The Representation of the Modern Subject between the Symbolism and the Orphic Generation
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/25032 |
Resumo: | This article proposes a reading of three Portuguese poems: Final (Camilo Pessanha), “Impressões do Crepúsculo” (Fernando Pessoa) and “16” (Mario de Sá-Carneiro)to investigate their points of convergence, proposing to claim that’s own production are representative of a new way to think the conception of subject at the turn of the nineteenth to the twentieth century, presenting them as a signal of a new production and the mimesis conception, it is established by the break of a Cartesian metaphysics tradition after Kant’s critical positioning. |
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The Representation of the Modern Subject between the Symbolism and the Orphic GenerationA representação do sujeito moderno entre o simbolismo e a geração de OrpheuMimesisRepresentation of modern subjectOrpheu’s generationMímesisRepresentação do sujeito sodernoGeração de OrpheuThis article proposes a reading of three Portuguese poems: Final (Camilo Pessanha), “Impressões do Crepúsculo” (Fernando Pessoa) and “16” (Mario de Sá-Carneiro)to investigate their points of convergence, proposing to claim that’s own production are representative of a new way to think the conception of subject at the turn of the nineteenth to the twentieth century, presenting them as a signal of a new production and the mimesis conception, it is established by the break of a Cartesian metaphysics tradition after Kant’s critical positioning.O presente artigo propõe uma leitura dos poemas “Final” (Camilo Pessanha), “Impressões do Crepúsculo” (Fernando Pessoa) e “16” (Mario de Sá-Carneiro), a fim de investigar seus pontos de convergência, propondo-se a afirmação de que os textos em questão são representativos de uma nova maneira de se perceber o sujeito na viragem do século XIX ao XX, apresentando-os como produções emblemáticas de um novo conceito de mímesis que se estabeleceu a partir da ruptura de Kant com a tradição metafísica cartesiana.Programa de Pós-graduação em Letras2012-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/2503210.5433/1678-2054.2012v23p67Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários; Vol. 23: Poesia no Século XX; 67-77Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários; Vol. 23: Poesia no Século XX; 67-77Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários; v. 23: Poesia no Século XX; 67-771678-2054reponame:Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literáriosinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/25032/18350Copyright (c) 2012 Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literáriosinfo:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Rodrigo2021-08-11T21:54:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/25032Revistahttp://www.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/indexPUBhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/oaiterraroxa.uel@gmail.com1678-20541678-2054opendoar:2023-01-13T10:37:09.458452Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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