Literary Representation of the Contestado War: fictives amalgams on Bruxo do Contestado.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/24975 |
Resumo: | The present paper examines the fictional works about the Contestado War and its influences on the representations of reality. Based on the theoretical premises on Linda Hutcheon’s A Poetics of Postmodernism (1991), metanarrative, intertextuality and the matter of historical extraction were objects of study. This made it possible to more effectively map the different ways in which the fragmentation of the self appears on these works, as well as to better understand the thin line between fiction and reality exploited by this writer. |
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Literary Representation of the Contestado War: fictives amalgams on Bruxo do Contestado.A representação literária da Guerra do Contestado: amálgamas ficcionais em o Bruxo do ContestadoLiteratureHistoryMetafictionLiteraturaHistóriaMetaficçãoThe present paper examines the fictional works about the Contestado War and its influences on the representations of reality. Based on the theoretical premises on Linda Hutcheon’s A Poetics of Postmodernism (1991), metanarrative, intertextuality and the matter of historical extraction were objects of study. This made it possible to more effectively map the different ways in which the fragmentation of the self appears on these works, as well as to better understand the thin line between fiction and reality exploited by this writer.Esta pesquisa diz respeito ao aproveitamento ficcional da Guerra do Contestado na elaboração do romance O Bruxo do Contestado (1996),de Godofredo de Oliveira Neto. Com base nos pressupostos teóricos de no trabalho de Linda Hutcheon, intitulado Poética do pós-modernismo (1991), constituíram objeto de estudo elementos tais como a metanarrativa, a intertextualidade e a matéria de extração histórica, o que viabilizou o mapeamento mais eficaz das diferentes formas em que a fragmentação do eu aparece traduzida na obra, bem como possibilitou a melhor compreensão da tênue fronteira entre ficção e o fato histórico explorado pelo escritor.Programa de Pós-graduação em Letras2016-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/2497510.5433/1678-2054.2011v21p65Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários; Vol. 21: Representações literárias de conflitos sociais; 65-75Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários; Vol. 21: Representações literárias de conflitos sociais; 65-75Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários; v. 21: Representações literárias de conflitos sociais; 65-751678-2054reponame:Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literáriosinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/24975/18305Copyright (c) 2011 Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literáriosinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Catia Valério Ferreira2020-12-01T12:03:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/24975Revistahttp://www.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/indexPUBhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/oaiterraroxa.uel@gmail.com1678-20541678-2054opendoar:2023-01-13T10:37:06.689806Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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