Entre oralidade e letramento: uma análise do “sistema educacional” dos druidas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Antíteses |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/46225 |
Resumo: | Apesar de ser relativamente fácil encontrar alguma menção aos druidas, sacerdotes das culturas “célticas”, muitas informações sobre eles são generalistas, desacompanhadas de fontes e apenas raramente produzidas por especialistas da área, sobretudo em língua portuguesa. Ao contrário, os druidas costumam aparecer envoltos em mistérios, segredos e lendas, apresentados em narrativas que muitas vezes beiram o misticismo e os chamados neopaganismos. Além disso, mesmo entre os especialistas do tema, não tem sido dada uma grande atenção à compreensão do sistema educacional dos druidas, pelo menos em língua portuguesa. Esse artigo se dedicou a essa questão e, a partir da análise das fontes clássicas, com destaque para os comentários sobre as guerras gálicas do general romano Júlio César, identificou que o “sistema educacional” dos druidas, sobretudo como as referidas fontes o representa, intercala oralidade e letramento e se dedicava a uma vasta gama de temas, o suficiente para impressionar os autores gregos e romanos. |
id |
UEL-13_de7f566d9813dcae5b09c688df68a82f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46225 |
network_acronym_str |
UEL-13 |
network_name_str |
Antíteses |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre oralidade e letramento: uma análise do “sistema educacional” dos druidasHistória AntigaEducaçãoCeltasFontes ClássicasDruídasA educação dos druídasApesar de ser relativamente fácil encontrar alguma menção aos druidas, sacerdotes das culturas “célticas”, muitas informações sobre eles são generalistas, desacompanhadas de fontes e apenas raramente produzidas por especialistas da área, sobretudo em língua portuguesa. Ao contrário, os druidas costumam aparecer envoltos em mistérios, segredos e lendas, apresentados em narrativas que muitas vezes beiram o misticismo e os chamados neopaganismos. Além disso, mesmo entre os especialistas do tema, não tem sido dada uma grande atenção à compreensão do sistema educacional dos druidas, pelo menos em língua portuguesa. Esse artigo se dedicou a essa questão e, a partir da análise das fontes clássicas, com destaque para os comentários sobre as guerras gálicas do general romano Júlio César, identificou que o “sistema educacional” dos druidas, sobretudo como as referidas fontes o representa, intercala oralidade e letramento e se dedicava a uma vasta gama de temas, o suficiente para impressionar os autores gregos e romanos.Universidade Estadual de Londrina2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Históricaapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/4622510.5433/1984-3356.2022v15n30p058-081Antíteses; Vol. 15 No. 30 (2022): Dossiê - Ilhas do Atlântico Norte na Antiguidade e Medievos; 058-081Antíteses; v. 15 n. 30 (2022): Dossiê - Ilhas do Atlântico Norte na Antiguidade e Medievos; 058-0811984-3356reponame:Antítesesinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/46225/48553Copyright (c) 2023 Antíteseshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Dominique2023-05-25T19:15:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46225Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antitesesPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/oaiantiteses@uel.br||1984-33561984-3356opendoar:2023-05-25T19:15:29Antíteses - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre oralidade e letramento: uma análise do “sistema educacional” dos druidas |
title |
Entre oralidade e letramento: uma análise do “sistema educacional” dos druidas |
spellingShingle |
Entre oralidade e letramento: uma análise do “sistema educacional” dos druidas Santos, Dominique História Antiga Educação Celtas Fontes Clássicas Druídas A educação dos druídas |
title_short |
Entre oralidade e letramento: uma análise do “sistema educacional” dos druidas |
title_full |
Entre oralidade e letramento: uma análise do “sistema educacional” dos druidas |
title_fullStr |
Entre oralidade e letramento: uma análise do “sistema educacional” dos druidas |
title_full_unstemmed |
Entre oralidade e letramento: uma análise do “sistema educacional” dos druidas |
title_sort |
Entre oralidade e letramento: uma análise do “sistema educacional” dos druidas |
author |
Santos, Dominique |
author_facet |
Santos, Dominique |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Dominique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Antiga Educação Celtas Fontes Clássicas Druídas A educação dos druídas |
topic |
História Antiga Educação Celtas Fontes Clássicas Druídas A educação dos druídas |
description |
Apesar de ser relativamente fácil encontrar alguma menção aos druidas, sacerdotes das culturas “célticas”, muitas informações sobre eles são generalistas, desacompanhadas de fontes e apenas raramente produzidas por especialistas da área, sobretudo em língua portuguesa. Ao contrário, os druidas costumam aparecer envoltos em mistérios, segredos e lendas, apresentados em narrativas que muitas vezes beiram o misticismo e os chamados neopaganismos. Além disso, mesmo entre os especialistas do tema, não tem sido dada uma grande atenção à compreensão do sistema educacional dos druidas, pelo menos em língua portuguesa. Esse artigo se dedicou a essa questão e, a partir da análise das fontes clássicas, com destaque para os comentários sobre as guerras gálicas do general romano Júlio César, identificou que o “sistema educacional” dos druidas, sobretudo como as referidas fontes o representa, intercala oralidade e letramento e se dedicava a uma vasta gama de temas, o suficiente para impressionar os autores gregos e romanos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Histórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/46225 10.5433/1984-3356.2022v15n30p058-081 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/46225 |
identifier_str_mv |
10.5433/1984-3356.2022v15n30p058-081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/46225/48553 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Antíteses http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Antíteses http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Antíteses; Vol. 15 No. 30 (2022): Dossiê - Ilhas do Atlântico Norte na Antiguidade e Medievos; 058-081 Antíteses; v. 15 n. 30 (2022): Dossiê - Ilhas do Atlântico Norte na Antiguidade e Medievos; 058-081 1984-3356 reponame:Antíteses instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Antíteses |
collection |
Antíteses |
repository.name.fl_str_mv |
Antíteses - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
antiteses@uel.br|| |
_version_ |
1797069044172455936 |