81-117Antíteses; Vol. 15 No. Especial (2022): A independência do Brasil - 200 anos; 81-117Antíteses; v. 15 n. Especial (2022): A independência do Brasil - 200 anos; 81-1171984-3356reponame:Antítesesinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/45091/48076Copyright (c) 2022 Antíteseshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMolina, Ana HeloisaLima, Carollina Carvalho Ramos de2022-12-20T14:41:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45091Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antitesesPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/oaiantiteses@uel.br||1984-33561984-3356opendoar:2022-12-20T14:41:10Antíteses - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O jogo duro do Dois de Julho e as narrativas sobre a participação da Bahia na Independência do Brasil em livros didáticos regionais para os Anos Iniciais.
title O jogo duro do Dois de Julho e as narrativas sobre a participação da Bahia na Independência do Brasil em livros didáticos regionais para os Anos Iniciais.
spellingShingle O jogo duro do Dois de Julho e as narrativas sobre a participação da Bahia na Independência do Brasil em livros didáticos regionais para os Anos Iniciais.
Molina, Ana Heloisa
Independência na Bahia
livros didáticos
Anos Iniciais
História
Ensino de História
Independência do Brasil na Bahia
History
History teaching
Independence in Bahia
History textbooks
Early years
title_short O jogo duro do Dois de Julho e as narrativas sobre a participação da Bahia na Independência do Brasil em livros didáticos regionais para os Anos Iniciais.
title_full O jogo duro do Dois de Julho e as narrativas sobre a participação da Bahia na Independência do Brasil em livros didáticos regionais para os Anos Iniciais.
title_fullStr O jogo duro do Dois de Julho e as narrativas sobre a participação da Bahia na Independência do Brasil em livros didáticos regionais para os Anos Iniciais.
title_full_unstemmed O jogo duro do Dois de Julho e as narrativas sobre a participação da Bahia na Independência do Brasil em livros didáticos regionais para os Anos Iniciais.
title_sort O jogo duro do Dois de Julho e as narrativas sobre a participação da Bahia na Independência do Brasil em livros didáticos regionais para os Anos Iniciais.
author Molina, Ana Heloisa
author_facet Molina, Ana Heloisa
Lima, Carollina Carvalho Ramos de
author_role author
author2 Lima, Carollina Carvalho Ramos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Molina, Ana Heloisa
Lima, Carollina Carvalho Ramos de
dc.subject.por.fl_str_mv Independência na Bahia
livros didáticos
Anos Iniciais
História
Ensino de História
Independência do Brasil na Bahia
History
History teaching
Independence in Bahia
History textbooks
Early years
topic Independência na Bahia
livros didáticos
Anos Iniciais
História
Ensino de História
Independência do Brasil na Bahia
History
History teaching
Independence in Bahia
History textbooks
Early years
description Este estudo avalia a forma como a guerra de independência na Bahia é apresentada em seis livros didáticos regionais de História, aprovados pelo PNLD, entre 2004 e 2016. Buscamos reconhecer na narrativa histórica escolar elementos que reforçam e/ou fazem circular uma “memória das elites”, que supervaloriza o heroísmo baiano, a guerra e os militares, minimizando a participação popular e os diferentes interesses e projetos políticos entre os grupos sociais envolvidos. Avaliamos que a forma como a guerra de independência na Bahia é apresentada, de um lado, indica a permanência de uma leitura romântica da guerra e do “povo baiano”, preservada na memória coletiva sobre a “independência da Bahia”, cujas bases remontam ao século XIX; e de outro, reforça o estereótipo (da heroína romântica) e reduz a história das mulheres à mera curiosidade e/ou anedota. Além disso, a abordagem dos conteúdos revelou-se problemática, porque estabelece pouca – ou nenhuma – conexão entre a história local e as experiências históricas ocorridas em outras escalas, de modo que os leitores teriam dificuldades de compreender e estabelecer relações entre o global, o nacional e o local, por exemplo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa documental e bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/45091
10.5433/1984-3356.2022v15nEspecialp81-117
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/45091
identifier_str_mv 10.5433/1984-3356.2022v15nEspecialp81-117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/45091/48076
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Antíteses
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Antíteses
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Antíteses; Vol. 15 No. Especial (2022): A independência do Brasil - 200 anos; 81-117
Antíteses; v. 15 n. Especial (2022): A independência do Brasil - 200 anos; 81-117
1984-3356
reponame:Antíteses
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Antíteses
collection Antíteses
repository.name.fl_str_mv Antíteses - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv antiteses@uel.br||
_version_ 1797069049137463296